Zoo

Zoo James Patterson
Michael Ledwidge

Resenhas - Zoo

Ceecii 19/01/2019

Um livro para a sessão da tarde: Zoo...
Outro livro "spin-off" de James Patterson que leio. O primeiro e único havia sido Bruxos e Bruxas e não tive uma experiência muito animadora. Zoo é um livro que tenho há vários anos, mas nunca tinha dado uma oportunidade mesmo contendo uma sinopse tão atraente para mim! Enfim, consegui lê-lo finalmente. A primeira leitura do ano! Deixa eu contar um pouquinho sobre o que achei.
As primeiras cinquenta páginas do livro passaram como se fosse um filme da tarde, um passatempo excelente para descansar e entreter ao mesmo tempo o leitor/telespectador. Porém, ainda assim, seguindo um ritmo lento. Era a introdução para onde o autor levaria a trama, a apresentação dos personagens e etc.
A magia do livro está onde o próprio autor fala na contracapa do livro, em "a humanidade é presa fácil". E realmente foi. Um dos pontos mais positivos do livro foi a forma como a humanidade se tornava uma presa fácil até chegar a sua fatalidade. Mas foi só isso mesmo.
O desenrolar do livro provocava avaliações intercalares do tipo: bom, muito bom, ruim, péssimo, péssimo, bom.
O final, bem, o final me deixou sem reação até agora. E não é pra muito bom, não. Nada de muitas emoções, arrepios na nuca ou vontade voraz de virar as páginas.
De uma forma geral, o livro não conseguiu passar mesmo de um passatempo nas horas vagas. Infelizmente, não havia uma atenção especial para as emoções dos personagens; algumas partes, ou mais especificadamente, capítulos, poderiam ter sido deletados. Entretanto, a forma como o autor conduzia uma ação era sensacional, além também de possuir uma leitura de fácil entendimento.

Gramatura Alta 12/02/2019

O caos está instaurado, algo não está certo… leões machos estão se unindo em bandos para dizimar aldeias; leopardos, rinocerontes e ursos pardos estão invadindo cidades e atacando qualquer ser humano. Até mesmo os cachorros, melhores amigos do homem, estão fazendo parte dessa loucura… cães de família estão arremetendo violentamente contra seus donos, completamente enlouquecidos. Algo não está certo, os animais estão ficando malucos… Não é raiva, nem qualquer outro tipo de vírus… o que é capaz de transformar o mais doce dos bichos em uma máquina mortífera?

Em ZOO, Jackson Oz se tornou motivo de chacota da Comunidade Científica, após apresentar sua teoria CAH, Confrontos entre Humanos e Animais. Nesta, os animais estão se tornando cada vez mais violentos, comprometendo a segurança da sociedade, ou seja, mais uma famosa teoria da conspiração em que os bichos irão dominar o mundo.

Os anos se passaram, com a carreira completamente arruinada e desempregado, o biólogo recebe uma ligação de um amigo capaz de comprovar que seus estudos estavam certos desde o início e recuperar sua posição de prestígio. Leões africanos – uma das primeiras espécies a manifestar o CAH – estão formando bandos, trucidando vilas e acampamentos. Rumo à África, toda a loucura de ZOO começa. Com direito a várias descrições macabras e muitas vísceras para todos os lados, começamos a acompanhar de perto os efeitos da “doença” sobre os animais.

Em 271 páginas de uma narrativa extremamente movimentada, fluida e envolvente, vemos de perto o banho de sangue que a humanidade toma em virtude de suas posturas egoístas e infundadas. O interessante da obra é que, mesmo se tratando de uma narrativa de ficção, é capaz de nos fazer refletir sobre os impactos a longo prazo da corrupção e do egoísmo dos homens sobre os próprios homens. Em alguns momentos, eu me senti até em meio à REVOLUÇÃO DOS BICHOS, na qual alguns são mais iguais do que outros.

