Os relógios Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Relógios

Gislene.Batalha 23/05/2022

Os relógios
Uma senhora com deficiência visual chega em casa e tem uma jovem assustada e um homem morto em sua sala.
Monsieur Poirot ajuda,em casa, a pedido de um amigo a desvendar este crime: quem é, por que,quatro relógios, segredos.
Maus uma obra de tirar o fôlego!

EveraldoFilho 27/12/2022

Por que Agatha porque?
Por acaso lembrei desse livro, e toda a raiva que eu senti quando li ele veio na hora kkkkk
O que dizer dessa obra prima... não é que o desenvolvimento do livro seja ruim, muito pelo contrário, os personagens são bem interessantes e enigmáticos, e o mistério vai se tornando cada vez mais complexo. Porém, a conclusão desse enredo é grotesca kkkkkkk as vezes eu acho que a Agatha fez isso só de meme, não é possível, enfim, essa é o único livro dela que eu não recomendo.

Ps: Minha irmã sabia que eu gostava muito dos livros dessa autora, e quando ela viajou pra Europa, trouxe de lembrança justamente essa bênção kkkkkkkkk
larissa 05/01/2023minha estante
Desculpa irmãozinho, considere apenas a boa intenção do meu gesto ;(

Bruno.Dellatorre 18/10/2020

Uma grata surpresa
No início da leitura, percebi que tratava-se de uma história com ritmo mais lento. Há pouca movimentação, o que pode tornar a leitura um pouco chata para alguns. Eu não estava sentindo falta da dinâmica costumeira dos livros da autora, mas logo aceitei o ritmo da história e decidi acompanhar sem pressa, apreciando os diálogos e a atmosfera muito bem construída do enredo.

O caso em questão é um mistério intricado, que exige um tempo maior para ser resolvido. Por isso o ritmo da história é mais demorado. Se a história tivesse muita ação, as informações ficariam perdidas. Já com ritmo lento, acabamos perdendo muitas informações cruciais pra resolução do crime. No meio de diálogos rotineiros, que julgamos ser dispensáveis e chatos, são reveladas pequenas pistas.

E nem assim o leitor é capaz de desvendar o motivo e o método do crime. O assassino (ou assassina) pode ser descoberto por observação comportamental, mas ainda assim acho difícil.

No geral, é muito bem escrito, agradável e deliciosamente complexo. O desfecho se encaixa muito bem e encerra a história com chave de ouro.

Mas....

SPOILER ABAIXO. NÃO CONTINUE LENDO SE VOCÊ NÃO LEU O LIVRO AINDA E QUER LER...

Achei meio injusto que o título do livro seja ?Os relógios? visto que no fim das contas, eles não significavam absolutamente nada. É uma ironia da autora, certamente, mas não deixa de ser um detalhe digno de menção.

Pra mim, o maior plot Twist nem foi saber que a Miss Martindale era a assassina. O que me deixou mais sobressaltado foi a verdadeira face da miss Pebmarsh. Desconfiei que ela não era lá boa coisa, mas fiquei surpreso com a confirmação dessa desconfiança. Achei a personalidade dela muito fascinante. Não é uma personagem que age como esperamos. Ela até tenta pegar uma faquinha pra matar o Colin! Pra mim, ela foi a melhor personagem do livro.

brugoo 03/06/2021

agatha pq vc é assim mulher
eu gostei muito do final aaaaa na verdade foi o que mais me despertou. enfim, mas o desenvolvimento foi muito lento, não foi como as outras histórias, mas mesmo assim foi uma leitura muito boa
lu_camargos 07/06/2021minha estante
amiga eu me perdi um pouco, mas quem é mrs bland? é uma vizinha?

brugoo 09/06/2021minha estante
se eu não me engane não é a mulher do caloteiro? aquele que falaram que era construtor mas bem meia boca, e aí um dia ele ficou rico do nada e tals

Tuts 28/05/2022

Bom,mas?..
Gostei bastante de como o livro começa,de forma bem instigante,de como a narrativa se desenrola,da presença do Colin,gostei do personagem e fiquei curioso para saber quem seria o culpado pelo crime.

Eu achei bem legal o clima de investigação dos vizinhos da casa onde o crime é cometido,as conversas que eles tem com Colin e o inspetor Hardcastle.

A presença do Poirot apesar de importante para a resolução do caso,ficou muito em segundo plano e ele mal aparece no livro. Quanto ao final,eu achei uma complicação do caramba,teria sido melhor se fosse mais simples e não tão mirabolante quanto foi,além de a autora ter abusado demais das coincidências,de forma que essa história seja totalmente implausível no desfecho. Outro aspecto da resolução eu gostei bastante e achei que fez sentido.

