Zoo James Patterson

*James Patterson, Michael Ledwidge*
Editora Arqueiro
Ano - 2015 / 288 pág.
????
(Depois de alguns séculos...)
Bora falar de livro!
Esse livro vai se tornar ainda menor nas suas mãos, por ser muito bom!!
Imagina o cenário...
Do nada, uma doença começa a se espalhar pelo mundo ? (o livro é de 2015), uma doença que afeta os animais, fazendo com que eles comecem a caçar a humanidade, de forma tão brutal quanto fazemos com eles...literalmente!!
Nosso protagonista, o biólogo Jackson Oz, chega a alarmar as autoridades anos antes, mas é desacreditado... e o horror se espalha por todo o mundo!!
Será que é o fim da humanidade? Oz  se junta à ecologista Chloe Tousignant e... daqui p/frente, você vai precisar ler p/saber o que vai acontecer!! ?
??
Como já havia dito, o livro se torna pequeno pela dinâmica que apresenta, frenético e inteligente!!
Tem certos trechos que o leitor fica chocado e penalizado com a violência sofrida pelos seres humanos. Que é uma alegoria muito massa, porque a maior parte da humanidade não se coloca no lugar das outras espécies viventes do nosso planeta.
Algumas pessoas me falaram que tem uma série! Nunca assisti, mas se for na mesma pegada do livro,  deve ser muito boa... fico curioso, quem já assistiu por favor, diz aí o que você achou!!
Recomendo demais a leitura e se prepare, o sangue escorre.
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Larissa.Giorgetti 28/09/2021minha estante
Assisti a série Bart, mas sinceramente não sei o que dizer, o livro é curto então não sei se dá enredo pra uma série de 4 temporadas( que infelizmente foi cancelada, e sem final ?) acredito que inventaram churumelas na série que não tenha no livro,

Larissa.Giorgetti 28/09/2021minha estante
....enviei antes de terminar minha tese, kkk
Acho que a série se perdeu, começou maravilhosa e instigante, a base pelo que sei totalmente igual ao livro, mas depois foi sendo invernada umas coisas que vou te falar amigo, difícil engolir, até governo entrou no meio e não entendi bulhufas pq
Mas quero muito ler o livro tbm pra ver qual o final kkkk
Não tem como te falar mais pra não te dar spoiler da série, mas en suma, vale a pena vc conferir sim, as cenas não são explícitas como imagino eu no livro mas são bem impactantes tbm
Pela série daria nota 3,5

Bart 29/09/2021minha estante
Oi Larissa!! Mt obg, mais uma vez vc salva mha vida, eu ia ficar mt puto/frustrado em ver q a série foi cancelada antes do fim, outra coisa, 4 temporadas ? Já vi que rolou bastante invenção! , Isso acaba com as expectativas ... Na verdade vc me livrou de algo que provavelmente eu iria me arrepender!!
Obg ?????

Mariana 14/08/2020

Adorei! Nunca imaginei uma história assim! Fiquei bem apreensiva

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Zoo" de James Patterson e Michael Ledwidge

"Zoo", escrito por James Patterson em parceria com Michael Ledwidge, surge como uma intrigante exploração dos vínculos entre humanos e a natureza, questionando as consequências de nossa relação predatória com o meio ambiente e o impacto de nossas ações na fauna do planeta. Nesta narrativa, nos deparamos com um mundo em que os animais, de diferentes espécies e habitats, passam a atacar os seres humanos de maneira coordenada e agressiva, fazendo com que seja inevitável refletir sobre a forma como interagimos com a natureza que nos cerca e o modo como transformamos seu habitat.

O protagonista da história é Jackson Oz, um biólogo cujo trabalho consiste em estudar o comportamento dos animais, há tempos observa comportamentos estranhos e violentos nas criaturas que habita o planeta. No entanto, suas advertências são frequentemente ignoradas e suas descobertas desacreditadas, refletindo a tendência da sociedade de ignorar os sinais de alerta relacionados ao meio ambiente. Essa dinâmica ilustra a importância de ouvirmos e valorizarmos o conhecimento científico, especialmente quando se trata de questões ambientais críticas.

