A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Ju Furtado 14/10/2010

Um livro sobre crianças, escrito para adultos
Parece piegas falarmos sobre um livro mágico quando assim que começamos a lê-lo somos apresentados à Fantasia. Mas a magia deste livro contagia qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade e que tenha sofrido alguns percalços pela vida afora.

Tive um leitura do livro um pouco diferente de algumas opiniões postadas neste espaço. Parece que eu li o livro duas vezes simultaneamente, pois ao mesmo tempo em que acompanhava as aventuras de Bastian, "transportava" os acontecimentos ao mundo real. Por exemplo, eu transformei Graograman em um monstro que representava o desemprego.

Assim, o que posso dizer é o que o livro me tocou de maneira muito profunda. Compreendi o mergulho de Bastian na "fantasia" como uma tentativa desesperada de se encontrar. Um menino, e já com uma busca tão grande, era impossível não me comover.

Como me faltam palavras para expressar sinteticamente tudo que a leitura me transmitiu, tomo emprestadas as palavras do alfarrabista Koreander: "Há muitas portas para Fantasia, meu rapaz. Há muitos outros livros mágicos. Muitas pessoas nunca percebem isso. Tudo depende da pessoa em cujas mãos o livro vai parar." ... e mais adiante: "Além disso, não são só os livros que levam você a Fantasia, há outras possibilidades de ir até lá e voltar. Você virá a sabê-lo mais tarde."

Enfim, a sensação que ficou em mim foi que sofri tanta transformação quanto o Sr. Koreander e o pai de Bastian, transformações que ficam implícitas na obra, mas que justificam o romance inteiro.

Ah! Já ia me esquecendo de um detalhe praticamente banal se comparado à magnitude do livro: repararam na criatividade absurda do autor??? Ah... tô extasiada aqui!
18/12/2010minha estante
Não tinha pensado desta forma. Mas concordo com você. Eu reli esse livro não tem um mês, e, mesmo após muito tempo, e depois de não sei quantas vezes, ele ainda me comove.

Marta Skoober 24/07/2013minha estante
Instigante sua resenha e de uma sensibilidade ímpar. Me faz pensar: tenho que ler este livro.

Thyago 20/08/2015minha estante
Eu diria que é um livro para todas as idades, e que deve ser lido, se possível, uma vez em cada uma das fases da vida: Na infância, na fase adulta e na velhice.

Em todas as três leituras, compreenderá aquilo que seu amadurecimento permitir. E serão leituras e experiencias totalmente distintas uma das outras.

Evandro Luiz 15/08/2022

Favoritado
Li grandes partes com a minha filha e com certeza é um dos livros que entrará para o meu hall dos favoritos. Espero ansioso pela releitura dele. ?

Fred 10/07/2009

O começo é ótimo, o meio é bom e o final é entediante... mas os ultimos capitulos voltam a ser bons.

SuhTavares 04/05/2021

Uma livro cheio de fantasia e imaginação. Nos faz recordar quando éramos crianças e inocentes. Uma história onde aprendemos muito com os personagens.

Felten 19/02/2022

Um dos melhores livros que eu já li!
Que mundo maravilhoso e como me senti tão encantado com tantos personagens carismáticos e histórias sem fim!
É mais que recomendando, é obrigatório para todos que gostem de livros de fantasia. É fantástico! ?
Eu recomendo especialmente essa edição! É a melhor que vi, ela é imersiva (vcs vão entender o pq quando lerem).
Sempre penso em reler para reencontrar meus queridos amigos. ?

Fabrício Lôbo 20/09/2021

5 ESTRELAS PELA FENOMENAL 1° PARTE DA HISTÓRIA!!!
Antes de mais nada, gostaria de te convidar para acessar o meu vídeo sobre este livro lá no Youtube. Preparei como muito carinho! ? -> Visite o "Literafoco" no Youtube. Fiz também outro vídeo mostrando detalhes da nova edição em Capa Dura da Martins Fontes!

Então, começo a resenha rasgando elogios para a 1° parte da trama( que é até onde o filme original vai, conseguindo ser o livro ainda melhor.)

Aqui acompanhamos o pequeno Bastian lendo um livro também chamado de "A História Sem Fim" que ele acabou roubando de um alfarrábio. Ao se esconder no sótão da escola, ele decide ler aquele livro enigmático e se dar conta que o mesmo está falando diretamente com ele.

