A mão misteriosa

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mão Misteriosa

AquillaSantos 16/06/2023

Pensa em um livro pesado, enrolado. Levei quase 1 mês para terminar. Durante a leitura eu só pedia para que acabasse logo. O final não foi surpreendente, senti falta da Miss Marple, ela apareceu nos últimos capítulos e pouquíssimas vezes. Não recomendo este livro da Agatha m.

Babi 21/07/2023

É um livro diferente dos que eu estava acostumada da Agatha mas nem por isso deixou de ser mais instigante em ler e interessante,é o assasino no final? Nem em mil anos eu ia chutar q era a pessoa em questão

Geovanna.Cookie 22/06/2022

Não exatamente um caso de Miss Marple
Após se mudar para o interior em busca de se recuperar de um acidente, Jerry Burton e sua irmã Joana recebem uma carta com letras coladas (Precursora do que hoje associamos a serial-killers) que insinuava que eles não eram irmãos de verdade, e que viviam em pecado.
Os Burton acharam que essa brincadeira de maliciosa se dava pelo fato de serem recem chegados a cidade. Imagina sua surpresa ao descobrirem que todos na pequena cidade haviam recebido ao menos uma carta parecida e que, em breve, levariam a um crime.
Gostei muito da resolução, por mais que Agatha tenha esfregado as pistas na minha cara não soube quem era o culpado até o último segundo. Mas fiquei chateada com o fato de Miss Marple ter aparecido só no final do livro e nal teve falas, ela só resolveu o caso e foi embora.
Nesse caso teria sido melhor achar uma forma de Jerry resolver o mistério de uma vez, mesmo que sem a perspicácia da idosa.

Kérol 19/07/2023

Originalmente devo admitir que estava com uma expectativa alta para este livro, apenas pela simples menção da minha personagem favorita de Aghata, Miss Marple, e confesso por mais que sua falta tenho sido sentida, adorei o enredo misterioso sendo guiado na visão de uma outra personagem, adorei ainda mais caducar meu miolos tentando adivinhar quem seria o culpado das perturbações em uma cidade tão pacata.
Irei adimitir, estive errada quanto meu palpite, mas saí muito bem encantada com o final.

Ramon.Farias 30/06/2022

Um livro bom
Achei o livro bom , mas nada extraordinário , os personagens são interessantes só que achei que podiam ser melhores explorados. Miss Marple só aparece quando o livro está chegando no final . A resolução do crime não foi a que imaginei durante a leitura mas nada muito surpreendente !!

@vaisetratarleitora 11/07/2023

Surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 44º livro, publicado em 1942.

Essa é mais uma história com a Miss Marple como "protagonista", mas talvez o mais correto seria dizer detetive, visto que ela aparece muito pouco na história e quem realmente acaba sendo o foco do livro, são a dupla de irmãos Burton. Isso já aconteceu (e parece que é a forma da Agatha fazer as histórias da Miss Marple), como por exemplo no Assassinato na Casa do Pastor, que é o primeiro livro da Agatha onde a Miss Marple aparece. Eu esperava que ela fosse ganhar mais tempo de protagonismo ao longo das publicações da autora, mas até agora isso não aconteceu e é uma pena. Gosto mais de ver a Miss Marple nos contos do que em livros inteiros, pois nos contos, ela é a protagonista do começo ao fim, já nos livros, em geral, ela é um personagem secundário que só aparece de verdade mais no fim da trama, trazendo a resolução do mistério. Não gosto muito disso.

Agora falando sobre a história desse livro, eu gostei bastante. Temos um mistério intrigante com as cartas revelando os "segredos" das pessoas e seus desdobramentos, e você passa quase o livro inteiro desconfiando de tudo e todos, se perguntando quem estaria fazendo isso e qual o objetivo.

No fim, tudo é revelado e nada é o que parece, o que pra mim, foi muito surpreendente, pois eu nem cogitei desconfiar da pessoa e nem suspeitava de tudo o que ela já havia feito, embora eu sempre tente desconfiar de todos (mas isso é tão difícil!).

