Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas
Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Daniel 20/06/2022

Uma aventura muito legal e cheio de estratégia, os mosqueteiros são fenomenais com todo o resto da história.

Arcanjo 11/06/2022

Muito bom, sem dúvidas um verdadeiro clássico.
Eu fiquei muito tempo sem atualizar aqui, pois nesse tempo fiquei sem telefone, mas esse livro me incentivou a voltar, não tem erro, um clássico entre os clássicos, toda a trama romântica, política e conspiratória é perfeitamente construída bem montada e apresentada. Perfeito sem mais

Edu021 01/06/2022

Os Três Mosqueteiros
Foi mais divertido do que esperava, pra dizer a verdade. Em alguns momentos achei os mosqueteiros meio bobocas mas, com o passar da história, vi que eram personagens bem mais profundos.

Rosita.Diamantopou 31/05/2022

Um clássico escrito em linguagem fácil, contando a célebra história dos três mosqueteiros Athos, Portos e Aramis e do jovem aspirante D Artagnan. É interessante como a real abordagem do escritor é diferente do que vemos nas adaptações cinematográficas, mais quixotescas e com finais felizes. No entanto, não é, em definitivo, uma história triste, mas uma demonstração de como a inteligência pode superar a malícia das intrigas da corte da época e ainda alcançar postos elevados, provando que a honestidade e a amizade são valores inestimáveis.

Rayanne48 27/05/2022

"Um por todos e todos por um!", essa frase não tem no livro
Os Três Mosqueteiros, romance escrito por Alexandre Dumas no séc.XIX, conta a história de quatro amigos mosqueteiros durante o reinado de Luís XIII, o Justo, no séc.XVII. Athos, Porthos e Aramis são os mosqueteiros que nomeiam o livro e que já são grandes amigos quando se deparam com d'Artagnan, um jovem recém chegado a Paris, corajoso, de pávio-curto, a quem falta muito bom senso (na minha opinião kk) e que sonha em se tornar um mosqueteiro também. A simpatia é quase imediata e o grupo se torna inseparável, (mesmo d'Artagnan não sendo mosqueteiro, servindo como guarda em outro regimento) vivendo diversas aventuras juntos e - como bem diz a sinpose da minha edição - lutando contra os inimigos da Coroa e da vida: Milady, linda, atraente e mortal; o Cardeal e seus guardas; e o excesso de vinho.

A única adaptação que já vi dessa história é o filme de 1993, que tem o Chris O'Donnell (D'Artagnan), ‎Kiefer Sutherland (Athos), Oliver Platt (Porthos) e o Charlie Sheen (Aramis), atuando no papel dos protagonistas e eu adoro esse filme, acho que os atores combinaram muito bem com seus papeis e foi difícil não imaginar eles durante a leitura. Mas fora isso, as histórias são completamente diferentes, embora mantenha o espírito da coisa.

Esse livro parece conter duas histórias, mas elas são uma só. Deixa eu explicar, no primeiro arco da história (vamos chamar de arco pra não confundir), d'Artagnan conhece seus amigos e inimigos e se envolve numa trama política do Cardeal contra a Rainha, tendo que ir secretamente até a Inglaterra para recuperar as agulhetas de diamante que foram presente do Rei. Temos duelos, sequestros, mocinhas apaixonadas, tramoias dos poderosos, enfim, todos os elementos de uma boa aventura. Aí esse conflito é resolvido, os mosqueteiros ganham suas recompensas, o Cardeal tem seus planos frustrados, e... a história continua. Apesar de não fechar todos os pontos, esse momento dá muito a sensação de fim, de encerramento, até porque depois disso se inicia outra aventura, inaugurada pela busca de equipamentos para os mosqueteiros. Nesse segundo arco, a história segue com as consequências dos acontecimentos do primeiro, vinganças são planejadas e inimigos que continuam livres cruzam e descruzam o caminho dos mosqueteiros, tudo isso enquanto acontece a guerra entre França e Inglaterra. Então o enredo está coeso, apesar daquele sentimento. Todavia, embora o Cardeal ainda seja o mandante inimigo, esse arco não envolve diretamente a corte francesa e por isso parece menos imponente em suas aventuras. A perseguição e embate entre os mosqueteiros e a perigosa Milady se torna o foco e a história toma rumos dramáticos, terminando enfim, numa nota mais triste do que o primeiro arco, já que houve baixas tanto do lado dos mocinhos, quanto dos vilões. Por isso, mesmo sendo uma só história, sinto como se pudesse dividi-la em dois livros diferentes.

Cheia de ação, romance e bom humor, a narrativa de Os Três Mosqueteiros cativa desde a primeira página e as notas de rodapé e as lindíssimas ilustrações dessa edição da Abril Coleções ajudaram a entender o contexto da obra e a aproveitá-la melhor. Adorei cada segundo que passei nesse mundo em que as pessoas se desafiam a duelar até a morte depois de terem esbarrado uma na outra, mesmo não concordando com muitas das atitudes dos protagonistas e achando que o final passou pano pro verdadeiro responsável.

Enfim, foi verdadeiramente uma aventura. E não, realmente não tem o famoso lema dos três mosqueteiros nesse livro, talvez nas sequências, Vinte Anos Depois ou Visconde de Bragelonne, que compoem a trilogia dos mosqueteiros.
Gabs 14/07/2022minha estante
Olha eu to lendo agora e a frase apareceu pra mim sim, mas meio invertida. Eles falam "todos por um e um por todos", mas msm assim falam kwjskaka vai ver depende da edição, pq a q você leu ta escrito "adaptado e ilustrado", ent devem ter tirado por algum motivo

Rayanne48 14/07/2022minha estante
Sim, eu achava que essa edição era completa, mas parece que cortaram um monte :/ Acho tão ruim quando fazem isso com um livro, mas pelo menos as ilustrações eram bonitas.

