O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Desirre2 12/02/2024

"Se alguma vez nos visitar de novo, quando nossos salões se fizerem belos uma vez mais, então o banquete há de ser de fato esplêndido!"
Essa leitura foi uma verdadeira aventura. Tive que considerar a questão de linguagem da época, cujas invenções midiáticas ainda estavam engatinhando, portanto, a necessidade de descrever os cenários, a direção dos ventos, os sons audíveis ou não, ganharam um espaço importante na narrativa. Gostei do ritmo, apesar de parecer mais lento, e gostei da simplicidade do mapa que me guiou durante toda a leitura: a Borda do Ermo, Trevamata, a casa de Beorn, e assim por diante. Adorei o retorno do herói após sua jornada. Bilbo Bolseiro era de fato engraçado, meio atrapalhado, mas ao mesmo tempo sortudo em ter realizado tal viagem.

Yuri.Dourado 11/02/2024

Mesmo os dragões chegam ao fim.
"Assim, chega a neve depois do fogo, e mesmo os dragões chegam ao fim!"
Até o momento, nessa fase de releitura dos livros, permaneço com a sensação de que O Hobbit é o me livro favorito de Tolkien. Bilbo é, agora digo sem dúvida alguma, o personagem de fantasia que mais tenho carinho.
Bilbo tem um aspecto cru na experiência da leitura, ele não é um herói ideal. Ele sequer é um herói. Bilbo é um ladrão, e alcunha melhor não haveria para envolver seu título. No começo da narrativa não tinha certeza se queria essa aventura, já no fim foi ele quem a mediou. É o clássico: ?Dou um boi pra não entrar numa briga, e uma boiada pra não sair?.
Assim como a leveza dos seus pés e mãos silenciosas, a história segue. Não é uma leitura densa e cheia de pontos de atenção dobrados como o senhor dos anéis. É aquela narrativa para você ler em um final de semana descompromissado, acompanhada de qualquer bebida que combine com uma xícara. O Hobbit é um livro que eu repetiria várias na vida, aliás: O Hobbit é um livro que vou repetir várias vezes na vida.
Que o "mal do dragão" nunca nos assole.

Isaac267 11/02/2024

Tolkien, desculpa crítica seu universo, você é um gênio
Admito, eu fui uma daquelas pessoas que nunca leram e nem assistiram nada sobre o universo de Tolkien, mas críticava e falava que era entediante e chato.
Bom, em 2023 eu decidi dá uma chance e comecei a ler O Hobbit. E o que eu posso resumir da minha experiência lendo esse livro é: MÁGICO, INCRÍVEL, MARAVILHOSO E LINDO. Por mais que seja um livro infantil , O Hobbit é uma daquelas leituras gostosas de ler que você acaba nem percendo o tempo passar. Eu fiquei tão imerso que era como se eu tivesse ali, ao lado do senhor Bilbo, com os anões e o grande Gandolf.
Quando eu terminei de lê, simplesmente me vi chorando, me arrependendo de ter lido o livro tão rápido.

yasmim479 10/02/2024

Bilbo Bolseiro
J.R.R Tolkien com certeza é um homem incrível, criar um universo tão bonito quanto o de Hobbit e O Senhor dos anéis, além de muitos outros, de fato, não é pra qualquer um.

Bilbo Bilseiro com certeza consegue ser o querido de quem lê/assiste a obra, há quem diga que o livro é cansativo, cheio de detalhes, palavras difíceis etc... não julgo, mas a partir do momento que você consegue imergir na na história tudo fica mais leve e rápido os acontecimentos simplesmente te prendem.

Ou eu sou só uma amante das obras de J.R.R Tolkien que não consegue ditar defeitos que possam criticar de maneira ruim os contos deste homem.

Nickson.Marsari 10/02/2024

O Hobbit
Eu nunca tinha tido nenhum contato com o universo de senhor dos anéis, Nunca tinha Lido nada sobre e muito menos assistido qualquer um dos filmes da trilogia, então tudo oque esse livro representa foi uma total novidade pra mim, e cara, que novidade boa, o universo que o Tolkien construiu me deixou maravilhado, e o carisma dos personagens faz com que o leitor queira estar dentro da história participando da aventura.
Definitivamente vou Ler a trilogia do senhor dos anéis depois de ter acabado essa obra de arte chamada O Hobbit

RenanSantana1 09/02/2024

Fantástico
Li O hobbit pela primeira vez há dez anos. Nessa releitura redescobri muitos aspectos da obra que já havia me escapado. Tolkien escreveu um clássico da fantasia, que permanecerá assim para sempre.

Nim 08/02/2024

Uma aventura maravilhosa
Desde que comecei a ler me senti uma criança escutando uma história do avô Tolkien. A leitura é bem fluida e as aventuras te envolvem demais e cada personagem que aparece te cativa mais ainda e o que dizer de Bilbo?! Ele é o maioral e os anões uns bocós ?.

