A falência

Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

Solaer 23/01/2023

A falência
O livro A falência, possui uma estória muito envolvente, que, por ser escrita por uma mulher no período realista-naturalista, trás uma visão totalmente diferente dos livros de, por exemplo, Aluísio de Azevedo.

O foco narrativo é sobre a personagem Camila, e sua família, suas relações interpessoais e as consequências de determinadas escolhas. Abordando temáticas como adultério e as diferenças entre os papéis sociais de gênero, que ainda são persistentes na atualidade.

O mais intrigante na história é a forma em que há um paralelo entre a questão financeira e a questão amorosa dos dois principais personagens Francisco Teodoro e Camila, e isso trás, não só uma espectativa para o fim, como uma quebra drástica dela. (Um ótimo plot twist) Uma reviravolta que muda totalmente o rumo da estória.

É uma ótima pedida, para quando não se tem nada para fazer e deseja ler algo que além de formentar uma visão de mundo, consegue proporcionar uma distração. É como uma grande fofoca.

Madu 22/01/2023

Achei muito bom, porém a edição que eu li foi uma edição resumida, mas não achei ela aqui no skoob e também não consegui registrar, e ainda sim curti muito.

Tarcine 12/01/2023

Narra a vida cotidiana de uma família no século XIX, que é muito rica por conta do café. Nessa trama, a autora é muito a frente do seu tempo, pois faz críticas ao conservadorismo da época, mostrando a hipocrisia masculina, adultério feminino e ideias abolicionistas.
Comecei o livro pensando que o adultério de Camila não teria o fim que levou. Acabou que me surpreendi bastante. Júlia Lopes de Almeida consegue fechar muito bem a história.

Gabi 26/12/2022

Achei meio parado e boa parte do livro me deu certo tédio, mas chegando no final as coisas ganharam um pouco de emoção!

Jô Santos 21/12/2022

"Como explicar o seu injusto esquecimento?"
Assim disse Temisocles Linhares e assim eu pergunto. Fico indignada que Julia não tenha o sucesso que a sua potência merecia. Fico triste por não te-la lido antes. A falência é com certeza uma obra prima que pode ser lida e reavaliada sobre diversos primas. Quero mais de Julia, quero que mais pessoas a conheçam. Devemos a essa mulher uma compensação por seus anos de ostracismos. Enquanto damos palco para tipos como o do Lobato, deixamos de lado uma pérola desta nossa literatura. Julia que tanto soube dizer sobre o Brasil e o brasileiro se viu esquecida por estes.
Teria muito mais a dizer sobre esse livro, da pra escrever artigos inteiros sobre ele, tentando destrinza-lo, mas não vou tentar agora. Fico apenas com o êxtase dessa história e o desejo de quero mais, pois leria ainda muito mais desta quanto Julia quisesse me contar.

Camila 19/12/2022

Tive várias experiências com esse livro. Não nego que tenha partes longas e tediosas, assim como uma trama que só começa a empolgar no final. Porém é impossível não reconhecer o quanto a autora estava a frente de seu tempo, fazendo críticas à condição das mulheres da época de maneira muito inteligente. As personagens são reais e profundas, e a natureza humana tão bem escrita até mexeu comigo por razões pessoais.

Gu Vaz 03/12/2022

A falência dos homens
Romance que, em suas descrições cotidianas de uma família burguesa do século XIX, relata a hipocrisia masculina e o contraste cínico da burguesia com a periferia em tempos da explosão do café e especulação financeira que tomava conta dos humores dos homens, ensandecidos para abocanhar fatias de um bolo imaginário. Com pinceladas críticas ao conservadorismo da época, que refletem até mesmo hoje, quando pensamos na evolução de mercado e dos acionistas que controlam tudo, Júlia Lopes de Almeida dá vida e novas perspectivas às mulheres e à figura social feminina, permitindo que esta exerça seus desejos fora de uma necessidade em agradar o patriarcado.

Sa | @umadose.de.literatura 20/11/2022

Em 1901 Júlia Lopes de Almeida publica um livro que fala sobre o adultério feminino e mulheres descobrindo sua própria força, ajudando umas as outras e percebendo que não precisam de um homem para viverem bem suas próprias vidas.
A escrita é um pouco densa e foi difícil me conectar com a história, os acontecimentos não me chamaram atenção, mas insisti na leitura pela irreverência da autora. Gostei muito do final e de como tudo se derenrolou. Confesso que passei o livro inteiro odiando o Francisco Teodoro, mas em certo ponto tive uma peninha dele.
Vale muito a pena conhecer essa história.

Debora 08/11/2022

Livro escrito em 1901!
Palmas para a autora, que colocou tantos assuntos importantes para as mulheres em um livro super bem escrito com enredo que prende. E tudo isso em 1901.
Não só isso, mas as descrições São vibrantes e me fizeram "ver" a época

Bryan.Paul 07/11/2022

Épico na língua e na forma revolucionária para a época
É notável que Júlia Lopes de Almeida é uma grande escritora. Não obstante, teria ocupado uma cadeira na ABL com prestígio e justificativa, o que não ocorreu devido o machismo da época que fez com que seu marido, e não ela própria, ocupasse tal lugar. A escritora possui um rigor linguístico que ultrapassa a gramática e nos dá a configuração de espaços e movimentações na história que são um deleite. Da agitada vida do Armazém Teodoro, das ruas calorosas do Rio de Janeiro e do cotidiano da casa da família de Camila, a agitação e os cenários são construídos de modo rico e sem economia de descrições sensitivas, do cheiro do café ao suor dos trabalhadores, tudo é bem destacado e faz o leitor mergulhar nesse ambiente de pujança ou, às vezes, da tranquilidade de um jardim domiciliar e de um diálogo secreto. Ademais, a autora, além da língua, trás elementos imprevistos e reviravoltas que te instigam do início ao fim. Também, a posição e diálogos feministas na obra parecem trazer justamente a visão de mundo de uma autora tão exímia mas suprimida pelas estruturas sociais que a rodeavam e coloca a obra além das relações das personagens, pois destaca um debate histórico. A Falência ocupa uma posição destacável na literatura brasileira e merece cada elogio, é indispensável para a cultura nacional.

Carla 29/10/2022

Um experiência importante
Leitura interessante que fiz por conta do Clube de Leitura da minha escola.

A autora teve sua obra praticamente "esquecida" durante muitos anos, por ser mulher e tbm por escancarar alguns aspectos da vida dos nobres que não eram de interesse serem publicizados.

Não é o tipo de leitura que eu gosto porque essa descrição dos costumes me soa meio enfadonho, mas é uma leitura importante.

Isa 21/10/2022

a falência
adoro quando vc vai lendo um livro até um momento que a explicação, o motivo do título aparece
um livro bom que passa no rio de janeiro na época das fazendas de café

anafbranco 18/10/2022

amooo fofocas familiares!! é bem coisa de época classica palavras dificeis mas pra quem ta acostumado mt legal nota 8