O Garoto Quase Atropelado

O Garoto Quase Atropelado Vinícius Grossos

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

Grazielesc 10/02/2023

Me senti quase atropelada?
Que livro bem escrito e impactante, não dava muito por ele, confesso.
Uma leitura intensa e que mostra como a vida é incrível demais para não vivermos ela.
Me tocou em vários momentos e é uma sensação tão boa quando o autor consegue expressar tão bem os sentimentos por meio das palavras.
Favoritei esse!

ilyily0 24/11/2023

Eu real queria saber se o autor pensa igual a o protagonista ou se a intenção dele era mesmo fazer ele idiota assim mesmo, as coisas que ele acredita e o jeito que ele passa pano pra as coisas ME IRRITA MUITO. Te adoro Laís ?

Fernando - @ExploradorLiterário 13/09/2017

Olá leitores do #ExploradorLiterario,

Hoje eu trago a vocês o livro“O Garoto Quase Atropelado” do querido Vinícius Grossos, foi um livro que comprei devido a gostar muito do autor, mas sinceramente não sabia do que se tratava, se vocês lerem a premissa do livro vão perceber que ele não revela a verdadeira história da obra.

Esta narrativa traz o diário de um garoto quase atropelado, por várias coisas que ele já passou na vida, desde a apresentação o autor já avisa que não vai nomear o protagonista do livro, pois ele pode ser qualquer pessoas, ele pode ser eu, ele pode ser você, um amigo seu, um familiar, isso pode acontecer com qualquer criatura da face da terra.

Nada melhor que falar desse livro nesse mês, setembro onde comemoramos a prevenção ao suicídio. A história acontece em volta de um jovem de apenas 17 anos, que entrou em depressão, e precisa reaprender a viver após esses trágicos acontecimentos que aconteceu em sua vida, e com ajuda de terapia, a psicóloga recomenda que ele escreva um diário dentro do período de um mês.

"A vida é engraçada. Em um instante estamos pisando no chão com uma sensação de segurança, uma estabilidade reconfortante e, então, num piscar de olhos tudo desmorona, você não consegue mais ficar de pé e só o que deseja é ter sua antiga vida de volta. Mas, passado um tempo, você descobre que não é mais a pessoa que era, e que as coisas que aconteceram fizeram você ver tudo de uma forma mais crua, porém real; e que, se quiser sobreviver, precisará encarar isso."

Mesmo com essa proposta da psicóloga, o protagonista ainda continua preso dentro do seu mundo triste, em uma recomendação de seu mãe em dar uma volta no condomínio ele é quase atropelado. E a partir desse momento as coisas começam a mudar.

A vida é cheia de oportunidades, e mostra que sempre tem uma luz no meio da rua, e que um quase acidente pode transformar aquilo que acreditamos estar perdido, e foi assim que tudo começa a mudar, e nosso personagem conhece a Cabelo de Raposa.

Em uma montanha russa de emoções, ele começa a criar amizades, através da Laís ele é apresentando ao James Dean Não-tão-bonito e a Menina do Cabelo Roxo formando a o triângulo com ponto, pois dentre essa amizade de pessoas tão diferentes, cada um tem o seu obstáculo para superar nessa aventura chamada vida.

"Realmente, é difícil lidar com a dor, que parece infinita, quando você perde a única pessoa que não o deixava se sentir a criatura mais solitária e perdida do mundo."

Grossos, conseguiu mexer comigo com esse livro, eu fiquei completamente atropelado, mas de uma forma boa. Eu li este livro em um momento complicado da minha vida, em que cada dia é uma batalha, e este livro me mostrou que ficar trancado dentro de casa não vai mudar nada, e que temos que está disposto a fazer tudo mudar, por mais difícil que pareça. Então eu recomendo esse livro para todos,e acredito que deveria ser trabalhado na grade escolar.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/09/resenha-o-garoto-quase-atropelado.html

giuvic 01/01/2024

"[...]Gotta stay high all my life to forget I'm missing you"
Comprei esse livro na bienal, no período em que ele tinha sido publicado, mas cometi a burrice de tê-lo deixado na estante. Só decidi de fato dar uma chance a ele em meados de 2023. Comecei por impulso e ainda bem que o fiz, porquê esse livro é incrível em vários sentidos. Você consegue sentir cada sentimento que passa pelo garoto quase atropelado, todos os altos e baixos que ele vive. Meus olhos enchem de lágrimas só de lembrar como todo o enredo da história começou e principalmente como se deu seu desfecho. Um ótimo livro nacional para quem gosta de histórias que te tocam no seu ser mais profundo.

