Vá, coloque um vigia

Vá, coloque um vigia Harper Lee

Resenhas - Vá, Coloque Um Vigia

Prisca 28/03/2022

Meu Deus , que livro é esse.
Não sei nem o que falar. Estou arrepiada. Um misto de sentimentos, um nó na minha garganta.

Tio Jack: você é daltônica Jean Louise,sempre foi e sempre será...nunca encarou as pessoas como raça... É incapaz de pensar em termos de raça. Você vê apenas pessoas ??

Jem ??
Cal ??

Priscila 23/03/2022

O problema em ter heróis
"O sol para todos" é uma obra prima, todo romance tem contexto e os personagens são apaixonantes. Já em "Vá, coloque um vigia" apesar de existir excelentes pontos de discussão como visão adulta de Jean para o racismo no sul dos EUA e o ponto central dos problemas e angústias de criarmos heróis e deuses, achei os personagens mal construídos e grandes falhas na história. Definitivamente Harper Lee devia ter parado em o sol é para todos

Gabi 24/02/2022

Quando fui buscar saber mais sobre o livro percebi que muita gente tinha se decepcionado, quando comparado com "O sol é para todos", mas eu achei incrível!
A forma que a autora conduz e escreve me prende de uma forma mágica, é sempre uma lição de vida em cada página lida.

Michela Wakami 23/02/2022

Confuso? Sim! Porém muito bom.
Quase desisti de concluí-lo, mas ainda bem que insisti.
Ele trás umas contradições, deixa de lado um personagem que foi importante no primeiro livro, e ainda tem umas revelações bombásticas.
Confusa com tudo isso, fui pesquisar, para tentar entender, o que se passou na cabeça da autora, e descobri, que na verdade, esse livro é resultado de um ajuntamento de rascunhos, que estavam largados na gaveta, da autora.
Rascunhos do primeiro e de um possível segundo livro.
Então consegui entender, que tem coisas que ela tinha cogitado por no primeiro livro, mas não colocou e foram colocados nesse livro, através dos rascunhos.
Além de tudo isso, o personagem, Atticus, passa por algumas mudanças, justificáveis ou não, mas que as pessoas correm o risco de sofrer, por vários motivos, que podem ou não te convencer, mas que tem que serem respeitados.
O doutor Finch, foi maravilhoso.
João 27/02/2022minha estante
????????

Amanda.Dias 10/02/2022

Um tanto quanto decepcionada....
Por ser continuação de 'O sol é para todos' esperava que fosse tão bom quanto o primeiro.
Mas não gostei, é muito chato

PaulaFrancoNetto 09/02/2022

Demorei mto para engrenar. Perto do meio pro final a leitura prende um pouco. Não se comparar com o " o sol é para todos", mas Harper Lee continua sendo fantástica. A forma como scout e principalmente outros personagens tratam o negro é de embrulhar o estômago. Ainda mais depois do que aconteceu com o congolês na barra da Tijuca. Considero uma leitura atemporal

Rosangela Max 30/01/2022

Gostei, mas não se compara com a obra-prima da autora.
Não sei se foi uma boa ideia ler esta história em seguida à leitura de ?O Sol é para todos?. Eu ainda estava muito apegada aos personagens do primeiro livro e, logo no início do segundo, foi revelada uma informação que abalou minhas estruturas.
Isso deu uma desanimada, mas, conforme a história ia se desenvolvendo, fui me empolgando e o resultado valeu a pena.
Como aqui o palco é todo da Scout e ela é uma personagem intensa, as vezes me irritava um pouco. Preferia no primeiro livro, onde ela dividia a cena com personagens incríveis. Mas mesmo assim, gostei muito da leitura. Só o final que ficou ?vazio?.
A escrita da autora é maravilhosa demais! Ela consegue falar sobre temas sérios e importantes e, ao mesmo tempo, manter a história leve e apaixonante.
Uma pena que não temos mais livros publicados dela.
Recomendo a leitura.
Anna 31/01/2022minha estante
Eu gostei tanto desse livro, mas lendo sua crítica deve ser porque não li "O sol é para todos". A autora é incrível né!

Rosangela Max 31/01/2022minha estante
Sim, ela é maravilhosa! ?

Amanda.Andrade 23/01/2022

Depois de ler O sol é para todos essa continuação é um soco no estômago.
Depois do ato "heróico" do primeiro livro a gente é surpreendido com atitudes nesse segundo.
Jean Louise luta com unhas e dentes pelo que acredita, mas por vezes se torna chata.
Acredito que o livro pode ser resumido em :

" É quando estão errados que os seus amigos mais precisam de você, Jean Louise, e não quando estão certos..."

Zabella 21/01/2022

Jean Louise, eu te amo!
?O preconceito, uma palavra suja, e a fé, uma palavra sagrada, têm algo em comum: os dois começam onde termina a razão.?

