A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Juju Granger 21/11/2021

Fantasia, literalmente!!!
Bastian é um garoto comum, um leitor como nós, que, durante uma fuga da escola, encontra um livro de capa cor de cobre: A História Sem Fim.
É um livro essencial para todo leitor, criança ou adulto. Apesar de possuir um vocabulário um pouco difícil, foi uma leitura muito fácil. A criatividade do autor ao criar Fantasia e todas suas criaturas é surpreendente. Definitivamente um favorito!!

L Soares 24/07/2016

"Todas as verdadeiras histórias são uma História Sem Fim."
Esse livro... Esteticamente já é lindo. A primeira palavra de cada capítulo começa pela letra da sequência de A até Z, e o texto tem duas cores, o que acontece em Fantasia e o que acontece fora. Toda a primeira metade do livro me encantou, e a busca pela salvação de Fantasia de ser consumida pelo nada é fantástica. Tem mais de uma década, talvez duas ou perto disso, que assisti o filme com as aventuras de Bastian, Atreiú e Fuchur, o dragão da sorte (pelo amor de toda e qualquer divindade que acreditem parem de dizer que é um cachorro-falante-voador), mas as lembranças desse filme ainda eclodiam na superfície da mente ao ler. A segunda parte do livro, e não me recordo do filme tratar dela, me foi mais demora e penosa. Bastian Baltasar Bux por todo o livro não me conquistou. Zero empatia por ele em quase toda sua jornada. Ele e seus comentários de fora de Fantasia não me inspiraram nenhuma simpatia e isso me fez me distanciar do livro nas suas viagens, a leitura ficou pesada pra mim, o que me fez demorar muito para terminar. Somente nos últimos capítulos (depois do XXIII, e após o encontro com Argax pra ser preciso) e especialmente nos últimos três é que voltei a me conectar com a magia de Fantasia. Mas o final deste livro sozinho, e tudo que ele representa já garantem as 5 estrelas. É um livro mágico, que nos lembra da magia dos demais.

Ana Cosso 18/04/2011

Parecia ser somente um livro para crianças, mas depois que tu se apaixona pela história, tu começa a entender o verdadeiro significado de Fantasia :)

rodrigo facknet 27/02/2013

Resenha Gráfica
Fiz uma resenha gráfica sobre o livro. Detalhes da edição, acabamento gráfico, impressão etc.

