Amar e Ser Livre

Sri Prem Baba

Resenhas - Amar e ser livre

Dara.Werle 29/10/2021

Controverso
Comecei esse livro por indicação de algumas amigas. No início me pareceu muito promissor e tava bem animada pra ler, mas conforme as páginas foram passando vi que não era bem assim.
Começando pelo fato de que demorei MUITO pra ler. Apesar de o livro ter so 176 páginas eu levei 10 dias pra terminar porque simplesmente achei MUITO chato. O livro ficava enrolando e girando e girando no mesmo assunto, sem nunca dizer nada de fato.
Apesar disso, o livro tem alguns ensinamentos e passagens sim muito bons, que inclusive me ajudaram nessa fase que to passando na minha vida. Mas também tem coisas muito problemáticas que não consegui fechar meus olhos.
É inacreditável como o autor tem uma fixação por culpabilizar vítimas (quase em sua totalidade mulheres), tentando aplicar um conceito de autorresponsabilidade em casos de abuso sexual/infantil. Ele inclusive cita que se existe um agressor é porque existe alguém submisso que aceita essa agressão. Nem preciso falar do grande absurdo que isso é.
Enfim, da pra extrair água de pedra, mas não recomendaria essa leitura.
Nara 13/03/2022minha estante
O que esperar de um cara que tem acusações de assédios ne? Eu não gostei da leitura também ?

Gabriela 30/12/2022minha estante
Eu estou odiando esse livro por causa dessa abordagem. Tá sendo difícil de terminar, odiei ter comprado isso.

Thais 15/12/2020

Obviamente terminei esse livre sendo outra pessoa .
Antes de querer amar alguém ou ?pensar? que ama pq na maioria das vezes os egos querem apenas ter posse sobre o outro e não amá-lo , pense em conhecer te a si mesmo e curar teus traumas e feridas do passado . Entenda onde vc está aqui e agora e saberá o que pedir e automaticamente terá a resposta , não é fácil mas é preciso descobrir essas crises para saber o que e onde tratar .
Que aprendamos a ter mais compaixão !
Grazi 16/12/2020minha estante
Pena que ele não segue o que ele mesmo prega neh??
Estou lendo e fui pesquisar sobre o autor e descobri que ele foi acusado de abuso sexual. Lamentável.

Thais 18/12/2020minha estante
Sério ??? ? estou passada

Katia.Regina 10/08/2020

Interessante!
O livro te instiga a entender vários sentimentos e como isso impacta nos nossos relacionamentos com as pessoas e com o mundo, enaltece muito a energia que há em nós e a importância do relacionamento sadio em primeiro lugar conosco e depois com o externo.
Jamile.Almeida 10/08/2020minha estante
Nao tinha me interessado antes, agora deu vontade!

Katia.Regina 10/08/2020minha estante
No começo também não me interessou, mas insisti na leitura e gostei do final. ?

Cah 05/02/2021

Amar e ser livre
Imaginei um conteúdo diferente para um livro com esse título. De início identifiquei algumas declarações interessantes que tornou a leitura mais rápida, contudo, a partir da metade tornou-se enfadonho e com alguns pontos um pouco polêmicos. Foi difícil terminar.
Dosvel 13/02/2021minha estante
Como assim "pontos polêmicos"? Em que sentido? Estou com um pouco de receio de comprar esse livro.

Jess_ 22/02/2021minha estante
Estou lendo o livro e fiquei chocada com uma parte no começo, que assim pode dar tanto duplo sentido pra uma coisa que não é certa

Mariana.Gaia 26/01/2024

Usamos máscaras
Quando criança acreditamos que pra sermos amados por nossos pais precisamos vestir uma máscara para ser o ideal que achamos que eles querem. Mas será que amar alguém e ser amado precisa disso?
LuAza6 26/01/2024minha estante
Esse me ajudou tanto quando eu era mais nova! Indico de olhos fechados?

Mariana.Gaia 26/01/2024minha estante
Ele me ajudou a enxergar como eu estava levando minhas relações, os sacrifícios que eu fazia pra caber no ?mundo? de alguém.

