A falência

Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - A falência

Carla 29/10/2022

Um experiência importante
Leitura interessante que fiz por conta do Clube de Leitura da minha escola.

A autora teve sua obra praticamente "esquecida" durante muitos anos, por ser mulher e tbm por escancarar alguns aspectos da vida dos nobres que não eram de interesse serem publicizados.

Não é o tipo de leitura que eu gosto porque essa descrição dos costumes me soa meio enfadonho, mas é uma leitura importante.

Isa 21/10/2022

a falência
adoro quando vc vai lendo um livro até um momento que a explicação, o motivo do título aparece
um livro bom que passa no rio de janeiro na época das fazendas de café

anafbranco 18/10/2022

amooo fofocas familiares!! é bem coisa de época classica palavras dificeis mas pra quem ta acostumado mt legal nota 8

Flavinha 09/10/2022

A frente de seu tempo
Júlia Lopes de Almeida realmente merecia uma cadeira! Um livro com escrita bem fácil, com temas a frente de seu tempo como o adultério feminino de Camila e a maneira como ela consegue seguir em frente no final, e a questão de religião, como a tratada em suas tias. Embora em alguns momentos a leitura tenha sido lenta para mim, foi uma leitura incrível e um final bem diferente
daquele escrito pelos romancistas da época em relação ao adultério da mulher, pois como Júlia Lopes escreve em seu livro:

"Os senhores romancistas não perdoam às mulhere; fazem-nas responsáveis por tudo"

Alessandro @possati.ale 03/10/2022

Esquenta no final
Julia me surpreendeu com um final avassalador, mas infelizmente é preciso dizer que o andar da carruagem merecia muito mais atenção do que realmente houve. A sensação que eu tenho é que os personagens são confusos, e que só consegui me conectar no terço final.
De qualquer maneira, acho que esse terço basta pra dizer que essa é uma das obras que merece o título de clássica. Amei as viradas e a agonia que a autora passa em suas personagens femininas. Destaque pra cena do bonde que passa em frente a casa da protagonista quando a mesma já não tem condições de voltar a morar no palacete.

mariana 29/09/2022

personagens maravilhosas e fofoca familiar
o início é bem chatao, tem q ter persistência, eu mesma comecei e parei umas 2 vezes pq empaquei naquela descrição toda do espaço (bem entediante)
mas, dps que a história deslancha fica muuuito bom, envolvente e tu fica ansiosa pra saber oq vai rolar a cada página
me apeguei mt aos personagens, ruth e nina simplesmente as maiores e queria que elas tivessem tido mais destaque ??
enfim, amei esse livro e valeu mt a pena
conheci pela unicamp, autora mtmt foda e a frente do seu tempo ((destaque pra catarina, outra personagem que eu queria ter visto mais na obra
recomendo muito essa leitura ??

laura 18/09/2022

gostei e achei super tranquilo de ler, a leitura fluiu normalmente desde o começo
ps: a maior parte dos personagens desse livro são chatos

isabelaa 13/09/2022

Maldita a natureza, que a fizera, a ela, só para o amor!
Ao realizar a leitura graças a lista da Unicamp admito que este não é um de meus gêneros favoritos e nem o tipo de livro que normalmente tenho contato.

Entretanto eu gostei bastante da história, a escrita é de fácil entendimento e os acontecimentos fluem muito rápido.

A autora também apresenta uma visão a frente de seu tempo, é perceptível em inúmeras passagens um pensamento "feminista", onde acompanhamos toda a trajetória de uma personagem que não se submete aos caprichos do marido e chega até mesmo ao ponto de realizar adultério.

Bem melhor do que eu esperava, vale a pena dar uma chance.

