A falência

Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

Cris 01/03/2024

Acabei gostando!
“Os senhores romancistas não perdoam às mulheres; fazem-nas responsáveis por tudo - como se não pagássemos caro a felicidade que fruimos! Nesses livros tenho sempre medo do fim; revolto-me contra os castigos que eles infringem às nossas culpas, e desespero-me por não poder gritar-lhes: hipócritas! hipócritas! Leve o seu livro; não me torne a trazer desses romances. Basta-me o nosso, para eu ter medo do fim.”

A história deste livro se passa no Rio de Janeiro no final do século XIX. Francisco Teodoro é um português que enriqueceu no Brasil com o negócio do café. Conforme ele começa a prosperar, ele resolve se casar, e então entra em cena Camila, uma mulher linda que vem de uma família humilde.

Eu demorei um tempão para ler, empaquei na leitura. Por conta da época em que foi escrito, o livro apresenta um tipo de escrita mais rebuscado, e os primeiros capítulos foram difíceis de digerir, porém, fiquei feliz por insistir na leitura, porque acabei gostando bastante da história.

A história é tipo um novelão de época, em que acompanhamos a história de uma família abastada, cheia de filhos e agregados. Dos filhos, o único que foi insuportável de aturar é o mais velho, Mário. Ele é o reclamão, só gasta o dinheiro da família e é muito ingrato.

E como toda novela que se preze, temos os galãs e as mocinhas, muitos amores, casamentos por conveniência, brigas, ciúmes, traições e muita fofoca. Eu adorei ver neste livro um pouco de como era a sociedade na época, e achei que a autora fez várias críticas a esta sociedade aqui: o machismo, o preconceito e o maior destaque que foi o papel da mulher nesta sociedade. Interessante notar também, que apesar de já ter sido abolida a escravidão no Brasil, vemos pessoas negras em situações bem desprezíveis.

Se quiser ler, não leia a sinopse, traz um spoiler muito desnecessário!

“Cumpria a sua missão de mulher, adoçando sofrimentos, serenando tempestades e conservando-se na meia-sombra de um papel secundário.”

site: http://instagram.com/li_numlivro

Dora Ies 01/03/2024

A Falência ??????1/2
Livro com alguns termos mais antigos mas mesmo assim fácil de entender.
Tive que ler como leitura obrigatória então por esse fato não gosto muito desse tipo de livro kkkkkkk
Mas assim a história me surpreendeu no final de verdade mas não sinto que é muito mais que isso

Giovana917 25/02/2024

Não esperava que esse livro fosse tão bom e tão fácil de ler. Por ser de um século diferente do nosso ele possuiu comentários bem racistas e machistas mas levando em consideração que a sociedade da época funcionava assim não tenho o que reclamar da historia .

Tiago 19/02/2024

Júlia Lopes de Almeida, uma autora ignorada por muito tempo
Uma ótima surpresa. Júlia Lopes de Almeida era uma autora do fim do século XIX que eu desconhecia até ver este título exposto numa feira do livro. O que posso dizer é que valeu a pena conhecê-la.

O livro conta a história da família de Francisco Teodoro e Camila. Eles são a típica família de classe alta do Rio de Janeiro, que conquistou a sua riqueza graças ao café. Francisco Teodoro é português de origem humilde e imigrou para o Brasil em busca de oportunidades (e conseguiu ter muito sucesso). É um verdadeiro workaholic. Camila é sua mulher e o casal tem 4 filhos: Mário, Ruth e as gêmeas Lia e Rachel.

A autora conta a história de forma bastante envolvente. Conhecemos a rotina da casa da Rua Voluntários da Pátria, do escritório de Francisco Teodoro, as fofocas da sociedade. Vários temas são tratados, como por exemplo, o adultério e o papel da mulher na sociedade (aqui, Camila tem um papel importante). Outros temas de fundo são a religião (uma visão bem crítica) e a vida pós-escravidão e pós- Proclamação da República. No fim, temos o retrato de uma elite decadente da sociedade da capital brasileira.

Numa nota mais pessoal, como ex-morador da Rua Voluntários da Pátria, fiquei mesmo curioso em ver imagens da rua naquela época.

Leitura recomendada. Já coloquei outras obras da autora no meu radar.

Josi 17/02/2024

Que tal conhecer um clássico de autoria feminina e à frente de seu tempo?

Francisco Teodoro é um português que veio ao Brasil ainda adolescente e aqui, com muito trabalho, construiu fortuna como comerciante de café. Casado com Camila, a quem tirou da miséria, ele formou uma família acostumada ao luxo e ostentação, mas sua ambição desenfreada acaba cobrando um alto preço.

Enquanto narra os passos do protagonista rumo à derrocada, a autora aborda a infidelidade feminina e a hipocrisia da sociedade, que condena o adultério cometido pela mulher, mas fecha os olhos quando a falta parte do homem. Camila é uma mulher fútil, que mantém um caso amoroso com um amigo da família, traição que apenas o marido desconhece, e é essa trama que acaba se sobressaindo no enredo.

Dois pontos do livro me incomodaram durante a leitura. O primeiro é a forma racista e carregada de estereótipos como uma criada negra é retratada. Ruth, filha de Camila, é a única que se apieda da condição de violência a que a moça é constantemente exposta, mas sua compaixão é condescendente e vem acompanhada de certo desprezo e repugnância. O segundo se refere à visão claramente elitista da autora, que a todo momento associa a pobreza à imundície e ao desmazelo.

