A falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

Márcia 16/04/2023

Não se esqueça da Julia
Um retrato muito bem desenhado da sociedade do Rio de Janeiro do início do século XX , com comerciantes que enriqueceram graças a venda de café e os mais variados exemplos de trabalhadores da época ( desde ex- escravos até imigrantes). As variadas personagens femininas também retratam a condição da mulher dessa época e, principalmente, um início de mudança da condição feminina: da completa dependência a possibilidade e a necessidade de trabalhar. Também apresenta um belo desenho das relações familiares da época.
O texto é muito bom: claro e fácil de ler.
A experiência de leitura da Júlia Lopes me foi uma grata surpresa. Ela se mostra uma grande autora esquecida injustamente.

Dani 16/04/2023

Eu curti
No final eu já tinha esquecido do capitão kkkkk, deu uma vontade de querer saber um desfecho aaaaaaa

Najúlia 12/04/2023

A falência.
O livro é cansativo, porque tudo é extremamente detalhado oq torna difícil o foco e atenção total na história. Mas todas as críticas por trás são muito interessantes e mostram todo o potencial que sempre existiu nesse realismo brasileiro.
Por ser mulher, Júlia Lopes não teve um espaço dentro da literatura brasileira na sua época. A autora, considerada uma das primeiras feministas brasileiras, traz em seu livro "A falência" uma crítica ao modelo patriarcal da época.
A história é repleta de tópicos importantes e comuns no fim do século XIX e até mesmo nos atuais, como suicídio, machismo, a visão submissa a qual submetiam a mulher, traição e casamento por interesse.
(??? por causa da ótima trama)

h2l 30/03/2023

Fiquei um pouco perdida na história, muitos personagens mas é intrigante, a versão que eu li foi resumida possivelmente isso interferiu por não ter entendido direito.

Nick.Camps 27/03/2023

Legal
Li como leitura obrigatória pro colégio, o começo é chato e muito monótono, mas lá pela metade do livro começa ficar mais legal. No fim a falência fala realmente da falência do Teodoro e sua família, no geral curti.
Ps: tenho muita dificuldade em ler livro muito formal e de época, me perco demais, não curto ler livro assim.

Tacs 26/03/2023

Vale muito pra época
No começo achei que seria cansativo quando começava a descrever muito os personagens pelos traços naturalistas da obra, mas depois com o passar do tempo a leitura fica muito mais fácil e prazeroso de ler.
Achei muito legal que traz realmente aquela visão de feminismo possível pra uma época tão conservadora, além das hipocrisias sociais que torna ainda mais crítica e interessante a leitura.

Giu Vitoria 24/03/2023

Fiquei com preguiça de ler numa grande parte, é meio parado e acho que muita coisa ali poderia ser resumida sem perder a essência do livro. No final fica mais legal, principalmente analisando a época, a Camila ter terminado do jeito que terminou foi um final bem legal.

Luiza Carvalho 24/03/2023

Mais um pra conta da UFRGS
foi melhor do q eu esperava, ent foi uma leitura boa até
só acho q eu teria gostado bem mais se a falência tivesse acontecido antes no livro, daí poderíamos ver um pouco mais sobre eles serem ricos e depois pobres
achei um pouco enrolado, mas sei q é normal pra época
pra mim, esse deveria ser uma das leituras obrigatorias dentro das escolas, já q quando vendo realismo/naturalismo sempre é machado, aluisio, enfim, poderiam colocar uma mulher pra essa lista tbm

Francisco240 13/03/2023

O livro vai tratar da falência de uma família que vai acontecer no final do enredo mas antes do acontecido relatado no título vamos ter um ótimo panorama da época ao qual o livro foi escrito com a visão e acesso ao psicológico de personagens complexos.
Nicolas388 01/07/2023minha estante
Ah, sempre tive vontade de ler um romance da Júlia Lopes de Almeida! A conheci por uns contos mas depois nunca voltei a lê-la, esse parece muito bom. ^^

Francisco240 03/07/2023minha estante
Eu simplesmente gostei bastante da escrita e de como ela desenvolve a história apesar do final já está carregado na capa do livro. A forma como autor desenvolve todo o enredo é bem interessante.

Paula1735 05/03/2023

Leitura boa e rápida!
Conta a historia da família Teodoro, que depois de passarem mais da metade do livro banhados em fortuna por causa do cafe, sofrem uma decaída e se tornam pobres.
Interessantes historias e trajetórias são contadas em meio a tudo isso. Cotamos com a presença de personagens da classe elitista brasileira da época e outros que não tinham nem sua liberdade em mãos. Ruth, foi uma das personagens que mais me chamou atenção, mesmo sendo filha de um barão do café e nunca ter passado por nenhuma dificuldade, mostra compaixão a todos a sua volta: "Por quê? Que direito teriam uns a todas as primícias e regalos da vida, se havia outros que nem por uma nesga viam a felicidade?". O livro retrata algo além da contextualização e o ambiente da época, mostra as relações humanas contidas; não é apenas no século 21 em que vivemos, que pessoas se sentem sozinhas, perdidas, traídas ou lutam e buscam por seus direitos.

Ezequiel.Cesar 04/03/2023

Me surpreendeu!
Este livro conta-nos uma história de adultério que se passa no século XIX escrito por uma mulher (a maioria dos romances escritos nessa época eram por homens).
Uma história bastante envolvente capaz de prender o leitor do começo ao fim.
Recomendo a leitura a todos que curtem os clássicos nacionais.

Eduarda Souza 03/03/2023

A falência
A primeira vez que ouvi sobre esse livro foi na aula de literatura, simplesmente me apaixonei com a história e tive muita vontade de ler!
Eu já conhecia a história, o que só me atrapalhou por um motivo: Eu estava esperando pela reviravolta e ela infelizmente veio bem mais tarde do que eu esperava.
Entretanto, acompanhar essa família na sociedade burguesa do Rio, foi bem divertido, Júlia Lopes não enfeita a época, ela mostra para nós muitos personagens e muitos erros que eles cometem que são jogados para baixo do tapete. E quando tudo aconteceu parecia que eu estava perdendo também.
Tem muitas questões que vão seguir as opiniões da época, como por exemplo : o racismo e desigualdade. Não tenho propriedade para discutir sobre isso kkk então deixo para os profs da rede.
Acredito que o livro pode ser dividido em duas partes, a primeira é mais devagar, tem muita ambientação da época, mas a partir do momento que tudo vem a tona, você vê que tudo aquilo valeu para chegar até esse momento.
Achei incrivelmente triste a questão de um personagem em questão, que sempre foi tão focado em um dever apenas, que quando precisou não sabia se a família gostava dele, ou das moedas que o dinheiro trazia.
Vale muito a pena ler, ainda que demore um pouco, conhecer obras literárias Brasileiras é conhece a nós mesmos! Que cada vez mais esses livros tenham mais leitores!!

* spoiler, cuidado*

Eu queria MUITO acompanhar mais a história da Mila, a vida dela a partir do momento em que ela resolveu se reerguer, sem homem nenhum!!!!

Fabricio.Macedo 02/03/2023

Essa foi mais uma leitura em tempo recorde e compartilhada com os amigos. O título traz a discussão temas que são bastante interessantes como: Brasil Império, o Rio de Janeiro capital, o adultério feminino, a decadência da burguesia nos aspectos econômicos e da moral. Uma autora até então desconhecida pra mim, porém um texto em interessante.