Ainda há a questão da espionagem inserida no livro,graças a presença do Colin que é um espião e busca uma pessoa ali pela vizinhança. De forma geral,é um livro bom,muito mais pela investigação em si e pelos personagens do que necessariamente pelo desfecho,a forma como ele é resolvido me pareceu uma forçação sem tamanho e inverossímil. Mas é um livro bacana pra passar o tempo,ainda que não seja nem de longe um dos meus favoritos da autora.

lepsch0 10/11/2023

Os relógios
Irei dar minha opinião sincera sobre esse livro.
não foi o pior q eu li, mas tá quase lá

do começo pro meio, achei extremamente chato, a história não estava me prendendo, palavras muito complicadas... enfim

no meio do livro eu comecei a achar mais legal, tava começando a ficar curiosa sobre o assunto e a leitura estava mais fácil. até tive esperanças de q minha opinião sobre ele iria mudar.

terminei o livro hoje, mas parece q eu voltei pro dia q comecei.
as coisas estavam muito confusas e o final foi ???????????

o título do livro é "os relógios", por isso, logo quando o assassinato que ele se baseia aconteceu e eles viram os relógios eu JUREI q teria uma história mt longa e divertida por trás deles.
mas foi uma coisa tão sem sal, o livro em si é sem sal.
outra coisa é o Hercule Poirot, o cara apareceu no meio/ pro final do livro, não fazia quase nada e simplesmente desvendou um caso q as pessoas mais envolvidas não conseguiram. qual o sentido?

tive uma experiência relativamente ruim, não recomendo e tô com medo de ler outros livros da Ágatha Christie e me decepcionar de novo
farofadecouve 10/11/2023minha estante
faz parte, a agatha é minha autora fav mas já me decepcionei muito com algumas leituras!
Te indico
? Morte no Nilo
?Natal de Poirot
? M ou N?
? Assassinato no expresso do oriente
Espero que tenha ajudado ?Obrigada pela resenha, nao lerei essekk

lepsch0 10/11/2023minha estante
obrigadaaa! vou ler esses!

Camila.Santos 24/01/2022

Uma história rápida e divertida, apesar de não ser um dos melhores que já li da autora, Os Relógios tem o seu charme e um mistério um tanto quanto intrigante, que vamos investigando junto aos personagens e formulando nossas próprias teorias pra no final ver se conseguimos adivinhar o que estava acontecendo (geralmente não conseguimos, pior que isso, passamos longe haha).
Os momentos mais marcantes foram as breves aparições de Monsieur Poirot, que acaba fazendo apenas uma "pontinha", mas apesar de já idoso e cada vez menos disposto a levantar de sua poltrona para entrar em ação, traz suas observações sagazes e o seu bom humor de sempre.

Ezequiel.Teixeira 25/07/2022

Um dos poucos livros da autora que me decepcionou!!!
O livro se mostra até atraente no começo, mas dá a sensação de que aqui ela se encontrou com pouca inspiração e criou situações que tornaram o livro "enrolado" e enjoativo para tentar dar continuidade a um enredo excepcional, não que tais eventos tirassem o interesse e a curiosidade total da história, mas deixou a desejar por conter um final muito óbvio e pouco empolgante.

Um livro dela que até então considerei perder o meu tempo ao ler, apesar de se tratar da minha autora preferida.

Jeferson Souza 03/06/2021

Gosto muito dos livros Agatha Christie, a autora consegue manter a atenção do leitor até o final, quase que impossível parar de ler até saber o final da história.

Mas levando em consideração livros que li da autora esse foi um dos casos mais fracos de Hercule Poirot.

Mesmo assim indico a leitura pois livros Agatha Christie são sempre um excelente passatempo.

P.H. 08/09/2010

Mais um da Agatha
Não sei se é porquê eu já to muito familiarizado com os livros da Agatha, mas esse achei muito chatinho. Não teve nada de interessante, e a formula já está bem batida.

Mont 05/01/2023

Minha tia me deu esse livro quando ainda tinha 12, 13 anos mais ou menos. Ela pegou emprestado com um dos alunos dela, ainda quando dava aula em um curso.
Li a edição de 1963. A capa tava toda acabada, isso faz com que o livro pareça ser mais antigo ainda, e é!
Provavelmente o dono comprou a tempos, bem antes da nova edição ter sido lançado, bem antes MESMO.

Sobre o livro, eu amei cada detalhe, cada personagem.
Fiquei chocada com o final, apesar de já ter uma noção de quem seria a pessoa.
Leitura que flui. Foi rápida e me cativou muito.
Meu primeiro livro da autora, espero que não seja o último.

P.S.: Moço, se tiver vendo esse comentário, NOSSO livro está bem guardado, viu! ?

09/05/2020

Sempre ótimo
Virei fã de Ágatha Christie. Os livros dela são sempre agradáveis de ler. Mais uma vez errei no palpite do assassino.

Zack_Newton 27/02/2020

Um caso COM Hércule Poirot
Achei muito interessante, de fato gosto de todos os livros da Agatha. Dessa vez esperei que o caso fosse mais agitado, e meu querido Hércule não apareceu tanto, por isso o "COM". O caso é mais simples do que parece e eu consegui prever um pouco do final. Mesmo assim, pra quem é fã da autora, o livro é agradável, eu diria. Pra se ler deitado em uma rede com um café ao lado.