Com capítulos curtos, poucas descrições e uma estrutura narrativa simples, ZOO mantém o ritmo do início ao fim e também a coerência. Diferentemente de grande parte das obras pós-apocalípticas, a resolução realmente faz sentido, é inteligente, bem explicada e não deixa espaço para dúvidas. Embora permaneçam alguns furos, nada suficiente para comprometer a qualidade do livro.

Com relação ao final em si, meu amigo, tocante e lógico, bem diferente do que eu imaginava. Adoro finais reflexivos, que mesmo não entregando verdades na bandeja e sejam de certa forma simplórios, são capazes de fechar magistralmente arcos narrativas que cabiam mudanças.

Em suma, ZOO é composto por uma história relativamente diferente, fora do comum na maior parte, mas ainda clichê em alguns aspectos. Enquadrado dentro do suspense, o livro faz parte daquele grupinho restrito, no qual encaixo obras do King e A CAIXA DE PÁSSAROS, em que você começa a ler e é impossível parar. Recomendo para todos os fãs do estilo.

site: http://gettub.com.br/2019/02/12/zoo/

Miry 21/02/2019

Legal mas a série é melhor
Eu achei que ia me decepcionar com a história depois de já ter visto a série. Mas até que foi uma boa experiência. São duas histórias totalmente distintas. Não curti o final aberto, mas ainda assim é ?compreensível? com algum esforço.

Emmanuely.Mattos 22/03/2019

Esperava mais!
Nota: 3/5.
Nessa estória James Patterson nos leva para uma realidade onde o caçador vira a caça, onde animais passam a caçar e matar brutal e cruelmente os humanos. Inicialmente apenas os animais selvagens pareciam ser afetados por essa misteriosa "doença", mas logo os bichos de estimação também mostram seu lado selvagem.
No livro acompanhamos Jackson Oz, um jovem biólogo, em sua ocorrida contra o tempo para alertar à humanidade do que pode significar o fim da civilização. Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant e outros doutores, iniciam um corrida frenética em busca da cauda das mudanças e dos ataques que se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
A idéia em si é muito boa, mas infelizmente o escritor não consegui desenvolve-la. Dei essa nota pelo começo, que é realmente empolgante e nos faz criar grandes expectativas.
Em alguns momentos a narração é muito superficial e arrastada, personagens rasos (não consegui ter empatia por eles).A estória em muitas vezes é um pouco confusa, e foi possível notar a pressa do autor em apresentar os fatos.
Quanto ao final... sinceramente àquilo não foi um final pra mim. As perguntas sem resposta, continuaram sem respostas. Ao meu ver ele simplesmente colou um ponto final, sem ter realmente um final.
Essa foi minha primeira experiência com o autor, não sei quanto as suas outras obras, mas esse foi uma decepção completa para mim.

@_dear_book_

Tati Pic 11/02/2020

Série melhor
Pela primeira vez o seriado é melhor que o livro, pois é mais instigante, tem mais personagem e ação. Mas no livro a explicação sobre o porquê dos animais atacarem é melhor esclarecida. Este livro conta sobre a reviravolta dos animais e sua convivência com os homens, onde aqueles passam a atacar os humanos sem uma razão ao aparente.

Aline 08/06/2020

Superficial
O que mais gosto nos livros do James Patterson (mesmo aqueles escritos em parceria, como é o caso desse) é que os capítulos são pequenos e ele costuma ir direto ao ponto. Com esse livro não foi diferente, mas o tema exigia um pouco mais de desenvolvimento.
O plot é muito bom (mudança de comportamento animal), mas foi tratado com muita superficialidade e o final deixou a desejar. Por outro lado, os comentários sobre os bastidores da política foram certeiros.
Não sei o que pensar do protagonista, achei ele meio chato. Mas mesmo assim considero um bom livro pra passar o tempo e, de repente, sair da ressaca literária.