Chloe Tousignant, uma ecologista, é apresentada na narrativa como alguém que enxerga o valor das teorias de Oz e torna-se sua aliada. Juntos, eles testemunham e vivenciam uma série de ataques brutais de animais em várias partes do mundo, o que os leva a uma corrida contra o tempo para alertar autoridades globais sobre a crescente ameaça à humanidade. Essa parceria é um lembrete da necessidade de cooperação e união em face de desafios globais, como a preservação do meio ambiente e a sobrevivência da espécie humana diante de uma ameaça iminente.

Um aspecto notável do livro é sua estrutura de capítulos curtos e objetivos, o que proporciona uma leitura ágil e envolvente. No entanto, a falta de profundidade na construção dos personagens é uma limitação, já que eles carecem da complexidade e do desenvolvimento que os leitores frequentemente buscam. A ausência de ênfase nas emoções e nas relações interpessoais pode dificultar a conexão dos leitores com a história e com os personagens.

A narrativa lida com a questão do luto e com as reações dos personagens diante de eventos traumáticos, mas a falta de uma exploração mais profunda das emoções e dos relacionamentos interpessoais pode deixar os leitores desejando por um maior aprofundamento nesse aspecto.

O livro também apresenta uma crítica à mídia, que muitas vezes se concentra no sensacionalismo em detrimento da divulgação de informações úteis à sociedade. Essa crítica reflete a realidade em que vivemos, onde a busca por audiência muitas vezes prevalece sobre a responsabilidade jornalística de informar o público de maneira ética e precisa.

Um dos temas centrais de "Zoo" é a importância da ciência e da pesquisa na compreensão e enfrentamento de ameaças ambientais. A narrativa destaca a relevância do trabalho de cientistas e pesquisadores na busca por soluções para problemas complexos e urgentes, como os que são abordados no livro. A história também questiona nossa relação com a natureza e a necessidade de equilíbrio ambiental. À medida que os animais se tornam agressivos e coordenam ataques, somos levados a refletir sobre como as ações humanas impactam o mundo natural e como a exploração desenfreada dos recursos naturais pode levar a consequências devastadoras.

No entanto, a superficialidade na construção dos personagens é uma limitação, uma vez que eles não recebem a profundidade e complexidade que os leitores frequentemente esperam. A falta de ênfase nas emoções e nos relacionamentos entre os personagens pode dificultar a conexão do leitor com a história.

Em termos de estrutura, o livro faz um salto de cinco anos em sua segunda metade, mostrando uma sociedade apocalíptica que Oz temia. Esse salto pode ser visto como uma decisão ousada dos autores, mas alguns leitores podem sentir que a oportunidade de explorar o crescimento do problema foi perdida.

A adaptação da obra para uma série de televisão demonstra a sua capacidade de envolver o público em uma trama que combina suspense, mistério e elementos de ficção científica. No entanto, a obra deixa espaço para a melhoria no desenvolvimento de personagens e na exploração das emoções humanas em situações extremas.

Em resumo, "Zoo" é uma leitura envolvente que aborda questões importantes relacionadas à natureza, ao meio ambiente e à ciência. Embora tenha limitações na construção de personagens e no aprofundamento emocional, a trama oferece uma visão intrigante e crítica sobre a relação entre os seres humanos e a natureza, destacando a necessidade de conscientização e ação em prol da preservação do planeta. A obra desafia os leitores a refletir sobre suas interações com a natureza e a considerar o impacto de suas ações no mundo natural. O livro, por meio de sua narrativa de suspense e ficção científica, envolve os leitores em uma reflexão sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente e de respeitarmos a vida selvagem.

@biaentreleituras 20/08/2015

Zoo trata-se de um livro com um tema tão real que em momentos da leitura é possível imaginar que tais fatos podem acontecer realmente e até mesmo duvidar de que alguns pontos sejam apenas ficção, o caos que se espalha pelo planeta é a consequência da indiferença do homem com a natureza. Com capítulos ágeis e curtos a leitura se torna tão atraente e instigante que as páginas se passam e você não percebe. Um excelente livro que certamente vai te prender até a última página.

