A mão misteriosa

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mão Misteriosa

Vinicius39 24/02/2021

Acho que perdi minha referência ao analisar uma obra da Agatha.

Li seus melhores livros primeiro.. eu acabo esperando me surpreender ao máximo como ocorreu em outras obras da autora e por fim fico apenas contente por ter lido uma boa história mas que percebi qual seria o final antes de ser entregue.

Mas não deixa de ser um ótimo livro com uma ótima história.

Sarah 09/03/2021

E mais uma vez fui enganada...
De novo, mesmo atirando para todos os lados, errei completamente o alvo. Deve ser ótimo ser a Agatha Christie, com uma linha de raciocínio tão peculiar.

Esse é um bom livro, um bom mistério. Talvez um tanto simples, diante de outros que já li dela, mas gostei mesmo assim. Só fiquei um pouco chateada de Miss Marple ter um papel tão ínfimo por aqui.

NIX 09/05/2021

Eu não li muitos livros da Agatha, porém, não acho que será um dos meus favoritos.

Samíli 14/05/2023

Uma leitura bem leve,amei este livro,até agora foi o mais fofo que li dela,mesmo que o assunto dele seja assassinato!

Alê 07/04/2023

Leitura gostosa!
Amo os livros da Agatha, então sou sempre suspeita de falar. A leitura de ?A mão misteriosa? é simples, cativante e rápida. O livro em si é bom, mas senti falta de mais parte com Miss Marple. Não tinha lido ainda nenhum com ela, só com o Poirot e ele sempre se mostra presente na história. Nesse, achei que a Miss Marple apareceu muito sutilmente. Mas gostei do livro e do desfecho.

AquillaSantos 16/06/2023

Pensa em um livro pesado, enrolado. Levei quase 1 mês para terminar. Durante a leitura eu só pedia para que acabasse logo. O final não foi surpreendente, senti falta da Miss Marple, ela apareceu nos últimos capítulos e pouquíssimas vezes. Não recomendo este livro da Agatha m.

Geovanna.Cookie 22/06/2022

Não exatamente um caso de Miss Marple
Após se mudar para o interior em busca de se recuperar de um acidente, Jerry Burton e sua irmã Joana recebem uma carta com letras coladas (Precursora do que hoje associamos a serial-killers) que insinuava que eles não eram irmãos de verdade, e que viviam em pecado.
Os Burton acharam que essa brincadeira de maliciosa se dava pelo fato de serem recem chegados a cidade. Imagina sua surpresa ao descobrirem que todos na pequena cidade haviam recebido ao menos uma carta parecida e que, em breve, levariam a um crime.
Gostei muito da resolução, por mais que Agatha tenha esfregado as pistas na minha cara não soube quem era o culpado até o último segundo. Mas fiquei chateada com o fato de Miss Marple ter aparecido só no final do livro e nal teve falas, ela só resolveu o caso e foi embora.
Nesse caso teria sido melhor achar uma forma de Jerry resolver o mistério de uma vez, mesmo que sem a perspicácia da idosa.

Ramon.Farias 30/06/2022

Um livro bom
Achei o livro bom , mas nada extraordinário , os personagens são interessantes só que achei que podiam ser melhores explorados. Miss Marple só aparece quando o livro está chegando no final . A resolução do crime não foi a que imaginei durante a leitura mas nada muito surpreendente !!

Soos 01/06/2023

Mais Agatha
Como sempre gosto muito da escrita de Agatha, e com certeza essa história e maravilhosa como as tantas outras que ela escreveu, porém senti falta de mais assassinatos e pistas, um pouco mais de mistério que enche os seus outros livros. Esse livro, meu deu uma ideia de uma vizinha fofoqueira e não um mistério da Agatha

ClaudiaNaiNeves 17/07/2022

E a velhinha serelepe ataca outra vez
Por onde começar? Esse livro é bem diferente dos outros que li da Agatha mas na mesma dose de mistério. Gostei muito do fato de ser um caso mais simples e fácil de resolver, apesar de nunca imaginar quem realmente é o autor das cartas misteriosas.

Miss Marple como sempre chega quietinha, como quem não quer nada e prova que uma velhinha fofoqueira é muito mais eficiente que uma equipe de polícia. Amei os personagens, as intrigas, o mistério e a resolução.

Agatinha mandou bem demais, como sempre e até agora, esse é meu segundo livro favorito dela. Não é surpresa pra ninguém que Agatha é minha autora favorita e ela segue mantendo sua posição firmemente. Ansiosa pra comprar mais obras dela.

@vaisetratarleitora 11/07/2023

Surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 44º livro, publicado em 1942.

Essa é mais uma história com a Miss Marple como "protagonista", mas talvez o mais correto seria dizer detetive, visto que ela aparece muito pouco na história e quem realmente acaba sendo o foco do livro, são a dupla de irmãos Burton. Isso já aconteceu (e parece que é a forma da Agatha fazer as histórias da Miss Marple), como por exemplo no Assassinato na Casa do Pastor, que é o primeiro livro da Agatha onde a Miss Marple aparece. Eu esperava que ela fosse ganhar mais tempo de protagonismo ao longo das publicações da autora, mas até agora isso não aconteceu e é uma pena. Gosto mais de ver a Miss Marple nos contos do que em livros inteiros, pois nos contos, ela é a protagonista do começo ao fim, já nos livros, em geral, ela é um personagem secundário que só aparece de verdade mais no fim da trama, trazendo a resolução do mistério. Não gosto muito disso.

Agora falando sobre a história desse livro, eu gostei bastante. Temos um mistério intrigante com as cartas revelando os "segredos" das pessoas e seus desdobramentos, e você passa quase o livro inteiro desconfiando de tudo e todos, se perguntando quem estaria fazendo isso e qual o objetivo.

No fim, tudo é revelado e nada é o que parece, o que pra mim, foi muito surpreendente, pois eu nem cogitei desconfiar da pessoa e nem suspeitava de tudo o que ela já havia feito, embora eu sempre tente desconfiar de todos (mas isso é tão difícil!).

Eu gostei bastante do desenvolvimento, gostei dos personagens e até gostei médio do romance (a Agatha definitivamente é péssima em desenvolver romances, sempre são estranhos, mas esse, comparado aos outros, foi o melhor dela). O final me surpreendeu e o livro me prendeu do começo do fim.

Recomendo a leitura.
_____________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, e uma delas foi a Agatha Christie's Marple, onde foi adaptado boa parte dos livros da Miss Marple (e até livros onde ela não aparece, colocam ela). A série foi ao ar na Inglaterra entre 2004 e 2013, com cerca de 23 episódios. Ela é estrelada pelas atrizes Geraldine McEwan (2004 - 2009) e Julia McKenzie (2009 - 2013) no papel de Miss Marple.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 2° episódio da 2° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

Pra mim, essa adaptação foi de médio pra ruim. Mudaram a personalidade da dupla de irmãos protagonista, mudaram a personalidade da menina, mudaram várias coisas na história. Apesar de eu ter curtido o final, não gostei de como fizeram o desenvolvimento e a adaptação.

Nota 2/5

Daiana 30/07/2022

Mais um dela pra conta.
Mais uma vez errei o Assassino, aí que raiva, mas também né Ágatha você não ajuda a gente, eu tinha certeza do assassino e no final ela faz uma reviravolta tão grande que o meu suspeito acaba ajudando a capturar o verdadeiro assassino, é pra acabar mesmo.
Ah, a Miss Marphel aparece quase no finzinho do livro e sim ela que desvenda o assassinato.
Amei o livro.