Zoo

Zoo James Patterson
Michael Ledwidge

Resenhas - Zoo

Mariana 12/07/2017

Imagina se isso acontece!
Oz é um biólogo que estuda há muito tempo o Conflito entre Animais e Homens, denominado como CAH. Ninguém nunca o levou a sério quando ele tentava provar que esse conflito estava se tornando mais evidente. Até que uma onda de ataques de animais começa a se espalhar por todo o mundo. Animais de estimação começam a atacar e a matar seus donos e animais da vida selvagem começam a dilacerar todos os seres humanos que veem pela frente. O comportamento das espécies sofre uma total modificação, cientistas nenhum conseguem explicar o que está acontecendo. Tudo o que sabiam sobre as diferentes espécies da nossa biosfera cai por terra.

Mas por que esses animais, de repente, resolveram atacar apenas os seres humanos? É o que Oz vai tentar descobrir com a ajuda de Chloe Tousignant, uma bióloga que se junta a ele para tentar salvar a humanidade de uma possível aniquilação.

---------------------------------------------------------

Eu achei a ideia desse livro genial! Sou uma pessoa entusiasta na defesa dos direitos dos animais e sempre me perguntei como seria se a situação fosse ao contrário. Daí vem o Patterson e nos dá um belo vislumbre de como seria o mundo caso os animais se virassem contra nós.

A série é bem diferente do livro, mas a premissa é a mesma. Na série, há personagens que não existem no livro e acontecimentos que não conferem, mas é compreensível, uma vez que ela precisa de mais enredo e firulas para cativar espectadores. Como eu não gostei do motivo dado pela série sobre a mudança no comportamento dos animais, eu fui buscar no livro algo diferente e encontrei.
Não vou dizer qual é porque estarei dando spoiler, mas ela é mais do que plausível.

Por se tratar de uma história pré-apocalíptica, achei que faltou mais caos, digamos assim, mas a ideia passada é boa e basta usar a imaginação para visualizar o estado em que os próprios seres humanos se colocaram.

AmadosLivros 19/06/2017

"Era mesmo um zoológico, pensei, fechando o chuveiro, observando a rua abaixo pelas grades da janela. Só que agora começava a parecer que o Homo sapiens era o único animal confinado em jaulas."

Algo está acontecendo na natureza. Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Não, não é um livro sobre zumbis. O apocalipse aqui é diferente, inusitado, algo que eu nunca vi antes em histórias apocalípticas, mas que deu muito certo. As estrelas aqui são os animais irracionais. Inexplicavelmente, os animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal.

Primeiro, vamos conhecer o jovem biólogo Jackson Oz. Há uns 15 anos, Oz vem observando mudanças no comportamento dos animais, incluindo aumento de ataques aos humanos. Chamando o fenômeno de CAH - Conflitos entre Animais e Humanos, o problema é que, embora Jackson seja muito inteligente, ninguém acredita em sua teoria de que os animais serão cada vez mais letais e assassinos.

No período que a trama começa, o número desses ataques aumenta drasticamente, inclusive o próprio Jackson Oz entra para o número de vítimas. Um velho amigo chamado Abe o convida para ir num acampamento na Botsuana, onde aparentemente os turistas sofreram um ataque inexplicado de leões. Sem querer perder a oportunidade de registrar uma prova do que vem falando, Oz parte para a África sem saber que seria a próxima vítima. Antes de chegar no acampamento, eles param em outro para encontrar com o irmão de Abe, que não entrava em contato com o irmão há dias, mas o lugar está deserto. Dirigindo-se ao próximo acampamento, encontram os jipes do primeiro abandonados no meio da selva, com sinais de que os ocupantes foram atacados, mas não encontram nenhum corpo. É nesse momento que os dois são atacados por um bando de leões machos. Oz consegue filmar tudo.

Conseguindo fugir dos leões, Oz encontra uma turista francesa chamada Chloe Tousignant, uma ecologista que também já vinha notando um comportamento estranho em animais. Preste a ser devorada por crocodilos, Oz a salva e lhe conta toda a sua aventura mortal, com o vídeo dos leões como prova de que o CAH estava mesmo acontecendo. Onde já se viu leões machos andando em bando e caçando? Bando de leões geralmente contam com um ou dois machos adultos e o restante são as fêmeas. Onde estavam as leoas e os filhotes? Leões machos não costumam caçar, a não ser que vivam sozinhos, o que não era o caso desse grupo, onde vários leões machos viviam em conjunto e ainda pareciam atacar coordenadamente.

