A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende




Resenhas - A História Sem Fim


401 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


MelodyHoly 29/04/2021

Releitura
Li pela primeira vez lá pelos meus 11 anos e decidi revisitar Fantasia esse mês.

É uma história gostosa de ler e que até parece que acontece coisa demais pra um livro de 400 páginas, mas é o necessário pra contar a história de Bastian, Atreiú e Fuchur.

Mesmo sendo uma história fluida, eu senti que a primeira parte é mais fácil de ler, a partir do capítulo da letra M as coisas se tornam meio confusas e senti um pouco de preguiça de continuar.

Eu amei a ideia dos capítulos serem em ordem alfabética e como isso faz sentido para a história.

A fonte verde/vermelha pode atrapalhar quem tem algum grau de miopia ou outros problemas de visão, principalmente a verde, por ser muito clara. Apesar desse porém, a mudança de cor entre os cenários torna a experiência melhor e ajuda na imersão do livro.

É isto, o livro é muito bom e trás reflexões leves sobre desejos e necessidades, com toques de humor e personagens com nomes esquisitos

Mas isto é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião
comentários(0)comente



JuRodrigues 10/01/2013

A história
Na primeira metade o livro apresenta uma incrível literatura fantástica, somos apresentados ao mundo Fantasia de forma instigante por quatro mensageiros, e passamos por trechos totalmente absorventes e por outros que nos dá vontade de gritar avisos e exclamoções para os personagens.
A diagramação do livro é bonita, tendo a particularidade de que cada capítulo começa com uma letra do alfabeto.
Devorei em um dia as 160 primeiras páginas, num ritmo viciante.
É na segunda metade do livro que o lado adulto da escrita aparece. Os conflitos agora são internos, o personagem em foco muda e nele recai a difícil tarefa de encontrar a sua Verdadeira Vontade. Um desafio! E, é nessa busca que a história mostra como todas as nossas escolhas e desejos têm consequências, que nem sempre são boas ou resultam no que esperávamos.
Particularmente não gostei muito do personagem do Bastian, mas a capacidade inicial dele de fazer amigos foi sua salvação.
comentários(0)comente



AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 26/04/2020

Bastian está fugindo de garotos q o perseguem na escola quando entra na livraria do Sr. Koreander e encontra um livro com capa cor de cobre com duas serpentes com o título de A história sem fim. Um livro q nunca acabasse, foi o q Bastian sempre sonhou, por isso sem pensar ele pega o livro e foge.
Escondido, ele começa a ler a história de Fantasia, um lugar q está sendo dominado pelo Nada depois q a Imperatriz Criança ficou doente. Um herói foi escolhido p/ salvar a Imperatriz, o jovem e corajoso Atreiú fará a grande busca q poderá salvar a todos, mas Nessa leitura Bastian descobrirá soluções p/ os próprios problemas e tb q ele mesmo pode ajudar Fantasia.

"Ali estava uma coisa com a qual ele já havia sonhado muitas vezes, que tinha desejado muitas vezes desde que dele se apoderara aquela paixão secreta: uma história que nunca acabasse! O livro dos livros!
Tinha de o conseguir a qualquer custo!"Pág.11.

Aí q mundo maravilhoso!!! Eu amo ler livros q me fazem viajar, imaginar e me transportam p/ um mundo diferente. E é isso q é A história sem fim, uma viagem por um mundo incrível, com seres mágicos e cheios de aventuras. Atreiú e Fuchur, o dragão da sorte, são os melhores personagens... corajosos e leais, são os verdadeiros heróis, auxiliando Bastian e não desistindo dele mesmo quando ele fica insuportável (sim, da raiva dele, rsrs)!
Indico a leitura a todos q cresceram como eu assistindo os filmes de 1984 e 1990 a viajar mais uma vez p/ Fantasia e se imaginar voando nas costas de Fuchur, visitando a Imperatriz Criança na Torre de Marfim e conhecer todos aqueles seres fantásticos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Brena Sâmela 14/10/2022minha estante
O que é ics?


Brena Sâmela 14/10/2022minha estante
Eu amo demais esse livro, saiu uma edição ilustrada daquelas gigantes que quero muito




MizukaYoshino 20/08/2021

Bastian é um garoto gordinho de 10 anos que adora inventar histórias! Sua mãe faleceu há pouco tempo, seu pai parece distante pela dor e todas as crianças da escola riem por Bastian ficar no mundo da fantasia.
É um começo meio pesado para iniciar a aventura de um garoto em sua leitura, assim como também é uma realidade muito presente.
Bastian não quer viver na sua vida, então a fantasia e o mundo de Fantasia viram um só!
É tanta coisa linda nesse livro!
Mas essa é outra história e deverá ser contada em outra ocasião.
comentários(0)comente



francisco.orestes 07/03/2024

Sem palavras
Mas que livro lindo! Tive que disfarçar o choro dentro do ônibus.
A persanagem tem toda uma jornada e por dentro. Quando você acha que vai ser só uma história de aventura e fantasia, boom, ele vai lá e mostra que não é só isso. Vai se aprofundando e aprofundando e você vai junto. Igual o Bastian. E isso vou levar pro resto da vida
Realmente, é uma história sem fim
comentários(0)comente



