Madame Xanadu

Madame Xanadu Aureliano

Resenhas - Madame Xanadu

víkn 02/10/2022

Não, eles não viveram felizes para sempre...
Talvez no começo você se embole um pouco, mas depois tudo começa a se explicar. E é incrível, Madame é uma pessoa melancólica e viciante, você se encanta se entrega e quando perceber já chegou ao final. É um livro sobre dor e amores então é óbvio que você vai chorar. Se prepare pois Madame Xanadu irá lhe encantar.

Ilustrações perfeitas, textos dolorosos mas verdadeiros, é simplesmente um dos melhores livros que eu já li no ano.

Foi meu primeiro livro lido do Aureliano e já me apaixonei completamente.

Giselle132 01/10/2022

MEU PAI, QUE LIVRO É ESSE?!
Pisquei e esse livro já tinha terminado! Que jornada incrível que eu fiz com essa leitura, que personagens e que reflexões! Essa é uma das narrativas mais diferente que eu já li na vida e foi isso que me conquistou.
Enfim, eu ainda não consigo definir em palavras o que esse livro me causou. FAVORITO DA VIDAAA!

"Uma vez, Madame leu em uma história em quadrinhos empoeirada que existiam dois tipos de sonhos. Sonhos bons e sonhos ruins. Os sonhos bons eram os pesadelos, pois quando você acordava deles, estava em sua cama, são e salvo. Os ruins, eram os sonhos maravilhosos, com toda sorte de lembranças boas e coisas maravilhosas, porque quando você acordava, você ainda estava em sua cama, também. Mas você ainda era você, vivendo a mesma merda de sempre, e nada de bom tinha realmente acontecido."

Cachamorra 30/09/2022

Livro incrível, emocionante
O livro de Aureliano é simplesmente maravilhoso. Uma viagem pela vida, pela forma como o ser humano se apaixona, se emociona e ama.

Eu li em um dia. Chorei, sorri. Vi minha adolescência e as vezes via as relações com amigas e amigos já tão longes de mim. É uma Biografia, mas é também um Livro sobre resistência.

Fiquei tão maravilhado que não conseguiria escrever as nuances dessa obra de maneira racional agora. Talvez outro dia faça uma resenha mais acadêmica.

Leia, simplesmente leia.

Rodrigo 27/09/2022

A vida da Madame
Impressionante conhecer a trajetória de Madame Xanadu, percorrendo sua adolescência e todas as intempéries que envolvem o "adolescer".

Guilherme 25/09/2022

Esse livro é muito bom!
Esse livro é muito bom, me sentir o que a Madame Xanadu sentia, e me fez não querer largar um minuto a leitura, porém é um livro que você tem que ler com atenção. Não entendi algumas coisas mas pretendo ler de novo

May T. 24/09/2022

Um livro bonito por fora e por dentro.
Quando comprei esse livro eu não imaginava que ele acabaria comigo e que isso valeria tanto a pena. Eu ri e chorei e senti tudo com muita intensidade como não sentia havia muito tempo. Essa é uma daquelas leituras que a gente leva consigo pra sempre, porque é difícil de esquecer (e a gente não quer esquecer), é daquelas que te passa o sentimento de cada palavra com uma precisão absurda. Nunca vou esquecer de Madame.

Berenice.Thais 16/09/2022

Por que demorei tanto
faz cinco dias que li esse livro.
E não tinha idéia de como ia falar sobre ele.
Por que demorei tanto ? Não sei dizer talvez não era o momento ainda. Foi uma leitura envolvente com situações que poderiam ser reais; passagens de uma vida cheia de autos e baixos como qualquer uma.
e um livro poético, melancólico e fantástico da vida e das idéias de um jornalista que resolve nos conta quem era e quem se tornou madame xanadu; as alegrias e tristezas de uma personagem marcante, uma realidade que nos carrega para as memórias daquele tempo como se conseguimos sentir o cheiro e nos tornar personagens desses fatos.

Aione 13/09/2022

Madame Xanadu, publicado pela editora Nacional, é a segunda edição do romance de Aureliano, que também ilustra a obra. Em uma narrativa não cronológica, conta a história de uma famosa drag queen de Natal em uma tentativa de compreender sua origem e o que a levou à decisão de cometer suicídio.

O livro alterna as perspectivas de Madame Xanadu, João — jornalista obcecado pela figura da Madame — e personagens secundárias amigas da drag queen, entrevistadas por João. Há, também, alternância cronológica, uma vez que visitar o passado é fundamental para compreender o presente narrativo. Dessa maneira, certo suspense permeia o enredo, uma vez que as peças que formam o todo são dadas aos poucos.

Por conta de partes do romance ser em formato de entrevista, há uma característica bastante oral na escrita de Aureliano, o que também contribui para a cadência de leitura. Acompanhei alguns capítulos através do audiobook disponível no Skeelo e tive uma ótima experiência, tanto pela ótima produção quanto por essa característica oral do texto do autor. Ainda, Aureliano brinca com as palavras, o que torna o livro capcioso e muito gostoso de ler. Desde o primeiro capítulo, foram diversas as citações que marquei.

