A mão misteriosa

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mão Misteriosa

Mari 12/01/2013

Jerry Burton está se recuperando de um acidente, e por orientação médica, vai passar uma temporada em Lymstock, uma pequena cidade do interior da Inglaterra, na companhia de sua irmã Joanna. Logo os irmãos recebem uma carta anônima, com insinuações grosseiras sobre o verdadeiro relacionamento deles, e acabam descobrindo que diversas dessas cartas maldosas andam circulando pela cidadezinha, gerando desconfianças entre os moradores. O clima vai ficando mais e mais tenso até culminar em um suicídio e um brutal assassinato. As suspeitas aumentam e somente Miss Marple consegue descobrir a verdade.

Com certeza é um dos melhores livros da Agatha Christie que li. Os fatos são narrados pelo personagem Jerry, e a leitura cativa desde a primeira página. Jerry vai despertando a nossa curiosidade, aumentando nossas suspeitas, mas sempre nos levando na direção totalmente oposta ao do verdadeiro criminoso. O diferencial nesse livro é que ele dá um bom destaque à análise dos personagens, além de ter um toque de romance que deixou ele bem interessante. Só achei estranho que Miss Marple só surge lá no finalzinho do livro, mas como sempre em grande estilo.

Rafael 18/03/2013

Agatha é mesmo a rainha do crime. Nesse livro, narrado em primeira pessoa por um dos personagens da trama, a grande investigadora Miss Marple ajuda a desvendar o caso da Mão Misteriosa e os crimes que o acompanharam. Alguma pessoa, na pacata Lymstock dos anos 40, estava escrevendo cartas anônimas com conteúdos acusadores, desmoralizantes e revoltantes para a população da cidade. Conforme se vai traçando a personalidade do autor dessas cartas, vai-se restringindo o campo de suspeitos, mas ao final, Miss Marple surpreende mostrando que o autor pode ser bem diferente do que se pensava.
Uma história muito legal e instigante no melhor estilo Agatha Christie, que, sem dúvidas, vale muito a pena conhecer.

Samíli 14/05/2023

Uma leitura bem leve,amei este livro,até agora foi o mais fofo que li dela,mesmo que o assunto dele seja assassinato!

Soos 01/06/2023

Mais Agatha
Como sempre gosto muito da escrita de Agatha, e com certeza essa história e maravilhosa como as tantas outras que ela escreveu, porém senti falta de mais assassinatos e pistas, um pouco mais de mistério que enche os seus outros livros. Esse livro, meu deu uma ideia de uma vizinha fofoqueira e não um mistério da Agatha

survivepines 22/04/2020

esse eh o terceiro livro da agatha que termino e o meu favorito ainda é o "um passe de mágica" , esperava mais da marple aparecendo mas ainda é uma história sensa

Ana Clara 10/05/2020

Um livro bem intrigante com muitos personagens que apresentam diferentes jeitos e pensamentos.

Kamilla 24/03/2023

Sumida
Esse mistério teve bem pouco de Miss Maple e bastante de Jerry Burton - o personagem que funciona como o fio condutor da trama - e como na maior parte dos livros de Agatha que seguem o pov de um terceiro, alheio ao crime e sem ligação direta com a investigação, esse livro perdeu minha atenção em alguns momentos, principalmente quando Jerry se perdia em suas próprias resmanescencias.

Achei a irmã dele e Megan personagens mais interessantes, porém pouco exploradas, já que estão restritas a lente da opinião de Jerry sobre elas.

A revelação do assassino me pegou de surpresa, já tinha lido o livro há muito tempo e me esquecido de quem era, e me surpreendi novamente no momento da grande revelação, ponto para Agatha Christie.

Minha única ressalva é que gostaria de uma presença maior de Miss Maple.

Vinicius39 24/02/2021

Acho que perdi minha referência ao analisar uma obra da Agatha.

Li seus melhores livros primeiro.. eu acabo esperando me surpreender ao máximo como ocorreu em outras obras da autora e por fim fico apenas contente por ter lido uma boa história mas que percebi qual seria o final antes de ser entregue.

Mas não deixa de ser um ótimo livro com uma ótima história.

Sarah 09/03/2021

E mais uma vez fui enganada...
De novo, mesmo atirando para todos os lados, errei completamente o alvo. Deve ser ótimo ser a Agatha Christie, com uma linha de raciocínio tão peculiar.

Esse é um bom livro, um bom mistério. Talvez um tanto simples, diante de outros que já li dela, mas gostei mesmo assim. Só fiquei um pouco chateada de Miss Marple ter um papel tão ínfimo por aqui.

NIX 09/05/2021

Eu não li muitos livros da Agatha, porém, não acho que será um dos meus favoritos.

Sha 09/03/2023

Talvez se eu tivesse uns 14 anos, aproveitaria melhor...
Achei a história bem clichê haha! Mas acredito que para a época que foi escrita, não deveria ser, hoje estamos habituados a ver enredos assim.