Levando em consideração o contexto da época, ambos os aspectos são comuns, mesmo em obras com teor abolicionista ou progressista, mas ainda que não cause estranheza, me trouxe desconforto. Em contrapartida, gostei da forma como a autora retratou o caminho do simpático protagonista rumo à ruína, causada por sua própria inveja e ganância.

Mas o ponto mais positivo do livro e que acabou compensando os aspectos negativos está no desfecho, que aborda a importância da união feminina para superar as dificuldades e a resiliência e cumplicidade das mulheres diante dos desafios, sem depender dos homens. E é nesse ponto que se destaca Nina, sobrinha acolhida pela família, tratada sempre com indiferença, mas que no final se mostra a mais forte e resoluta da história.

É uma obra com temática bem inovadora para a época e no fim das contas foi uma ótima leitura!

Maria 14/02/2024

Comprei A Falência em uma dessas promoções da Amazon e, em ano de vestibular, o deixei de lado em razão de leituras "mais importantes". Já em meados de outubro, meu prof de literatura fez um breve resumo sobre ele e lembrei que o tinha.
Depois das primeiras páginas, após não ter engatado na leitura, o abandonei. Agora, no começo de janeiro voltei a me interessar pela história. Julia foi brilhante ao escrever a obra com destaque para o romance(s) paralelo de uma personagem feminina. Sinto que obra, apesar do tempo passado, ainda dialoga com a realidade brasileira.

Paulo.Balbe 13/02/2024

Uma bela surpresa
O livro retrata de modo bastante peculiar a sociedade do século XIX, especialmente a posição da mulher e os arranjos sociais.
Muito bem escrito.
A autora é sagaz é às vezes o leitor quase se convence que o estilo, a agudeza de percepção, não deixam nada a desejar se comparado, por exemplo, às obras de Machado de Assis.
Sua leitura é um tributo necessário à obra dessa notável escritora brasileira.

Lucas 09/02/2024

Muito bom não tem jeito
Camila eh a Mrs. Dalloway brasileira ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Sobsob 28/01/2024

É um livro que talvez seja interessante para quem quer começar ler livros mais antigos, a história talvez pareça ser um pouco alongada no começo, mas não achei entediante ou desnecessário, mas não sei de todo mundo gostaria desse fator.
A trama dele é bem divertidade de se ler, prende bastante, achei satisfatório, tem muita fofocaida, caloteragem e eventos trágicos. Dá muita vontade de saber o qur vai acontecer em seguida!!

amandinha 24/01/2024

Achei a historia legal ate pq esse é um assunto muito chato de aprender na escola KKKKKK
fiquei em choque qnd descobri que esse livro foi escrito na epoca mesmo pq eu nunca tinha ouvido falar nessa autora na escola?????

j.myaki 22/01/2024

Camila é uma personagem incrível
"A Falência" estava parado na minha TBR esperando para ser lido faz alguns anos... mas estou contente por ter lido agora. Estou em uma fase de fascínio por personagens femininas do século XIX/XX desde "Um Quarto com Vista", e acho que Camila é uma das favoritas dos últimos tempos. Seu arco, apesar de bastante triste, é muito bem escrito e gosto da complexidade da personagem dela. Também gostei muito de Ruth, que protagoniza uma das minhas cenas preferidas do romance (que é quando ela ouve a lenda da freira). E Nina merecia mais!

Gostaria que o livro fosse, justamente por isso, só um pouco mais focado nelas. Algumas vezes as cenas com o núcleo familiar são interrompidas pela apresentação de personagens secundários que, apesar de trazerem contraste à vida luxuosa no palacete Teodoro, não são muito interessantes para o enredo principal. Isso acontece mais no começo do livro - o foco fica bem definido a partir da segunda metade -, o que tornou a leitura dos primeiros capítulos, tão importantes para apresentação da história, um tanto difícil de acompanhar.

Por outro lado, mesmo assim é interessante como, ao apresentar essas personagens, a narrativa torna-se muito mais naturalista em seu estilo, um contraste com as cenas domésticas que reforça a ideia de que as personagens principais estão em uma bolha. Ainda, a dissolução dessa bolha no final e o posterior elogio ao trabalho, após lermos tantas descrições por vezes grotescas da vida fora do palacete, contribui para uma bem vinda impressão de amadurecimento e mudança de perspectiva da família.

Fora isso, a história é bem contada e coerente, principalmente quando volta seu foco para as personagens já mencionadas. E gostei tanto de ler sobre elas que esqueci a dificuldade inicial! A defesa dessas mulheres em sua emancipação foi uma surpresa bastante agradável - a felicidade encontrada na independência além do casamento e da juventude, a importância da arte e do cultivo de interesses e ideais próprios, tudo aparece de forma muito tocante, principalmente depois de termos conhecido o sofrimento por que elas passaram. De novo, chamo atenção à Camila, que encontra motivos para viver e ser feliz apesar de seus "pecados", algo que poucas vezes vi em livros da época - e fiquei bastante contente de ver aqui. Leitura que trata de um contexto histórico bastante interessante, com alguns trechos muito bonitos e um final recompensador. Vale a pena!

Gabriel1994 01/01/2024

A história mostrando que rico é sempre otário, o parceiro que eu esqueci o nome chapou demaisss. Tava achando que era o rei do camarote, quando viu tava devendo até às calças!!??

Laura 26/12/2023

Adorei
Uma história q te prende para saber oq levou a falência e oq a família fez após ela. Um ponto positivo é que conseguimos ver o lado de tds os personagens