Maria 03/06/2020

Muitas ressalvas!
Comprei esse livro há alguns anos e perdi toda minha vontade de lê-lo devido às denúncias de assédio contra o autor...
Acabei lendo agora movida pela curiosidade, afinal o livro é lindo, todo colorido, chama a atenção, mas ressalto a necessidade de fazer essa leitura com cuidado, achei meio preocupante a forma como ele aborda autorresponsabilidade em casos de assédio relatados no livro, por exemplo.
Além disso, me soou muita hipocrisia, fiquei o tempo todo desconfiada afinal o sexo e as relações amorosas são temas predominantes, tem alguns trechos repetitivos e provavelmente não recomendaria essa leitura!
E mesmo tratando de muitos relatos problemáticos de traumas e situações parecidas, não lembro de ter visto menção à procura de ajuda profissional.
Há uma ou outra lição que você pode tirar dessas páginas, porém nada de tão revolucionário...
Jess_ 23/02/2021minha estante
Estou chocada com uma parte que talvez parece que só eu percebi, ou eu entendi errado

Maria 25/02/2021minha estante
Eita! Qual?

Dani 16/11/2017

Amar e ser livre
Assim que comecei a ler esse livro eu não consegui me lembrar de onde eu tinha tirado essa indicação, tanto não lembrava que ao começá-lo eu não tinha muita noção do que iria encontrar. Eu estava esperando mais um autoajuda clichê, mas me deparei com ensinamentos profundos de Sri Prem Baba.
Nesse livro, Prem Baba nos traz lições sobre o que ele chama de "o novo casamento", o que se refere a uma nova forma de olharmos para o outro, de sentirmos o outro. O outro no sentido do nosso(a) parceiro(a), de nossos familiares, de pessoas próximas a nós.
O principal enfoque do livro é o relacionamento romântico, sobre o fato de como estamos perdidos nos nossos ideias de relacionamento, da "síndrome de Walt Disney", das projeções que fizemos.
Prem Baba nos faz questionar quem está por trás verdadeiramente das nossas decisões, quais são os motivos que nos levam em tal direção.
Ele também aborda o assunto da nossa falsa percepção da realidade e de como conceitos como "eu" e "meu" estão presentes da nossa vida, bem como nos mostra que o que pensamos sobre nós mesmos pode ser um grande equívoco.
Questionamentos que se tornam válidos, já que muitas vezes ligamos o piloto automático e nem percebemos. Além de ser muito mais difícil enxergarmos a nós mesmos do que os que nos rodeiam.
O objetivo do texto está estampado na capa, o autor quer nos ensinar a amarmos e sermos livres. Porque para ele amor e liberdade andam de mãos dadas, e não há amor (puro) sem liberdade.
Além de tudo isso, o autor ainda nos mostra o quanto ainda é infantil a forma que, em geral, nos relacionamos. Os traumas que nos marcam na infância e são enraizados em nossa personalidade e as consequências da falta do autodescobrimento.
Acredito que o livro deseja nos guiar para um autoconhecimento profundo a fim de que possamos então compreender que o passado não pode ser mudado, mas podemos resignificá-lo.

Amar, sobretudo, é deixar o outro livre, inclusive para, se quiser, não nos amar. Só assim saberemos o sentido do amor em sua plenitude.
Thainara.Meneses 30/01/2018minha estante
Estou anciosa pra ler.

Dani 30/01/2018minha estante
Vale a pena! Depois passa aqui e me conta o que achou :D

Mylenna 04/03/2021

Nem tudo é o que parece...
?Amar e ser livre: as bases para uma nova sociedade?, lendo esse título e vendo a capa do livro, eu esperava um outro tipo de conteúdo. Senti mais como um livro de autoajuda e espiritualidade do que o que o título se propõe. Apesar de ter achado alguns pontos bem interessantes, fiquei incomodada com a forma como o autor aborda a autorresponsabilidade. Outro questionamento que eu fiz enquanto lia foi a falta de indicação, por parte do mesmo, a uma ajuda de um profissional qualificado.

