Madame Xanadu

Madame Xanadu Aureliano

Resenhas - Madame Xanadu

maria.duda 30/12/2022

meu deus
que trajetória, ver o sofrimento da madame é de quebrar o coração
oq me impede de dar 5 estrelas é que foi difícil entrar no modo da escrita, fui entender na metade do livro, mas ou compreender o estilo da escrita me deixei entrar e conhecer madame
e impossível não se encantar

Maih Lima 30/12/2022

Quem é Madame Xanadu? Fascinado pela figura de uma drag queen chamada Madame Xanadu, o jornalista João resolve investigar a história dela. Para isso, busca a ajuda das pessoas que conviveram com a Madame mesmo antes de ela se tornar uma das personagens mais marcantes da cidade de Natal.

lee 22/12/2022

nunca julgue um livro pelo começo
Eu simplesmente não dei nada por esse livro, no começo não entendi muito bem, mas ao longo da leitura consegui entender. Não esperava um final assim, o final realmente foi pessado e como já falado "uma história triste é sempre bonita quando acontece com as outras pessoas".

Victorino 15/12/2022

Tenho uma edição autografada pelo autor, e na dedicatória ele me deseja um abraço e um soco no coração. A pancada realmente chega nessa história melancólica que me prendeu do início ao fim, devastando toda minha alma ao final.
????/5

Dandara 12/12/2022

O último capítulo não precisava existir
Esse livro tem uma narrativa muito interessante pela escolha de alternação de personagens e perspectivas, como se fosse possível ver Madame Xanadu pelo olhos de vários personagens que amam e detestam sua figura.
As idas e vindas no tempo nem sempre foram tão simples de entender, mas o clima de quebra-cabeça que o autor estabelece instiga o esforço e faz da leitura uma corrida contra o fim do livro.
Ainda que a sinopse aponte que Madame é uma drag queen tudo que se dá no clímax da história abre inúmeras perguntas que enriquecem a complexidade da personagem. Seria Madame "apenas" uma persona encarnada artisticamente?
Nesse ponto eu passo a apostar que o público alvo é adulto, que a cena gráfica que li foi feita para ser lida por adultos, que a complexidade de Madame foi pensada para ser sustentada por adultos.
Só que o último capítulo é uma sucessão de explicações e simplificações que eu espero de livros voltados para o público adolescente.
Queria o autor responder as perguntas que movem a leitura? Queria o autor dar um fim fechado e sem brechas pros impossíveis de serem respondidos? Qual público é o esperado pra essa leitura?
Uma ótima ideia. Uma execução surpreendente. Um clímax dramático (que eu gostaria de mais densidade). Um final "água no chopp do leitor".
A quinta estrela se perde nos últimos 25% do livro.

souphiss 06/12/2022

maravilhoso
não dava muita coisa pra esse livro, viu. e me surpreendeu demais, quero ele físico na minha estante agorinha!

não dava muita coisa simplesmente porque não sabia nada da história, só peguei no app vizinho e li. foi majestoso demais, quando eu ia descobrindo a história pouco a pouco gostava cada vez mais, e o final foi muito emocionante.

é muito muito bonito e as ilustrações complementam a história e te deixam ainda mais imersa em tudo.

Antonio 04/12/2022

A experiência de ouvir o audiobook é um complemento interessante pro texto em si, auxilia na forma de criar uma memória oral das personagens, de contação de histórias e de gravação de um documentário. Mas eu também sinto que ouvir o livro me desconecta muitas vezes dos sentimentos em cena.

As descrições das personagens são ótimas, e tornam cada um daquele grupo, em especial Madame Xanadu, icônicas. O livro é triste, pesado e melancólico, mas o final é como uma brisa de felicidade na tristeza, uma expectativa de futuro melhor para quem esteve naquela história.

MSJU10 03/12/2022

Acabei de terminar e preciso reler porque esse final foi tudo e sabendo dele dá para entender melhor o livro. Amei, bem diferentão e com muita representaividade, porém pesado.

imeowfilms 24/11/2022

Não tem resenha que faça jus.
Não procure mais sobre, apenas leia e sinta tudo que o livro te proporcionar. Esse é realmente um livro pra se ler sem saber do que se trata, sem saber o que esperar. Ele me tocou de uma forma absurda, por mais que em alguns momentos eu senti que ia abandonar por não me conectar direito com alguns personagens (e isso seria a maior burrice que eu poderia fazer), segui num ritmo mais lento até que quando eu vi... acabou. E cá estou eu, morrendo de chorar, sem saber o que fazer com tudo isso e sentindo que nada do que eu diga possa realmente transmitir o que eu quero. Juro, vale muito a pena.

(E a Sharon tem o meu coração ??)

Alana 22/11/2022

Leitura bem fluida com temas bem importantes e contém alguns gatilhos. Madame Xanadu é um Drag queen inspirada

Stephanys27 08/11/2022

Um livro lindo e intenso, onde você descobre a história por meio do protagonista depois de um momento muito marcante.
A história é tão bem contada que eu conseguia visualizar a Madame Xanadu andando majestosa nas ruas.

Ammagmag 08/11/2022

"Vamos, Madame Xanadu, o que as cartas têm para hoje?"
Contando a história de uma conhecida drag queen da Ribeira, bairro boêmio de Natal, @oiaure nos mostra quem é esse grande mistério chamado Madame Xanadu, como ela se tornou essa entidade que é hoje.

Ocupando todos os espaços possíveis e impossíveis, Madame Xanadu chega para te fazer refletir sobre mudanças, medos, traumas, dores, amizade e amores. Ela faz com que você olhe nos seus olhos melancólicos e enfrente aquilo que não quer enfrentar mas precisa, é ter uma mão amiga para aceitar as mudanças que ocorrem de tempos em tempos, é ter colo pra chorar (pois você irá chorar com essa história) mas vai valer a pena. Essa dor toda, de mudanças necessárias, vai valer a pena e a Madame vai te mostrar isso.

Aure criou um personagem que poderia, facilmente, ser uma pessoa real. Madame Xanadu é palpável, é crível, ela sou eu, ela é você, ela somos todos nós. É um livro pra ler e absorver, se tornar um pedacinho de você.

Então, Madame Xanadu, o que as cartas nós reservam nesse dia de hoje? Nos veremos no Café mais tarde?

Mensageiro do Caos 06/11/2022

É como um labirinto
E um filme de Almodóvar com novela mexicana. É um labirinto ou seria uma mandala. É tão interessante a forma como Aureliano estrutura o livro em um mosaico de fragmentos de emoções imperfeitas, e como esses pedaços vão se encontrando que já estou com vontade de reler pra ver essas páginas dando a mão umas a outras e formando essa história. Linguagem deliciosa e acessível. Pleno de referências a cidade de Natal no RN. Os personagens? Esse bando de gente meio boba meio triste meio debochada meio vivos meio mortos. Lindo como ouvir Debussy na praia de Ponta Negra ou ouvir legião urbana no fundo da adolescência.

Maju Deolindo 06/11/2022

Madame xanadu
Impossível não se emocionar com essa história. A escrita é tão bonita, poética que me conquistou logo nas primeiras páginas.
"Uma história triste é sempre bonita quando acontece com as outras pessoas."

Karina 05/11/2022

Melancólico
A história possui uma narrativa não cronológica, já que voltar ao passado é fundamental para entender o presente.