Para ler no blog acesse: http://factuais.com.br/?p=446

Quem tem mais de 30 anos fica com um nó na garganta só de lembrar da cena do cavalinho Artax, fiel amigo do Atreiú, morrendo no Pântano da Tristeza. Essas e outras cenas épicas fazem parte do filme História sem Fim, clássico absoluto da Sessão da Tarde nos anos 80.
O cavalinho (é assim que está no livro) Artax morre de tristeza. O obvio seria pensar que, para passar pelo Pântano da Tristeza, era preciso ser feliz. Mas, o recado que o filme dá nessa cena é a esperança, único sentimento que não fará os heróis afundarem na lama da tristeza.
Para quem não conhece, esta é a história do garoto Bastian, que perseguido pelos colegas de escola, infeliz com a sua família, em mais um dia de fuga das perseguições que sofria no colégio acaba dentro de uma livraria antiga e sombria (um sebo, basicamente….rs). Lá ele descobre o livro “História sem Fim”. Curioso, rouba o livro e se esconde no sótão da escola. Assim embarca na aventura do livro, que conta a história do fim do Reino da Fantasia, da morte da Imperatriz Criança e de como o Nada quer acabar com a imaginação no mundo. Para salvar esse mundo da Fantasia, Bastian precisa dar um novo nome para a Imperatriz criança, vencer seus medos e fazer parte da história.
O que pouca gente sabe é que o filme é baseado no livro homônimo de Michel Ende, escritor alemão de romances fantásticos e livros infantis. Estou aqui para falar do livro.
O filme, mesmo com dívidas claras ao livro, mantém viva a saga de crescimento espiritual e pessoal que os heróis, Bastian e Atreiú, devem passar. Uma das cenas que mais me marcou é quando Atreiú chega em frente as duas Esfinges. Ele precisa atravessar entre elas, porém, sempre que alguém tentar passar com medo, as esfinges soltam raios mortais pelos olhos.
Os cavaleiros mais corajosos de Fantasia já haviam falhado na tentativa. É que, instantes antes de atravessar, as Esfinges mostram para quem tenta passar a coisa mais assustadora de suas vidas: A verdade sobre si mesmo.
O ponto principal da história é que, para salvar Fantasia, Bastiam precisa realmente entrar na história. E para marcar isso no livro, os trechos que acontecem com Bastian dentro do livro e os trechos que acontecem fora do livro, são marcados em cores diferentes, marrom e verde.
Assim como eu fiz aqui, onde coloco em marrom o que falo sobre o que acontece fora da obra e em verde o que é sobre os ideias do livro, nessa linda produção gráfica o trecho que acontece com Bastian fora da Historia sem Fim esta em marrom e o que acontece dentro da historia esta em verde.
A saga é trançada em torno da luta destes jovens para que o Nada não destrua fantasia. O Nada é o nada mesmo. O fim. Ele é personificado como Gmork, um lobo. O trecho do diálogo entre Atreiú e o Nada, numa cidade destruída, é emblemático da mensagem do livro:
“- Calma, pequeno louco, rosnou o lobisomem. Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também num servidor do poder, desfigurado e sem vontade própria. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com sua ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios…”
FICHA GRÁFICA
A obra original é de 1979, e impresso no Brasil pela Martins Fontes desde 1985. O que apresento aqui é a 2ª tiragem (2001), da 8ª edição (2000).
A letra capitular do inicio do capítulo é uma ilustração lindíssima e delicada, muito próxima de uma xilogravura. O miolo é impresso em duas cores, marrom e verde, que dão um belo efeito nas ilustrações.
Não sei se a idéia de imprimir cada voz do livro em uma cor é da obra original, assim como as ilustrações, mas é isso que faz essa uma obra gráfica belíssima.
Capa: 2×2 cores. Preto e um marrom pantone.
Miolo: 2×2 cores pantone, verde e marrom.
Papel: provavelmente pólen 90g
Gráfica: Cromosete
Capa: Kátia Harumi Terasaka
Produção Gráfica: Geraldo Alves
Revisão Gráfica: Ivete Batista dos Santos e Márcia da Crus Nóboa Leme
Tradução: Maria do Carmo Cary
Revisão da tradução e texto final: João Azenha Jr.

Gaby 24/12/2020

A História Sem Fim
Em um dia de chuva, o solitário e sonhador Bastian encontra um livro encantador e peculiar, decide então matar aula e passar o dia lendo no sótão abandonado da escola. Nesse livro chamado A História Sem Fim, Bastian mergulha no mundo de Fantasia e acompanha o jovem Atreiu em sua busca para curar a Imperatriz Criança e assim salvar Fantasia do Nada.

Eu gostei muito desse livro mesmo não sendo na maior parte um livro muito surpreendente, essa jornada do herói durante a primeira parte do livro já é uma coisa bastante conhecida, mas é a reflexão por trás e a quebra da quarta parede que encantam, o capítulo O Velho da Montanha Errante foi o mais incrível nesse sentido e fez minha cabeça explodir.
A segunda parte do livro traz um ponto negativo para mim, ele não é tão necessário assim, a história poderia ter se encerrado no final da primeira parte. Não me desagradou totalmente, traz uma boa mensagem porém é muito arrastado os acontecimentos.

Tata 21/04/2010

Eu não conseguia enjoar de ler A História Sem Fim, desejando com todas as minhas forças que um livro tão foda de bom como esse continuasse indefinidamente.
vsc bibliotecária 26/08/2009minha estante
Já procurou em sebos e livrarias virtuais?

Eu já o encontrei na Livraria Cultura do Recife, aliás, vc pode reservar o livro que eles compram e avisam à chegada.

Matheus.C 03/09/2009minha estante
Na Submarino tem esse livro. ;)

daniel henrique 25/06/2010minha estante
Eu comprei pelo submarino. É bastante caro esse livro, mas vale a pena: é simplesmente perfeito !

Kellvyn.Rios 10/01/2022

Sentimento "Vintage"
Foi uma leitura gostosa que me fez relembrar um filme que eu amava quando pequeno, porém na metade do livro ele acaba se tornando um pouco repetitivo, mas ele volta a ficar atrativo e fecha com chave de ouro

Marieliton M. B. 28/03/2021

O "fim" pode ser apenas o começo de algo
Bastian é um garoto que adora inventar histórias, e um dia ao se deparar com um livro com uma capa bastante chamativa, ele vivenciará uma aventura que todo leitor sonha em viver: estar dentro de uma história de fantasia.

