Zoo James Patterson
Michael Ledwidge

Resenhas - Zoo

Viviane 02/10/2015

Fascinante.
A natureza se rebelando contra o homem. Países sentindo a lei do retorno. Homem x Natureza. Fantástico!

Leticia.Pagliato 31/03/2016

ZOO
Que livro!! Superou expectativas hehe melhor do que eu pensei. Confiram a resenha dele no blog:

site: http://minhaqueridaestant.blogspot.com.br/2016/03/3-resenha-zoo.html

Fernanda @condutaliteraria 13/04/2016

Diferente!
Zoo foi escrito por James Patterson em conjunto com Michael Ledwidge e possui sua adaptação para TV com a série homônima.

A história gira em torno de Jackson Oz, um acadêmico de zoologia e biologia, que não é muito bem quisto em seu meio por suas pesquisas e teorias tidas como "um tanto malucas". Até que, animais do mundo inteiro passam a agir de modo inesperado e violento, confirmando que tais teorias não estavam tão erradas assim.

Oz recebe a ligação de um amigo que trabalha em um reserva, e parte para Botsuana na África, a fim de confirmar suas suspeitas e provar ao mundo que estava certo quanto ao CAH (Confronto entre Animais e Humanos). É nessa viagem que conhece Chloe, uma ecologista, que irá apoiá-lo e ajudá-lo.

Zoo passa em um cenário pré apocalíptico, onde os animais não se intimidam mais na presença humana, pelo contrário, passam a vê-lo como ameaça e a caçá-lo e, há certa comunicação entre os animais que coordenam os ataques.

A narrativa alterna entre a perspectiva de Oz e em terceira pessoa nas cenas de ataques. Outra característica típica de Patterson são os capítulos muito curtos, fazendo com o que o leitor queira logo partir para a cena seguinte. O que faz com que a leitura flua de modo rápido.

A capa dispensa comentários, já dá uma aguçada na curiosidade do leitor.

Gostei do livro e a explicação para tudo foi bem coerente, faz pensar um pouquinho sobre nossa relação com a natureza.

Mas não vou dizer que foi um dos favoritos do autor, é um estilo um pouco diferente. Vale conferir!

Henrique_ 08/07/2016

Uma mensagem de alerta
Um biólogo desprestigiado consegue chamar a atenção do mundo ao ter sua teoria de conflito "humanos"-animais confirmada por uma série de ataques de mamíferos a seres humanos com potencial para fim da humanidade. Na narrativa, o autor comenta um pouco sobre comportamento animal, o que acaba enriquecendo o livro e o tornando interessante para quem não é da área. É um livro bem escrito, predominantemente narrado em terceira pessoa, pelos olhos do biólogo, com capítulos curtos, o que contribui para aumentar a curiosidade a respeito do desenrolar dos acontecimentos e confere dinamicidade à narrativa.
O livro perde três estrelas, pois ele é: a) superficial, tanto na caracterização dos personagens, quanto na descrição dos acontecimentos em geral; b) não passou a imagem do caos apocalíptico global que se esperaria da trama.
Optei pelas 2 estrelas, pois acho válida a mensagem que os autores quiseram passar a respeito de uma potencial consequência da relação homem x natureza e pela escrita, que me permitiu uma leitura rápida.
Recomendo o livro àqueles que querem passar o tempo e esvaziar a cabeça.

Chrys 14/09/2015

Muita ação e pouca ficção
Zoo é uma obra de ficção estrangeira escrita por James Patterson em conjunto com Michael Ledwidge e publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro e possui sua adaptação para a tv com a série homônima transmitida pela emissora CBS e com os direitos adquiridos pela Netflix Us (oremos para a Netflix Brasil conseguir os direitos de exibição, eeeee).

Fiquei com o pé um pouco atrás por conta de ser mais um livro do James em coautoria e com a trajédia que Bruxos e Bruxas foi para mim, estava bastante disposta a não ler mais nada nestas condições, contudo, a sinopse é tão, mas tão atrativa e a série é absolutamente excepcional que me rendi, me rendi e..... Ah, leia e saiba o que me surpreendeu e o que me decepcionou.

Zoo se passa em um período pré apocaliptico onde os animais não se intimidam mais com a presença do ser humano, pelo contrário, começam a vê-lo como ameaça e começam a caçá-lo. Todos os animais, dos selvagens aos domésticos começam a se comportar de maneira estranha, convivendo pacificamente entre si, havendo uma comunicação interespécies para coordenar e programar os ataques.

