Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas
Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Eduardo.Staque 30/06/2022

Um dos livros mais divertidos que já li!
Mais uma vez Dumas me surpreendeu!

Uma aventura de capa e espada na essência, andamento e desenvolvimento, uma trama simples, escrita dinâmica e a surpresa de ser um pouco diferente do que eu imaginava por conta dos filmes e desenhos: são homens jovens e não prestam nenhum pouco kkkk (claro que temos que ler levando em consideração a época em que se passa a história).

Simples pelo enredo ser sobre 4 amigos (se tornam amigos durante o livro), que não são cardealistas e atrapalham os planos do senhor cardeal de controlar o rei, a França e aguerra; simples, direto, bem desenvolvido, com várias pequenas tramas no meio que vão acontecendo e são resolvidas rapidamente, com reviravoltas muito bem colocadas, fazendo com que você fique preso querendo ler e ler o máximo possível.

A escrita ser dinâmica, creio que se dá ao fato da forma como a história foi publicada: com muitos capítulos, capítulos curtos, descrições breves, porém detalhadas, e os diálogos muito bem construídos, tudo isso na forma de folhetim, sendo como um seriado, assim como foi depois com O Conde de Monte Cristo.

Mesmo sendo um livro “grande”, só senti uma certa lentidão apenas uma vez, mas que passou rápido e fui rapidamente recompensado pela leitura dessa parte “chata”.

Enfim, é um ótimo livro, e não tem como não dar 5 estrelas e espero ler Vinte Anos Depois em breve.

Ah! Se assistiram ao filme de 2011, saibam que ele até que é fiel, porém é só o começo do livro.

Camila 30/06/2022

uma boa leitura
igual ao filme. Bem legal. deu vontade de ler o livro original. meio estranho, mas faz sentido pela época que foi escrito. gostei.

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 01/07/2022

Esse livro ocupa agora o lugar do meu livro favorito. É simplesmente maravilhoso. Não esperava que tantas coisas fossem acontecer e, mesmo com uma história com muitos detalhes, nomes, lugares etc, essa leitura é simplesmente fantástica e nada arrastada. D'Artagnan tem um lugar especial guardado pra ele dentro do meu coração. Quanto a Milady espero que esteja ardendo no inferno.

Lorena252 07/07/2022

Os três mosqueteiros? Haha
Fiquei tão apegada a essa história, aos personagens, as aventuras, cada uma mais mirabolante que a outra ?? vou começar (Vinte anos depois) pois foram poucas páginas e ainda não deu pra mim ?

Maju 21/07/2022

Os três mosqueteiros
Eu li esse livro para um trabalho escolar eu não gostei muito, mas é um bom resumo da história original, não tem muito oque comentar.

Thalezito 25/07/2022

Um por todos e todos por um!
Os Três Mosqueteiros não é apenas um simples romance de capa e espada, ele é um livro de aventura e intriga, de amizade e traição, de amor e lealdade.

É um livro dinâmico e eletrizante, que te prende do começo ao fim, mas não peca pela superficialidade, pelo contrário, a amizade e lealdade que os mosqueteiros têm um pelo outro é inspirador e profundo.

Um livro excelente e muito divertido de se ler.

Vanessa.Mariano 27/07/2022

Um clássico... Dumas é sempre incrível de se ler , ainda que meu favorito ainda tenha sido o Conde de Monte Cristo,mas os 3 mosqueteiros tem uma narrativa envolvente , cheio de tramas , amores e aventuras , fala sobre tudo da lealdade e amizade dos 3 mosqueteiros e um jovem aspirante .

Gabs 30/07/2022

Sendo bem direta, é um livro que quando pega ritmo fica eletrizante e na reta final você não larga até terminar, mas tem certas partes que me deixaram com tédio.

O livro não deixa de ser muito bom. Eu amei a construção de personagens, PRINCIPALMENTE DOS VILÕES. Me deixa surpresa saber que um livro escrito no século 19, mas que se passa no século 17, tem como maior vilã e ameaça uma mulher. Eu achei inesperado o papel tão importante que uma mulher desempenhou numa época tão machista. (Não passando pano pra ela, lógico, tô dizendo que me admirei com a "fuga do óbvio" em um livro de 1800 e poucos, escrito por um homem).

A trama do livro vai sendo dita aos poucos. Não se pode dar uma sinopse exata sem acabar soltando alguns spoilers, pq a história é construída junto com o livro. Você vai juntando as peças e bum, tem uma trama a ser resolvida. Com vários problemas de várias outras "subtramas" que apareceram antes da história principal.

É um livro muito bom, eu recomendo pra quem gosta de clássicos.

Marcela204 02/08/2022

Os 3 que na verdade são 4 ?
Livro maravilhoso, favoritado e é isso kkkk
Achei que a escrita fosse ser complicada e densa, mas fiquei aliviada de perceber que é super tranquila. E passou longe de descrições cansativas de batalhas, amém Senhor!