Eu conhecia o filme dos anos 80, mas pouca coisa eu lembrava da história, por isso ler o livro acabou sendo algo quase que novo pra mim. Tanto que fiquei surpreso que o filme original adapta apenas metade do livro e só depois descobri que existia uma sequência que adaptava o restante da história.

O livro conta com personagens bem interessantes além dos protagonistas, como por exemplo Uiulala e a Xayíde. Outro detalhe que achei bem massa foi notar que cada capítulo como por uma letra seguindo a ordem alfabética. É como se aquilo significasse que toda história começa por uma letra do alfabeto.

Apesar do livro ter alguns trechos meio maçantes, no geral curti a leitura.
kathrein.oliveira 28/03/2021minha estante
Eu amo essa história também

Marieliton M. B. 29/03/2021minha estante
Realmente o livro faz jus à fama. 8)

sharline 07/05/2021

super fantástico
li essa história por uma quase recomendação de um amigo, é aquela história que fez ele se interessar pelo mundo dos livros e achei isso bem legal. a narrativa da história é maravilhosa, consegue separar muito bem o que acontece no livro e o que acontece com o leitor. só acho que a segunda parte é um pouco maçante, talvez o autor pudesse ter finalizado a história no final da primeira mesmo.

recomendo!

soso 29/01/2022

perfeito ?
esse livro nos ensina os erros e acertos que Bastian comete na sua aventura em fantasia.

Clara 14/06/2021

Encantadora e muito simbólica!
Meus pais sempre foram apaixonados nessa história e ao longo da minha infância eu assisti ao filme inúmeras vezes. Eu sempre fui encantada por esses universos mágicos (harry potter, nárnia, star wars...) e não foi diferente com essa história.

Resolvi finalmente ler o livro ao invés de assistir o filme novamente, e eu não me arrependo nem um pouco. A história traz muitas mensagens diferentes e fala de muitos aspectos da nossa vida.

A leitura é envolvente, cheia de aventuras e novas criaturas, e a conexão que o autor fez de nosso mundo com Fantasia foi simplesmente fantástica e de tirar o fôlego.

Acredito que essa devia ser uma leitura obrigatória a todos, adultos e crianças, ela é extremamente completa e magnífica. Com certeza vou ler de novo e me encantar com a jornada de Bastian que foi desenvolvida de maneira esplêndida.

Jorge 17/10/2016

A HISTÓRIA SEM FIM É AQUELE TIPO DE LIVRO QUE FAZ VOCÊ REVER SEUS CONCEITOS DE LIVRO CINCO ESTRELAS.
SEM SPOILERS
Comovente e reflexivo do inicio ao fim, afirmo com todas as letras que NADA se compara com a originalidade deste obra. O livro impresso em fonte nas cores verde e vermelha já anunciava que a experiencia de leitura seria única e primorosa, e, desde já um aviso: Não é um livro infantil, pelo contrario, a história imaginada pelo alemão Michael Ende é tão profunda que requer maturidade literária para compreender todas as camadas. Sobre a trama aqui apresentada, posso adiantar que essa jornada é dura, intricada, e que decisões erradas poderá corromper até o mais valentes dos heróis. Um dia você pode ser o salvador de um reino fantástico, instantes depois você pode ser transformar na destruição dele. Enfim, uma obra prima que aborda entre outros temas a importância de recordar, de sentir notado, de amar, e deixar se sentir amado. Poderia fazer uma redação do ENEM detalhando todos os motivos que colocaram este livro no meu TOP 5 de leituras DA VIDA, mas essa é uma outra história e terá de ser contada em uma outra ocasião. Recomendo fortemente.

Mauro Jr. 08/01/2009

Minha história
Esse livro é impressionante, com uma linguagem para juventude mostra como as coisas passam e como não podemos mudar essas coisas depois, uma pena não ter a classificação 6 estrelas, porque esse livro é o melhor que eu já li!!

Juba 08/12/2016

Bem loko
Essa história parece que saiu da cabeça do chapeleiro maluco!! :D muito bom.

Michele 17/09/2010

Eu li este livro quando estava na oitava série (faz tempo...rs) e é um livro maravilhoso, lembro-me que a única coisa que eu queria fazer na época era entrar na aventura do Bastian....Hoje, "alguns" anos mais madura, quero ter este livro, lê-lo novamente e passar esta riqueza para meu filho.....

18/12/2010minha estante
Concordo plenamente. Já li não sei quantas vezes, a última não faz um mês, mas ainda me envolvo muito no livro, acho que agora até mais que antes. E, um dia, tamb'me pretendo passar adiante essa experiência.