Os Três Mosqueteiros

Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Joyce Chies 30/03/2022

Os três mosqueteiros de Dumas
Magnífica leitura! Um clássico facílimo de ler, contrariando a ideia de que os clássicos são massantes, complexos... Uma história com altos e baixos, muito divertida e com personagens que despertam ódio e amor no leitor.

Nem sei dizer quantas vezes quase morri de rir com o Porthos e o Aramis. Fiquei triste pelo Athos e angustiada com as presepadas do d'Artagnan...
O filme é muito bom, o da Disney, de 1993. Mas o livro é infinitamente melhor, como era de se esperar, né?! Enfim, com toda certeza vou ler "Vinte Anos Depois".

As notas explicativas dessa edição ajudam a entender o contexto no qual a história se passa.
Silvia363 31/03/2022minha estante
Também tive essa mesma sensação com o autor, em o Conde de Monte Cristo! Achava que por ser um clássico, de um autor francês , iria ser uma leitura penosa, e foi muito pelo contrário. Fica a dica para um próximo, se não tiver lido ainda !

Joyce Chies 31/03/2022minha estante
Obrigada, Silvia! Ainda não li "O Conde de Monte Cristo". Vou colocar na minha lista ??

Jabuticaba cacheada 27/03/2022

Guarana de açaí
Esse livro foi meu guarana de açaí, eu não sabia que era tão bom ate experimentar.
Ele é diferente de tudo que ja provei mas é maravilhoso, a leitura é fluida e gostosa e os momentos cômicos são tao sutis que apenas uma leitura atenta e imersiva consegue pegar.
Um pouco confuso em algumas partes, os amores são muito passageiros e os mosqueteiros muito brigões, mas são defeitos que nos fazem ama-los ainda mais.

Obs: Os 3 mosquiteiros na vdd faz parte de uma trilogia, portanto tem continuação dessa novela perfeita.

Zaqueu 20/03/2022

Lealdade acima de tudo
O qual essa história é envolvente disso não tenho dúvida, a relação entre os 3 mosqueteiros e D'Artagnan é espetacular vemos a força que tem a união entre eles embora e o quanto Milady de uma forma muito bem desenvolvida pelo autor vai nos trazendo a sensação da humanidade corrompida em busca apenas do seu bel prazer e poder. Esse é do tipo de leitura que você passa horas sem se dar conta pois a história é muito envolvente e cada capítulo te chama mais adentro da história.

Ãlvaro.lis 26/02/2022

Os três mosqueteiros
Eu amei do começo ao fim! Livro perfeito leitura fácil e leve. Fiquei muito apegado aos personagens as aventuras dos mosqueteiros.
A história é incrível, com uma escrita fluída você vai ler sem parar, e com uma aventura instigante você vai ler até as últimas páginas. E em nenhum momento pense você que consegue prever o final dessa história, porque Ihe garanto que ele vai te surpreender.

Os três mosqueteiros é uma história cativante e não me arrependo de o ler nem por um momento, ele tem uma escrita leve e rápida, e não pense você que isso é um ponto negativo, talvez eu já esteja acostumado a ler livros grandes, pois eu amaria que ele fosse um pouco maior ou tivesse continuação ksks só pra ficar mais um tempo lendo essa história e passar mais um tempinho acompanhando os três ou quatro mosqueteiros.

Karisma 26/02/2022

A Fraternidade!
Esse livro esperava a quase um ano para ser lido, mas tinha certos receios de lê-lo. Acreditei que por ter uma noção da história, ela se tornaria menos interessante, pensei que desistiria da leitura e a deixaria inconcluída.

Mas pela segunda vez Dumas me surpreende, de início embora a leitura seja boa, não tinha me dado aquela ânsia por devora-lo. Mas quando a personagem da Milady, ganha seu protagonismo, se tornando uma vilã a altura daquele grupo de homens, a leitura simplesmente tomou um curso apaixonado.

E como escrevo essa resenho logo após termina-lo, posso dizê-los que me senti aturdida ao final, sem saber se essa fraternidade prosseguia e o que se derá daquelas de quem me afeiçoei. O livro, te deixa com a sensação de que aqueles amigos, são seus.

Talvez, seja a minha "ressaca literária". Mas queria um pouquinho mais.

Att.