Comparações são injustas mas inevitáveis, o livro tem uma premissa interessantíssima mas peca na execução, faz os fans de Michael Crichton (Congo, Parque dos Dinossauros) inflarem e murcharem em tempo recorde. Achei um desperdício de ideia, eu esperava muito mais da parte científica, das explicações genéticas e biológicas das criaturas e isso não veio. Acredito que pelo fato de serem autores de suspense e não de thrillers científicos, como é o casoore do mestre Crichton. Para alguns será suficiente um tratamento superficial, mas para mim não foi, não convenceu e me levou a crer que a série é mais convincente (até aqui, claro).

Esperei uma investida na parte apocalíptica, que magistralmente fugiu do pensamento engessado de que Apocalipse = Zumbi e acabei me decepcionando, a história dá saltos inexplicáveis no tempo e deixam o leitor com cara de ponto de interrogação.

Sim, o livro tem ação, tem suspense, tem mistério, mas faltou "sustância". Outro ponto positivo a ser destacado foi no que diz respeito à emoção dos animais, o respeito às criaturas e sua natureza foi preservado, me fazendo amar mais o Chipanzé Atilla que seu dono, o protagonista biólogo Jackson Oz.

Uma marca registrada de Patterson é a brevidade dos capítulos e a pausa em momentos importantes da história, fazendo com que o "virar de páginas" seja incessante e quase que imperceptível. A Narrativa alterna as vozes, sendo ora através da perspectiva de Jackson, ora em terceira pessoa (importante nas cenas de ataques), mas se o livro tivesse sido narrado totalmente em terceira pessoa, talvez tivesse me atraído mais.

A teoria lançada pelo livro chega a ser crível, mas ainda assim o senti falta de seu desenvolvimento, aprofundamento científico já que a ambientação era essa, entre o biólogo, sua esposa ecologista e demais cientistas aos quais Oz consegue convencer.

O livro não é ruim, mas não é excelente, a série modificou quase que completamente a trama, inseriu novos personagens, motivação e conta com muito mais ação e expansão territorial. Por essa razão acho que me decepcionei um pouco, mas acredito que minhas razões para achá-lo mediano sejam todas subjetivas, o que serve para fazer com que vocês leiam antes de ver a série e voltem aqui para debater comigo.

A Edição Brasileira tem a mesma capa publicada lá fora (Thank God e Arqueiro) e é lindíssima e intimidante rs. O tamanho e espaçamento da fonte é ótimo, ponto para a Editora.

site: http://www.todasascoisasdomeumundo.com.br/2015/09/resenha-zoo-james-patterson-e-michael.html#more

Blog Os Papa-Livros 20/09/2016

Zoo (Resenhado por Manoel Alves)
Logo no prólogo de Zoo, temos algumas cenas que se seguem após a fuga de dois leões do Zoológico de Los Angeles, onde esses animais mataram o próprio treinador que cuidou deles desde que foram trazidos da selva. Eles também acabam matando outra pessoa que estava nas proximidades do local.

Após isso, se iniciam os primeiros capítulos da história, que apresentam o biólogo novaiorquino Jackson Oz, que atualmente é tachado de louco pela sociedade científica, pois ele defende sua teoria de que os animais estão mudando de comportamento, se tornando mais agressivos com os seres humanos. Não é preciso dizer que os grandes nomes da ecologia não receberam bem essa ideia. Oz também vive um relacionamento conturbado com sua namorada, pois ele passa mais tempo dedicado à sua teoria do que à sua relação. Ele também possuí um chimpanzé de estimação chamado Attila, que ele ama como um filho.

"Era mesmo um zoológico, pensei, fechando o chuveiro, observando a rua abaixo pelas grades da janela. Só que agora começava a parecer que o Homo sapiens era o único animal confinado em jaulas."

Depois de receber uma mensagem de um amigo falando sobre o comportamento estranho de leões na África, Oz embarca pra Botswana buscando investigar esse fato, deixando Attila sob os cuidados de sua vizinha. Ao desembarcar no país, ele se dirige para um hotel destinado à turistas, mas chegando ao hotel, ele estranha como o local se encontra vazio e decidi ir com seu amigo à savana procurar os turistas que deveriam estar ali. Depois de um tempo, eles encontram um carro de safári, mas totalmente abandonado. Eles voltam ao hotel e são atacados por um grupo de leões, Oz consegue fugir e se dirige à selva. Ele acaba encontrando e salvando uma mulher que estava perdida na floresta, ela se chama Chloe e é uma ecologista que estava fazendo pesquisas no local com sua equipe quando foram atacados por animais.

