A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

caio.lobo. 19/12/2020

Primeiro livro na infância, para sempre na vida adulta.
Li História Sem Fim entre meus 11 ou 13 anos e foi o primeiro Romance que li na vida, influenciado pelo filme que assisti muitas vezes na infância com minha mãe. Lembro-me da primeira vez que assisti eu chorei perguntando para minha mãe porque tinha acabado já que se chamava História sem Fim. Então não tem como um livro como esse marcar minha vida.

Agora relendo este livro na vida adulta vejo os temas mais profundos da história como depressão, suicídio, psicologia analítica, Tradição e além disso vi o reflexo de vários filósofos, pensadores e grandes religiões como Schopenhauer (uma vontade de Bastian leva à outra vontade), Jung (as lembranças esquecidas estão enterradas no mais profundo de Fantasia), budismo (o Nada que devora fantasia lembra Sunyata), Nietzsche (Bastian buscando se tornar aquilo que ele é), ascetismo cristão (os aiaiai que aceitam sua sina de viver, mas nunca deixando de trabalhar e ascetismo), filosofia védica (todo personagem aceita sua função e hierarquia de fantasia, que lembra o Dharma), Marx (a comunidade que todos vivem de maneira igual, sem líder e até sem nome para os distinguir uns dos outros) e até mesmo Aleister Crowley (Bastian buscando sua verdadeira vontade). Claro que um livro profundo assim só poderia ter sido escrito por um alemão.

Ju_Matos 06/08/2009

Um dos livros mais belos que eu já li.

Esse foi o filme da minha infância, e o livro que eu vou ler minha vida toda.Mesmo sendo classificado pra crianças, é um livro que eu leria mais uma vez quando ficar mais velha, e com certeza meus filhos lerão esse livro.

Leitura fácil, personagens bem feitos, descrições belas. É um livro que vale muito a pena ser lido.

Aline Maia 10/12/2009minha estante
Concordo com vc em tuuudo, qroo q meus filhos lêem ! O filme marcou muito a minha infância tb :D.

kaido's gf 13/01/2021

Nada de spoiler.
Eu amo esse livro, de fato é algo que me ajudou muito quando queria me perder em histórias legais e que me fizessem passar o tempo, este livro foi tão bom, por a escrita, os desenhos, é cada detalhe simplesmente me cativou da melhor forma, poderia ler ele mais de 5 vezes.

Mille Reis 02/05/2021

Faltou pouco para ser 5 estrelas.
Bastian Baltasar Bux meio que estragou a leitura durante um período.
Se achando muito a última Coca-Cola do deserto.
Fora isso, o livro é mil vezes melhor que o filme. Muito detalhado, da para enxergar cada ser de Fantasia.

Ale245 19/10/2020

Ajude Fantasia
Leia esse livro! Incrível, super criativo, instiga nossa imaginação. E é importante para jamais esquecermos da nossa Verdadeira Vontade. O que me indignou foi que Michael Ende não contou as "outras histórias" em "outra ocasião" rsrs! Leia também Momo e o senhor do tempo, do mesmo autor. Que não deixemos Fantasia ser tomada pelo Nada :)

"Quem nunca chorou, às escondidas ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus às personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido?"

?? podemos estar convencidos durante muito tempo - anos talvez - de que queremos alguma coisa, se soubermos que nosso desejo é irrealizável. Porém, se de súbito nos vemos diante da possibilidade de este desejo ideal se transformar em realidade, passamos a desejar apenas uma coisa: nunca tê-lo desejado.?

Nícolas 18/12/2009

A eterna história sem fim
Um livro fantasioso, num mundo extremamente vasto e empolgante. A História Sem Fim, revela-se uma obra eterna e expressiva.

A história vivenciada ou "lida" por Bastian, um garoto solitário, atravessa os limites da fantasia e o leva a interagir com personagens desse mundo. Nele o garoto aprende a lidar com seus sentimentos e a amar.

O livro é impresso em duas cores, verde e vinho, dividindo os acontecimentos dentro e fora do livro que bastian o lê, o que complementa com um ar mais belo e fantasioso.

