No mar

Resenhas - No Mar

1 | 2 | 3 | 4

Compre pela capa 07/01/2018

A SINGULARIDADE DO LIVRO "NO MAR", DE TOINE HEIJMANS
"No Mar" é um livro para se ler em algumas horas, como aconteceu comigo. Ele te impede de respirar antes de terminar a leitura.

Quase que literalmente.

A angústia sentida lendo ao livro é indescritível, mas mesmo assim, merece ser lido, com toda certeza.

ENREDO

A história nos conta sobre um homem na casa dos 40 anos, que se sentindo fracassado na empresa em que trabalha, resolve realizar seu sonho de velejar sozinho.

Ele diz a mulher que recebeu da empresa 3 meses sabáticos, para viajar e recolocar-se no lugar, pois sentia-se desvalorizado, em meio a colegas jovens que recebiam promoções que deveriam ser dele.

Partindo por 3 meses em seu veleiro Ishmael - homenagem ao personagem principal do clássico Moby Dick - nosso protagonista passa por inúmeros lugares diferentes e têm a oportunidade de conhecer muitas pessoas novas, mas prefere a solidão de seu veleiro, no mar.

"Se não fizer como combinado, eles arrastam meu barco para dentro. De volta às pessoas e suas coisas. Um barco pode zarpar, mas no fim tem que retornar a um porto. O mundo é assim. Os únicos barcos que permanecem no mar são os que naufragaram".

O enredo alterna entre presente e passado. No presente, podemos perceber que são as últimas 48 horas dessa viagem, em que a filha de sete anos do protagonista embarca com ele nessa aventura. Só os dois, pai e filha velejando da Dinamarca para a Holanda, onde ambos residem junto com a mãe e esposa, Hagar.

Desejando passar um tempo a sós com Maria, a filha de longas tranças loiras, ótima nadadora e muito inteligente, e sentindo a necessidade de ensiná-la a vida no mar longe das mesmices da terra firme, Donald, nosso protagonista, encontra uma forma para convencer sua mulher Hagar a concordar com essa "loucura", afinal, nunca havia velejado antes...

OPINIÃO

Mas porque então o livro te tira o fôlego e lhe proíbe de abandoná-lo antes de chegar ao fim? Por que no meio da viagem dos dois, a criança desaparece misteriosamente durante a noite.

Donald então, que seguia metodicamente passos para velejar corretamente, se vê numa situação inacreditável e aterrorizante: a perda de sua filha, que provavelmente caiu no mar.

A leitura se torna então, desesperadora, pois nos colocamos no lugar do pai que corre contra o tempo para tentar salvar a vida de sua filha de sete anos. Imaginamos o pior e depois o melhor, nos desesperamos e depois nos tranquilizamos, a leitura parece o balanço de um barco no mar.

Um detalhe interessante é que Donald foi inspirado em Donald Crowhust, um velejador inexperiente que acabou ficando louco depois de passar oito meses sozinhos no mar e morrendo, durante uma competição.

"Quando você não consegue mais raciocinar com clareza, o mar te arrasta com ele".

O que Donald mais queria era que essa viagem o mudasse, como marido, como pai, e como homem. E de um modo totalmente inesperado, isso aconteceu, a viagem o mudou completamente.

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Fred Ribeiro 12/07/2018

Viagem e leitura combinam muito!
Leitura leve e de fácil interpretação, conta a história da viagem de pai e filha, onde seus medos e emoções tomam conta do ser. Só lendo para entender. Final surpreendente! Vale a pena!

Cláudio Dantas 21/07/2018

A frase "Não sei o que pensar, só sentir" se encaixa perfeitamente no meu estado de espírito após terminar a leitura desse livro. Uma história tão simples que me causou muito impacto apenas pela forma com que foi contada. Esse é aquele tipo de livro que te faz formular trocentas teorias sobre o que pode ter acontecido, mas nenhuma delas é totalmente conclusiva.

O cenário por si só, onde a história se passa, já é angustiante: o mar. E o autor ainda consegue torná-lo mais sufocante e assustador. Tudo isso por causa da estrutura narrativa que ele escolheu para escrevê-lo. Só lendo para saber do que estou falando. E que final arrepiante. Literalmente arrepiante. E sinceramente não sei o que pensar...

Uma leitura que na minha cabeça tinha tudo pra ser despretensiosa mexeu comigo de uma forma que eu não esperava. Recomendadíssimo.

Georgeton.Leal 10/07/2019

Excelente tema, pouco aproveitamento
A trama possui um ótimo pano de fundo (paternidade e viagem pelo mar foi uma excelente junção), no entanto, a narrativa parece perder o ritmo em várias partes, o que não é compensado nem mesmo com a leve prosa de Heijman. Ao longo do livro tentei sentir empatia pelo protagonista, mas confesso que não consegui me ater a quase nenhum de seus sentimentos, ainda que os mesmos fossem razoavelmente críveis.
Creio que o autor poderia ter explorado um pouco mais a temática apresentada, uma vez que o texto passa uma visão um tanto rasa do ponto de vista do narrador em primeira pessoa (confesso que esperava mais densidade psicológica da parte de Donald). O final abrupto também deixou a desejar, dando a impressão de que faltou algo no último capítulo. Ainda assim, esse é um bom livro para ser apreciado sem muitas pretensões.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/12/excelente-tema-pouco-aproveitamento.html

1 | 2 | 3 | 4