Madame Xanadu está decidida a se suicidar, o que imprime um tom melancólico na narrativa — tom esse que acompanha João. A obra se desenvolve a partir de questionamentos existenciais e retratando, também, transtornos mentais e traumas. Aureliano tem muita sensibilidade em trabalhar os temas do romance e em desenvolver personagens tão humanas, com as quais é possível se conectar. Muitas de suas angústias são comuns a qualquer um de nós em diferentes momentos da vida, especialmente em processos de busca por autocompreensão — que também nos levam a entender melhor o outro. Por isso, a leitura é bastante intimista e introspectiva, já que muitas passagens retratam a subjetividade e complexidade das personagens.

Ao mesmo tempo, Madame Xanadu mescla sua profundidade e lirismo com passagens divertidas e um humor bem colocado, trazendo um frescor necessário para aliviar momentos mais densos. Adorei a ambientação em Natal e as tantas referências, sobretudo da cultura pop, que marcaram a adolescência dos anos 2000. As relações descritas também são bem desenvolvidas, especialmente por serem tão complexas quanto as personagens em si.

Em linhas gerais, fiquei encantada pela escrita de Aureliano e por sua habilidade em trabalhar as palavras. Madame Xanadu é um romance bonito tanto por sua estética — em termos visuais e em nível de construção narrativa — quanto pelo conteúdo sensível que transmite. É daquelas leituras que tocam nas partes mais doídas e, talvez, sombrias que carregamos, levando luz e conforto através da conexão que propicia. Foi uma leitura que me emocionou, além de ter me dado prazer de fazê-la por conta do talento do autor.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/09/13/resenha-madame-xanadu-aureliano/

Artemis 09/09/2022

"Eu sou Madame Xanadu"
Ler Madame Xanadu é como mergulhar na bossa nova mais melancólica e chorar deixando o rímel escorrer,a narrativa de Xanadu é doce e vertiginosa,traçando com as palavras um labirinto vibrante e angustiado da qual você não sabe se quer sair ou ficar,os personagens e suas relações são tão próximos da realidade que as vezes incomoda ? de um jeito bom é claro.
Foi uma experiência maravilhosa ser apresentada a história. As últimas páginas inclusive,são arrasadoras.

Ludmila 07/09/2022

Que livro bacana! Extremamente profundo e com uma construção de personagem incrível. Não conhecia esse autor, quero ler mais livros dele.

oliver.taylor 05/09/2022

madame xanadú ? 2022.
que livro incrivelmente doloroso e, comprovando como a madame estava certa, lindo. acabei de lê-lo e já entrou na minha lista de livros para reler pelo resto da vida, definitivamente um dos meus favoritos do ano. estou completamente apaixonado pela história da rainha e de seus companheiros nessa jornada.

madame xanadú é um livro que te cativa do início ao fim, que te faz mergulhar em meio a tanta dor, confusão e beleza que você se vê afogando junto com cada personagem. é um daqueles livros curtos que te marcam pra vida toda. é um livro recheado de representatividade lgbt+ e tristeza, mas sem ter conexão entre as duas coisas.

madame xanadú deixa um pedaço em todo mundo que a conhece e comigo, com toda certeza, não foi diferente. definitivamente recomendo pra todo mundo e pretendo comprar o físico pra ter na estante o mais rápido possível!

Jéssica 04/09/2022

Triste
"O que fazer quando uma pessoa que você quer por perto não quer estar perto de ninguém"

O livro trata de assuntos complexos com sensibilidade e escrito de uma forma primorosa.

Como ele começa do final, assim que acabei comecei novamente pra entender coisas que não entendi na primeira leitura.

Tainá 18/08/2022

?Era ela, um acontecimento.?
?Hoje me despeço de Madame Xanadu, que, do seu jeito, tomou conta de mim, quando ninguém mais poderia. Obrigado, Mad.?

Esse livro é de uma melancolia absolutamente bonita. Não diria nem poético, mas muito cru. Terminei ele e fiquei tipo: ok, preciso digerir. Incrível!

ste 13/08/2022

uma melancolia melódica
sabe quando a gente acha que o livro é bom e a gente que leu no momento errado? entao, nesse momento eu não estou achando isso, estou tendo Certeza disso. Madame Xanadu é uma história muito boa, porém, como estou tendo poucos minutos para a leitura no meu dia, estava lendo picadinho e, esse livro, não é para ler assim, é para ler tudinho de uma vez (até porque só tem 200 paginas) e sentir tudo o que o livro faz voce sentir. As vezes, me via impactada, triste, compreendendo tudo e precisava fechar o livro e dormir minhas unicas 5/6 horinhas de sono. Com Certeza vou reler em alguma ferias no futuro e conhecer todos os personagens direito e me despedir de Madame de verdade. Recomendo para todos :)

millena77 11/08/2022

mad, madame
que livro lindo e poético. triste, solitário e desolador. livro super rápido de se ler, pretendo reler no futuro ja sabendo de tudo, provavelmente terei uma experiência meljor. no começo eu não conseguia entender, e até o meio do livro eu ainda não sabia qm era a madame, dps que a gente descobre, a história fica ainda melhor.

li em ebook, apesar de estar pensando em comprar o físico para ler novamente

leiam!!