Marcela290 21/02/2022

Varios duelos por motivos fúteis, mas não podemos negar a coragem de D'artangnan.
Da metade pra frente só da miledy kkk
Mas é uma boa leitura, você se envolve ao passar dos capítulos.

Livia.C 06/02/2022

Um por todos e todos por um
"Um por todos e todos por um" trecho que nunca sai das nossas cabeças e, que acredito eu, que sempre será lembrado.
A história é incrível, com uma escrita fluída você vai ler sem parar, e com uma aventura instigante você vai ler até as últimas páginas. E em nenhum momento pense você que consegue prever o final dessa história, porque lhe garanto que ele vai te surpreender.
Sempre assistir aos filmes e aos desenhos, mas dessa vez me desafiei a ler essa história que nos acompanha desde pequenas(os) e conhecer mais de perto o livro que fez " um por todos e todos por um" virar nosso jargão.
Os três mosqueteiros é uma história cativante e não me arrependo de o ler nem por um momento, ele tem uma escrita leve e rápida, e não pense você que isso é um ponto negativo, talvez eu já esteja acostumada a ler livros grandes, pois eu amaria que ele fosse um pouco maior, só pra ficar mais um tempo lendo essa história e passar mais um tempinho acompanhando os três ou quatro mosqueteiros.

Nicole.Souza 28/01/2022

Interessante para quem gosta de clássicos
Demorou muito para terminar essa leitura pois exige um pouco mais de concentração para entender o porquê que tal coisa ter acontecido. Sem falar dos duelos por motivos um pouco banais, porém tem algumas cenas engraçadas e um pouco previsíveis e outra bem tanto....

Gostei de ler esse livro e aprender um pouco sobre uma cultura e uma época diferente da minha :)

Izadora 27/01/2022

Eu amei do começo ao fim! Livro perfeito, leitura fácil e leve. Fiquei apaixonada pelos personagens e pelas aventuras do mosqueteiros.

Marcus.Vinicius 24/01/2022

Simplesmente Dumas!
Quem nunca ouviu falar dos Três Mosqueteiros, que atire a primeira pedra! Clássico absoluto da literatura mundial, vastamente adaptado no cinema, esse calhamaço de quase 700 páginas é uma excelente companhia para quem gosta de aventura e ação.

Entretanto, o livro traz muitas informações, personagens e eventos históricos ocorridos na Europa e especificamente na França no início do Século XVII (a história se passa em 1625), podendo, porque não, ser enquadrado como um romance histórico.

Não vou me ater quanto ao enredo em si, pois os nossos quatro heróis, Athos, Aramis, Porthos, e D'Artagnan se envolvem em intrigas e aventuras de todos os tipos, destacando ainda os personagens Milady e o Cardeal Richelieu.

Dumas é um mestre! Escrevia muito bem e o livro, que, apesar de ser grande, tem uma leitura fluida e prazerosa.

Lud 23/01/2022

Não era nada do que eu imaginava!
Embora, a história seja um clássico com adaptações para o cinema, teatro etc ...
Eu apenas conhecia a história por citações e referências outros contos criando um imaginário sobre a narrativa que se difere totalmente do exposto. Socando inclusive chocada com o desfecho da amada de D' Artagnan.
O que mais me chamou atenção na história foi a capacidade do personagem principal fazer amizade com seus inimigos demostrando grande carisma e capacidade de perdoar!

boemillys 20/01/2022

Todos por um
Excelente para se divertir lendo, o que é um talento de Dumas em suas narrativas. Aqui foi desenvolvida uma trama muito envolvente, como já havia contemplado em O Conde de Monte Cristo, e com uma vilã excepcional. É muito fácil de se afeiçoar aos personagens, o que me leva a acreditar que eventualmente lerei a continuação. Já sinto saudades dos meus mosqueteiros! :/

P.S. Senti um pouco de falta da psique, acho que os personagens poderiam ser um pouquinho melhor desenvolvidos.

