A falência

Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

Dansd1 14/06/2022

Ótimo!
Um drama que vale muito a pena! Melhor do que novela. A estória é bem desenvolvida e prende o leitor facilmente.

Ratinha de Biblioteca 18/05/2022

São várias Falências
Uma obra realista que conta muito sobre a sociedade e a posição da mulher no início do século XX. Há grande destaque para as personagens femininas.
Percebe-se uma crítica sutil à sociedade que não educa as mulheres para serem independentes e à infidelidade masculina é "normal" e completamente aceitável e as mulheres são pecaminosas se assim proceder. As personagens masculinas são retratadas de forma dúbias, fracas, sem força.
No entanto, a falência do negócio propriamente dito só ocorre com 80% de leitura.

Natine 10/05/2022

Atraente
Extremamente viril, Júlia Lopes de Almeida carrega na sua escrita o poder da atração. A Falência é autêntico do início ao fim. Singular, é um registro histórico. ?Pra quê?...?

enzopalacio 30/04/2022

Comecei esse livro achando que seria uma leitura difícil, mas não é. É importante, também, entender essa obra em seu contexto, evitando anacronismos.

Isa 27/04/2022

De leitura muito leve e simples, o livro é mto bem narrado e apesar de alguns pontos do final serem óbvios, ainda consegui me surpreender com a forma que se desenrolaram e tiveram consequências.
Vim com muita expectativa e talvez isso tenha prejudicado um pouco minha experiência, mas mesmo assim foi uma leitura ótima e nada maçante.

Juuxxy 22/04/2022

Nhe
a sinopse do livro do skoob conta o final!!!! então acho que se eu tivesse lido sem ver a sinopse tudo seria melhor e eu n ficasse esperando acontecer oq falava.

Ana Filippo 16/04/2022

Li por causa da Unicamp. Comecei achando que seria muito difícil mas acabou que foi bem simples de entender a linguagem.
No começo foi um pouco confuso porque queria pegar cada detalhe da cada personagem, mas percebi que não é isso que preciso fazer. Depois que entendi isso a leitura fluiu bastante.

A história é realmente muito boa, não esperava isso. O final me deixou tão presa no livro que fiquei lendo até as 11 da noite pra conseguir terminar kkkk. Apenas alguns momentos foram um pouco mais arrastados na leitura, mas nada impossível.

Foi um livro entregou o que eu esperava mas me deixou refletindo sobre como os aspectos do fim do século XIX ainda se encaixam perfeitamente hoje

Nicolito 15/04/2022

Bom, eu não senti o livro como gostaria. Não estou acostumado com esse tipo de livro e esse tipo de proposta de escrita. Eu então ouvi um audiobook, o qual facilitou muito minha vida! Eu consegui entender melhor pelo tal audiobook do que pelo livro? e eu gostei da história e te todo o enredo do livro sobre o café e o Brasil na época.

edu 08/04/2022

incrível
Ficava impressionada com a qualidade da leitura a cada capítulo, uma leitura tranquila, de uma linguagem de XIX, mas sem extravagâncias, nada difícil de acompanhar.
Estou encantada com a inteligência da autora, uma mulher à frente de seu tempo que questionou com exímio o patriarcado e inverteu os papéis, colocando um homem para protagonizar uma ruína e uma mulher adúltera para sobreviver a ela.
Incrível de ver como as empregadas pretas e até as crianças tinham muita personalidade, enquanto os homens, propositalmente, eram lineares e estereotipados.
Termino esse livro pasma de tanta qualidade, envolvi-me muito nele, seria impossível não se emocionar com a falência.

Laura Regina - @IndicaLaura 31/03/2022

A vida da família de Camila e Francisco Teodoro no Rio de Janeiro no início da República.

A falência financeira é o tipo de falência mais facilmente notável visível nesta trama através de uma grande bolha especulativa. Mas, muito mais que isto, Júlia Lopes aposta na falência moral para mostrar esta sociedade.

Temos traições familiares, de amizade, de negócios; somente as crianças são vistas como seres puros e verdadeiros, e todos os adultos possuem segundas e terceiras intenções, claras ou obscuras. E nada de modo muito fantasioso: ao contrário, os dramas são bem realistas e poderiam estar acontecendo agora em 2021.

Por que Júlia Lopes de Almeida ainda é desconhecida pelo grande público? Ela traz uma escrita de fácil compreensão sobre assuntos diversos e importantes, como a independência feminina e o recomeço apesar dos obstáculos da vida - talvez a sociedade não estivesse preparada para esta visão sobre as mulheres 🤔 Está na hora de darmos luz a esta escritora mara!

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

@marcosmelhado 30/03/2022

Historia Burguesa com outros Focos
Segundo romance da autora que eu leio. Achei esse aqui com uma linguagem bem mais rebuscada do que encontrei no A intrusa. Sobre a narrativa, achei bem morna até um pouco depois da metade quando acontece a falência. A partir daí o ritmo é excelente. Bons personagens e uma história burguesa com uma proposta um pouco diferente. A Autora toma a liberdade de traçar o ponto de vista de vários personagens e não fica presa em nenhuma história de amor. O ativismo quanto a situação da mulher é muito bem colocada, trazendo desde o início uma protagonista bem consistente. Encontrei alguns trechos problemáticos sobre a situação do negro na época, conhecendo a história da autora me surpreendi um pouco. As vezes fico na dúvida se é denuncia ou opinião. Mas no geral é um livro bem escrito, cheio de camadas e que não entrega de cara a mensagem proposta. O leitor precisa prestar muita atenção aos diálogos e as entrelinhas.

beaschlemper 24/03/2022

Eu li por causa da Unicamp, e o livro não me entregou nada além do que eu esperava dele. É um clássico realista que retrata a vida de uma família rica, exportadora de café, do Rio de Janeiro no século XIX. O livro apresenta, principalmente, o caso de adultério de Camila, esposa do dono da fábrica de café, e é basicamente isso.
A linguagem não é tão difícil de entender quanto eu achei que seria e a história te envolve, mas não foi nada que me prendeu horrores do início ao fim.

carolgsn 15/03/2022

a falência
é um ótimo livro, trata assunto super importantes que desde a época do café no Brasil e possível notar e relacionar como o momento atual. Principalmente a parte do machismo.

Tratou muito de questões raciais, como tratando noca e nica como inferiores por serem negra e mulata. Tb o caso de sacha sendo espancada. e como alguns não aceitavam o fim da escravidão, mas mesmo assim a maioria dos servos eram negros.

Também trata da quartão da mulher. Porque o trair não tem a problemática quem tem qnd a mulher faz. E no final eh simplesmente supreendentemente ?se ele a culpou por isso, imagina como ele me vê?

A escrita não é fácil de ler, mas vale a pena