De volta aos EUA na companhia de Chloe, ela e Oz tentam alertar as autoridades da veracidade do CAH. A partir daí, cada vez mais ataques passam a acontecer em curto prazo e em todo o mundo, inclusive com animais domésticos. Vários capítulos curtos mostram o que está acontecendo em outros países, ataques de gorilas, rinocerontes, lobos, leopardos, cães, até golfinhos! Se na década de 70 o tubarão branco de Peter Benchley era o animal marinho mais temido, agora, os golfinhos de James Patterson e Michael Ledwige demonstravam que até mesmo um dos animais mais inofensivos aos humanos estavam no mínimo agindo diferente. E o que está causando tudo isso? Um vírus? Poluição? Os animais cansaram de ser maltratados pelos humanos? É isso que Oz também precisa descobrir o mais rápido possível.

O que eu achei fantástico em Zoo foi a visão do outro lado da história. Oz tinha um chimpanzé de estimação chamado Attila, salvo por ele de uma indústria de perfumes que fazia testes em animais, e ver a história contada do ponto de vista do símio durante a expansão do CAH foi fascinante. Não só Attila, mas a visão dos leões em Botsuana e de outros mamíferos também foram importantes para a trama. Adorei. O livro é bem fluido, os capítulos são curtinhos e a escrita de Patterson/Ledwige empolga bastante. Eu descobri primeiro a existência do seriado de TV baseado no livro, mas de longe o livro é bem melhor que a série. Obrigada, Editora Arqueiro pelo livro! Zoo é uma ótima forma de repensar o que nós humanos estamos fazendo com o planeta. Não sei se seria possível um cataclisma como esse acontecer, mas não estamos livres de sofrer as consequências das nossas ações contra a natureza, o que aliás já vem acontecendo: efeito estufa, animais em extinção, mais tsunamis, mais terremotos, água e ar cada vez mais poluídos, etc. Boa leitura, pessoal!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/01/livro-zoo.html

neide 15/03/2020

zoo
Achei o livro incrível. Muito interessante a forma como o autor descreve o ataque dos animais. Parece real. Achei o final surpreendente. Me agradou bastante e me fez pensar em como seria nosso futuro se acontecesse isso em nosso planeta.
Recomendo muito a leitura.

Dani 16/02/2016

Frustrante.
Zoo e a sua sinopse sobre algo estar acontecendo na natureza parece despertar nos leitores aquela vontade de ler esse livro produzido pelo Patterson e pelo Ledwige. Porém, é só começar a leitura e chegar antes mesmo da metade para perceber que esse livro não alcança nenhuma expectativa depositada antes de iniciá-la. Vamos lá...
A temática dessa história é algo incrível e até próximo a realidade (vai que um dia isso acontece), mas o Patterson conseguiu deixa-lá cansativa. A Teoria do CAH (Conflitos entre Animais e Humanos) é até interessante, mas quando a gente realmente descobre o que de fato faz com que os animais ataquem os humanos, não faz tanto sentido. Pelo menos para mim não fez. Oz, o protagonista biólogo/cientista, percorreu um longo caminho até se aproximar a essa tal explicação sobre os ataques.
As cenas legais foram as dos ataques, apesar de serem narradas ligeiramente. Não se trata de um spoiler propriamente dito, mas tem um momento no livro que são narrados vários ataques por todo o mundo e se essas cenas tivessem sido melhor aprofundadas faria toda a diferença.
Outra coisa a ser comentada: Alguém me explica por que o Patterson teve a ideia de dividir um livro de 288 páginas em 98 capítulos?! A tentativa de dinamizar a história com capítulos curtos simplesmente tornou-o cansativo. E olha que eu gosto de ler capítulos curtos, mas não o do Patterson que finalizava cada um em, no máximo, 5/6 páginas.
E o romance? Gente, o romance foi demasiadamente forçado. Essa história não cabe um romance, cabe aventura, ação e suspense. E foi pouco explorado.
Aí vem os conflitos de interesses entre as autoridades dos EUA e demais, algo interessante, porém pouco abordado.
Resumindo Zoo em uma frase: Uma temática muito intrigante, porém explorada de maneira muito superficial.