Melimë 20/01/2022

Um por todos e todos por um!
Eu reli essa beleza na edição da Zahar de texto integral, comentada e ilustrada; e minha experiência foi mil vezes melhor do que a anterior, lendo a versão adaptada da LePm.
Nessa releitura me apeguei em todos os personagens, ao ponto do livro se tornar um dos meus favoritos da vida.
D'Artagnan é um protagonista extremamente carismático e inteligente e ao mesmo tempo em certos momentos dá pra perceber o quanto ele é jovem e inexperiente em relação aos outros.
Athos continua sendo meu mosqueteiro favorito, a definição de tall dark and brooding e bem, é disso que eu gosto, tenho uma vontade imensa de abraçar aquela pedra de gelo que por dentro é ainda o adolescente de coração partido.
Porthos e Aramis apareceram mais, e tiveram mais de sua personalidade percebida e apreciada por mim, especialmente Aramis.
Maz o que realmente me espantou na leitura foram duas coisas:
Milady é absolutamente a vilã mais bem construída que eu já li na vida. Eu genuinamente tive medo dessa mulher e da capacidade maligna dela diversas vezes durante a trama. Um literal demônio.
E a escrita do Dumas é perfeita. O humor é uma parte importantíssima do estilo dele, especialmente sarcástico. E eu absolutamente amei isso, me viciei completamente na escrita dele. Ao ponto de literalmente largar meus planos de leitura futura e tacar O Conde de Monte Cristo na minha biblioteca do kindle agora mesmo. Wish me luck!

Marcos 20/01/2022

O livro não é como sempre, igual aos filmes que vemos nas telas de cinema, com ação em capa e espada a todo momento. Chega ser em alguns momentos monótono, mas mesmo assim a historia nos prende do começo ao fim. Principalmente do meio para o final. Alexandre Dumas coloca personagens reais em seu livro, que fizeram parte da história. Todos deveriam ler.
Nota: 8.0/10.0

LER ETERNO PRAZER 18/01/2022

"Os três mosqueteiros" clássico da literatura universal, obra infantil juvenil, de aventura capa e espada. Escrita pelo grande escritor francês Alexandre Dumas. A história se passa na França do século XVII e narra a jornada do jovem gascão D'Artagnan e seus três amigos mosqueteiros: Athos, Porthos e Aramis.
Tudo tem início quando o jovem D'Artagnan parti de sua terra natal para França, mais precisamente para a cidade de Paris para realizar o sonho de se tornar um mosqueteiro do rei da França, Luíx XIII, assim como foi seu pai. Porém, durante um confronto, ele perde a carta de recomendação que deveria entregar ao comandante dos mosqueteiros. Mesmo diante desse obstáculo, o rapaz não desiste de seus intentos e jura vingança ao seu malfeitor. Antes de sua chegada a Paris, D'Artagnan ainda se envolve em mais confusões. Dessa vez com os três mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis. Ele é chamado para duelar com cada um deles. No entanto, prestes a iniciar os duelos, os quatro são surpreendidos por guardas do Cardeal Richelieu, inimigo dos mosqueteiros. Mesmo estando em menor número e contando com a ajuda de D'Artagnan, os mosqueteiros conseguem vencer e a partir daí inicia-se uma grande amizade, forte e leal, entre os quatro
Eu já conhecia a história dos três mosqueteiros de ver as várias adorações cinematográficas, mas nada se compara ao prazer de ter a história nas mãos e você se debruçar na sua leitura.
Toda narrativa é feira em terceira pessoa e essa escolha do narrador
onisciente nos dá a impressão de estar em uma conversa, onde alguém te conta uma história, revelando os fatos na medida certa, dessa forma o leitor fica totalmente envolvido na trama. A construção dos personagens é ótima e até mesmo os secundários são bem carismáticos e possuem importante papel na história. Os mosqueteiros, apesar de inseparáveis, têm personalidades distintas e essa parte do livro é fantástica, pois nos filmes não temos toda essa riqueza de detalhes. Apesar de boa parte da história acompanhamos D'Artagnan sozinho, em boa parte da história Athos, Porthos e Aramis meio que se escondem dentro do enredo, apenas esse detalhe que me fez tirar uma estrela na minha avaliação.
Em "Os três mosqueteiros" Dumas nós transporta para o reinado de Luís XIII, período que ficou caracterizado pelas guerras contra os protestantes franceses. Apesar da parte histórica onde o autor não se prende demasiadamente, ele molda seus personagens com liberdade, como o caso do Cardeal Richelieu, principal antagonista da trama. "Os três mosqueteiros" é uma leitura é extremamente agradável e envolvente, o leitor se vê envolvido em diversas situações, com cenas dramáticas e emocionantes, duelos, intrigas, romances e bravura, além de um toque divertido e muita amizade.