Os personagens são o equilíbrio de sérios e divertidos, havia momentos que parava e começava a rir das coisas que faziam.

Adorei que as tramas vão se conectando e no final só deu Milady. Aliás que mulher demônio!

"-Adeus, condessa.
-Minhas recomendações ao cardeal - disse Milady
-As minhas a Satã - replicou Rochefort."

Isso já diz tudo sobre essa ilustre pessoa, mas o pior é que não dá nem pra odiá-la ?

Em suma, é uma ótima leitura, termino com grande carinho pelos personagens e feliz por finalmente dar essa chance ao autor e não sair decepcionada ??

Ari Phanie 27/08/2022

"Lutemos como mulher, minha força reside na minha fraqueza."

Eu conhecia Os Três Mosqueteiros desde a infância por causa das inúmeras adaptações que surgiram ao longo do tempo. Mas da obra literária que deu origem a todas elas só fui conhecer há poucos anos atrás. Apesar de gostar de ler livros que viram séries ou filmes, essa estava entre aquelas obras que eu não tinha nenhum interesse em ler. Mas depois da minha experiência com o incrível O Conde de Monte Cristo decidi ler Os Três Mosqueteiros e outros livros do Dumas também. Achei que seria muito difícil eu desgostar. Mas eis que tinha Athos, Porthos, Aramis e d’Artangnan no caminho.

O livro começou muito legal e tudo, tinha uma vibe de que ia entregar muita ação e aventura (e até entregou alguma), mas em 100 páginas tudo que o ocorreu mesmo foi uns homens de ego delicado que ficavam putinhos por qualquer esbarrão no ombro e iam duelar. Booooring zzzzz! Mas veio a recuperação, e o cenário de intrigas e mistério me ganhou. Só que eu não estava esperando não gostar dos mosqueteiros. E a razão é simples: eles não prestam. Eles só sabem enganar a mulherada, se achar superiores a todo mundo, maltratar a criadagem e arrumar briga com Deus e o mundo. Eles acham que seguem um código de honra perfeito, mas na verdade, são só bons assassinos que condenam e matam a seu bel-prazer. O único que demonstra alguma sensibilidade e empatia é d’Artangnan, mas eu tive outros problemas com ele. Já Athos, que é o meu preferido em várias adaptações acabou sendo o que eu menos gostei dos quatro. Uma decepção. Felizmente, o livro não gira ao redor apenas desses personagens. As personagens femininas acabaram fazendo a diferença para mim. Acho que a única coisa que critiquei quanto ao Conde de Monte Cristo foi a falta de uma personagem feminina de relevância, felizmente esse não é o caso em Os Três Mosqueteiros. Aqui temos duas, a sra. Bonacieux e a misteriosa Milady. Eu adoro a Constance Bonacieux em várias adaptações, inclusive na série da BBC, e gostei muito dela no livro, mas eu teria adorado que ela tivesse mais espaço na história. Assim como eu teria adorado que Milady também tivesse mais espaço, infelizmente essa última só aparece MESMO lá para as últimas 200 páginas, e apesar de pouco tempo na história, a mulher consegue ser mais relevante que alguns dos mosqueteiros. Sério! A Milady é a grande vilã da história, você n consegue gostar dela, mas a bicha é esperta, manipuladora e perspicaz. Não vou dizer q n foi interessante ler sobre uma personagem feminina cruel, o que passa longe dos tipos habituais usados na literatura do período, mas a Milady n era a única vilã da história, no entanto ela foi a única que pagou por seus crimes. O mandante saiu ileso, e ainda pareceu conquistar os mosqueteiros no final. E o outro criminoso que agia junto com a Milady ainda virou amigo do d'Artagnan, ora que legal, né!? Homens se unindo e as mulheres se f*dendo, nada mais realista que isso.

Além desse final decepcionante, mtos momentos foram monótonos, não me dava ânimo para ler quando focava nos mosqueteiros e no final das contas não foi a leitura que eu estava esperando. É um grande clássico, alguns momentos foram muitos legais, como as coisas relacionadas ao duque de Buckingham e à rainha, e tudo relacionado às duas mulheres principais da trama, mas a história não foi boa o suficiente para me conquistar. Eu gosto mais dos mosqueiros das telas de tv e cinema. Desculpa aí, querido Dumas.

Lukinhas_470 27/08/2022

Diversão do começo ao fim
Obrigado Alexandre Dumas e D' Artagnan, Porthos, Aramis e Athos, por essa aventura, misturando os conflitos e diversão.

Paloma.Ferreira 28/08/2022

Este clássico cheio de aventuras vai prender a sua atenção logo nas primeiras páginas. A tradução da zahar, como sempre impecável, ajuda a manter um ritmo compassado de leitura. Os 4 amigos, escudeiros, trazem muitas histórias e estórias para este enredo: romance, lutas, situação política, questões psicológicas, físicas e etc.