Alane.Sthefany 14/01/2022

Simplesmente Incrível ??????
Vá, Coloque Um Vigia - Harper Lee

Esse livro é a continuação do Livro "O Sol É Para Todos", com os mesmos personagens, no entanto, com eles já adultos, quem leu esse livro, e gostou, só tenho uma coisa a dizer: O que estão esperando para lerem essa maravilha ???

O livro teve um final inesperado, confesso que eu fui surpreendida com esse final.

Tenho certeza que irá surpreendê-los também.

Simplesmente, Amei !!! ??

Nada a declarar, senão que a Harper Lee, é uma autora maravilhosa !!!

? Nota 5/5 ?

?? Spoiler ??

Citações

"Você é daltônica, Jean Louise. Sempre foi e sempre será. As únicas diferenças que vê entre as pessoas são a aparência, a inteligência, a personalidade e coisas assim. Nunca encarou as pessoas de acordo com sua raça, e agora que a raça é o assunto inflamável do dia, você ainda é incapaz de pensar em termos de raça. Você vê apenas pessoas."

[...]

"O preconceito, uma palavra suja, e a fé, uma
palavra sagrada, têm algo em comum: os dois começam onde termina a
razão."

? "Maycomb" precisa de mais pessoas como Jean Louise.
[Só quem leu entenderá a referência] ?
Aline Oliveira 15/01/2022minha estante
Quero ler ???

Alane.Sthefany 15/01/2022minha estante
Se vc leu "O Sol é Para Todos", e amou, acredito que irá amar esse aqui tbm ??

Celio.Junior 13/01/2022

Quase uma traição! No primeiro livro se constrói toda uma narrativa de heroísmo que tão logo conhecemos mais profundamente algumas personagens, cai por terra. Mas não é motivo para desanimar ou desistir do livro, só mostra como precisamos nos lembrar do contexto em que cada pessoa é inserida e em que situação cada história é contada. Maycomb, afinal de contas, não é uma cidade progressita do século XXI, mas um condado no sul dos EUA no início do século XX. E, após a leitura, lembre-se: entender os motivos não é o mesmo que concordar com as atitudes!

Marcelomff_ 10/01/2022

Um soco no estômago
Para quem leu "O sol é para todos" esse livro vai ser um soco no estômago, você vai reencontrar antigos personagens, mas agora terá de lidar com eles, através dos olhos de nossa protagonista que agora é uma mulher e não uma criança, e as diferenças entre o olhar ingênuo da pequena Scout e o olhar tenaz de Jean Louise vai te fazer enxergar a pequena cidade de Maycomb com outras pespectivas.

Ao finalizar essa obra, é bem possível que você fique bem confuso quanto ao comportamento de alguns personagens, mas tem um trecho que me foi bem esclarecedor, e espero que lendo agora com um pouco mais de atenção ele possa te ajudar também:

- "É quando estão errados que os seus amigos mais precisam de você, Jean Louise, e não quando estão certos..."

Amanda Dallmann 31/12/2021

Não é tão bom quanto "O sol é para todos".
Portanto é interessante a leitura para saber o desenvolvimento da pequena Jean Louise.

t.Alita Araujo 17/12/2021

Somos nossos próprios vigias
A história contada no livro Vá, Coloque um Vigia se passa em meados dos anos 1950, 20 anos depois do aclamado livro: O Sol é para Todos. Temos como narradora, a agora adulta, Jean Louise (Scout) que está estudando e morando em Nova York e volta para Maycomb no Alabama, para passar as férias com seu pai, Atticus.

Como pano de fundo da narrativa temos o racismo, a intolerância e os debates sobre segregação racial nos Estados Unidos, com poucos dias em Maycomb Jean Louise passa a perceber as pessoas da cidade natal e seus próprios familiares de forma diferente do que estava lembrada quando saiu para estudar no Norte do país e se espanta ao perceber que os valores passados a ela pelo pai quando pequena ruíram ao longo dos anos nas pessoas que ela mais amava, incluindo seu pai que ela admirava por sua coragem e humanidade. Inconformada com o rumo que a cidade tomou ao longo dos anos em relação ao racismo e a segregação racial Jean Louise se vê profundamente decepcionada com as pessoas e passa a questionar próprias convicções.

O livro nos passa uma importante mensagem em relação as questões raciais e valores, porém ao meu ver não pode ser considerado uma sequência do O Sol é para Todos, já que em muitos momentos há mudanças nos fatos ocorridos na história original e uma completa descaracterização dos personagens, principalmente de Atticus que no 1ª livro tem sua personalidade construída em uma base de princípios mais humanos e que se mostra sempre preocupado com as injustiças e preconceitos sofridos pelos negros.