Inicialmente, a leitura envolve, depois acabou ficando muito repetitivo e enfadonho. Achei o apêndice bastante polêmico. Em geral, ficou o sentimento de frustração, em outro livro do mesmo autor, fiquei encantada em como ele abordou algumas temáticas.
Gio 05/03/2021minha estante
Qual era o outro livro?

Mylenna 05/03/2021minha estante
Propósito

Bruna 17/04/2019

O verdadeiro significado do amor
É o que este livro curto, mas não rápido de se ler, propõe aos leitores: entender o real significado do amor.
O livro é uma transcrição de uma palestra ministrada pelo autor e, a cada capítulo você encontrar um exercício/reflexão para se fazer e descobrir as suas próprias feridas(por isso, que apesar de ser um livro curto, não se torna rápido).Para assim, atingir um relacionamento saudável,que vai além do relacionamento carnal.
Com ideias vindas do budismo e da psicanálise, o livro não traz conceitos novos, mas uma nova forma de abordá-los.
Renata Martins 09/05/2019minha estante
Já comecei umas 3x esse livro e não consigo terminar... e conheço pessoas que leram em 2 dias.

Bruna 09/05/2019minha estante
Sério?! O que está "empacando" a sua leitura?

Karen 23/02/2019

Dispensável
Contém alguns ensinamentos relevantes, quebras de paradigmas em relação aos relacionamentos convencionais, porém é bastante contraditório em alguns pontos e extremamente sexista em colocar amor e casamento como sendo possível apenas para feminino e masculino, em relações heterossexuais.
Além disso, Sri Prem Baba esteve envolvido em recentes denúncias de assédio, e fala de abusos em seu livro sempre com julgamento. Um demagogo. Não dá pra confiar.
Capuleto 26/03/2019minha estante
Uau, quanto hipocrisia a dele. Bom saber. E sobre ser sexista, é complicado quando se trata de energias. Eu mesmo, ao longo da leitura fiquei curiosa para entender se há alguma diferença energética ou, mais provavelmente, apenas um tema não abordado neste livro, e em muitos outros lugares. Uma lacuna que não respondem.

Priscilla 22/09/2019minha estante
Gostaria de contribuir sobre as relações homossexuais. Na parte final do livro (edição 2017), ele responde a uma pergunta sobre relação homoafetiva. Segundo ele, "o masculino está em busca do feminino, e o feminino está em busca do masculino - não importa o tipo de corpo ou sexualidade. A busca termina quando ocorre o casamento interno entre os dois princípios: Shiva e Shakti, que representam o Divino masculino e o Divino feminino internos" (p. 161). Creio que ele fala em energia masculina e feminina, mesmo numa relação homossexual, embora o livro todo esteja baseado em relações heterossexuais.

Mari 24/08/2020

Leitura essencial
Um livro essencial pra compreender o que importa dentro dos relacionamentos e ilustrar um pouco o porquê de cada um. Creio que as pessoas deveriam se permitir conhecer esse livro e alguns ensinamentos que o Prem Baba transmite, independente de qualquer coisa sobre ele.
DanielaF 24/08/2020minha estante
Esse livro é muito incrível. Transformador, amei em tantos sentidos. :)

Henrique_ 15/04/2021

Primeira obra que leio do autor. Quanto à forma, de fato, o livro é meio cansativo, meio circular. No entanto, considero o conteúdo rico e importante para o autoconhecimento. É uma visão espiritual que preconiza o encontro conosco mesmos, encarando nossos fantasmas e ressignificando traumas. Dentro dessa grande proposta do livro, há outras, igualmente chave para a compreensão do tema, que é complexo: a vida é pautada em relacionamentos, quaisquer que sejam. E basicamente é por meio dos relacionamentos é que podemos nos conhecer, identificar em nós os fantasmas que nos constituem. E quando conseguimos identificá-los, podemos torná-los menos assustadores e, assim, podemos nos amar, amar o outro e ser livre.
Lu 15/04/2021minha estante
Nossa tbm amo livros desse gênero leio de tudo, queria muito ler esse livro mas se eu colocar na minha meta vai ficar muito grande kkk, me segue aí pra ver sempre faço resenhas!