Shaykovisky 01/03/2019minha estante
Uffa, pensei que eu fosse a única pessoa que não gostou desse livro enquanto dezenas e mais dezenas adoram

Fraga 27/01/2022

A longa tempestade é um aviso para um grande arco-íris
Um dos livros mais bonitos que li esse ano.

Confesso que no começo não estava entrando muito na vibe do livro e tinham coisas que eu achava errado vindo do protagonista, no entanto o livro começa a surpreender quando aparecem os outros personagens.

Já digo que todos os personagens deste livro são bem escritos, desde de a mãe até o par romântico do protagonistas. Alguns desenvolvimentos melhores do que outros.

O escritor pegou vários temas polêmicos e que eram tabus na época como bulimia, homofobia, suicídio, depressão e estupro. Tirando a parte da bulimia, achei os outros temas muito bem abordados, todos sensíveis e com uma visão real e não romantizada de que "tudo vai ficar bem".

Algumas coisas como o ato que aconteceu entre o Henrique e a Laís não foram tão bem desenvolvidos na trama, mesmo sendo algo marcante no livro. O protagonista passando pano para essa cena não foi de bom tom, deixando uma sensação horrível para Laís que talvez tenha desencadeado em outras coisas.

Por fim, este é um livro sensível com uma pegada bem criativa mostrando músicas e desenhos durante a narrativa. É um livro importante que trata muito bem sobre o preconceito e o peso do suicídio na vida dos outros ao seu redor. Recomendo a todos, que leiam e desenvolvam uma empatia muito maior a cada dia!!!

Ana Rosa @aleatoriosda.ana 20/03/2020

Não é o que parece
Contém gatilhos: depressão || suicídio
Se você não estiver legal, não leia.

Não se deixem levar por está capa linda e fofa, não se rendam as essas páginas grossas e amarelas assim como nós leitores amamos.
O garoto quase atropelado mexe com você, mexe com seus sentimentos.

Este livro é bem conflituoso, temos quatro jovens que vivem de uma forma única, tentam escapar da escuridão que os consomem, é uma leitura que deve ser feita devagar, que você possa ir pensando em cada acontecimento com clareza.

Peguei o livro de forma aleatória achando que seria um romance fofo e meloso e simplesmente me vi sendo arrastada para um mundo tão verdadeiro como o que vivemos, com situações reais com personagens que vivem em conflitos. Um bom livro, mas tem que ser a feita a leitura na hora certa.

lipelimma 19/07/2022

2.5*
Sou fã do autor e esse livro é muito importante fala sobre temas importantes mas pra ser franco ele não funcionou pra mim e não consegui me conectar com os personagens em nenhum momento e também me incomodam resoluções "automáticas" enfim. Não é ruim mas não rolou muito pra mim.

Mands | @mands.couto 23/05/2020

Fui quase atropelada
Se tornando o meu livro favorito de 2020 (até agora), O Garoto Quase Atropelado é um livro muito especial. Conforme eu lia, fui sendo envolvida como se fosse atravessar a rua sem olhar pros dois lados. Quando cheguei no quase final, eu perdi o chão e senti o carro encostar em mim. Quando terminei de ler, percebi que tudo não passou de um arranhão e posso afirmar com toda certeza que me senti quase atropelada.

site: http://bsemgrana.blogspot.com/2020/05/o-garoto-quase-atropelado-vinicius.html