A medida que lemos com Bastian a história dentro da historia, percebemos que nós leitores também fazemos parte desse universo e a narrativa é sobre - TODOS NÓS! ( FANTÁSTICA A FORMA QUE O MICHAEL ENDE FAZ ISSO!!!)

Nesse primeiro momento, a trama consegue ser densa, imersiva e muito original, a medida que explode fantasia e coisas que ficaram de fora do filme. Tal como, sempre nos pegaremos parando para apreciar as tiradas do autor e tacar post its nas passagens que nos fazem refletir sobre as coisas da vida, com quotes maravilhosos através de uma escrita polida e bem ornamentada. Até aqui considero um livro adulto onde crianças têm livre acesso.

ABAIXO CONTÉM SPOILERS DA 2° PARTE:

Pra mim tudo o que veio à seguir deixou a desejar, não sei se porque deu uma decaída no texto... mas me pareceu uma história paralela (a continuação que não deveria ter sido feita - kkkkk). Nesse ponto o mundo da fantasia se funde com o nosso e Bastian acaba sendo transportado para essa realidade paralela onde ele terá total poder de recriar Fantasia totalmente a seu modo ao se tornar o detentor do AURIN, o colar mágico da imperatriz criança que realiza desejos.

Fiquei chateado pelo sumiço do melhor personagem da trama: a própria imperatriz criança. A 2° parte até promete uma jornada para ela, para logo deixa-la de lado e o foco recair sob um novo Bastian. Pois a forma como ele lida com o poder gera consequências desastrosas ( a desconstrução do personagem de herói para vilão me surpreendeu, mas achei que não foi bem aproveitado.)

Atreiú e o dragão Fuchur( ou Falkor, como é chamado no filme) retornam mas sem o peso de suas respectivas presenças na 1° parte. Parece que estamos falando de uma outra obra, onde personagens novos entram e saem de cena a todo tempo. Inclusive, surge do nada uma vilã que muito lembra a Jadis de as crônicas de Nárnia em uma versão mais genérica. A trama se arrasta e as vezes me parecia não sair do lugar. O final foi legal mas no fim das contas todo mérito a essa obra atribuo a primeira parte da história. Me pareceu que o Michael escreveu no automático e até as reflexões presentes anteriormente foram substituídas por uma aventurinha infantil.

O final é simples mas é bem simbólico!

Recomendo fortemente a obra pelos motivos mencionados acima. Espero que curta a leitura tanto quanto eu!

Mandark 19/06/2009

Incrível!
Os filmes encantaram minha infância... E depois de muito tempo tive acesso ao livro que encantou minha juventude... Que leitura fascinante... Nunca pensei que acharia um livro que eu largaria com tanto pesar quando "O Senhor dos Anéis"... Mas esse livro conseguiu!! Cada página, cada final de capítulo... Cada história inacabada... Cada personagem que foi ficando para trás... Era uma alegria e uma dor... E quando eu terminei de ler... A esperança de reabrir o livro e ver que as páginas mudaram, que uma nova história estava sendo escrita a medida que eu o relia... Sem noção... Um livro que realmente me fez sonhar!!!! Muito muito muito bom!
Alysson - @alyssonhp 10/10/2010minha estante
esse foi sem duvidas um dos melhores livros que ja li! Simples e complexo ao mesmo tempo, poetico e cativante a cada pagina lida, Michel Ende se tornou um dos meus Idolos... outro livro dele INCRIVEL tbm é MOMO, leia esse se puder... e Otima resenha, adorei!

Claire Scorzi 17/12/2010minha estante
Esse ainda não li, só vi o filme. Mas, pelo meu contato com Ende até agora (li outro dele) e por Cornelia Funke, Lewis, Jeanette Winterson, Rowling, Carroll, Dahl, parece-me que os grandes escritores para crianças e jovens, aqueles que como adulta li e reli com prazer, são ou britânicos, ou alemães. Interessante.

Sarah.Santana 27/08/2022

Cuidado com o que deseja
Nunca assisti nenhuma adaptação em filme ou desenho sobre essa historia, mas amei esse livro, a história toda me prendeu do inicio ao fim e acho dificil que algum filme supere o próprio livro desta história kkkkkk. Me apaixonei por cada um dos personagens, todos eles. Nunca imaginei que fosse chorar tanto lendo essa historia, me emocionei demais diversas vezes, sofri, sorri e me senti abraçada, tantas vezes kkkkk. As descrições são todas muito bem feitas, os paises de fantasia e os personagens foram muito bem pensados e são tão originais ? amei imaginar cada pais de fantasia e os personagens incríveis. E o mais legal é o misto de tantas aventuras que acontecem na historia criando realmente uma historia sem fim, com tantos personagens e histórias que se cruzam.