Miocna 09/02/2016

Temática incrível!
Cheguei ao livro por meio da série. Por coincidência assisti o trailer da série e descobri que havia um livro...fiz como qualquer outra pessoa normal: li o livro.
E realmente me impressionei com a narrativa. É um livro leve no sentido narrativo com um bom andamento, mas tem cenas fortes de morte.
A sinopse é exatamente a que tem na descrição do livro e a explicação para os eventos é muito boa e com sentido, apesar de eu não entender muito de reações químicas orgânicas.
Além de tudo, a narrativa nos faz pensar em o que estamos fazendo com a natureza, que grau de desequilíbrios estamos provocando com nossa evolução capitalista. E o Oz, personagem central, é o típico cientista não compreendido em suas ideias que tentou alertar a todos sobre o perigo iminente mas foi tratado como um louco (como tantos cientistas já foram).
O fim para mim foi ótimo. Típico fim de livro que gosto, mas não contarei. Deixarei que vejam por si próprios. Boa leitura.

Naconin 21/12/2015

ZOO - uma analise
Bem, já existem várias resenhas deste livro, com algumas que basicamente abordam o livro inteiro. Assim, de forma resumida o livro fala sobre: a reação dos animais as ações do homem (impensadas)e suas consequencias. O livro é contado sobre o ponto de vista do biologo Jackson Oz, que observou um comportatamento anômalo nos animais e ao avisar a comunidade cientifica, acaba por ser ridicularizado e desacreditado. Ataques animais acontecem, e o livro passa a questionar: por que o fato esta ocorrendo? Como impedir que ele continue? Como convencer as pessoas sobre o perigo?
Interessante, não? Quase. O livro aborda o assunto de forma corrida, e descreve ataques aqui e ali, apenas para dar o clima de "catastrofe iminente". Ocorre, que aós descoberta a origem do problema a solução é aplicada muito rápida e quase sem reação das pessoas. Não vou dizer qual a solução, mas ao ler voce verá que sua aplicação é impossivel! Algumas das outra resenhas dizem que o problema abordado pelo livro "é realista e possivel de acontecer". Realmente não concordo,e a coisa mais verdadeira que o livro explora é a reação das pessoas pouco depois dos ataques terminarem. Ai sim, o livro mostra em todo seu "explendor" o que a humanidade realmente é capaz. O final abrupto acaba levantando algumas questões dificeis de responder, como por exemplo: como os suprimentos continuavam a chegar diante do caos que se estabeleceu? Onde estavam os animais da região onde eles se escondem? Como Atila sobreviveu 5 anos?
O livro aparece com a "assinatura" de James Patterson, mas o estilo não lembra em nada o autor. E se de fato ele escreveu, é um dos livros mais fracos que possui.....

Rê Lima 19/05/2020

Esperava bem mais desse livro.

Vanessa.Campos 07/12/2015

Tema ótimo, fim nem tanto!
O livro tem uma proposta muito interessante e difere dos temas comuns.
Os ataques dos animais fazem a leitura ser mais instigante, e os capítulos pequenos fazem a história fluir rapidamente sem dar muitas voltas, porém também é um ponto negativo, pois haveria possibilidade de aprofundar mais nos detalhes e nos personagens principais, que sinto que não tive tempo de criar um vínculo.
O livro termina rápido de mais, com um encerramento que parece que as ideias tinham acabado, infelizmente ficaremos sem saber exatamente o que será do mundo.
Naconin 19/12/2015minha estante
Embora o livro tenha na capa o nome de James Patterson a escrita nao apresenta nada de seu estilo, a impressão que dá, é que ele somente emprestou seu nome para aumentar vendas e promover um escritor iniciante. Ainda não cheguei ao final do livro, mas ja tenho a sensaçãode que a história esta "saindo dos trilhos".

Ka Antonelli 12/04/2021

Sem surpresas
Fui com muita sede ao pote hahaha graças ao resumo na capa achei que seria um apocalipse daqueles... Mas não é bem assim. Esperava mais.

Ronaldo 27/10/2015

Zoo é um livro desconjuntado, onde claramente se percebe as características de dois escritores que não conseguiram fazer uma simbiose e criar uma unidade. Não há como criar um vínculo com os personagens e mesmo sendo Oz um herói nobre, que luta por uma causa justa, ele não consegue transmitir vitalidade, é oco, e aí não dá pra se envolver com sua luta. Somente nos últimos momentos, em que ele toma uma atitude abnegada, negando-se o direito de encontrar sua família, pois isso colocaria em risco a estratégia montada para conter os animais, é que consegui criar uma empatia mais forte pelo protagonista. Os únicos momentos que realmente valem a pena são as cenas em que personagens aleatórios são atacados pelos mais diversos tipos de animais. Essas cenas permeiam o livro e dão uma atmosfera contagiante à narrativa. Fora isso, é um livro onde tudo acontece rápido demais, com muita ação e pouca emoção.

Resenha completa no blog:

Claudia Cordeiro 27/10/2015minha estante
Nossa. Resenha perfeita!

