A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Guilherme.Oliveira 20/03/2021

Fazia tempo que eu queria ler essa obra e finalmente tive o prazer de acompanhar a aventura do nosso protagonista, onde a fantasia e a realidade se mesclam.

Muito interessante a abordagem do autor para o desenvolvimento do personagem principal, cativando-nos a cada parágrafo.

Marcele 20/01/2022

Melhor fantasia
A história sem fim - Michael Ende

A história sem fim, não sei se é da época de vocês mas meu primeiro contato com essa estória foi na sessão na tarde! E eu amava esse filme! Confesso que descobri não faz muito tempo que ele era inspirado em um livro! E que livro!!!! Um livro que conta como a fantasia, imperatriz criança, está doente sendo consumida pelo nada e precisa da ação de um salvador para curá-la.
Particularmente, meu gênero favorito é fantasia e fazia tempo que não lia algo nessa temática, porém assim que comecei já me lembrei do porque da minha paixão! A fantasia sempre ensina nós humanos a sermos pessoas melhores, ensinamentos pautados em contos irreais que são mais reais que a própria realidade. Uma boa fantasia bem contada é quase uma religião.
Lêeninha 20/01/2022minha estante
Eu amei o filme é depois me apaixonei pelo livro ???

Amanda.Fernandes 26/04/2020

Recomendo!!!
Meu novo livro favorito? Sim, ou com certeza? Esse livro é simplesmente mágico, mostra que não somos perfeitos, e que nem precisamos ser... Mostra que devemos ter coragem para enfrentar nossos inimigos, mas também nossos amigos, quando necessário! Livro maravilhoso, estava precisando ler algo assim, me reencontrar com o caminho da Fantasia, para que ela nunca morra dentro de mim! A criança em mim nunca irá morrer.
Obrigada Bastian Baltasar Bux por me mostrar o caminho até Fantasia, obrigada Fuchur por me mostrar que devo ser otimista e leal, e obrigada Atreiú por me mostrar o valor de um verdadeiro amigo! Não devemos jamais abandonar nossas Verdadeiras Vontades.
Esse livro me mostrou que devemos respeitar nossos valores, ?Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião!?

Alisson.Massochini 08/07/2020

A eterna busca
O livro é muito bom, retrata a eterna luta entre a capacidade de desejar e a capacidade de não ser corrompido por essa capacidade. Fantasia existe e está dentro de nós, com todas as suas aventuras e belezas. Muito melhor que um filme da sessão da tarde, no livro os detalhes fazem toda diferença.

Brena Sâmela 14/10/2022minha estante
O que é ics?

Brena Sâmela 14/10/2022minha estante
Eu amo demais esse livro, saiu uma edição ilustrada daquelas gigantes que quero muito

Marlon 04/01/2022

Li duas vezes. Excelente para presentear adultos e crianças.
Existe um filme dessa história com o mesmo título, mas como sempre, o livro é bem mais rico em detalhes.
Contém muitas aventuras e lições de vida como "coragem" e "autoconfiança", ótimo pra inserir a criança ou adolescente no mundo da leitura, aconteceu comigo e hoje não paro de ler.
Esta leitura é bem dinâmica pois o personagem também está lendo enquanto a gente lê a história dele, achei isso fantástico e muito cativante, não é cansativo e nem tedioso. Você quer ler ele direto como se a história realmente não fosse ter fim, mas no fim o livro termina e deixa um gostinho de saudade, já li duas vezes.

Myy 18/04/2022

Magia é algo belo.
Que Fantasia linda e filosófica. Quem dera mais pessoas acreditassem em magia assim como era antigamente talvez muita coisa fosse de outra forma.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 26/04/2020

Bastian está fugindo de garotos q o perseguem na escola quando entra na livraria do Sr. Koreander e encontra um livro com capa cor de cobre com duas serpentes com o título de A história sem fim. Um livro q nunca acabasse, foi o q Bastian sempre sonhou, por isso sem pensar ele pega o livro e foge.
Escondido, ele começa a ler a história de Fantasia, um lugar q está sendo dominado pelo Nada depois q a Imperatriz Criança ficou doente. Um herói foi escolhido p/ salvar a Imperatriz, o jovem e corajoso Atreiú fará a grande busca q poderá salvar a todos, mas Nessa leitura Bastian descobrirá soluções p/ os próprios problemas e tb q ele mesmo pode ajudar Fantasia.