Abrahão 10/09/2022

Minibook Skeelo
Essa versão é um resumo. Depois vou procurar a versão completa. Perde-se muito por ser uma versão adaptada.

misy 08/09/2022

falência dos valores sociais
júlia, como pode ser uma escritora tão genial e, mesmo assim, nunca lembrada na literatura brasileira?

agradeço à unicamp por me dar à oportunidade de ler essa obra; o contexto dela é um brasil após a proclamação da república, marcado por instabilidade econômica e social. conta a história de uma família, na qual o patriarca é o francisco teodoro, homem português de origem humilde, sem muito estudo, porém que enriquece com a venda cafeeira e torna-se parte da burguesia. objetivando construir uma família e repassar suas conquistas, casa-se com camila. com ela, possui quatro filhos: mário (que não gosta de trabalhar), ruth (amante da arte) e as gêmeas raquel e lia (amadas pelos seus pais e que alegram a casa).
além disso, os outros personagens são extremamente importante para a construção da narrativa, como a liderança que nina adquire para coordenar a casa após o suicídio do teodoro, quando esse último perde todo o seu capital.

a história aborda diversas vezes a religiosidade, o racismo e inclui pensamentos das personagens femininas acerca dos papéis que a mulher deve exercer, impostos pela sociedade. esses temas sociais, incluso o adultério, são o foco da obra. no final, o romance mostra que as mulheres conseguem ser independentes e garantir o próprio sustento, sem um homem na casa.

é um livro com leitura consideravelmente fácil (para a escrita da época), e uma ambientação que, no início, pode ser entediante, entretanto torna-se interessante de ler. as contrastantes descrições entre o ambiente dos trabalhadores braçais e o escritório, entre as diferentes reações entre um homem cometer traição e uma mulher fazer o mesmo e, por fim, o luxo nos palacetes e as ruas mostram como essa autora merece mais reconhecimento!!
Luana 08/09/2022minha estante
Parabéns pela resenha; me instigou ainda mais a ler esse título ;)

Thabi.Almeida 01/09/2022

Inacreditável que foi lançado em 1901!!!
Livro totalmente a frente do seu tempo, um retrato histórico, personagens bem construído. Julia Lopez é genial ??????

Quel 24/08/2022

Leiam mulheres!
Eu simplesmente não acredito que só fui conhecer essa autora agora, essa maravilhosa deveria ser estudada na escola! Amei demais a leitura, narrativa fácil e bem amarrada e é absolutamente sensacional saber mais sobre a sociedade da época pelos olhos de uma mulher. Lerei tudo dela que tiver disponível.

Denise Ximenes 23/08/2022

O maior crime estava em empobrecer!
Mulherão da p..., Júlia Lopes de Almeida, uma das idealizadoras da ABL, teve seu nome invisibilizado. Autora de obras realistas, sua escrita não foi inferior a nenhum Aluísio Azevedo. A qualidade de seus textos é, de fato, equivalente à daqueles monstros sagrados do cânone literário. Mas tinha um "defeito": ser mulher a impedia de integrar o rol dos melhores.

No livro A Falência, ela critica a sujeição da mulher, sempre relegada aos assuntos domésticos. Fosse só isso, não haveria novidade: outros realistas também o fizeram. Mas Júlia nos apresenta a personagem Ruth, filha da protagonista Camila, que valoriza o trabalho em detrimento dos moldes sociais pré-estabelecidos. Ruth fez da Música o ofício que a livraria do estigma da feminilidade compulsória.

Antecipando o feminismo do séc. XX, Júlia Lopes de Almeida nos clareia que é "do trabalho que surge a redenção do povo!"

E eu... concordo demais! ?

Dri 21/08/2022

A opulência, a falência e o recomeço
Segundo romance que leio de Julia Lopes de Almeida. Francisco Teodoro é um comerciante de café que fez fortuna às custas de uma vida inteira de trabalho. Colhendo os frutos de tanto esforço, sua maior alegria é satisfazer a todos os caprichos e luxos de sua família. O palacete onde reside é ponto de encontro de amigos e de membros da alta sociedade carioca. Regados à uma abundância de comida e bebida que beira o desperdício, a família desfruta despreocupadamente de todas as regalias que o dinheiro pode comprar. Numa reviravolta chocante, o caráter e a força de vontade de todos serão postos à prova e só então os personagens verdadeiramente fortes terão o destaque que merecem na trama. Literatura brasileira de altíssima qualidade.

Ana_Carol 18/08/2022

A inspiração do feminismo
EU RACHEI O BICO COM ESSE LIVRO!

A linguagem da autora É MUITO FÁCIL DE SER LIDA, e ensina várias lições, principalmente como as mulheres podem se tornar independentes, através da educação (na época que o livro se passa 1896, se não me engano, as mulheres não haviam acesso à educação)