Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

Gustavim Barros 05/04/2022

Uma obra de terror de respeito
Não tenho uma vaga experiência na literatura de terror, na qual venho me aprofundando mais recentemente, mas já li clássicos como Drácula, Frankstein, It A Coisa, Nosferatu, etc... Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que Hell House, juntamente com O Iluminado, foram as obras de terror que mais me impactaram até agora. A casa do inferno desde o início tem um clima de tensão, a escrita do autor te deixa aflito de que algo vá acontecer a qualquer momento. Por mais que o final não seja tão surpreendente, a atmosfera do livro como um todo, é espetacular. Não sendo recomendado ler á noite! Hahahahaha

Bruno.Rodrigues 27/03/2022

O sobrenatural existe?
Acabei de ler e estou com tanta coisa na cabeça que mal caberia nessa resenha. Mas o foco aqui é falar sobre o livro, então vamos lá...

Adorei a bizarrices dos fatos. Não me importei muito com o alto teor sexual e grotesco, já que se encaixa no contexto da casa devido aos acontecimentos do passado.

O que deixou a desejar:
- O final
- O desenrolar de muitas cenas. Chega a ficar confuso em determinados momentos

Mas agora sobre tudo
O que a mente é capaz de transformar quando estamos perante há um local suscetível, carregado, repleto de violência e atos sexuais extremos?
Qual a diferença dessa casa para um templo onde demônios são retirados por um pastor todos os dias?
Ou de aparições e casos de terror contados por pessoas que moram no interior com tanta convicção, que assombra a maioria dos ouvintes?
Enfim...
Recomendo a leitura

MandinhaHP 21/03/2022

Um velho ricaço convida 3 pessoas, um cientista e 2 méduns a irem para uma mansão que é considerada a mais mal assombrada conhecida, para verificar se existe mesmo vida após a morte, e oferece uma boa grana para eles. O cientista Barret acaba levando sua esposa junto para o auxiliar.
A história nos prende muito, te deixa tenso, e sempre na dúvida de quem está certo. A leitura foi bem rápida, até curti o final.

Cristina117 21/03/2022

Para ser bem sincera esperava bem mais do final.
Já vi tantas histórias de casas mal assombrada que esse final foi bem fraco.
A história toda em si.

Ariadne 15/03/2022

A casa do inferno. Esse é o nome pelo qual é conhecida a Mansão Belasco, o local mais mal assombrado da Terra. Duas expedições já foram realizadas na residência, mas ambas acabaram de maneira trágica, com quase todas as pessoas envolvidas se matando ou ficando loucas.

Depois dos eventos que ocorreram na última expedição, em 1940, ela permaneceu fechada. Até que 30 anos depois, um milionário à beira da morte oferece uma enorme quantia em dinheiro para que uma nova equipe faça uma incursão ao local e prove se há ou não vida após a morte.

O grupo que aceita a empreitada é composto pelas seguintes pessoas: um parapsicólogo cético, que tem a convicção de que todos os fenômenos podem ser provados à luz da razão, o Dr. Barret, acompanhado de sua esposa Edith; Florence Tanner, uma médium espiritualista, que acredita piamente que seu fervor religioso irá salvar as almas atormentadas na casa; e Benjamin Fischer, também médium e a única pessoa a já ter ido ao local antes, e ter sobrevivido à experiência.

Como vocês perceberam, há personagens com crenças opostas, e é claro, eles se confrontam o livro todo. O autor usa a racionalidade furada de Barret para refutar as ideias ingênuas de Florence, e vice versa. Eu não tomei lado nenhum, porque, sinceramente, os dois são chatos e cabeça dura. Eles se recusam a ceder, e eu os enxerguei como duas faces de uma mesma moeda.

Diferente do que eu esperava, a história é muito mais sobre o mistério acerca da casa do que o terror em si. Mistério que ele soube utilizar muito bem por se passar em um mesmo cenário o tempo todo. O clima de suspense é constante, com algumas cenas muito angustiantes.

Infelizmente, duas coisas me incomodaram. Há vários trechos com apelo sexual que são desnecessariamente focados nas mesmas pessoas; e o final é frustante perto do que o livro vinha construindo até então.

Apesar disso, foi muito empolgante tentar descobrir os segredos ocultos em cada cômodo e corredor da mansão. Como o próprio nome diz, não há ler e sair de Hell House sem ser modificado. Para o bem, ou para o mal.

site: https://www.instagram.com/p/Ca75WPVPzmn/

Suéllen 14/03/2022

Achei a leitura um pouco cansativa a história começa a se desenvolver melhor pela metade do livro, aonde ele fica mais interessante, a história em si achei muito boa uma mistura de ficção científica com o mundo sobrenatural. O final deixou a desejar, eu esperava uma desenvoltura melhor

Felipe 10/03/2022

Pra quem procura uma história sobre um grupo numa desventura rápida numa casa mal-assombrada é um prato cheio. Era a minha expectativa e foi o que recebi. Longe de uma obra prima do terror ou algo que se aproxime de qualquer estudo de personagem, ele se garante nas situações de uma constância absurda que criam um ritmo muito mais rápido (num bom sentido) que a maioria. Consegue ser original dentro do clichê proposto, se isso faz algum tipo de sentido. Há uma teimosia dos personagens na defesa das crenças e opiniões fantasiadas de certezas, inclusive de visões opostas, que carregam a maior parte da trama. E quando tudo é verdade, nada é. Procurando pessoas possuídas, objetos voando pela sala, personagens de um senso crítico limitado, um toquezinho de mistério e violência? O livro é esse. Quer algo mais profundo, personagens mais desenvolvidos ou um terror mais pesado? Talvez essa não seja a melhor opção.