Lari.Rosendo 08/02/2024

De fato um hobbit atípico!
Bilbo vivia feliz e tranquilo em seu amado bolsão e nem em seus maiores pesadelos poderia imaginar que se tornaria um aventureiro de primeira categoria.
Cheio de coragem, planos mirabolantes, perigos iminentes, desaparecimentos devido seu anel mágico, conselhos excelentes e conversas com um certo dragão, o bolseiro agora era um gatuno diligente, e foi assim que viveu toda esse destino sendo muito apreciado e admirado por todos ao seu redor.
Depois de muito dizer que estava com saudades do seu bolsão e da sua despensa cheia, Bilbo retorna a sua querida casa repleto de novas experiências, que não teria vivido se não saísse de sua zona de conforto, e elas lhe fizeram não mais ser o mesmo hobbit de quando deixou seu pequeno bolsão para aquela terrível viagem.
Bilbo foi feliz. De fato um hobbit atípico!

Godofredo.Krozovw 04/02/2024

Mesmo que a história seja bem genérica(porque ela mesma influenciou muitas outras), é excelente a maneira que os cenários e situações em geral foram escritas, deixando O hobbit com uma imersão quase incomparável.

Sabrina.FAlix 04/02/2024

Uma leitura bastante divertida, se trata de uma ventura de anões e um hobbit que MTS vezes te deixa apreensivo, e que te promove boas risadas, não poderia ser menos que 5, história MT bem escrita e maravilhosa, com certeza lerei mais desse autor

Truta 04/02/2024

Resenha: O Hobbit
Esta fantasia única acompanha a inesperada aventura de Bilbo Bolseiro junto com seus novos amigos e o Mago Gandalf. Bilbo deve deixar o conforto de sua casa e embarcar em uma nova jornada com perigos iminentes, amigos de outras terras e um tesouro chamativo guardado pelo temível dragão Smaug.

O livro proporciona bons momentos que nos fazem refletir sobre amizade, lealdade e coragem. O protagonista é o espelho perfeito para refletir tais valores. Sr. Bolseiro começa a viagem como um Hobbit e termina como alguém completamente diferente. Parece que os perigos do inesperado nos fazem evoluir bastante!

Acredito que a leitura teria sido mais prazerosa em formato de audiolivro. São tantos detalhes que, em alguns momentos, me perdi na leitura, tornando-a cansativa. No entanto, é uma ótima história. Demorei para lê-la, e de certa forma, foi bom, pois senti que estava no mesmo ritmo dos personagens durante a jornada.

Ana 02/02/2024

Leitura deliciosa
John Ronald Reuel Tolkien foi um escritor, professor e filólogo britânico. Nasceu em 1892 e faleceu em 1973. O Hobbit, publicado em 1937, foi o primeiro livro que Tolkien escreveu e o início de seu grande universo literário. Aqui temos uma criatura pequena, menor e mais frágil que os anãos, preguiçosa, gentil e que adora conforto e comida. Um Hobbit chamado Bilbo, o bolseiro. Um belo dia um mago, Gandalf, aparece na sua porta com uma missão. Ajudar os anãos a recuperar seu ouro, roubado por um terrível dragão. Bilbo não quer ir, mas acaba arrastado para essa aventura onde descobre o valor da amizade, da coragem e da necessidade de sair da zona de conforto para amadurecer.
Temos aqui diversas criaturas mitológicas. Trolls, Orcs, Goblins, Elfos, Wargs e seres humanos.
O livro é uma delícia. Seguimos as peripécias que Bilbo e seus amigos se envolvem e as soluções que eles encontram para sair dos problemas. É divertido, mas com o passar das páginas vai ficando cada vez mais emocionante e épico. Leitura deliciosa.

Fernanda Sanches Terapeuta 02/02/2024

Um pacato Hobbit é "convidado" a participar de uma aventura na qual lhe proporciona experiências inimagináveis e riqueza, principalmente a riqueza de grandes amigos.

souraquel 01/02/2024

"Há mais coisas boas em você do que você sabe".
Revisitar as aventuras de Bilbo Bolseiro e seus amigos é, e sempre será, para mim, um grato reencontro! Apaixonante para as crianças, profundo e comovente para os adultos, ?O Hobbit? é uma daquelas histórias que jamais envelhecem, mas renovam-se e ensinam mais a cada leitura - e precisamente por isso é considerada um clássico. Dela, os pequenos adquirem o gosto pelas páginas, e os adultos redescobrem o entretenimento inocente e lições há muito tempo perdidas: que ainda há beleza nas pequenas coisas deste mundo, a despeito da maldade que nos rodeia; que a avidez por riquezas pode corromper até o mais nobre dos corações; que mesmo as criaturas mais vis são dignas de misericórdia; que os maiores atos de bravura podem vir de onde menos se espera; e muitas outras.

Para quem vive nestes tempos de culto às aparências, onde o que vale não é o ser, mas o parecer, o pequeno Bilbo é um farol que reconduz à sanidade: não tem a aparência de um herói, mas seu coração é maior que o de muitos cavaleiros. Eis aqui um livro que fica para sempre com o leitor e que tem o poder de levar das gargalhadas mais sinceras às lágrimas. Mais que recomendo!