Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Café expresso 20/02/2024

Não importa quanto tempo passe...
Crepúsculo é a saga que sempre vai aquecer o coração de qualquer leitor que teve a oportunidade de conhecer a obra no início da vida literária.
Nao foi o meu caso.
Infelizmente, crepúsculo veio fazer parte da minha vida bem depois do início da minha vida literária mas não importa quanto tempo passe, parece que o tempo de fato congela e a gente tem a chance de retornar ao universo onde nossas expectativas estavam baseadas nesse tipo de amor desesperado e forte.
Reler crepúsculo depois de tanto tempo (ou ler pela primeira vez pois meu cérebro de grávida apagou a maioria das informações importantes) fez com que eu voltasse pra quando tive contato com a história pela primeira vez, através da resenha detalhada de uma mãe leitora que chegava em casa cansada mas ia pro computador ler o PDF do livro.
Obrigada, mãe.

Maria.Gabriela 19/02/2024

História boa, escrita ruim
Achei que seria pior. Não sei se essa é a melhor frase pra se começar uma resenha, mas é verdade.

A intenção da história é, na verdade, mostrar a Bella como uma pessoa madura, como alguém que teve que cuidar da própria mãe e tem muita responsabilidade pelos outros. Mas durante o livro ela se apresenta como qualquer menina da idade dela, talvez um pouco mais infantil até. E Edward, apesar de já ser centenário, age como um adolescente em diversos aspectos.

Achei que o texto se desvalorizou muito com as descrições da Bella, que tinha necessidade de destacar o tempo todo a beleza do namorado. Os diálogos são fracos, as narrações pobres, numa tentativa fraca de parecer culta com palavras difíceis.

Apesar disso, no geral eu gosto da história, acho a criação dos vampiros e as explicações interessantes.

No mais, acredito que a personalidade da Bella entrega o que promete: identificação de meninas da mesma idade. Como sou menina da mesma idade, eu gosto, e essa resenha tem a imparcialidade que isso possa representar.

Maria 19/02/2024

Perfeito
Lindo lindo lindo ????, sempre disseram e nunca acreditei, mas realmente eh mil vezes melhor doq o filme

Debora905 19/02/2024

Muito melhor que o filme!!
Sempre fui "crepusculete" pelos filmes, mas nunca me dei a oportunidade de ler o livro, mas esse ano quis mudar isso e tudo que consigo dizer é: COMO PUDE ESPERAR TANTO PARA LER ESSA OBRA PRIMA MÃE DE TODAS AS FANFICS?????????
Ao assistir os filmes sempre achei a Bella numa posição muito sem sal, muito subserviente (ainda acho um pouco pós livro), mas dentro da obra eu consigo ver sentido nisso, sem falar que a personagem tem muito mais opinião própria frente ao Edward mesmo sendo obcecada por ele. O Edward no livro é muito mais sorridente, brincalhão e vemos o mesmo nível de obsessão/amor de Bella.
Os dois amam um ao outro, morreriam um pelo outro e, não sei se foi pelo meu amor pela obra, mas, Sthephanie Meyer conseguiu fazer com que isso não fosse chato ou piegas demais.
Só me incomodei um pouco por causa da relação entre Bella e o pai dela. Não sei se é pela idade que estou, mas achei ela muito injusta em alguns momentos com ela e não o compreende. Nunca havia reparado, mas a mãe de Bella a negligenciava muito (apesar de amá-la muito) e fiquei com a impressão de que ela só ‘suportava’ o pai e mesmo o Charlie sendo todo na dele, dava para ver que se importava com ela, que queria cuidar dela e dava espaço para que ela pudesse ser adolescente e Bella só queria ele o mais longe possível. No final do livro isso fica mais estampado que nuca.
Gostei demais, continuarei relendo a saga

Brunink99 19/02/2024

"CREPÚSCULO " : Tedioso ou Cringe ?
No primeiro livro da saga Crepúsculo, somos apresentados à história de Bella Swan, uma adolescente que se muda para a pequena cidade de Forks e se apaixona pelo enigmático Edward Cullen, que logo revela ser um vampiro. O romance proibido entre os dois é o ponto central da trama, enquanto eles lidam com os desafios de um relacionamento entre uma humana e um ser sobrenatural. Apesar de alguns momentos de tensão e drama, o livro é marcado por uma narrativa um tanto lenta e repetitiva. No entanto, seu impacto cultural e emocional é inegável, lançando as bases para uma saga que cativou uma geração de leitores.

A narrativa do primeiro livro de "Crepúsculo" pode ser considerada tediosa em certos momentos devido à sua abordagem detalhada e foco em aspectos cotidianos. Por exemplo:

1. Descrições extensas: A autora, Stephanie Meyer, tende a se concentrar em detalhes minuciosos, como a paisagem de Forks ou os sentimentos internos dos personagens, o que pode tornar a narrativa arrastada para alguns leitores.

2. Diálogos longos e repetitivos: Alguns diálogos entre os personagens, especialmente entre Bella e Edward, podem ser vistos como repetitivos e prolongados, contribuindo para o ritmo lento da história.

