O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

ACASO (Ana) 09/04/2024

Difícil de ler, mas muito reflexivo
Acho que o que nos deixa mais receosos com esse livro, é o quanto ele nos mostra que somos pecadores.

Erramos todos os dias, mesmo prnsando que estamos fazendo algo "pro bem". Ele nos leva por caminhos e diálogos que não queremos passar e nos exorta a buscarmos a santidade de Deus todos os dias.

Lerei novamente.

Maria15441 08/09/2022

Que livro edificante.
Acho q todo cristão deveria ler.
Ele trata da caminhada do personagem (Cristão) até a cidade celestial. De uma forma alegórica, trata-se da vida de todo cristão. E o livro mostra coisas que passamos a todo momento coisa que já aconteceram conosco, Eu li esse livro e vou reler novamente varias vezes!

Lore.dossn 18/07/2022

???
"Fala de onde vem, mas também para onde vai
O que deixa para trás, e o que busca quando sai.
Mostra bem todo o caminho e o cansar das pernas
Até chegar ao portão de glória e honra eternas."

> Como diz Spurgeon, o Peregrino é um dos mais belos poemas em prosa. É a jornada emocionante, profunda e envolvente sobre a caminhada do Cristão até as moradas eternas, uma longa jornada que todos os que encontram a Cristo passam, é reconfortante e fortalecedor ler sobre esse trajeto. John Bunyan despeja Bíblia em suas palavras, é maravilhoso!

Rafa_Books 29/03/2021

Como cristão somos estrangeiros, estamos aqui só de passagem. Ao longo do caminho surgem diversos desafios, mas é preciso Suporta-las E ter bom ânimo! E no final seremos recompensados pela nossa perseverança.

Claudio Stering 17/10/2020

Uma caminhada que faz refletir!
Esse foi um livro que achei que sua leitura seria chata e monótona, mas fiquei surpreso e vidrado na história a partir do primeiro capítulo.

Ele me fez refletir e enxergar por todas as situações vividas por Cristão em sua caminhada para cidade Celestial.

Cada nome de personagens e locais que apareceu durante história me levou para o nosso dia a dia espiritual.

A cada página que eu li, imaginei a história num mundo de fantasia e ao mesmo tempo com a realidade que temos no dia de hoje para nossa caminhada rumo a Cristo.

Já é um dos meus livros favoritos e também uma das melhores leituras de 2020.

Quero fazer sempre uma releitura e também ler sua continuação com o livro A Peregrina.
laloarauxo 17/10/2020minha estante
Eu descobri recentemente a continuação da história.
Pretendo adquirir em breve.
O Peregrino foi uma das minhas melhores leituras de 2020.

Akapohi 03/10/2023

Um verdadeiro clássico, muito bom de se ler, tão fácil.

A linguagem do livro é tranquila, qualquer um consegue ler. O conteúdo é leve, você lê sem dificuldade.

Gostei demais de como o autor descreve as coisas, sempre usando a bíblia de base, claramente. Perfeito!

Ótima leitura pra fortalecer a fé e refletir um pouquinho (ou muito) sobre a própria conduta. Diversas vezes me comparei com alguns personagens, a gente percebe nossas falhas aqui.

Recomendo demais essa leitura, meu pastor passou esse livro pros jovens que estão fazendo o discipulado e achei perfeito para a ocasião.

??

Bruna.Cristina 31/05/2023

Ótimo
O peregrino é um relato metafórico sobre diversos acontecimentos que afligi um cristão. Por exemplo, sentimentos de desespero e desconfiança.

Wan Waligura 06/03/2024

Gostei da ênfase no nome dos personagens, por exemplo, o sábio mundano vai na igreja da cidade moralidade (ele segue os padrões exigidos do mundo e frequente a igreja para ser ?correto?). Essas analogias nos fazem refletir. Porém da metade para o final do livro achei um pouco repetitivo a questão do Cristão se desviar do caminho.

Thalyta 27/04/2021

Ótimo!!!
Além de ser bonito é um livro maravilhoso cheio de ensinamentos
E com uma leitura contagiante.

