Madame Xanadu

Madame Xanadu Aureliano

Resenhas - Madame Xanadu

Nadia 17/08/2023

Poético
Até a metade do livro achei bem confuso, e não consegui me conectar aos personagens que são muitos.
A escrita é bem poética, e com diversas passagens cheias de divagações, o que não me agradou de modo geral.

Kiara | @livrosdakiara 09/08/2023

Queria ter lido ao invés de ouvido
Acho que audiobook não funciona muito comigo. Queria ter mais proximidade com essa história para ter aproveitado mais. Mas foi muito bom! Só quis saber mais sobre Madame, sobre os personagens.

glen glen 06/08/2023

Somos realmente feitos de dor?
Andei adiando o final desse livro por x motivos, mas acredito que algumas coisas têm o momento certo para acontecer, e esse foi, definitivamente, o momento certo para terminá-lo.

O núcleo de personagens secundários acabou me deixando um tanto confuso em alguns momentos, mas ainda assim, nada que tenha estragado minha experiência. O final é perfeito e a escrita é uma delícia e cheia de trechos que alugaram um triplex na minha cabeça. Quanto à história, não posso dizer que é uma história bonita; ?afinal, uma história triste é sempre bonita quando acontece com outras pessoas.?

Desde a dedicatória ?para todas as pessoas que quis ser antes de me tocar que era melhor ser eu?, Madame me quebrou e me colou depois. Então, obrigado por esse abraço e essa leitura de tarot, Xanadu

Fernanda 02/08/2023

?Você precisa conhecer Madame,
Ela vai te quebrar e te colar inteiro depois, e nada ficará no mesmo lugar.? - essa, definitivamente, foi a minha reação com a leitura!
Fiquei completamente envolvida nessa narrativa e - por ter sido tão arrebatada pela forma em que a história se mostra e me fez sentir - cheguei a pesquisar se Madame Xanadu foi, de fato, real (decidi acreditar que sim).
Além disso, esse é um livro imensamente triste. Talvez por isso seja tão belo e fascinante, afinal: "Uma história triste é sempre bonita quando acontece com as outras pessoas".

natcalderini 25/07/2023

Indescritível.
Uma leitura sobre o suicídio de uma drag Queen de Natal. É escrito em capítulos como entrevistas com alguns com a Madame Xanadu narrando quem ela é, e seu passado.
Gostei também das referências dos anos 2000 e da cultura brasileira nesse período.

Kariny 24/07/2023

Livro muito bom, não recomendo para qualquer um por ter temas muito sensíveis.
É um livro que você sente na alma, leitura fluida e levo pro coração que no fundo todos nós somos ao menos um pouquinho madame Xanadu

leticia 21/07/2023

Esse livro me fez sentir tantas coisas que é até difícil explicar ou dar uma nota! Porém gostei muito, foi um livro que não saiu da minha cabeça por um bom tempo

Magnus 20/07/2023

Preciso reler
Não tenho certeza de que entendi tudo, é um livro que vale a pena uma releitura, não só vale como necessita já que os acontecimentos são narrados por pessoas diferentes que você só conhece de verdade mais pra frente, além de que os acontecimentos não estão em ordem cronológica por ser um conjunto de depoimentos de um grupo. De qualquer forma, a história é bem melancólica e proporcionalmente poética, a escrita é maravilhosa, do ponto que se sente prazer. Curti bastante apesar de ter me sentido muito confuso e perdido até pelo menos uns 30%.

Isabelle 20/07/2023

O trauma nos transforma
Madame xanadu falou comigo, foi isso que eu senti lendo isso. parecia uma conversa, troca de experiências.
um livro de dor e transformação, não só na vida da madame mas também em todos que contaram sua história nesse livro e que livro lindo. na minha humilde opinião também existe beleza na tristeza.

Beea 19/07/2023

Finalizei essa leitura ontem e desde então Madame Xanadu não sai da minha cabeça, me sinto como o João, o jornalista obcecado por essa persona.
Madame Xanadu é poético, melancólico e real. A história se constrói com diversos pontos de vista e todos são muito bons, o tom de entrevista faz o livro fluir muito bem e há momentos comicamente tristes, uma das melhores leituras do ano.

Cintia 19/07/2023

Mad
Que livro complexo, diversas facetas dentro dele, te deixa bem reflexivo, um livro de poucas páginas, mas que requer um tempo para ler. A história é desafiadora, começa pelo final, conta de como personagem virou a madame e os entrelaces que envolvem até a chegada da transformação

Cynara.Maira 17/07/2023

Juro pra vocês que ainda tô perdida quanto a esse livro, ele não é simples, ele não é delicioso de ler, mas ele é assustadoramente incrível.

Vai ser uma comparação bizarra, mas ele me fez sentir exatamente da mesma forma que eu senti quando li o pequeno príncipe pela primeira vez aos 8 anos: triste, confusa, sabendo que precisava revisitar essa história pelo menos mais umas 10 vezes pra fingir que entendi ele, mas completamente apaixonada.

Madame Xanadu é de uma poesia desconcertante, uma melancolia que dói na alma e que faz você querer reler do começo ao fim só pra ter mais umas facetas sobre essa personagem, sobre o que acontece nessa história e pra refletir.

Já aviso, esse é um livro pesado que fala sobre morte e luto de uma maneira que não vai te ensinar nada se você não estiver pronto pra ouvir, então tome cuidado, mas toda a incoerência da vida e beleza dela tá aqui e eu não queria nem dar nota porque o sentimento tomou conta de tudo, mas eu vou me deixar guiar pelo coração e dar 5 estrelas, não sei se vou favoritar, mas eu quero esse livro físico pra reler toda vez que o mundo tiver perdido demais (sim, não teve ponto nenhum porque minha mente tá um turbilhão kkkk)

adrianlendo 16/07/2023

Por muito tempo eu fui bastante cético a respeito das releituras. Não via necessidade em visitar novamente algo que eu já tinha lido antes e curtido, afinal seria a mesma coisa.

Às vezes é muito bom estar errado.

A primeira vez que eu li "Madame Xanadu" eu estava em um momento totalmente diferente da minha vida e encontrei nessa história uma narrativa profunda e interessante sobre luto.

Nessa segunda vez, além disso, eu encontrei em "Madame Xanadu" a identificação sentida em muitas vidas vividas em prol dos outros o encontro com si mesmo a partir de falhas do que se considerava o standart para seguir em frente.

A prosa melancólica de Aureliano me transporta para momentos e sensações indescritíveis e constrói uma história horrorosa de dor que, de tão horrível, se torna incrível.

Não falo horrível em termos de qualquer, falo horrível em termos de dor. Em termos dessa busca constante por si mesmo em ambientes que, por mais que pareçam favoráveis, ainda são muito difíceis.

"Madame Xanadu" deixou de ser uma história de luto para ser uma história minha e de tantas outras pessoas que eu conheço e compartilho a vida. Aureliano usa histórias comuns para montar uma unidade incomparável numa das melhores narrativas que já li. Um livro que certamente merece ser lido e relido e relido e relido em todas as suas camadas e talvez nunca sejamos capazes de desvendar todas.