Tempos depois, eles vão para Nova York, onde encontram Attila em um estado muito perturbado e a casa de Oz completamente destruída, o macaco acaba fugindo e o livro dá um salto de 5 anos. Agora Oz e Chloe estão casados e possuem um filho. Daqui em diante a história segue com Oz tentando provar sua teoria com a ajuda de Chloe, enquanto mais ataques de animais ocorrem ao redor do mundo.

"— Que Deus nos ajude — disse Alvarez, fazendo o sinal da cruz.
— Deus? — Questionei — Deus destruiu Sodoma e Gomorra, não foi? Sei que sou apenas um cientista, mas parece que nos deixamos Deus bravo de novo."

Esta é a minha segunda experiência com um livro do James Patterson e achei a escrita completamente diferente do outro livro que li, acho que isso se deve tanto a diferença de gênero literário quanto pelo fato desse livro ser escrito juntamente com outro autor, o Michael Ledwidge. A maioria dos capítulos são narrados em primeira pessoa pelo ponto de vista de Oz, mas existem alguns capítulos em terceira pessoa, que narram acontecimentos o redor do mundo.

A escrita em si é bastante dinâmica, os capítulos são curtos e o corte de cenas são feitos nos momentos certos, instigando a vontade do leitor em continuar a leitura, o ritmo da história chega ser frenético. Todo o suspense em torno dos ataques dos animais também faz com que a vontade de ler seja ainda maior, sem falar dos capítulos narrados em terceira pessoa, onde os ataques animais ao redor do mundo eram mostrados e a narração ganhava um toque de ação muito bem trabalhado e tornava mais palpável a ideia de apocalipse que a história promete.

"Soa como algo grandioso, eu sei, mas meu medo era que, se eu estive certo - e pela primeira vez na vida eu sinceramente esperava estar errado -, estaria ocorrendo uma alteração do paradigma planetário que ia fazer o aquecimento global parecer um passeio de domingo num jardim orgânico comunitário."

A explicação para o porquê dos animais estarem agindo dessa forma é bem feita, a teoria para mim tem sentindo e é viável, apesar de eu ter sentindo uma falta de mais termos científicos em uma história onde estávamos sempre na presença de biólogos e ecologistas. Acho que a maioria dos leitores, principalmente os que não leem muitos livros com narrativas mais científicas não verão problema com isso, mas eu tive em alguns momentos.

A crítica trabalhada no livro é um dos pontos mais positivos na narrativa, os autores mostram o quanto o ser humano é culpado pelo declínio da natureza, pois somos muitas vezes egoístas e nos preocupamos mais com nós mesmos e com o comodismo da tecnologia do que com o bem estar mundial, e isso não acontece só na ficção, quantas vezes não vimos palestras ou eventos sobre o meio ambiente, até chegamos a seguir as instruções dadas nesses momentos, mas é só questão de tempo até pararmos de nos preocupar e voltar à onde estávamos O livro trabalha muito bem esses aspectos e não seria surpresa esperar que a natureza realmente se revoltasse contra nós.

Zoo com certeza é um livro que recomendo, tive algumas pequenas coisas que me incomodaram, mas é uma ótima opção de leitura, com ação, suspense e críticas relevantes. O livro foi adaptado para a televisão em formato de série televisiva, que já está na segunda temporada.

site: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/2016/09/123-resenha-zoo-james-patterson-e.html

Tom 13/10/2016

Zoo
Uma critica ao homem moderno. Zoo retrata como os animais se voltam contra os homens por causa da tecnologia e impactos ambientais causados por estes, o que modifica características biológicas dos seres. O livro é uma trama interessante e traz uma nova forma de "fim do mundo", criativo e rápido de ler.

Silas Jr 25/10/2016

Estamos em um zoológico?
Filhos do Fim do Mundo, O fim de todos nós são alguns livros que aborda a temática apocalíptica, fim do mundo e essas coisas. Zoo entra na mesma linha e eu digo um pouco mais doentia, pois, o desastre está os animais, ao que parece que a mãe natureza lançou toda sua força sobre os animais criando um exército sanguinário e brutal. É romântico a forma como Patterson escreve e reluzente a forma como a história nos envolve. Este livro aborda o quanto estamos destruindo a natureza, os animais, alterando a ordem natural das coisas e para um único objetivo de saciar nossa sede. Fomos criados para cuidar deste mundo, o nosso lar, e incrivelmente estamos o destruindo, ao mesmo tempo nos destruindo. Eu teria feito um outro final, este deixou a desejar, mas me compreendo é uma obra para pensar o que estamos fazendo com o mundo. O que estamos fazendo? Leiammmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Acquila.Freire 06/11/2016

Boa ideia
Vários são os livros que relatam temas apocalípticos. Em relação a Zoo, foi uma boa sacada usar o nosso cotidiano com a tecnologia e queima de petróleo como um motivo para o fim do mundo que não seja, neste caso, o aquecimento global, e sim a sua "influência" sobre os animais.