Flavinha 02/04/2023

Leitura com gosto de nostalgia
Por muito tempo eu economizei a leitura desse livro, porque, mesmo que seja triste, o filme é uma das poucas lembranças boas que eu guardo da minha infancia.

Não sei quantas vezes eu assisti "Falkor", Atreiu e Bastian voando pelos céus, enquanto tinha um prato de macarrão no colo.

Ficava imaginando como seria ter um dragão/ cachorro da Sorte e fugir pra Fantasia.

Talvez tenha sido esse o ponto de início da minha vida de leitora, descobrir que livros são uma ótima fuga daquilo que te aflige.

Essa é uma história que sempre ficará marcada no meu coração e no da Flavinha criança.

Sempre será Falkor pra mim S2

Favorito da Vida!

Jean Bernard 16/03/2022

De volta a fantasia
Depois de muitos anos, resolvi voltar a Fantasia. O livro que me fez amar os livros. Devo ter lido quando tinha por volta de 13 anos. Depois de algumas décadas resolvi reler. Foi uma das melhores experiências que já tive. Voltar a fantasia. Recomendo a leitura para todos os amantes de leituras. Não importa sua idade, mergulhe fundo e aproveite. Beba da água da vida e? Mas isso é uma outra história que deverá ser contada em outra ocasião.

Ana Carla 24/02/2010

Vale a pena ler!
Eu particularmente amei esse livro. Garoto excluído na escola, Bastian é apaixonado por livros. Em um dia chuvoso, fugindo de uns garotos que o perseguiam, entrou em uma livraria em que um homem lia um livro de nome: "A História Sem Fim" . Enquanto o homem atendia o telefone, por impulso e uma enorme vontade roubou o livro e saiu correndo. Começou a ler no sótão de sua escola e percebeu que a medida que lia, havia muitos indícios de que o livro estava se referindo, ou falando com ele. Em certa parte, Bastian entra no livro para salvar a Imperatriz Criança, que precisa de um novo nome, para continuar fazendo com que o reino de "Fantasia" continue, pois só com sua presença, de certa forma imortal, pois faz parte da fantasia de nós, seres humanos, "Fantasia" continuará a existir. Uma aventura e tanto!!! Recomendo!

Wanderlei 11/09/2009

História sem Fim foi definitivamente, um dos filmes que mais mexeu comigo. Mas lembro-me do filme. São poucos os filmes que conseguem chegar perto do poder quase que insuperável da imaginação proporcionada pelas páginas de um livro,então fui á procura do livro para saber o quanto ele poderia ser melhor que o filme. Achei que o livro é muito superior ao filme. muito mesmo. Nenhum filme poderia captar o poder daquela narrativa."A História sem Fim" mostrou ser isso e muito mais.É a história de todos nós. Quem nunca sonhou com um mundo fantástico, cheio de coisas e seres a serem descobertos??? É disso que se trata fantasia.É, sem dúvida alguma,a melhor experiência em viagens da minha vida!E também serviu de estímulo para muitas crianças que conheço,que não gostavam de ler e hoje têm como atividade favorita a leitura. Um livro inteligente, com muitas tiradas filosóficas,que trata a todos que o lêem com respeito.Bastian, sem dúvida nenhuma, é o ídolo de Harry Potter.Esse livro pode e deve ser lido por pessoas de todas as idades.
"Mas isso é uma outra história e deverá ser contada em outra ocasião." A frase que acompanhava os personagens que iam saindo da história,mostrando que o fato de alguns personagens não aparecerem mais na aventura que acompanhamos, mesmo assim eles viveram suas próprias. Genial!!

Felipe1503 04/09/2023

QUE PFTT ?
Uma das (ou até mesmo A) história de fantasia que eu mais amo!! É tudo bem fantasioso mesmo, um universo único e, sério, me abalou muito fechar o livro e deixar tudo para trás.

Leiam mesmo gente, pode ser meio estranho as letras vermelha e verde, mas depois vc se acostuma e a leitura fica muito fluida

Guilherme.Oliveira 20/03/2021

Fazia tempo que eu queria ler essa obra e finalmente tive o prazer de acompanhar a aventura do nosso protagonista, onde a fantasia e a realidade se mesclam.

Muito interessante a abordagem do autor para o desenvolvimento do personagem principal, cativando-nos a cada parágrafo.