Jackson Oz é um biólogo que há muito tempo tem uma teoria em que ninguém acredita mas que a cada dia se torna mais real e ele faz de tudo para chamar atenção das autoridades, sua teoria CAH (Conflito Entre Animais e Humanos) consiste no comportamento anormal dos animais, com mudanças repentinas eles estão se tornando cada vez mais agressivos e partindo contra um inimigo em comum: o homem. Em todo o planeta animais selvagens e domésticos estão atacando o homem e matando brutalmente, aparentemente sem nenhuma ligação entre os casos e sem qualquer razão, Oz é o único que consegue enxergar que existe um problema nesses ataques e que não são isolados, ao que tudo indica diferentes espécies de animais estão envolvidas em um tipo de conspiração contra os humanos.

Após receber uma mensagem informando leões estavam atacando em Botsuana ele viaja para a África a fim de encontrar algumas respostas. Mas a viagem foi marcada por pavor e mortes terríveis, Oz foi pego em uma emboscada onde leões machos atacaram com disciplina e organização (machos não atacam e machos não andam juntos), ele conseguiu gravar a investida dos leões e quase perdeu a vida. Na fuga ele encontra com a ecologista Chloe Tousignant que também fazia pesquisas na região, ela foi vítima de ataques e perdeu todo o grupo, já estava quase sendo devorada por jacarés quando Oz a encontra e corajosamente consegue salvá-la, eles fogem e voltam juntos para os Estados Unidos.

Oz conta com a ajuda de Chloe para convencer as autoridades que o CAH está se agravando e a humanidade está ficando sem tempo para se defender. Enquanto eles buscam ajuda a crise piora e ataques mais violentos e ferozes terminam em inúmeras mortes. O governo entra em ação e pede a ajuda de Oz para tentar descobrir o que está causando esse comportamento nos animais. Com a humanidade vivendo sob o pavor, líderes mundias aceitam o CAH e Oz precisa correr contra o relógio para salvar a raça humana. Conforme ele se aproxima do fator que pode ter desencadeado esse comportamento a sobrevivência está cada vez mais difícil e medidas drásticas deverão ser tomadas.

Zoo é narrado por Oz mas em alguns capítulos a visão dos animais é registrada e o leitor observa os fatos como uma testemunha, todo o livro tem um toque de realidade que o torna ainda mais indispensável. Eu me joguei na leitura e não conseguia deixar o livro de lado, em cada página a intensidade da escrita me prendia e eu precisava chegar logo ao final para descobrir o que estava causando esses ataques. Zoo é um dos melhores livros que eu já li e indico a leitura, deixe-se levar pelas páginas e caia nesse universo onde o zoológico é todo o planeta e os únicos animais confinados somos nós os humanos.

site: vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

eu.karoliny 29/08/2021

Vontade de tacar no lixo
Bueno, eu assisti a série né... E não bastasse a droga do desfecho da adaptação o livro tinha que ser pior.

Vamos começar do início... O Oz diz que não tem grana, mas tem cria um chimpanzé (em Nova York mano), tem iPhone, iPad e compra passagens de 3 mil conto. Tudo isso sem trabalhar.

????

Fora que... Ele tem pensamentos incrivelmente preconceituosos, e isso parece estar enraizado no autor. Eu acho isso porque as descrições de pessoas negras, principalmente homens, eram sempre grotescas e ele fazia as pessoas parecerem nojentas. Isso foi a gota d'água.

Resumindo:
O livro não é fluido, a Chloe e nada é a mesma coisa, os animais se revoltam e um ano depois tá tudo na mesma... Eu achei esse livro mal elaborado e nada crível.

Daniel.Malaquias 09/04/2020

Obra instigante
Obra do mundialmente famoso autor James Patterson, Zoo é um livro intrigante, pra lá de futurista e com teor apocalíptico. Uma trama instigante, que nos deixa críticos e pensativos sobre nosso mundo e nossas relações com o planeta e seus seres vivos, em especial os outros animais.