3. Pacing lento: A trama pode parecer avançar em um ritmo lento, com poucos eventos significativos ocorrendo em determinados trechos do livro, o que pode resultar em uma experiência de leitura entediante para alguns leitores que preferem uma narrativa mais dinâmica.

4. Ênfase nos sentimentos internos dos personagens: Embora seja importante para o desenvolvimento dos personagens, o foco excessivo nos pensamentos e emoções dos protagonistas pode tornar a narrativa monótona para alguns leitores que buscam mais ação e reviravoltas na trama.

É importante ressaltar que a percepção da narrativa como tediosa é subjetiva e pode variar de leitor para leitor. O que pode parecer entediante para alguns pode ser envolvente e imersivo para outros, dependendo das preferências individuais de leitura.

O primeiro livro de Crepúsculo é frequentemente considerado cringe por algumas pessoas devido a certos elementos da narrativa, como a representação da relação entre Bella e Edward, que algumas pessoas acham excessivamente melodramática ou idealizada. Além disso, algumas críticas apontam para o estilo de escrita de Stephenie Meyer, que pode parecer simplista ou exagerado para alguns leitores.

Claro, aqui estão alguns exemplos de momentos cringe envolvendo Bella, Renée, Jessica e algumas partes da narrativa do primeiro livro de Crepúsculo:

1. Bella descrevendo seu amor por Edward de maneira excessivamente dramática e idealizada, como quando ela o compara a um deus grego ou a uma obra de arte perfeita. Isso pode parecer exagerado e cringe para alguns leitores.

2. As interações constrangedoras de Bella com seu pai, Charlie, especialmente quando ela parece não ter interesse genuíno em passar tempo com ele e prefere se envolver em seus próprios pensamentos sobre Edward.

3. A cena em que Bella se encontra com Renée e tenta esconder seus sentimentos por Edward, mas acaba falando demais e revelando mais do que pretendia, causando desconforto tanto para Renée quanto para o leitor.

4. As conversas de Bella com Jessica, onde ela parece desinteressada ou desconectada das preocupações cotidianas de Jessica, como festas ou garotos, enquanto ela própria está obcecada por Edward.

5. Momentos narrativos em que a obsessão de Bella por Edward é retratada de forma tão intensa que pode parecer forçada ou pouco realista, como quando ela passa horas simplesmente observando-o sem piscar durante as aulas.

Estes são apenas alguns exemplos, mas há muitos momentos ao longo do livro que podem ser considerados cringe, especialmente para os leitores que não se identificam com a intensidade do romance entre Bella e Edward.

Os momentos cringe em "Crepúsculo", especialmente no primeiro livro, podem ser considerados um diferencial da saga por algumas razões

1. Identificação com o público adolescente: Muitos leitores adolescentes se identificam com os momentos cringe porque refletem experiências emocionais intensas e idealizadas comuns na adolescência, como paixões avassaladoras e momentos constrangedores.

2. Apego emocional aos personagens Os momentos cringe podem aumentar o apego emocional dos leitores aos personagens, especialmente Bella, Edward e sua relação, fazendo com que eles se envolvam mais na história e torçam pelo casal mesmo diante das situações constrangedoras.

3. Elemento de nostalgia:Para os leitores que cresceram lendo ou assistindo a saga "Crepúsculo", os momentos cringe podem evocar uma sensação de nostalgia, lembrando-os de suas próprias experiências durante a adolescência e os primeiros amores.

4. Diferenciação da narrativa:Os momentos cringe ajudam a diferenciar "Crepúsculo" de outras obras do gênero sobrenatural ou romântico, adicionando uma camada de autenticidade e vulnerabilidade aos personagens e à trama.

5. Gerador de debates e discussões: Os momentos cringe também podem gerar debates entre os fãs da saga, criando uma comunidade engajada em discutir e analisar os aspectos positivos e negativos da história e dos personagens.

Em resumo, os momentos cringe em "Crepúsculo" contribuem para a complexidade emocional da história, a identificação com os personagens e o engajamento dos fãs, tornando-os um diferencial distintivo da saga.

Em conclusão, o primeiro livro de "Crepúsculo" é uma história que divide opiniões. Para alguns, ele apresenta uma trama envolvente, repleta de romance e suspense, com uma atmosfera intrigante que combina elementos sobrenaturais e drama adolescente. No entanto, para outros, a narrativa pode parecer tediosa em certos momentos, com diálogos e situações que podem ser considerados cringe, especialmente para aqueles que não se identificam com o estilo romântico e idealizado da escrita de Stephenie Meyer. Apesar das críticas, o livro conquistou uma legião de fãs dedicados e teve um impacto significativo na cultura popular, tornando-se um marco no gênero de romance sobrenatural para jovens adultos.