Andressa.Silva01 31/01/2021

Gostei mais da memória afetiva que tinha dessa história, do que da própria história. É interessante mas não leria novamente.

Amanda3913 14/06/2021

Acordei e eis que tudo havia sido um sonho.
O livro é sobre a vida do cristão na sua jornada para o céu. A linguagem é alegórica e de fácil compreensão, os elementos e as lutas diárias do cristão descritas de forma simples. Várias partes do livro são baseados em versículos bíblicos. Com certeza merece a fama que tem.

Leo - Blog Livreiro. 21/08/2020

Descrição da caminhada cristã
A narrativa de O Peregrino é fascinante, pois ela descreve as dificuldades enfrentadas por aqueles que decidem ter uma vida voltada ao Cristianismo. Em muitos momentos nos encontramos como Cristão, o protagonista, diante da caminhada até o céu. Lutando, enfraquecendo, sofrendo, tendo de fazer escolha difíceis, porém, assim como ele confiou, nós também confiamos nessa promessa.

As ilustrações ajudaram a explicar os momentos da jornada do peregrino. Assim como os versículos mencionados embasaram pontos importantes da história, justificando atitudes dos personagens. Vale ressaltar que os nomes dados por John Bunyan às personagens e a alguns cenários foram muito acertivos, sendo fiéis ao seu significado.

Mesmo sendo um livro que atravessa séculos, permanece atual em sua essência. É uma leitura que nos faz refletir e nos edifica na paregrinação em busca da terra prometida. Sem dúvidas é essencial para todos os cristãos que amam literatura.

Gabriela 13/08/2022

Perfeito
Um dos livros cristãos mais lindos que já li, tão bem construído, cada detalhe lembra passagens bíblicas? perfeito!

Lorena 28/03/2021

Lançado em 1678 por John Bunyan. Ele foi um pregador puritano cristão e, por não ter sido ordenado pela igreja da Inglaterra, foi perseguido e preso por conta de suas pregações. E, durante uma dessas prisões, que durou doze anos, ele escreveu O Peregrino. O livro, que é um clássico britânico e o mais lido depois da Bíblia, é uma alegoria cristã.

A genialidade de John inseriu em personagens humanos e nos cenários, nomes sugestivos e, ao mesmo tempo, reflexivos. Cristão, seu personagem principal, é o peregrino. Nascido na Cidade da Destruição ele tem uma "revelação" e parte em busca da Cidade Celestial, deixando para trás filhos e esposa (que não acreditaram em sua visão e não o acompanharam). Ao longo do caminho ele tem vários encontros com personagens chaves e passa por provações em cidades que foram inseridas ali para realmente testarem sua fé e algumas poucas para o reconfortar e o encorajar a seguir.

Encontra-se com Evangelista que lhe dá um pergaminho para que apresente quando chegar aos portões celestiais e que também lhe diz para qual direção ele precisa ir. E então ele vai seguindo e tendo encontros. Com Fiel, com Bajulador, com Ignorância, com Esperançoso e tantos outros. Passa pela feira da Vaidade e pelo castelo do gigante e outros vários lugares.

O que torna O Peregrino e a jornada de Cristão um clássico é a maneira criativa, afetuosa e reflexiva que ele foi escrito. A história bíblica, muitos já sabem. Alguns por alto e outros tantos a tem decorada, mas a maneira como Bunyan narra e descreve cada passo do seu protagonista é o que mais conquista o leitor. Uma leitura interessante e leve para aqueles que professam sua fé e desejam seguir os passos de Jesus Cristo.

Jsiqueiras 23/01/2022

Vejo esse livro como o segundo obrigatório para que todo cristão leia em algum momento de sua vida.
O livro conta a trajetória de Cristão que está a caminho da Terra Prometida e nesse caminho se depara com situações que o farão escolher aquilo que ele quer no momento ou aquilo que ele terá no final da jornada.
Um livro para se ler mais de uma vez para não se esquecer do verdadeiro propósito.

Recomendo o filme depois da leitura