Um livro de belas proporções e interessantes personagens, conduzem o leitor a vivenciar e apreciar cada página deste livro. Sem dúvidas, uma história rumo à imortalização.

Maria Isabel 08/01/2010minha estante
Eu queria ler esse, mas não encontro... Lendo sua resenha fiquei mais interessada ainda!!!

celiabowen 19/01/2024

Nenhuma palavra minha vai ser o suficiente para descrever este livro. É um que você precisa ler para experenciar.

Gostei muito que este livro coloca em foco questões como leitor × história: não há história sem alguém para ler e não há leitor sem que haja história. É algo coexistente e dependente um do outro! E é muito legal como esse livro trabalha isso, dando "indiretas" que você está lendo a história de um menino que está lendo a história.

Outra coisa que gostei foi a ideia que passa de que nós e nosso mundo precisa de fantasia, se não ele é tomado pelo Nada. Assim, perdemos o brilho, a alegria e a vida se torna ordinária. Porém, desejar muito nos corrempe porque vamos sendo tomados por pensamentos de poder e glória que nos fazem esquecer a nós mesmos. Quem realmente somos.
Novamente, é algo coexistente.

Não se pode viver dentro de uma fantasia e esquecer de viver fora dela.

De todo modo, não existe fronteiras em Fantasia. Isso porque não se pode dar limites à imaginação e, por isso, histórias não tem fim.

Evelize Volpi 01/02/2021

Este livro é indicado para todas as idades, toca o coração da criança e do adulto.
Não importa quantos anos você tenha " A história sem fim ", "O hobbit ", As crônicas de Nárnia " Reinações de Narizinho" são livros que " devem ser lidos" pois nos transportam para outros mundos, onde o sonho, imaginação , esperança, bondade e a fantasia existem.
Livro que aquece o coração do leitor.
Recomendadissimo!?

Lilivitoria 15/01/2021

Amor e imaginação...
Esse livro é muito encantador e imaginativo. Ele conta a história de um menino chamado Bastian e esse garoto sofre bullying e tem péssimas relações familiares, porém ao ler o livro ,cada vez mais ele entra na história( literalmente)e também tem uma missão que só ele pode fazer .
Eu ameii esse livro achei muito criativo e para aqueles que são leitores atentos e críticos , nesse livro pode-se observar várias metáforas que podemos levar para vida e além de problematizar algumas situações cotidianas .
Para quem quer ler em inglês, a leitura é muito boa e aprende- se muita palavra e expressão nova, eu indico para um nível intermediário para avançado.

Super indico e acho que todos devem ler para não esquecer que imaginar não é só para crianças ,mas para todas as idades , porque lá no fundo sempre irá morar uma criança dentro da gente ...?????????

Sabrina 20/03/2021

O livro dos livros!
Uma jornada maravilhosa! Muita simbologia, muito fantástico! Você nunca sabe para onde cada capítulo vai te levar. Muito, muito melhor e mais emocionante que o filme! Realmente é uma História sem Fim, que está dentro de cada um de nós. Infelizmente, o livro termina, mas deixa sua marca!
Tem traços de Alice no País das Maravilhas, Senhor dos Anéis e A Viagem de Chihiro.
Recomendo demais!!!

Léo 26/10/2021

tive altos e baixos com esse livro, mas é uma história incrível, recheada de personagens incríveis numa ambientação fantástica
trata de poder, felicidade, imaginação e tudo mais.
com certeza recomendo.

Giovanna.Geraldo 16/09/2023

A História Sem Fim.
Que livro bom! Viciante! Não conseguia ler só um capítulo por dia, a história é interessante e me fez querer ler mais a cada página. O final foi épico. É um livro divertido, criativo e a cada página se tornava mais perfeito. É um dos meus favoritos facilmente. Achei tudo incrível e recomendo para todos!

Coruja 25/05/2011

Estou apaixonada. Simplesmente apaixonada. Quero partir para Fantasia. Quero viver aventuras ao lado de Atreiú. Quero voar aconchegada ao pescoço de Fuchur. Quero admirar a Imperatriz Criança, a Filha da Lua, Senhora dos Desejos, a dos olhos dourados. Quero contemplar Amargante e perder-me em sua biblioteca. Quero... quero...