Obs: Sim, a abordagem de Stephanie Meyer ao retratar Bella como uma personagem comum e Edward como um ser sobrenatural extraordinário, mas também vulnerável e emocionalmente complexo, é definitivamente um dos diferenciais do primeiro livro de Crepúsculo. A maneira como Bella é uma adolescente comum, com inseguranças e sonhos típicos, e Edward é um vampiro imortal com dilemas internos e conflitos morais, cria uma dinâmica interessante e cativante para o romance deles. Isso permite que os leitores se identifiquem com os personagens e se envolvam emocionalmente na história, tornando-a mais acessível e atraente para um público mais amplo. Essa abordagem de personagens comuns em circunstâncias extraordinárias é certamente um aspecto distintivo do primeiro livro de Crepúsculo.

Rafinha 18/02/2024

5 estrelas apenas pelo meu valor sentimental e isto basta. Amo demais me senti a Rafa de 13 anos novamente.

coutinholeitor 18/02/2024

Crepúsculo ?
Um romance bom, BOM. Gostei do livro mas pra mim ele não foi uma leitura tão magnífica e marcante ao ponto de endeusar a autora e a sua obra. Desenvolvimento meio corrido, houve poucos conflitos, que normalmente é o que me faz ler cada vez mais rápido, o que não aconteceu com crepúsculo. Vou estar vendo a série de filmes pela primeira vez e em seguida lenda os próximos livros e comparando cada cena da obra literária com suas determinadas adaptações, algo que amo fazer. Espero que os próximos livros sejam mais marcantes, memoráveis e deliciosos de se ler, pois, esse foi bom? Sim. Favorito? Não.

Coquidré 18/02/2024

É impressionante o poder nostálgico desse livro. Eu o li pela primeira vez em 2007 logo após ver o filme. Lembro que adorei a história, a escrita e o próprio desenvolvimento dos personagens.

Lendo ele atualmente, vejo vários problemas na história e no próprio desenvolvimento, mas apesar disso eu tenho uma sensação muito boa lendo-o e sou transportado a 2007.

Lulukabooks 18/02/2024

(Releitura)
Uma cidadezinha pequena e invernal, cheia de lembranças e histórias ancestrais, essa é Forks o lugar onde Bella agora vai morar com seu pai Charlie.
Edward um atraente rapaz, que cheio de mistérios e forca, um verdadeiro princípe de conto de fadas.
Seria o início de uma bela história romântica não fosse um pequeno detalhe, ele é um predador, um Vampiro que junto com a família habita em meio aos habitantes inocentes de Forks.

Reler esse romance me trouxe muita nostalgia, viver novamente as descobertas da Bella, o amor incondicional do Edward, toda a ação para que esse casal fique juntos e acima de tudo vivos foi muito delicioso.
Muito se fala e problematiza nos dias de hoje sobre essa obra, porém eu só consigo ter um grande carinho.
A Stephenie Meyer foi muito feliz na construção desse enredo, é uma história que te prende mas o envolvimento é gradativo.
Estou muito animada para esse meu projeto de releitura e que venham os próximos.

whluiza 17/02/2024

"Crepúsculo [...]"
Bom, depois de assistir o filme VÁRIAS vezes finalmente criei coragem de ler o livro, a leitura não é leve, honestamente o início chega a ser cansativo pela quantidade de informações, mas conforme você entende o "ritmo" da história, você se adequa, gostei da complexidade dos personagens, que de longe não se vê no filme, também gostei de saber pequenos fatos sobre os personagens, que trouxeram elas mais próximos da realidade, como se em cada página, você estivesse vivendo tudo que acontecia com a bella, e se apaixonasse pelo edward junto com ela, sinto uma nostalgia absurda em ler esse livro ou em assistir os filmes, estou ansiosa para ler os próximos. É muito bom, recomendo demais!

Leticia 17/02/2024

É melhor que os filmes, pelo menos a Bella faz algumas piadas, e o Edward também, então é meramente engraçado
NaHaP 17/02/2024minha estante
Sol da meia noite é melhor ?

stopatto 17/02/2024minha estante
eu achei paia

Francisca181 17/02/2024minha estante
É bom msm? Pq eu odiei os filmes

Leticia 21/02/2024minha estante
Bom é uma palavra forte,mas é melhor q os filmes

Leticia 21/02/2024minha estante
Quero mt ler sol da meia noiteee

Leticia 21/02/2024minha estante
É um pouco paia msm KKKK

arlete ð 17/02/2024

Um romance envolvente que narra a história de Bella Swan, uma adolescente que se muda para a cidade chuvosa de Forks e se apaixona pelo misterioso Edward Cullen.
O livro equilibra romance e elementos sobrenaturais, explorando o complicado relacionamento entre humanos e vampiros.
A trama cativa os leitores com seus personagens intrigantes e reviravoltas emocionantes, tornando-o um sucesso entre os fãs do gênero paranormal.
Acho que só gostei do livro, pq nunca assitir o filme.
Não sei se vou ler o resto, pq já achei o final desse bom.

Caroline1102 16/02/2024

Crepúsculo
É interessante reler Crepúsculo. Eu costumava ser obcecada com essa saga quando eu era adolescente, mas lendo agora eu vejo o quão chato que o Edward era, e não só chato mas agressivo e muito mal-educado. Claro que tem várias problemáticas esse livro, mas é um livro que sempre terá um espaço no coração por causa da nostalgia.