Bell 31/08/2020

Sensacional
Os animais de uns anos pra cá vem sofrendo alterações inexplicáveis, tornam-se cruéis, perigosos para a raça humana. Um livro maravilhoso, impossível parar de ler quando a leitura é começada.

Marcos.Rodrigues 30/07/2021

Imagine você ser a presa fácil de seu próprio gato, cachorrou ou bichinho de estimação, o que você faria? .

Jackson Oz é um biólogo que vem estudando o comportamento dos animais nos últimos anos. Ele criou o C.A.H, mais conhecido como Conflito entre Animais e Humanos, uma tese que aponta as principais causas que os animais estão atacando a humanidade. .

Ratos ?, jacarés ?, macacos ? e todas as espécies de animais que se possa imaginar ????????????????? estão atacando em conjunto os seres humanos sem nenhum objetivo, apenas para eliminar a raça humana. .

Determinado a levar sua tese ? até as mais fortes autoridades mundiais, o biólogo ??? lutará, ao lado de Chloe Tousignant, uma garota que foi salva por ele em um ataque de crocodilos, para levar sua ideia e as possíveis soluções do problema. .

O livro é realmente impressionante, retrata uma revolução dos bichos ????????? contra a sociedade de tal maneira que nos faz imaginar o que "diaxu" nós seres humanos fizemos para sermos atacados por um enxame de coelhos enrraivecidos ou uma tropa de golfinhos brincalhões. .

Questões como alteração de feromônio, substâncias nos organismos dos animais, animais em extinção, poluição e meio ambiente são tratados nesse livro com uma dose generosa de ação e aventura. Diante do exposto, obviamente esse livro recebe uma quantidade de ????? na minha estante.

MarianaR94 02/05/2022

Muito bom!
É uma leitura bem fluida, com capítulos pequenos. Achei bem interessante. A parte do romance achei bem desnecessária. Gostei dos capítulos narrados em terceira pessoa que mostram o ponto de vista dos animais. Traz uma boa reflexão, penso que se algo assim acontecesse as atitudes não seriam muito diferentes.

Bia 13/12/2022

Bom, gostei do desenrolar da história, mas esse não é um livro que me fez refletir como outras pessoas estão dizendo que aconteceu com elas mas achei uma boa leitura, leria novamente. Também vi a seria que não tem nada a ver com o livro, pelo menos foi o que eu achei.

Franciele.Alencar 10/03/2023

Eu gostei desse livro porque ele realmente faz a gente pensar em como seria se os animais se virassem contra os humanos, porém esperava mais, queria um final surpreendente um final mais revelador.

Jaque 04/11/2023

Sobre a Graphic Novel
Gosto bastante dessa forma de leitura, tive que ler em inglês, mas é bem fácil de entender, as imagens tornam a história bem ambientada

Polly 12/01/2024

Vi muitas resenhas negativas sobre o livro, mas fato é que gostei kk a temática é muito diferente e penso que o autor explorou de forma inteligente e interessante, principalmente mais pro final, que apesar de revoltante, é o que imagino que aconteceria na vida real.
Os capítulos são curtos, e a leitura, ágil, mantendo-se assim do início ao fim. Gostei da origem que o autor deu ao problema, das explicações. Gostei particulamente de quando ele aborda a crise em diversas partes no mundo ao longo de alguns capítulos.
Minha ressalva fica para os personagens, que são pouco cativantes. Sabemos pouco da Chloe e do protagonista, por exemplo. Isso traz talvez uma objetividade e certa superficialidade à narrativa, mas por ter lido outro livro do autor, parece ser esse o estilo de escrita que ele costuma adotar mesmo.
Incomodou um pouco o humor do protagonista, muito sem graça kk acho que de umas 30 piadas que ele fez, só ri em 3. Realmente o tom da narrativa poderia ter sido melhor.
Todavia, valeu a leitura, especialmente por ter sido rápida.