O vilarejo

O vilarejo Raphael Montes

Resenhas - O Vilarejo

Brenda531 30/03/2024

Macabro. Bizarro.
Queria dizer que não sou fã de livros de terror, mas, por incrível que pareça, surpreendi-me. Eu gostei. Não seria um livro que voltaria a ler, pois não é meu estilo, mas ainda assim foi muito prazerosa a experiência dessa leitura.
Li este livro para o encontro de Abril do Clube de Leitura.
É um livro bem real que transparente a face mais cruel do homem e seus pecados.
Uma frase que resumiria o livro para mim seria "O homem é o lobo do homem".
Na história da inveja, julguei a Vonda como boca aberta e quem saiu boca aberta fui eu (risos).
A maior reflexão que me fica é: até onde foi imaginação do Raphael Montes e até onde foi real? Fica a questão.
Talvez, nunca saberemos o ponto final.

Luana | @leiturasdaluu 30/03/2024

Esperava mais!
Não é um livro ruim mas também não é Excelente, mas não parecia um livro do Raphael Montes, tudo bem que esse é o primeiro, mas achei ele meio termo. Tá com ressaca literária ? Pega ele p/ ler, é super rápido !!

Itsgbrl 30/03/2024

Foi o primeiro livro do Raphael Montes que eu li e já amei, não dou 5 estrelas pois o livro é um livro de terror mas não chegou a me assustar, foi até fácil de ler, esperava mais mas não deixou a desejar.
Dolapci 30/03/2024minha estante
Eu li pensando num livro de suspense, sem necessáriamente o tetris, e gostei muito de como a história se conectou no prefácio ao posfácio.

tavim 30/03/2024

O Vilarejo, de Raphael Montes
O horror está no humano, que se devora enquanto aumenta sua fome. por si só basta quanto ao mal que o cutuca, uma brasa já acesa que incendeia à oportunidade de se alastrar. diferente do bem, que exige esforço e prática, a crueldade ronda já disposta a recompensar, e beneficia à vista cada ato de ruindade. mas o mal tem boa memória e cobra sempre, sempre com preço de sangue --- o seu, dos outros, de todos.

raphael montes brinca e dá umas pitadas de realidade ao iniciar e fechar o vilarejo. com 7 histórias que se ligam de alguma forma, ele mostra a maldade em variadas formas que dizem mais sobre o ser humano do que entidade. são histórias de terror em que as pessoas manifestam o que tem dentro de si, criando uma degradação em que elas mesmas se colocam; há aí apenas um empurrãozinho vindo de fora.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: tavim.com.br

LiaJu. 30/03/2024

O vilarejo
Que livro incrível!! O livro é bem curto e direto, mesmo assim traz uma história bem longa, nem parece que só tem 96 páginas.
Me apaixonei por esse gênero literário. Conheci esse livro em 2022 na escola (e foi um professor que indicou), onde li só um conto do livro. Não imaginava o quão bom é.
O livro é dividido em 7 contos onde cada conto esta ligado a um pecado capital, q conta a história de habitantes do vilarejo, um com ligação ao outro. E o final NOOSSA!!!

Michelini 30/03/2024

I ?? Raphael Montes
É incrível como esse cara faz tudo ser incrível, tudo se junta de forma tão sútil, mesmo os contos não tendo ordem eles se encaixam perfeitamente

Tata 30/03/2024

Todos os contos me surpreenderam bastante, foram além da linha do óbvio. Achei o conto "Lúcifer" o mais assustador, e o "Asmodeus" o que me deixou mais desconfortável
le.pe 31/03/2024minha estante
Boy, duas pessoas de fora curtiram
2 pessoas viram essa foto horrível ???

Thaís 30/03/2024

Acho que só preciso dizer uma coisa: esses contos me deram um certo desconforto estomacal. E não é para menos, não há filtros para o leitor.

Wendel.Bispo 30/03/2024

Macabro, visceral, mas direto: o mal é o ser humano.
O livro é curto, dá para ler em poucas horas, mas é bem profundo e direto para chegar no seu objetivo final: mostrar que toda maldade que ocorre no vilarejo é culpa dos próprios moradores.

O livro é separado em contos bem curtos, cada um remetendo a um pecado capital, que estão interligados entre si de maneira explícita e alguns detalhes implicitamente, que são revelados no último conto (recomendo deixar o último da ordem que vem no livro para o final).

O livro é bem à la Raphael Montes: macabro, crue, com violência gráfica explícita e trata de temas que podem gerar gatilhos em algumas pessoas: Quem já leu algum livro do brilhante autor brasileiro sabe o terreno que está adentrando. Para quem é novo: cuidado, talvez seja melhor você separar um copo d'água para te acompanhar na leitura, rs.

Brincadeira à parte, é um ótimo livro, com um excelente suspense, um toque de crueldade e que nos faz refletir sobre até onde o ser humano pode chegar quando se está no seu limite físico e psicológico? Até onde você, caro leitor, mantém sua moral, ética e "humanidade" quando submetido a situações extenuantes e que ameaçam a sua sobrevivência? É uma reflexão a se fazer após a leitura do livro.

Raphael Montes acerta (mais uma vez) em nos causar um desconforto. O livro é bom, com boas reviravoltas, mas com um final excelente e cruel. Rapha é, na minha opinião, o melhor autor do gênero no Brasil com larga vantagem para os outros. Vale a pena a leitura de "O Vilarejo".

Jana.Cappio 30/03/2024

Muito sangue
Sempre muito sangue e suspense! Do jeito que eu gosto! Não é meu favorito do Raphael Montes, mas é bom do mesmo jeito!

Carol.Miqueletto 30/03/2024

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Emily 29/03/2024

LEIAM
MEU DEUS DO CÉU QUE LIVRO BOM. Eu amo como o raphael é bom em escrever bizarrices mano, melhor não há.

Isabella1001 29/03/2024

A maldade está dentro de cada um
Confesso que esperava mais do livro conforme o hype em que ele foi envolto?
Ele possui uma escrita fluida e prende a atenção, porém não achei as histórias nele contidas tão espetaculares e em alguns momentos achei previsível.
Achei interessante a forma como o mal foi abordado como algo que está dentro do ser humano.

marinaqz 29/03/2024

O livro é curto e te prende do começo ao fim, a leitura flui e você fica na expectativa sobre o que vai acontecer a cada página, acredito que seja ideal para curar ressaca literária.
O livro trata de um vilarejo isolado onde seus moradores refletem os sete pecados capitais, há sete capítulos no livro e cada um trata de algum dos pecados acometido por um morador.

Maria Rosa 28/03/2024

Uau
Diferente, mas assustador. A leitura flui e vai revelando aos poucos a maldade que os moradores do Vilarejo escondem. Tensão e terror vão se alternando a cada capítulo, onde cada um trata de um dos pecados capitais.