João 13/08/2022

Confesso que iniciei minha leitura de Zoo mais pela curiosidade de ver uma história em que animais se voltam contra seres humanos e o mundo se torna um caos. Mas acho que criei muitas expectativas.

O livro é bem fácil de ler, com capítulos bem curtos e um foco narrativo que se alterna entre as narrações em primeira pessoa do protagonista, Jackson Oz, e as narrações em terceira pessoa, quando o autor nos coloca diante de acontecimentos espalhados pelo mundo.

No início, ficamos sem saber as motivações dos ataques de animais contra seres humanos. O interessante é ir descobrindo isso juntamente com os cientistas, à medida que eles vão encaixando as peças do quebra-cabeça. Mas a coisa vai meio rápida demais. Acho que faltou um pouco de cenas. Daria para explorar mais esse enredo.

Apesar de alguns detalhes dos quais não gostei, o livro como um todo traz uma crítica interessante em relação ao comportamento da humanidade. Somos eternas formigas perdidas em nosso rastro de ignorância.

Como é uma leitura curta, rápida, acho que vale a pena. Ah, existe uma série de TV que foi baseada nesse livro. Vamos ver se é boa...

Aliffer.Pereira 28/03/2024

Reflexivo
Quando comecei esse livro definitivamente estava com a perspectiva de que fosse uma investigação sobre algo relacionado a um zoológico ou animais, enfim, quebrei a cara. Envolve todos os animais, em algumas momentos era super interessante, em outros eu pensava porque isso foi escrito assim, isso não faz sentido. Apesar de abordar uma temática inovadora pelo menos para mim, acredito que o livro poderia ter tido um ápice ou melhores movimentações em sua reta final.
Já li outras histórias do James Patterson, esse foi o que menos me envolvi.

Rafaelbing 04/03/2022

Livro reflexivo! 8/10
Essas páginas nos mostram o quanto somos ignorantes e egoístas.

Não vou generalizar, porém falarei pelo que senti do livro.
Não podemos viver 3 dias sem automóveis? Sem tecnologia?

"Não podemos morrer para viver?"

Livro forte, bom, que mexe com seu psicológico para ver onde erramos ao depender de coisas materiais e o quanto essas coisas materiais são mais importantes que um animal.

Sim, é um tanto escandaloso esse meu comentário, mas é o fato que mostra nessa história que foi tão bem escrita por James Patterson.

Recomendo a viajar nessas páginas ?? ? para você também poder refletir: Se isso tornasse real? Qual seria sua posição/reação/escolha?

Steff 26/03/2023

Estou a muitos anos querendo ler esse.
A expectativa era alta : digo com convicção, James a superou.
Acabei agora e estou bugada
Que enredo, que crítica social, que tudoooo

TioBriel 18/04/2020

A capa e a ideia são bonitas mas o desenvolvimento é péssimo
A história basicamente conta que em determinado momento no mundo os animais se tornam agressivos, e seu comportamento é algo totalmente diferente daquilo que é o normal. Nisso o protagonista que já vem estudando esse evento a anos, tenta encontrar uma solução para esses acontecimentos, bem como uma explicação plausível.
No decorrer da história são apresentadas ideias interessantes, algumas coisas inexplicáveis e que prendem a atenção do leitor, simplesmente são esquecidas ou dão a solução mais mequetrefe possível. Alguns capítulos foram muito bem escritos e essa é a ressalva do livro. Mas a explicação para o problema claramente foi feita pra ser fácil de entender e ainda por cima para dar uma lição de moral. Poderia ter sido emblemático e verdadeiro? Poderia. Mas infelizmente, na minha opinião, o autor não conseguiu.
O fim do livro para mim foi bastante plausível na questão dos seres humanos a facilidade de resolução torna-se inscontante na medida que o ser humano quer fazer o que der na telha e o que está acostumado, tudo girando em torno do PODER.
Claramente existem duas narrações totalmente diferentes, isso me incomodou bastante ao passo que alguns capítulos vemos algo sério plausível e instigante e em outros algo escrito para adolescentes apenas para mero entretenimento.
Apesar de não ter gostado, não quer dizer que o livro é ruim, percebi que várias pessoas gostaram quando fui observar as resenhas. Recomendo tirar as suas próprias conclusões, afinal o gosto é singular, cada um tem o seu.