CamsCampoos 15/03/2021

Reflexivo
O garoto quase atropelado me surpreendeu de tantas formas que será difícil colocar em palavras, no começo eu pensava que se tratava apenas de um livro adolescente sobre a descoberta do amor e essas coisas, mas o livro em si é bem mais profundo e mostra uma adolescência nua e crua. Começamos pelo protagonista que perdeu alguém bastante importante na vida dele e vive em depressão trancando no quarto até conhecer a garota do cabelo de raposa (Laís) e os amigos dela (Natalia e Acácio) mais pra frente descobrimos o que de fato aconteceu com o melhor amigo do protagonista (Thiago) e isso me fez chorar tanto porque mostra como o ensino médio pode ser bom para algumas pessoas porém cruel com outras, das duas formas se torna algo inesquecível na vida do ser humano. Com seus novos amigos, o protagonista acha um novo motivo pra viver e se torna meio que uma âncora para o grupo já que cada um deles tem uma história, não estão ali só para serem amigos do garoto quase atropelado. Todos os três mostra um pouco como a vida pode ser dura, Acácio é um jovem gay que foi expulso de casa, entrou em um relacionamento que o cara não estava nem ai pra ele foi espancando apenas por ser gay e mesmo assim, vê a vida de uma maneira totalmente incrível. Natalia sofre de bulimia e a forma como isso é narrado no livro é sem igual, até mesmo o fato de como os amigos não enxergavam isso como um problema é de fato bem escrito e por último a Lais, talvez o trauma que mais doeu pra mim como mulher, Lais perdeu os pais cedo e foi morar com a avó e o novo marido dela que abusava da Laís e o modo como o livro explora isso é de doer o coração como esse trauma é levado para a vida adulta e afasta todos os sentimentos que voce poderia ter sobre outras pessoas, pelo simples fato de não confiar e principalmente não se amar.
Outro ponto bem abordado no livro é sobre o luto, eu sempre gostei quando os livros lidam com a morte de uma maneira sincera e esse livro não é diferente, o protagonista vive em um eterno luto pelo melhor amigo que ele nem mesmo conseguiu se despedir, Laís vive em um luto com um misto de ódio por seus pais terem falecido e a deixado, Acácio vive em luto pelo seu pai ter morrido sem ele conseguir o perdoar por expulsar de casa e a Natália de luto pela Amy Winehouse que era a única que entendia sua dor, a forma como o livro destaca o luto e a morte em si é sem igual, e é um dos motivos de eu gostar tanto dele.
A minha única crítica para esse livro seria enrolar em algumas partes não tão necessárias porém de resto está tudo maravilhoso, entrega o que propôs e ainda mais. Vou sentir falta da história do garoto quase atropelado e uma dica: "sempre podemos nos sentir quase atropelados, basta nos permitir isso."

Lavynnia1 26/05/2023

Esse livro é simplesmente INCRÍVEL, eu tô tão apaixonada na escrita, nos personagens, em TUDO, virou um dos meus livros favoritos da vidaaa, como o próprio escritor disse no início, esse livro ia fazer a gente se sentir quase atropelado de várias formas diferentes. Eu nunca chorei tanto numa leitura como chorei nessa, incrível como eles conseguiram tornar a morte algo mais leve, me ajudou também com a perda da minha vó, porque a leitura fez eu absorver muito, e conseguir pensar na minha vó de um jeito maravilhoso e feliz, e não a primeira coisa que eu pensasse fosse aquele sentimento de dor e de perda, também me faz dar mais valor a vida, a felicidade, a morte e os momentos triste também, eu recomendo muito!

Maria 30/12/2022

O garoto quase atropelado
Esse livro me impressionou mto pq eu comprei ele só pq tava 9,00 reais e que era do Vinicius grosso (um autor que eu gosto muito)
Esse livro me prendeu do início ao final, e foi tanto que eu comecei lendo esse livro com quase crtz que ia só terminar ele ano que vem pq faltava 5 dias para acabar o ano, mas eu consegui terminar antes! (Pq ele é mto viciante)
Ele conta a história do garoto quase atropelado, e a amizade que ele cria com a cabelo de raposa, o James Dean não tao bonito e a menina de cabelo roxo. Esse livro fala sobre paixão, amadurecimento, problemas psicológicos e a luta contra o luto
LEIAM ESSE LIVTO ELE É MTO BOM RECOMENDO MTO, VINICIUS GROSSO LENDA NUNCA ERROU!!

Mi Sgarbi 22/08/2021

Tenho tantas coisas pra falar desse livro, que nem sei por onde começar...
Foi uma das melhores leituras desse ano, sem dúvidas. Esse é aquele livro que te faz sentir viva, livre... Realmente, muitas emoções que nem consigo citar todas. Simplesmente, maravilhoso! ?