Vá, coloque um vigia

Vá, coloque um vigia Harper Lee

Resenhas - Vá, Coloque Um Vigia

Luiz.Goulart 01/10/2022

A forte continuação de O Sol é Para Todos
Segundo romance de Harper Lee, ambientado duas décadas depois de sua obra-prima O Sol é Para Todos. Estamos nos anos 1950 em meio à questão da segregação racial. Para grande surpresa de todos que esperaram anos por uma segunda obra de Harper Lee, que após o sucesso do primeiro e premiado livro jamais escreveu outro por 65 anos, vemos uma surpreendente abordagem sobre os personagens que aprendemos a amar: “Se um homem diz ‘essa é a verdade’ e você acredita, mas depois descobre que é mentira, fica desapontada e toma cuidado para nunca mais ser enganada por ele. Mas quando você se decepciona com um homem que sempre se pautou pela verdade – e em cuja maneira de encarar as coisas você acreditava -, você não fica apenas ressabiada, fica sem nada.”

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5508448897034557562?hl=pt-BR

Amanda 28/09/2022

Que livro?
Pensei que O sol é para todos tinha me destruído, mas como eu tava enganada! Amei ler sobre a mulher que a Jean Louise se tornou e saber sobre o que aconteceu entre a infância dela e sua fase adulta. Como foi dolorido o livro após o atropelamento, foi como se um véu tivesse sido tirado da visão da Jean sobre o mundo, mas ao mesmo tempo foi incrível observar que isso em nada alterou a percepção e a convicção dela sobre como o mundo deveria ser em relação aos negros! Que livro FODA!!!!

Alícia 16/08/2022

Péssimo
Para quem leu (e amou) O Sol É Para Todos, essa continuação é decepcionante. Além de descaracterizar todos (exceto a Scout) os personagens apresentados na obra anterior, o livro é repleto de diálogos pesados, que fogem do tema e apenas servem para tornar mais longo esse livro que, sinceramente, não acrescentou em nada na minha vida.

A autora, tão progressista em sua primeira obra, apresentou um debate que, apesar de pertinente, não foi exposto de maneira eficaz. O livro dá uma volta de 360°, já que não há mudança efetiva nenhuma entre o primeiro e o último capítulo - Scout, no final das contas, deixou de questionar e apenas aceitou a realidade.

Preferia ter parado no primeiro livro.

Layza 29/07/2022

Não quero lembrar do Atticus dessa versão!!
Um dos meus livros favoritos é ?To kill a mockingbird?, eu li faz uns meses. Hoje terminei a continuação da história. Não esperava lidar com a mudança do Atticus, um homem admirável no primeiro livro, se tornou mais um entre os sulistas. Mas como Tio Jack disse, assim como Scout, nós leitores ficamos presos a uma idealização do Atticus, mas nessa versão lembramos que ele é um ser humano e tem defeitos. O melhor dessa versão foi a Jean Louise, que continua sendo ela mesma, a mesma Scout.
Enfim, apesar da decepção que senti junto com Jean Louise, foi uma leitura gostosa, em que pude relembrar a experiência de ler o primeiro livro. ??

22/07/2022

Rascunho de O Sol é Para Todos?
Resenha completa: http://diarioquaseescritora.blogspot.com/2022/07/resenha-va-coloque-um-vigia-de-harper.html

Malu 12/07/2022

Vá, coloque um vigia
Da talentosíssima Harper Lee, este livro continua a história de Jane Louise (Scout) Finch, 20 anos depois dos acontecimentos de 'O Sol É Para Todos'.
Nesse livro, diferente do primeiro, temos uma Scout adulta, tendo que voltar para sua cidade natal, com suas visões e convicções muito diferentes das pessoas dali.
Para seu espanto, nem seu maior modelo de moral e comportamento escapa dessas diferenças.
Recomendo ler após o Sol...

Natalie.Coppola 11/07/2022

Não dá pra dizer que o livro é ruim, mas ele é extremamente chato. O primeiro livro é bacana, mas esse, sinceramente, foi um sufoco pra ler.

Alexandre.Hauber 24/06/2022

Vale a pena o retorno a este universo
Foi bem agradável poder acompanhar o futuro de alguns personagens. Faltou a magia do clássico, mas certos embates foram muito interessantes.

Natalia446 13/06/2022

Harper Lee não decepciona
No primeiro livro, a autora explora a inocência de Scout, trabalhando temas como justiça, racismo e igualdade pela visão de uma criança. Nesse segundo livro, ela traz a personagem principal já adulta e com uma personalidade formada. Morando em NY, Jean Louise volta à Maycomb e se depara com situações que antes não eram percebidas por ela na infância. Um choque de realidade na relação pai e filha, com muitas emoções envolvidas (pensar em Jem ainda dói meu coração) e várias frases marcantes a autora escreve um livro ótimo, mas não tão bom quanto o primeiro. Ainda sim, recomendo bastante!!

Roberta 11/06/2022

Não compare com O sol é para todos
Tá certo que a história envolve Scout e Atticus mais a frente na sua história. Mas nada tem a ver com o outro livro.
Essa história é narrada em terceira pessoa e em alguns momentos confesso que fiquei um pouco confusa com alguns trechos. Mas a história vai tomando um rumo inesperado (pelo menos pra mim) e me fizeram refletir sobre nossas contradições. Então, embora o início do livro não me pegou tanto, a segunda metade foi incrível e fez por merecer minhas 5 estrelas.

laura 01/06/2022

E se o mundo fosse daltônico?
Lindo!?
Um vislumbre da sociedade e o que ha de pior
nela, com os pensamentos da protagonista
completamente explícitos mostrando como tudo
fica uma doideira na mente dela!

Queria que o mundo fosse como a Jean Louise,
seria melhor né?

"Posso suportar que me chamem de qualquer
coisa, desde que não seja verdade."

"O preconceito, uma palavra suja, e a fé, uma
palavra sagrada, têm algo em comum: os dois
começam onde termina a razão"

"Você é daltônica, Jean Louise. Sempre foi e
sempre será. As únicas diferenças que vê entre as
pessoas são a aparência, a inteligência, a
personalidade e coisas assim. Nunca encarou as
pessoas de acordo com sua raça, e agora que a
raça é o assunto inflamável do dia, você ainda é
incapaz de pensar em termos de raça. Você vê
apenas pessoas."

"O vigia de cada um é sua própria consciência"

"Concebida na desconfiança e consagrada à
crença de que todos os homens são maus por
natureza"

Paulo Augusto 04/05/2022

Autoconhecimento e maturidade
Acho que o livro mostra a vida como ela é. Os heróis tão admirados se mostram falhos, as nossas certezas nem sempre se mostram certas. Muitas vezes não compreendemos os valores dos outros.

Em relação a O sol é para todos, outro livro famoso da autora e que esse dá prosseguimento, essa obra é menos cativante, mas vale a leitura.