Mundo de Tinta 01/02/2017

Zoo
Dizer que esse me perturbou é pouco.
Dizer que isso é pura ficção é ilusão.
Totalmente possível de ocorrer. #pensamentosombriomedefine.
Jackson Oz sabe que os animais estão estranhos, comportando-se de forma totalmente anormal. E isso é muito assustador. Os animais não mudam seu comportamento. Nunca. Mas isso está acontecendo em todo o mundo e ninguém percebe, ninguém vê. Quando finalmente alguém começa a ver isso também, Oz não perde a oportunidade e parte para a África em busca das provas. Mas nem imagina que vai ficar frente a frente com a possibilidade de fazer parte da estatística. E como o mágico de Oz, Jackson Oz consegue escapar para tentar resolver este problema de tamanho global. Mas por onde começar? Primeiro, ele precisa de mais mentes brilhantes e científicas como a sua para tentar achar a solução. E em meio ao mar de teorias científicas, burocracia política, mortes e mais mortes, a história vai tomando um ritmo que mal te dá tempo de respirar.

Quer continuar a ler?
Visite nosso blog no link abaixo!
Bjs

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/2015/10/resenha-de-tinta-zoo.html

Fernandes.Vedder 26/02/2017

Interessante
Fiquei com o pé atrás no início... Mas, no final, valeu apena ler. Além de ser uma leitura fácil, o livro nos leva a pensar na nossa relação como o planeta e o nosso modo de vida desregrado que causa, entre outras coisas, poluição, destruição do eco sistema. Tudo isso com uma boa dose de suspense.

cotonho72 10/03/2017

Muito bom!!
No Zoológico e Jardim Botânico de Los Angeles, localizado em frente ao Autry National Center, no Griffith Park, dois leões devoram o seu tratador, mas os mais estranho era que os leões estavam a sua espera como se tudo já tinha sido planejado, logo após, fogem e invadem um campo de golfe, onde atacam um golfista, um cheiro os atrai e está no ar e eles continuam avançando ansiosos pela caça. Logo diversos lugares noticiam ataques de animais, ursos-negros atacaram dois caçadores experientes no norte de Nova York, uma elefanta mata o seu treinador em Kerala na Índia, algum coisa está acontecendo na natureza.
Jackson Oz assistiu todas essas notícias e ficou atônito, ele é um biólogo que há muito tempo estava trabalhando uma teoria chamada CAH (Conflito Entre Animais e Humanos), basicamente ele acreditava que o comportamento animal estava mudando, os animais se mostravam hiperagressivos ao homem, o que não era normal, sejam animais domésticos ou selvagens, todas as espécies apresentavam esse comportamento. Contudo, ninguém acreditava na sua história e em seus estudos, mas agora os fatos eram inegáveis, diversos lugares noticiavam a mesma ocorrência, alguma coisa fazia os animais enlouquerem.
Não demoraria muito para Oz presenciar esse fenômeno, depois de receber um telefonema do seu amigo Abraham Bindix, um guia de safari que mora em Botsuana, informando que lá também estava tendo esses acontecimentos, ele viaja para África para averiguar melhor toda a situação.
Mas a viagem não foi das melhores, Oz e seu amigo Abraham foram pegos em uma emboscada, onde alguns leões machos os atacaram de forma bem ordenada (leões machos não atacam e não andam juntos), apesar do terror e de quase perder a vida, Oz consegue gravar tudo. Durante a fuga ele acaba encontrando com a ecologista Chloe Tousignant, ela estava quase sendo devorada por jacarés, o grupo em que ela estava também foi vítima de um ataque e só ela sobreviveu, com muita coragem e sorte Oz consegue salvá-la, eles fogem e voltam juntos para os Estados Unidos.
Juntos eles vão tentar convercer as autoridades responsáveis sobre esse fenômeno inexplicável e ao mesmo tempo descobrir o que está causando toda essa mudança de comportamento nos aminais, mas a cada dia que passa a sobrevivência da humanidade está mais ameaçada.
O autor James Patterson consegue mais uma vez criar uma história eletrizante e cheia de suspense, o livro levanta um debate sobre as questões ambientais e sobre os interesses políticos.É narrado pela visão do Oz, com alguns capítulos narrados na visão dos animais e achei bem interessante pois aumenta a tensão. A leitura flui bem e a capa é bem impactante, o livro deu origem a uma séria da CBS com o mesmo nome, os fãs do autor vão gostar bastante, leitura recomendada.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br