Gabs 14/07/2022minha estante
Pois é ent :/

Tiago Henrique 16/05/2022

Incrível!!!
Com mais essa narrativa incrível, Dumas me fez virar seu admirador. Eu tinha totalmente adorado 'O Conde de Monte Cristo', porém essa história de aventura me cativou.

Dumas apresenta um grupo de amigos, que em determinado ponto ja me sentia portando o uniforme daquela equipe de mosqueteiros. Athos, Aramis, Porthos e d'Artagnan. Eu me emocionei quando a amizade deles foi de fato concretizada. Todo aquele lance de "um por todos e todos por um".

Sim, os três mosqueteiros na verdade são quatro.

Um deles se torna o quarto durante a leitura, no início é apenas um soldado de outro regimento.

Uma narrativa extremamente gostosa de acompanhar, e por várias e várias noites não tinha a mínima vontade de largar. Porém era obrigado.

Dumas além disso, apresenta uma vilã típica de novelas das antigas. Cruel, manipuladora, cínica, falsa, narcisista e muito, muito inteligente. Era um conflito de muita repulsa e admiração pela personagem. Difícil não ficar impressionando pela sua inteligência.

Existe outro antagonista, porém Milady ofusca ele totalmente.

A trama tem várias tramas e subtramas, seria um ótimo enredo para uma série de TV, porém fico feliz só com o livro.

Se você quer começar a ler clássicos, creio que esse é um excelente começo.

Divertido, irreverente, bem-humorado. Uma perfeita história de aventura. ⚜

Bruno.Santos 14/05/2022

Uma aventura galante!
Foi uma leitura divertida demais, passear pelo período histórico do livro, tendo a companhia desses fidalgos tão divertidos.

Gabi 25/04/2022

A obra em si é interessante, mas o enredo chato demais. Os mosqueteiros só sabem duelar, perder dinheiro e se apaixonar a primeira vista. Única personagem interessante é Milady que, aliás, carregou o enredo nas costas.

Prico 11/04/2022

Muito divertido
Primeiramente li uma versão muito antiga, o que trás de chame se obtém em dificuldade nas letrinhas miúdas.
Atravessado esse pequeno problema, a história e maravilhosa trazendo divertimento e entusiasmo para os mais diferentes tipos de personalidades.
Mas não se engane apesar do articulador ser o Cardeal, o vilão, ou melhor vilã e a Milady. Personagem da alma tenebrosa sem escrúpulos e sem arrependimentos.
Terminei o livro querendo saber mais sobre esses 4 amigos tão diferentes e tão leais !
Vale cada página

Leya 07/04/2022

Clássico mais fluido do que imaginei
Precisei de alguns dias para falar desse livro porque foram dois meses de jornada e apesar da leitura ter sido muito mais fluida do que imaginei, não foi fácil ter ficado tantos dias com esses personagens.

@estantedamolina 05/04/2022

Gostei bastante da obra.
Uma história diferente e que tinha curiosidade de conhecer.
Passa num tempo antigo e por isso muitas coisas diferentes São retratadas.
Gostei bastante dos 4 principais e o desenrolar foi bom.

Lobinha Sincera 05/04/2022

Muito bom me fez ter muitas sensações diferentes de início as referências que o filme da Barbie, depois uma completa mistura de burrice dor de cabeça e inteligência

Joyce Chies 30/03/2022

Os três mosqueteiros de Dumas
Magnífica leitura! Um clássico facílimo de ler, contrariando a ideia de que os clássicos são massantes, complexos... Uma história com altos e baixos, muito divertida e com personagens que despertam ódio e amor no leitor.

Nem sei dizer quantas vezes quase morri de rir com o Porthos e o Aramis. Fiquei triste pelo Athos e angustiada com as presepadas do d'Artagnan...
O filme é muito bom, o da Disney, de 1993. Mas o livro é infinitamente melhor, como era de se esperar, né?! Enfim, com toda certeza vou ler "Vinte Anos Depois".

As notas explicativas dessa edição ajudam a entender o contexto no qual a história se passa.
Silvia363 31/03/2022minha estante
Também tive essa mesma sensação com o autor, em o Conde de Monte Cristo! Achava que por ser um clássico, de um autor francês , iria ser uma leitura penosa, e foi muito pelo contrário. Fica a dica para um próximo, se não tiver lido ainda !

Joyce Chies 31/03/2022minha estante
Obrigada, Silvia! Ainda não li "O Conde de Monte Cristo". Vou colocar na minha lista ??

Jabuticaba cacheada 27/03/2022

Guarana de açaí
Esse livro foi meu guarana de açaí, eu não sabia que era tão bom ate experimentar.
Ele é diferente de tudo que ja provei mas é maravilhoso, a leitura é fluida e gostosa e os momentos cômicos são tao sutis que apenas uma leitura atenta e imersiva consegue pegar.
Um pouco confuso em algumas partes, os amores são muito passageiros e os mosqueteiros muito brigões, mas são defeitos que nos fazem ama-los ainda mais.

Obs: Os 3 mosquiteiros na vdd faz parte de uma trilogia, portanto tem continuação dessa novela perfeita.