"Ali estava uma coisa com a qual ele já havia sonhado muitas vezes, que tinha desejado muitas vezes desde que dele se apoderara aquela paixão secreta: uma história que nunca acabasse! O livro dos livros!
Tinha de o conseguir a qualquer custo!"Pág.11.

Aí q mundo maravilhoso!!! Eu amo ler livros q me fazem viajar, imaginar e me transportam p/ um mundo diferente. E é isso q é A história sem fim, uma viagem por um mundo incrível, com seres mágicos e cheios de aventuras. Atreiú e Fuchur, o dragão da sorte, são os melhores personagens... corajosos e leais, são os verdadeiros heróis, auxiliando Bastian e não desistindo dele mesmo quando ele fica insuportável (sim, da raiva dele, rsrs)!
Indico a leitura a todos q cresceram como eu assistindo os filmes de 1984 e 1990 a viajar mais uma vez p/ Fantasia e se imaginar voando nas costas de Fuchur, visitando a Imperatriz Criança na Torre de Marfim e conhecer todos aqueles seres fantásticos.

Caduds 19/07/2010

...
Esse é um dos livros que mais tenho ciumes da minha coleção.
Eu ainda não li esse livro, estou esperando a hora certa.

Ele é impresso em duas cores:
Verde e Marrom, cada cor descreve um mundo diferente, Fantasia e Mundo real.
Alysson - @alyssonhp 13/08/2010minha estante
tbm morro de ciume do meu! Aosto q quando vc ler não ira se decepcionar, esse livro é fantastico!

Leiliane R. Falcão 21/05/2020

Gostinho de Infância
Que livro mais delicioso de ser lido! É aquele tipo de leitura que faz a gente mergulhar na história e esquecer das dores do mundo. Foi uma leitura super bem vinda, considerando o que estamos passando. Foi maravilhoso entrar no Reino de Fantasia, acompanhar a jornada de Bastian, Fuchur e Atreyú. A história é contada de um jeito tão maravilhoso, que dá a impressão de que o narrador está ao nosso lado contando as aventuras. Eu amei esse livro de um tanto que não dá pra explicar. Leitura obrigatória para fãs de aventura e fantasia.

Li 17/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 5*

Sinopse: “A história sem fim é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Aqui, nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor de A história sem fim.”

O filme faz parte da minha infância! Nem sabia que era baseado em livro, que conta a história de um garoto, Bastian, que não é bom em nada, fora inventar histórias. Sofre bullying, é orfão de mãe e o pai é meio ausente. Mas Bastian adora ler, e odeia quando o livro termina. Um dia, ele entra em uma loja fugindo de uns colegas que tentavam atormentá-lo e repara num livro, ou melhor, na sua personificação do livro perfeito: “A hisória sem fim”. Bastian, hum, se apossa do livro e começa a lê-lo, descobrindo o reino de Fantasia.

Uma coisa que achei interessante no livro foi o fato da história de Bastian e a de Fantasia serem contadas paralelamente, mas separadas por cor de fonte; verde para Fantasia e vermelha para Bastian! E as imagens de abertura dos capítulos são horrorosas, mas de alguma forma, combinam com o livro!

A história sem fim quase não teve fim para mim mesmo! Rs.
Sinceramente, não sei se gostei muito dele! Terminei de ler pois já havia começado e queria saber o fim, ou seja lá o que fosse. Ler descrições detalhadas de cenários e personagens não é meu forte, sempre preciso reler mil vezes pois me desconcentro com facilidade. Além disso, me peguei pensando que, afinal, não gosto de livros muito nonsense... Mas não posso reclamar, eu sabia que o livro falava de um “universo” alternativo, e claro que todos esses elementos que falei acima fazem parte dele, então...