Claudia - @segunda.opiniao 11/02/2022

ENGANOSAMENTE INFANTIL. ILUSORIAMENTE SIMPLES.
Já tentou escapar da realidade fugindo para dentro de um livro? (Eu já). É exatamente isso o que Bastian faz. Ele é um menino que sofre bullying, é órfão de mãe e seu relacionamento com o pai não é dos melhores. Bastian só é bom em uma coisa: contar histórias. Um dia ele encontra um livro (ou será que o livro o encontra?) que mudaria sua vida para sempre.

A história é dividida em duas narrativas: o que acontece fora e dentro do livro.

Na ficção (dentro do livro) um reino chamado Fantasia está desaparecendo. A Imperatriz desse lugar nomeia um garoto, um jovem guerreiro tribal, para buscar a solução desse problema.

Enquanto Bastian lê as emocionantes aventuras de A História Sem Fim, de alguma forma ele sabe que será ele mesmo que salvará Fantasia.

Uma obra-prima, reflexiva do início ao fim. Uma experiência única de leitura.

Ao mesmo tempo que tudo parece simples, é também complexo. São tantas questões profundas e filosóficas que não tem como fechar o livro sem pensar no significado de tudo aquilo.

Além de mostrar o poder que uma boa história tem de transformar vidas, mostra a importância da imaginação. Outra lição (dentre tantas) é sobre combater a tristeza para que ela não corroa e destrua a alma. É uma das melhores coisas que já li na vida.

A adaptação é bem conhecida daqueles que eram crianças na década de 80/90. E embora seja um bom filme, não faz justiça ao livro.

Curiosidade: o Auryn (medalhão usado na adaptação) pertence hoje ao Steven Spielberg, que o guarda em uma caixa de vidro. "Mas essa é outra história e terá de ser contada em outra ocasião."

Bju
Câmbio. Desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao
comentários(0)comente



Raquel 11/06/2020

Uma homenagem aos livros
"Quem nunca chorou, às escondidas ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim..."
A história sem fim é uma aventura que encanta qualquer leitor, uma jornada por um universo gigantesco e extremamente criativo que faz renascer a criança em nós.
comentários(0)comente



SakuraUchiha 18/03/2015

"Gostaria de saber, disse para si mesmo, o que se passa dentro de um livro quando ele está fechado."
"Quem nunca chorou, ás escondida ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus ás personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido?"

Crianças e adultos vão desfrutar desta história de outros mundos, magia e criaturas que estimulam a imaginação. Este é um livro muito especial, inteligente e bonita que muda forma de olhar a vida dos leitores. Especial, porque descobre das profundezas do seu subconsciente as fantasias infantis escondidas fantasias que você pensou que tinham ido embora há muitos anos. Inteligente, porque ele leva você para uma terra de fantasia cheia de metáforas e jogos de lógica. Belo, porque o livro em si, bem como o seu conteúdo, é uma obra de arte.
comentários(0)comente



Caduds 19/07/2010

...
Esse é um dos livros que mais tenho ciumes da minha coleção.
Eu ainda não li esse livro, estou esperando a hora certa.

Ele é impresso em duas cores:
Verde e Marrom, cada cor descreve um mundo diferente, Fantasia e Mundo real.
Alysson - @alyssonhp 13/08/2010minha estante
tbm morro de ciume do meu! Aosto q quando vc ler não ira se decepcionar, esse livro é fantastico!




Ludmila 05/10/2022

Foi muito gostoso acompanhar as aventuras dessas crianças, seu crescimento, a certeza de que o mundo mágico existe e de que lá somos todos heróis.
comentários(0)comente



Foals 10/12/2023

Livro com um propósito
Esse livro faz você refletir sobre tudo o que já leu e o que irá lê na vida, leitura mais do que obrigatória para os amantes de livros.
Obra repleta de ensaios muito bem amarrados. Cada capitulo tem um ensinamento sobre alguma questão da vida ou sobre imersão e esquecimento de si próprio/outros, e é tão bem amarrado e construído que você só percebe depois que fecha o livro e fica digerindo a história, pois o autor deixa varias deixas para você imaginar o desfecho de cada enredo da sua maneira.
E aqueles que já assistiu o filme, vale muito a pena lê o livro (o filme parece brincadeira de criança, comparado a profundidade e a rica gama de reflexões que esse livro aborda)

O maior ensinamento que irei levar desta leitura é que não se pode passar a sua existência dentro da sua fantasia, ou fora dela, os dois mundos se complementam, não existe um sem o outro.
comentários(0)comente