Gostaria de saber porque não li esse livro antes.

Claro que assisti o filme. A História sem Fim é um clássico da Sessão da Tarde, tendo sido reprisado dezenas e dezenas de vezes. Bons tempos aqueles em que se revezavam O Feitiço de Áquila, Gremlins, O Jardim Secreto, A Princesinha... Curtindo a Vida Adoidado! Quero ser Grande, com sua inesquecível cena do teclado! Um Morto muito Louco! Goonies! De Volta para o Futuro! INDIANA JONES!!!!

Ok, deixa eu parar a sessão nostalgia por aqui, ou vamos ficar só nisso pelo resto do dia... Voltemos ao tópico principal... o caso é que, assisti o filme; como quase toda criança, queria um Falkor pra mim; mas não fazia nem idéia de que existia um livro com a história do filme – do contrário, teria procurado ele bem mais cedo...

História sem Fim será, sem dúvida, um dos livros que lerei para minha filha imaginária num futuro muito, muito distante (e imaginária, porque, a princípio, pretendo seguir o exemplo do Brás Cubas).

Bastian Baltasar Bux é um menino bastante comum. Ele não é particularmente inteligente, particularmente atlético ou particularmente popular. Perdeu a mãe não faz muito tempo e vive sozinho com o pai, que parece ter se anulado após a morte da esposa. Sofre constantemente nas mãos dos colegas de escola por ser gordinho e desajeitado. Como aluno, é apenas mediano, o que significa que não é um grande favorito dos professores, que também se comprazem em humilhá-lo em sala de vez em quando.

Até que, um dia, ao fugir dos colegas, ele acaba indo se esconder numa pequena loja, onde se depara com um velho resmungão... e um livro. Não um livro, na verdade, mas O Livro. A História sem Fim.

Se Bastian tem alguma paixão na vida, essa paixão são os livros... e as histórias. Aquele livro, com a promessa de uma história que nunca chega ao fim, encanta-o. E é assim que o garoto acaba por roubar o livro, enfiando-se no sótão esquecido da escola para poder lê-lo, crente que após sua transgressão, jamais poderá voltar para casa.

De certa forma, Bastian tem razão. Ao terminar sua leitura, ele estará completamente mudado. Dentro do livro, ele viveu muitas eras e muitas vidas. Ao voltar para casa, para sua vida de antes, traz consigo tudo aquilo que aprendeu em Fantasia.

É um processo parecido com o dos irmãos Pevensie, de Lewis: reis e rainhas de Nárnia, que acumulam a vivência que tiveram no mundo de Aslam à sua vida comum. São, todos eles, crianças com olhos que viram muito além de seus anos.

A História sem Fim são muitas histórias que se encontram – e algumas, deixadas a terminar, convidam o leitor a, como Bastian, participar da criação de Fantasia. Todos nós, ao acompanharmos as aventuras dele, de Atreiú e Fuchur; todos também damos à Imperatriz Criança um novo nome – e com isso resta assegurada a continuidade de Fantasia.

Faz-me lembrar de Peter Pan, pedindo que as crianças o ajudem a salvar Sininho: o bater palmas enquanto recita "eu acredito em fadas!" é um equivalente à necessidade do novo nome, e tudo o mais se resume à idéia de que precisamos crer para que o encanto resista.

É um livro de personagens apaixonantes, sem maniqueísmos, aberto a inúmeras, infinitas interpretações. Um livro para se ler e reler e continuar em nossa imaginação... uma história sem fim, sem barreiras, sem idades.

Eterna.

Evandro Luiz 15/08/2022

Favoritado
Li grandes partes com a minha filha e com certeza é um dos livros que entrará para o meu hall dos favoritos. Espero ansioso pela releitura dele. ?

Fred 10/07/2009

O começo é ótimo, o meio é bom e o final é entediante... mas os ultimos capitulos voltam a ser bons.