Debora956 18/04/2021

Humanos...
Suspense, fazia um tempo que eu não lia um suspense. A maioria dos livros que tenho é de aventura, fantasia e/ou romance. Eu como sou apaixonada por animais desde criança e estudante de veterinária, me senti na obrigação de comprar esse livro. Zoo tem 98 capítulos com quatro páginas no máximo divididos em quatro "livros" junto com prólogo e epílogo. A historia é contada com narrador-personagem e narrador-observador se alternando entre si. Os animais estão agressivos e se comportamento de forma estranha. Animais domésticos e selvagens são afetados, começando com a morte de um tratador e a fuga de um casal de leões no zoológico de Los Angeles. O biólogo Jackson Oz (narrador-personagem) tenta alertar as pessoas desta onda de ataques dos animais mas os políticos não dão importância pra isso mas não tem como ignorar por muito tempo os ataques e mortes aumentando cada vez mais em vários lugares no mundo. Assim como em qualquer pandemia, as pessoas desobedecem as ordens restritivas e os politicos estão acima de todos. Leitura fácil, rápida e de não largar mais até terminar no livro. Foi feita uma adaptação do livro em uma série com três temporadas no Netflix.

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Virou até série
A história gira em torno do zoólogo Jackson Oz, que começa a notar um comportamento incomum e violento em animais em todo o mundo. Ele percebe que os animais estão se tornando cada vez mais agressivos em relação aos humanos, o que leva a uma série de ataques brutais.

Conforme os eventos se desenrolam, Oz trabalha para descobrir a causa desse comportamento anormal e evitar uma catástrofe global. A narrativa explora temas de ecologia, equilíbrio ecológico e a relação entre os seres humanos e a natureza.

"Zoo" é conhecido por sua premissa intrigante e pela maneira como examina a interação entre a humanidade e o mundo animal. O livro foi adaptado para uma série de televisão e é uma leitura recomendada para aqueles que gostam de thrillers de ação e ficção científica com uma reviravolta ecológica.

Rafa 22/06/2020

Zoo
Mais uma leitura que me deixa reflexiva e aterrorizada pela possibilidade de se tornar real um dia. Os animais, em todas as partes do mundo, mamíferos, especificamente, começam a ter comportamentos diferentes do habitual e a atacar os humanos.
O biólogo Jackson Oz, responsável pela descoberta do problema e respectivamente sua solução, se vê no meio da situação tentanto lutar pelas suas descobertas, sua vida e a sobrevivência de sua família.
O livro traz de forma bem descrita, na minha opinião, a descrição dos ataques. Também conta com algumas partes em que temos a impressão de ser a narrativa pela perspectiva dos animais.
” Era mesmo um zoológico, pensei, fechando o chuveiro, observando a rua abaixo pelas grades da janela. Só que agora começava a parecer que o Homo Sapiens era o único animal confinado em jaulas."
Zoo é uma leitura para refletirmos nossas atitudes como sociedade e como parte de um ecossistema, no qual nossas ações podem ter impactos cruciais para continuidade da vida.
O fim do livro me remeteu ao que estamos vivendo atualmente (2020, pandemia COVID-19), onde o isolamento social, utilização de máscaras e higienização das mãos são fatores essenciais para o controle do Coronavírus. Entretanto, muitos não respeitam, se acham no direito de "regalias" pelo status social que possuem ou relaxam na prevenção ao ver o número de casos diminuir. O mesmo ocorre no livro. Após as medidas para solucionar o problema serem decretadas, a população depois de um curto período de tempo, pela diminuição dos ataques, começa a retomar as atividades como se a normalidade já estivesse estabelecida e esse comportamento faz com que os ataques retornem.
Oz não desiste de continuar buscando um jeito de consertar as coisas, mas sem a colaboração da humanidade, é cada vez mais difícil.
"O grande apagão está encerrado.
Assim como a civilização humana."