Eu gostei bastante do desenvolvimento, gostei dos personagens e até gostei médio do romance (a Agatha definitivamente é péssima em desenvolver romances, sempre são estranhos, mas esse, comparado aos outros, foi o melhor dela). O final me surpreendeu e o livro me prendeu do começo do fim.

Recomendo a leitura.
_____________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, e uma delas foi a Agatha Christie's Marple, onde foi adaptado boa parte dos livros da Miss Marple (e até livros onde ela não aparece, colocam ela). A série foi ao ar na Inglaterra entre 2004 e 2013, com cerca de 23 episódios. Ela é estrelada pelas atrizes Geraldine McEwan (2004 - 2009) e Julia McKenzie (2009 - 2013) no papel de Miss Marple.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 2° episódio da 2° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

Pra mim, essa adaptação foi de médio pra ruim. Mudaram a personalidade da dupla de irmãos protagonista, mudaram a personalidade da menina, mudaram várias coisas na história. Apesar de eu ter curtido o final, não gostei de como fizeram o desenvolvimento e a adaptação.

Nota 2/5

Soos 01/06/2023

Mais Agatha
Como sempre gosto muito da escrita de Agatha, e com certeza essa história e maravilhosa como as tantas outras que ela escreveu, porém senti falta de mais assassinatos e pistas, um pouco mais de mistério que enche os seus outros livros. Esse livro, meu deu uma ideia de uma vizinha fofoqueira e não um mistério da Agatha

ClaudiaNaiNeves 17/07/2022

E a velhinha serelepe ataca outra vez
Por onde começar? Esse livro é bem diferente dos outros que li da Agatha mas na mesma dose de mistério. Gostei muito do fato de ser um caso mais simples e fácil de resolver, apesar de nunca imaginar quem realmente é o autor das cartas misteriosas.

Miss Marple como sempre chega quietinha, como quem não quer nada e prova que uma velhinha fofoqueira é muito mais eficiente que uma equipe de polícia. Amei os personagens, as intrigas, o mistério e a resolução.

Agatinha mandou bem demais, como sempre e até agora, esse é meu segundo livro favorito dela. Não é surpresa pra ninguém que Agatha é minha autora favorita e ela segue mantendo sua posição firmemente. Ansiosa pra comprar mais obras dela.

Daiana 30/07/2022

Mais um dela pra conta.
Mais uma vez errei o Assassino, aí que raiva, mas também né Ágatha você não ajuda a gente, eu tinha certeza do assassino e no final ela faz uma reviravolta tão grande que o meu suspeito acaba ajudando a capturar o verdadeiro assassino, é pra acabar mesmo.
Ah, a Miss Marphel aparece quase no finzinho do livro e sim ela que desvenda o assassinato.
Amei o livro.

georgia.aliperti 07/09/2022

Só terminei porque comecei
Tive muita dificuldade de prender minha atenção nesse livro, porque a história não tem muito dinamismo. O livro até tem alguns personagens legais, mas o final foi fraco.

Isabelly 11/10/2022

Leitura rápida e deliciosa! Aquele misteriozinho que parece cheio de complexidade e camada até que uma senhorinha surge com a solução simples bem na nossa cara.

Thaisssssssssss 16/09/2023

"Onde há fumaça, há fogo."
Para começar, achei essa leitura muito agradável e diferente das outras obras da Agatha. Foi o primeiro dela que li, que tem a Miss Marple e não o Poirot.
Notei também, uma escrita mais jovial, com os protagonistas sendo pessoas mais jovens e brincalhonas. Não achei tão bom quanto as obras com o Poirot, um pouco sem sal, talvez; mas é preciso sair da zona de conforto.

vavawttz 07/08/2023

Mano
Honestamente, Agatha Cristie é ótimo. cara, que livro pfrto!! tô chocada...no inicio parecia super enrolado e chato, mas me supreendeu. eu suspeitava da Megan, mas comecei a gostar dela!! enfim, eu achei que algumas coisas passaram em branco e sem explicaçao, mas nn me importei com isso nn. necessito de mais.
LEIAM!!