Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca

Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca Maurice Leblanc

Resenhas - Arsène Lupin Ladrão de Casaca

luu_olv 02/01/2024

Gênio
Arsène Lupin é um gênio do crime, ele consegue enganar até os leitores com suas artimanhas. Ele executa crimes com precisão impressionante e até desvenda alguns que não são de sua autoria.
Um livro rápido, curto e muito bom!

Ezequielrneto 31/12/2023

Arsène Lupin, que conseguiu ser mais famoso que seu criador, nasceu por encomenda do editor Pierre Lafitte ao escritor Maurice Leblanc. Este livro reúne as nove histórias A prisão de Arsène Lupin, Arsène Lupin na prisão, A fuga de Arsène Lupin, O viajante misterioso, O colar da rainha, O sete de copas, O cofre de Madame Imbert, A pérola negra e outros. Quando Lupin é preso ao descer do navio em Nova Iorque, seu biógrafo já o acompanha, pois Watson sempre acompanhará Sherlock Holmes. A diferença é que aqui é o próprio Maurice Leblanc quem se transforma em personagem para contar as aventuras do protagonista de sua invenção.

Alex 31/12/2023

Uma obra aquém da encomenda
Lupin é uma criação encomendada, e talvez por isso mira na genialidade de Doyle mas não acerta o alvo.

Esse é o primeiro livro das aventuras de Arsene Lupin, um ladrão genial e genioso, que avisa suas vítimas antes de lhes furtar tudo o que lhe interessa.

Nesse livro, o Robin Hood do século XX é apresentado ao leitor em 9 contos. Fanfarrão, provocativo e arrogante, tenta imitar a personalidade de Sherlock Holmes, e falha na mira, na argúcia e no método.

Eu insisto nessa comparação e explico, Mauríce LeBlanc escreveu Lupin, sob encomenda, para a revista Je Sais Tout. E o pedido era esse, que criasse um herói francês como Sherlock era para os Ingleses.

Talvez tenha alcançado esse sucesso, pois virou uma série com dezenas se volumes. E de fato é uma leitura leve e divertida. Mas está muito longe do que foi encomendado.

Apesar disso vale a leitura. Basta ignorar completamente a tentativa tosca do autor em gerar um embate com Sherlock Holmes (nome citado nas primeiras edições, e alterado posteriormente para Herlock Sholmes).

Camila1702 31/12/2023

Acho que o Lupin engana os leitores também
Eu realmente fiquei interessada pelas histórias, sinceramente esperava um pouco mais porque o que eu ouvi falar sobre foi muito bom e tudo mais. Eu senti dificuldade de entender algumas partes ou simplesmente alguns contos mas acho que é porque eu saí um pouco da minha zona de conforto como leitora. De um modo geral é um história interessante!

Mateus 31/12/2023

Um clássico irretocável
Meu interesse partiu da ótima série da Netflix. Com a leitura da obra, entendi rapidamente porque se trata de um clássico da literatura francesa. O personagem principal é carismático e esperto, escapando das mais variadas situações. As referências da série tornaram a leitura ainda mais divertida.

Robert 31/12/2023

Primeiro contato com Lupin e fiquei surpreso, leitura leve e divertida.
Última do ano e provavelmente irei ler outros no próximos ano, o embate com o ?Herlock Sholmes? me deixou curioso e animado para os próximos livros.

vero 31/12/2023

Gostei muito do mistério, é envolvente de uma forma leve e divertida, e único a cada capítulo. Adorei como, gradativamente, um pouco mais da história do Lupin era apresentada e como o psicológico dele era aprofundado, de um jeito que, ao final do livro, você se sente próximo dele. E que final legal, adorei!!

Matheus656 30/12/2023

O ladrão de casaca
Última leitura do ano.

Me interessei pelas histórias do Arsène Lupin devido a série, achei o primeiro livro dos contos de Arsène Lupin um bom livro, com algumas boas reviravoltas e toda a astúcia do personagem durante seus roubos.
É um bom livro pra passar o tempo e se ter um a leitura mais leve e divertida, os contos que mais gostei foram A prisão de Arsène Lupin, O colar da rainha, A pérola negra e Herlock Sholmes chega tarde demais.

Caio657 29/12/2023

Adorei a leitura desse livro, os contos bem escritos e achei o personagem bem desenvolvido.
Arsene é muito liso, cada história me tirava um riso de como tudo acontecia.
Já comprei mais livros com outros contos para continuar a história desse brilhante personagem.

Joelma114 28/12/2023

Uma ótima leitura, onde vc se surpreende a cada desfecho, lembra o estilo dos livros do Sherlock Holmes, só que no outro lado da história, o lado inteligente de ser um ?ladrão?.

Rayy_biaa 26/12/2023

Um livro muito legal! Eu estava querendo sair um pouco da zona do romance e entrar em outros setores e o clássico Lupin foi perfeito! A história te envolve e mesmo você sendo o leitor, que acompanha tudo, você fica surpreso com as coisas que acontece, mesmo quando acontece diante dos seus olhos!! Ele é incrível e surreal, da até um frio na barriga.

Leiam, é uma experiência muito divertida.

Soofs 22/12/2023

Com certeza um clássico
Arsene Lupin consegue nos deixar presos em todos os seus contos, é tal qual ler Sherlock Holmes desvendando crimes, entretanto, a diferença é que vemos ele comentendo o crime e cada vez mais surpreendente, com toda sua inteligência e astúcia!

JAlia372 20/12/2023

Muito além do que eu imaginava
"Foi assim que, numa tarde de inverno, Arsène Lupin me contou a história de sua prisão. Incidentes casuais, que um dia hei de narrar, criaram laços entre nós dois, não sei se diria de amizade. Sim, ouso acreditar que Arsène Lupin me honra com alguma amizade, e que por ela chega às vezes a minha casa sem aviso, trazendo ao silêncio de meu gabinete de trabalho sua alegria juvenil, a irradiação de sua vida ardente, seu bom humor de homem para quem o destino só reserva favores e sorrisos. Seu retrato? Como poderia fazê-lo? Vinte vezes vi Arsène Lupin e vinte vezes foi um ser diferente que me apareceu; ou antes, o mesmo ser de que vinte espelhos me teriam dado outras tantas imagens deformadas, cada uma com olhos diferentes, uma forma de rosto, um gesto, um vulto, um caráter próprio.

? Por que ? disse ele ainda ? hei de ter uma aparência definida? Por que não evitar o perigo de uma personalidade sempre igual? Meus atos já me revelam bastante. ? E pormenorizava com uma ponta de orgulho: ? Tanto melhor que não possam nunca dizer com certeza: ?Eis aqui Arsène Lupin?. O essencial é que digam sem medo de errar: ?Arsène Lupin fez isso".

elzamariabr 18/12/2023

Um livro cheio de suspense e mistério, ele rouba com uma genialidade incrível, amei acompanhar um pouquinho dessa história .