Nathaly Rodrigues 08/08/2016

Perfeito!!
Fala de maneira profunda sobre o apego emocional, sobre a codependência. Porque depositamos nossa felicidade no outro? A razão principal de ser livre, é o autoconhecimento e o amor próprio acima de qualquer coisa.

Trecho que mais amei no livro:

Tenho dito que a prova final dentro da universidade dos relacionamentos é poder deixar o outro livre, inclusive para não nos amar. Essa é a iniciação final. E somente poderemos chegar nisso despertando o amor dentro de nós. Somente o amor permite tamanha liberdade. Somente o SER ama de maneira tão desinteressada. Quando pudermos deixar o outro livre, inclusive para não nos amar, significa que resgatamos a autoconfiança e nos libertamos do principal dreno de energia, a raiz de todas as doenças psicoemocionais do ser humano: a carência afetiva.
Jocélia 26/07/2017minha estante
Perfeito esse trecho...

Madeira 04/06/2021

Amor em escrutínio(exame minucioso!)
Gosto das diversas formas que a literatura aborda o tema amor ? e nessa obra, a perspectiva é sensacional. É paciente. É sóbria. É dura. Vai te bater e vai te tirar dos bastidores. Assumir o que vc realmente é, se deixar efetivamente desnudo de máscaras e atuação cinematográfica. Pra viver o amor na essência é necessário um grau de evolução surreal. Obra maravilhosa! Recomendo demais.
Janaina 04/06/2021minha estante
Esse eu vou incluir na leitura. ?

Augusto 07/06/2018

Do amar...
(Isso é mais uma experiência e opinião do que uma resenha)

Bom, recentemente comecei a ler esse livro involuntariamente e não esperava tirar tanto conhecimento do mesmo e aprender a revisar mais coisa em mim com uma outra visão. E aconteceu algo inesperado...

Bom, alguns dias eu e alguns amigos marcamos um encontro do ensino médio para matar a saudade. No decorrer da conversa surgiu um assunto sobre amor, assunto o qual nunca paramos para conversar sobre. Uma das meninas levantou a questão na mesa: O que vocês acham do amor?.

Pude perceber a convicção e experiência nas palavras de todos que responderam antes de mim, até que por último a pergunta foi feita pra mim e eu simplesmente fiquei sem resposta alguma e contornei o momento mudando de assunto.

Mesmo assim as respostas dos outros ficaram martelando em minha cabeça e quando cheguei em casa, deitei na cama comecei a me perguntar sobre o que realmente é o amor pra mim. Nunca havia parado pra pensar sobre o assusto daquela maneira, e esse livros de certa forma me ajudou a formar essa opinião de forma concreta, me levando a conclusão que pra mim amor vai muito além de tudo...

A arte de amar é um domínio que muitos acreditam possuir, mas não tem noção do que é sentir esse sentimento.
Levando para o lado de relacionamento, amar é quando a sua vontade de fazer o bem ao outro for maior do que a sua necessidade de tomá-lo só para si, para se satisfazer.

Amar está muito além de dizer míseras palavras e frases prontas. Amar é você conquistar a reciprocidade de um relacionamento sem qualquer tipo de cobrança ou pressão. Amar é comungar de um sentimento cujo o mesmo é possível transmitir com uma simples troca de olhares.

Amar é dar-se. É dar a si mesmo ao outro para completá-lo e construi-lo. Mas para que você possa verdadeiramente dar-se a alguém, você precisa primeiro possuir-se. Ninguém pode dar o que não possui. Se você não se possui, se não tem o domínio de si mesmo, como, então, você quer dar-se a alguém.
Amar é se amar e respeitar primeiramente. Amar é se elevar, se encontrar, se permitir.

Então apenas...
Ame.