Há boas passagens no livro, como esta abaixo.
“- O senhor só poderá descobrir os caminhos de Fantasia, disse Graograman, através dos seus desejos. E só poderá fazê-lo indo de um desejo para outro. Aquilo que o senhor não deseja, não conseguirá atingir. É esse o significado das palavras “perto” e “longe” neste lugar. E também não basta querer ir embora de um lugar. É preciso que se queira ir para outro. Deixe que os seus desejos o conduzam.”
Mas no geral, achei o livro maçante, confuso, meio triste e angustiante... E nada divertido de ler! Mas não posso deixar de dizer que é também filosófico, profundo e carrega mensagens de esperança e perseverança, da importância de conhecer, aceitar e ter fé em si mesmo e de que qualquer ato, seja ele bom ou ruim, traz responsabilidades e consequências.
Acho que a moral do livro é que o grande desafio do ser humano é vencer a si mesmo e se tornar melhor para o mundo.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
17/01/2011minha estante
Engraçado, parece o tipo de leitura que gosto, srsrsrs.... mas, ainda acho que o filme é mais indicado para mostrar pro meu filhote...
Agradeço pela dica...
Bjus
Roberta

Karol 19/01/2011minha estante
Hmmm eu gostei do livro quando li. Eu era novinha, tinha uns 14, 15 anos, então, não sei o que acharia dele hoje, mas na época eu gostei.

Depois da sua resenha, acho até que vou ler de novo, pra ver se ele me cansaria hoje.. De qualquer maneira, parabéns pela coragem. Se você não curtiu muito o livro, deve ter sido uma verdadeira penitência terminá-lo.. rs

Viquinha 19/01/2011minha estante
Quando eu era criança, lembro-me que esse filme passava muito no SBT. Direto, aliás. Sabia que tinha o livro, mas nunca senti vontade de lê-lo. Que suas próximas leituras sejam mais agradáveis, Li!

Beijocas

Evy 20/01/2011minha estante
Eu amo esse filme, e se tinha vontade de ler o livro agora tenho mais ainda! Ótima resneha!

Claudia - @segunda.opiniao 11/02/2022

ENGANOSAMENTE INFANTIL. ILUSORIAMENTE SIMPLES.
Já tentou escapar da realidade fugindo para dentro de um livro? (Eu já). É exatamente isso o que Bastian faz. Ele é um menino que sofre bullying, é órfão de mãe e seu relacionamento com o pai não é dos melhores. Bastian só é bom em uma coisa: contar histórias. Um dia ele encontra um livro (ou será que o livro o encontra?) que mudaria sua vida para sempre.

A história é dividida em duas narrativas: o que acontece fora e dentro do livro.

Na ficção (dentro do livro) um reino chamado Fantasia está desaparecendo. A Imperatriz desse lugar nomeia um garoto, um jovem guerreiro tribal, para buscar a solução desse problema.

Enquanto Bastian lê as emocionantes aventuras de A História Sem Fim, de alguma forma ele sabe que será ele mesmo que salvará Fantasia.

Uma obra-prima, reflexiva do início ao fim. Uma experiência única de leitura.

Ao mesmo tempo que tudo parece simples, é também complexo. São tantas questões profundas e filosóficas que não tem como fechar o livro sem pensar no significado de tudo aquilo.

Além de mostrar o poder que uma boa história tem de transformar vidas, mostra a importância da imaginação. Outra lição (dentre tantas) é sobre combater a tristeza para que ela não corroa e destrua a alma. É uma das melhores coisas que já li na vida.

A adaptação é bem conhecida daqueles que eram crianças na década de 80/90. E embora seja um bom filme, não faz justiça ao livro.

Curiosidade: o Auryn (medalhão usado na adaptação) pertence hoje ao Steven Spielberg, que o guarda em uma caixa de vidro. "Mas essa é outra história e terá de ser contada em outra ocasião."

Bju
Câmbio. Desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao

Raquel 11/06/2020

Uma homenagem aos livros
"Quem nunca chorou, às escondidas ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim..."
A história sem fim é uma aventura que encanta qualquer leitor, uma jornada por um universo gigantesco e extremamente criativo que faz renascer a criança em nós.

Lidiane 22/12/2020

Lindo
Achei bem estranho no começo e demorei para pegar o ritmo, mas quando entendi a história foi só sucesso rsrsrs Engraçado que no meio do livro parece q acabou, mas então tem mais um monte de história, mesmo assim a gente fica querendo saber mais sobre esse mundo maravilhoso.

Ludmila 05/10/2022

Foi muito gostoso acompanhar as aventuras dessas crianças, seu crescimento, a certeza de que o mundo mágico existe e de que lá somos todos heróis.