Silvana.Pereira 06/03/2022

Quatro pessoas são contratadas por um idoso milionário para investigar que existe vida após a morte, para isso os quatro deverão passar alguns dias na mansão Belasco, a casa do inferno. Essa mansão tem um histórico assustador de assombrações e assassinatos, quase todos que foram lá para investigar foram mortos pela casa. No grupo estão um físico investigador de parapsicologia, sua esposa, uma médium e o único sobrevivente da última investigação.

Cacau 05/03/2022

Adorei a dinâmica do livro, as dúvidas e o desenrolar final. Me surpreendeu e teve uma boa conclusão. Personagens interessantes.

Bruna Lima 01/03/2022

Adorei a proposta de como o sobrenatural/terror e a ciência são apresentados, e como estão ligados.

Ao longo da história vamos acompanhando a linha tênue entre o que é real ou não, e essa parte é bem interessante.

Cada personagem com sua peculiaridade colabora para que a história seja conduzida da forma como é.

Encontramos uma "típica" história de casa mal assombrada, mas muito mais do que apenas portas batendo e barulhos estranhos, em Hell House percorremos outras camadas, em que devaneios, medos, loucuras, erotismo e obscuridade estão imersos em cada espaço.

Algumas cenas podem causar incômodo, e isso pode ser algo intrigante, pois, sentimos o impacto que a "casa" pode causar.

A escrita do autor é muito fluida, e logo no começo esse consegue "ganhar" o leitor devido à forma como nos introduz na história.

A introdução e o extra da Darkside são maravilhosos e complementam a leitura de forma incrível.

Quanto a edição: linda, mas com alguns errinhos de revisão (não prejudicam a leitura), a capa dá a sensação de "frágil", mesmo sendo capa dura, talvez foi problema de lote.

Enfim, vale muito a pena a leitura!

Ana 28/02/2022

Tensão do começo ao fim
Matheson consegue manter o clima de tensão e perigo da primeira até a última página desse clássico de casas mal-assombradas.
O conflito entre as diferentes crenças de cada um dos personagens é ampliada e explorada pela casa, cultivando um clima de discórdia, confusão e medo.
Um clássico, realmente. Essencial para todos os fãs do gênero.

Andrea 26/02/2022

Um clássico das casas mal assombradas
O único defeito que encontrei nesse livro foi a demora em acontecer fatos assustadores, apesar do livro todo ser narrado em 7 dias. História clássicae sombria. Gostei muito.

Louie 24/02/2022

Acho que o principal ponto positivo do livro é que ele cumpre o que o título promete: a casa é realmente infernal. A história passada dela é muito interessante, e diferente de outros livros em que você fica esperando as coisas acontecerem e elas não vem, nessa aqui acontecem muitas coisas! São vários acontecimentos paranormais e se você for do tipo de pessoa que costuma ter medo com livro de terror, esse vai te dar bastante material pra isso (com direito ao clássico fantasma com lençol e tudo).
Apesar disso, a leitura não me prendeu e eu acho que a culpada foi a narrativa do Richard Matheson. Achei ela um pouco excessiva em detalhes desnecessários (do tipo "andou até a porta, abriu a porta, saiu do quarto, andou pelo corredor"). Por conta disso, mesmo as cenas de ação ficam um pouco arrastadas. Outro motivo foi que eu não gostei de nenhum dos personagens, não me importei com nenhum deles, e quando isso acontece a história não me prende.
Outro ponto desconfortável é que ele traz bastante conteúdo com teor sexual, o que não é ruim por si só, mas acho que o autor pesa um pouco a mão às vezes, ficando apelativo. Se ele tivesse escrito essas cenas com mais sutileza, deixando as coisas mais subentendidas talvez, teria ficado mais interessante e talvez até mais medonho.
Não gostei do final do livro também, achei muito arrastado.
E só pra finalizar, tem a quantidade absurda de erros de grafia. Infelizmente, o trabalho caprichoso da DarkSide no que diz respeito à aparência do livro não se estende ao texto (que é o mais importante, afinal).

vitoria.esteves 23/02/2022

Gostei muito do final desse livro, pois me proporcionou uma série de questionamentos. Florence e Barret são dois personagens de destaque na trama. Florence é uma médium e Barret é um parapsicologista, ambos com seus pontos de vista e crenças. Esses dois personagens são fechados e em momento algum tentam arrumar uma solução em conjunto para os eventos paranormais da Casa do Inferno... e claro, isso trás consequências ruins! O livro apresenta muito teor sexual, desde as ações que os personagens cometem, mas também a essência da casa e de seu dono no passado. Cada personagem me aparentou apresentar problemas em relação a isso, podendo servir assim de objeto para o mal proporcionado pelo ambiente. Uma boa história com elementos de terror e com uma escrita fluída e capítulos curtos. A edição da Darkside não é o ponto alto, apesar de possuir uma arte linda, a capa parece mais frágil que outras edições que possuo, além de diversos erros gramaticais... faltou uma revisão! E pelo preço que nós leitores estamos pagando, era de se esperar o contrário da editora.

Geovanna.Cookie 22/02/2022

Pessoas egocêntricas na Hell House
A mansão Belasco talvez seja a casa mal-assobrada com a história mais interessante que eu já vi. Não foi uma coisa ruim que aconteceu, foram milhares ao longo dos anos.
Mas o desenvolvimento foi meio frustrante, Barret em nenhum momento sequer cogitou estar errado, Florence até foi mais flexível mas foi extremamente sexualizada, Edith descobriu a própria sexualidade e surtou com isso, e Fisher só mostrou a que veio no fim do livro.
Enfim, vale a pena pela casa.