Ronaldo 27/10/2015minha estante
Você ja leu esse Cláudia?

Claudia Cordeiro 28/10/2015minha estante
Já, e não gostei muito não... melhor os filmes sobre ataques de animais, Cujo e A Sombra e a Escuridão....

Ronaldo 28/10/2015minha estante
Verdade, esperava bem mais.

Consumindo Sagas 19/01/2016minha estante
eu até agora estou só na série de tv e estou no aguardo pela segunda temporada!!! quero muito o livro também

Claudia Cordeiro 13/09/2015

Bem escrito, até tem umas cenas boas, mas para sentir medo é melhor assistir filmes como Cujo, A Sombra e a Escuridão... e não sei se não ficou explicado ou se bobeei na leitura, mas por que 2 pessoas tiveram o mesmo sonho? Se alguém souber, pode me mandar recado é favor rsssss

Marcos 31/12/2022

Imagine você ser a presa fácil de seu próprio gato, cachorro ou bichinho de estimação, o que você faria? .

Jackson Oz é um biólogo que vem estudando o comportamento dos animais nos últimos anos. Ele criou o C.A.H, mais conhecido como Conflito entre Animais e Humanos, uma tese que aponta as principais causas que os animais estão atacando a humanidade. .

Ratos ?, jacarés ?, macacos ? e todas as espécies de animais que se possa imaginar ????????????????? estão atacando em conjunto os seres humanos sem nenhum objetivo, apenas para eliminar a raça humana. .

Determinado a levar sua tese ? até as mais fortes autoridades mundiais, o biólogo ??? lutará, ao lado de Chloe Tousignant, uma garota que foi salva por ele em um ataque de crocodilos, para levar sua ideia e as possíveis soluções do problema. .

O livro é realmente impressionante, retrata uma revolução dos bichos ????????? contra a sociedade de tal maneira que nos faz imaginar o que "diacho" nós seres humanos fizemos para sermos atacados por um enxame de coelhos enrraivecidos ou uma tropa de golfinhos brincalhões. .

Questões como alteração de feromônio, substâncias nos organismos dos animais, animais em extinção, poluição e meio ambiente são tratados nesse livro com uma dose generosa de ação e aventura. Diante do exposto, obviamente esse livro recebe uma quantidade de ????? na minha estante.

Leitora Viciada 29/08/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
James Patterson é um dos autores mais vendidos no mundo. Zoo foi publicado em inglês em 2012, já ultrapassou a marca de 4 milhões de exemplares e foi adaptado para a televisão pela rede de americana CBS em série com direitos adquiridos pela Netflix US. Foi adaptado também para os quadrinhos em uma graphic novel com arte de Andy MacDonald. Estou ansiosa para que a Netflix Brasil disponibilize Zoo. A publicação da graphic novel também seria bem-vinda!
De Patterson li alguns volumes das séries Alex Cross e Clube das Mulheres contra o Crime e acho sua receita de suspense muito boa. É o primeiro livro de Michael Ledwidge no Brasil, porém vi várias obras de sua autoria em inglês, quase todos como coautor de Patterson.
A capa da Editora Arqueiro é baseada nos banners de divulgação do seriado e é linda. A parte gráfica e de diagramação do livro está perfeita e a revisão está boa.
A premissa é atraente: Inexplicavelmente animais caçam humanos. A brutalidade começa nos animais selvagens, depois nos domésticos.

Patterson é sinônimo de bom suspense. O clima é apocalíptico e animais ferozes se voltam loucamente contra os humanos.
Pensei se Zoo seria thriller tecnológico ao estilo de obras de Michael Crichton (O Parque dos Dinossauros, Congo, O Enigma de Andrômeda - sou fã dele há anos). Geralmente este estilo de ficção possui ênfase em suspense e ação, mas sempre com detalhes científicos acerca do acontecimento principal, geralmente ligado a uma catástrofe ou perigo iminente.
Zoo é superficial na parte da ficção científica. O motivo dos ataques dos animais é explicado basicamente. O suspense é excelente, tem bastante ação, mas a ficção científica é pobre.
O lado bom é que atinge grande público; muitos não gostam dos excessos científicos; o alvo são os fãs de suspense. Já leitores de thrillers tecnológicos precisam considerar que a obra não foca nas informações; você não encontrará detalhes de biologia, zoologia, química e ecologia. Como não é qualquer um que sabe escrever thriller tecnológico e nem todo leitor gosta de ficção científica, talvez tenha sido o melhor caminho de Ledwidge e Patterson.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/08/Zoo.html