Amanda.Fernandes 26/04/2020

Recomendo!!!
Meu novo livro favorito? Sim, ou com certeza? Esse livro é simplesmente mágico, mostra que não somos perfeitos, e que nem precisamos ser... Mostra que devemos ter coragem para enfrentar nossos inimigos, mas também nossos amigos, quando necessário! Livro maravilhoso, estava precisando ler algo assim, me reencontrar com o caminho da Fantasia, para que ela nunca morra dentro de mim! A criança em mim nunca irá morrer.
Obrigada Bastian Baltasar Bux por me mostrar o caminho até Fantasia, obrigada Fuchur por me mostrar que devo ser otimista e leal, e obrigada Atreiú por me mostrar o valor de um verdadeiro amigo! Não devemos jamais abandonar nossas Verdadeiras Vontades.
Esse livro me mostrou que devemos respeitar nossos valores, ?Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião!?
comentários(0)comente



Li 17/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 5*

Sinopse: “A história sem fim é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Aqui, nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor de A história sem fim.”

O filme faz parte da minha infância! Nem sabia que era baseado em livro, que conta a história de um garoto, Bastian, que não é bom em nada, fora inventar histórias. Sofre bullying, é orfão de mãe e o pai é meio ausente. Mas Bastian adora ler, e odeia quando o livro termina. Um dia, ele entra em uma loja fugindo de uns colegas que tentavam atormentá-lo e repara num livro, ou melhor, na sua personificação do livro perfeito: “A hisória sem fim”. Bastian, hum, se apossa do livro e começa a lê-lo, descobrindo o reino de Fantasia.


Uma coisa que achei interessante no livro foi o fato da história de Bastian e a de Fantasia serem contadas paralelamente, mas separadas por cor de fonte; verde para Fantasia e vermelha para Bastian! E as imagens de abertura dos capítulos são horrorosas, mas de alguma forma, combinam com o livro!

A história sem fim quase não teve fim para mim mesmo! Rs.
Sinceramente, não sei se gostei muito dele! Terminei de ler pois já havia começado e queria saber o fim, ou seja lá o que fosse. Ler descrições detalhadas de cenários e personagens não é meu forte, sempre preciso reler mil vezes pois me desconcentro com facilidade. Além disso, me peguei pensando que, afinal, não gosto de livros muito nonsense... Mas não posso reclamar, eu sabia que o livro falava de um “universo” alternativo, e claro que todos esses elementos que falei acima fazem parte dele, então...

Há boas passagens no livro, como esta abaixo.
“- O senhor só poderá descobrir os caminhos de Fantasia, disse Graograman, através dos seus desejos. E só poderá fazê-lo indo de um desejo para outro. Aquilo que o senhor não deseja, não conseguirá atingir. É esse o significado das palavras “perto” e “longe” neste lugar. E também não basta querer ir embora de um lugar. É preciso que se queira ir para outro. Deixe que os seus desejos o conduzam.”
Mas no geral, achei o livro maçante, confuso, meio triste e angustiante... E nada divertido de ler! Mas não posso deixar de dizer que é também filosófico, profundo e carrega mensagens de esperança e perseverança, da importância de conhecer, aceitar e ter fé em si mesmo e de que qualquer ato, seja ele bom ou ruim, traz responsabilidades e consequências.
Acho que a moral do livro é que o grande desafio do ser humano é vencer a si mesmo e se tornar melhor para o mundo.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
17/01/2011minha estante
Engraçado, parece o tipo de leitura que gosto, srsrsrs.... mas, ainda acho que o filme é mais indicado para mostrar pro meu filhote...
Agradeço pela dica...
Bjus
Roberta


Karol 19/01/2011minha estante
Hmmm eu gostei do livro quando li. Eu era novinha, tinha uns 14, 15 anos, então, não sei o que acharia dele hoje, mas na época eu gostei.

Depois da sua resenha, acho até que vou ler de novo, pra ver se ele me cansaria hoje.. De qualquer maneira, parabéns pela coragem. Se você não curtiu muito o livro, deve ter sido uma verdadeira penitência terminá-lo.. rs


Viquinha 19/01/2011minha estante
Quando eu era criança, lembro-me que esse filme passava muito no SBT. Direto, aliás. Sabia que tinha o livro, mas nunca senti vontade de lê-lo. Que suas próximas leituras sejam mais agradáveis, Li!

Beijocas


Evy 20/01/2011minha estante
Eu amo esse filme, e se tinha vontade de ler o livro agora tenho mais ainda! Ótima resneha!




Canteli Marcio 30/12/2023

Salve o Reino de Fantasia
Último livro que li em 2023.

Essa edição tem ilustrações lindíssimas.

Cada capítulo começa com uma letra do Alfabeto em ordem cronológica. É como se cada capítulo fosse uma aventura à parte, porém sem deixar de pertencer ao todo.

Histórias não tem fim, pois não há limites nem fronteiras para Fantasia.

Cada criança, cada leitor se torna um Imperador desse Reino Fantástico. A ausência de leitores transforma esse Reino em NADA.

Segunda vez que leio esse livro e quero reler daqui a alguns anos.
comentários(0)comente



401 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR