Zoo

Zoo James Patterson
Michael Ledwidge

Resenhas - Zoo

souronyel 12/07/2021

Esperava mais, vi muitos comentários de como o livro era superior a série, porém não acho, a série explora muito mais os acontecimentos, personagens... Senti falta disso, de aprofundamento, mas sim é bom de ler e eu recomendo

Thalita Branco 25/01/2016

Resenha ~ Zoo - James Patterson e Michael Ledwidge
Descobri ZOO graças a série de TV com o mesmo nome. Achei genial a ideia de um apocalipse animal. Como adoro bichos e livros com histórias que envolvam bichos eu PRECISAVA ler Zoo.

Os animais se revoltaram. Não sei sabe ainda o motivo, mas a alguns anos o biólogo Jackson Oz vem identificando um comportamento gradualmente mais violento em animais no mundo todo. Desenvolve o estudo do CAH - Conflito entre Animais e Humanos, onde tenta alertar outros colegas cientistas sobre a catástrofe eminente. Mas é claro, ninguém acredita.

A coisa começa a ficar realmente feia quando um leão e uma leoa atacam sem qualquer motivo o seu tratador no zoológico. Oz, em busca de respostas, aceita o convite de Abe para ir a Africa e testemunhar o que os leões estão fazendo por lá. A duras penas consegue gravar o comportamento totalmente anormal das feras e retorna aos EUA com a prova que tanto almejava para, enfim, convencer os demais cientistas e alertar o mundo. Tudo em meio a conspirações do governo e manipulações da mídia.

O ritmo de Zoo é bastante frenético. A escrita dos autores me lembrou bastante a do Harlan Coben. A todo momento acontece algo e os personagens nunca estão parados. Gostei sobretudo das partes em que cães atacam os seres humanos. É fácil imaginar um leão feroz, mas ler sobre um cão que conviveu contigo a vida toda e que do nada fica completamente insano e ataca com uma vontade assassina é outra história. Apesar de não ser um livro sangrento contém algumas cenas bastante angustiantes.

Não gostei muito do estilo de narração. Alguns capítulos são narrados em primeira pessoa do ponto de vista de Oz, outros, em terceira, do ponto de vista dos demais personagens e até mesmo dos animais. O livro inteiro em terceira pessoa teria ficado melhor. A história poderia ser um pouco mais longa e ter desenvolvido melhor os personagens. Não simpatizei de verdade com nenhum deles. Sobre erros, encontrei apenas um referente a cães. Na página 186, Oz segue um yorkshire branco. Mas não existem yorkshires brancos.

Apesar de tudo, gostei bastante do livro. Achei a ideia extremamente original. Temia que a explicação do fenômeno fosse totalmente sem pé nem cabeça e estragasse tudo, mas até que é bastante coerente. Apesar de ser uma obra de ficção, ZOO nos faz pensar um pouquinho sobre a nossa relação com a natureza.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Dani 16/02/2016

Frustrante.
Zoo e a sua sinopse sobre algo estar acontecendo na natureza parece despertar nos leitores aquela vontade de ler esse livro produzido pelo Patterson e pelo Ledwige. Porém, é só começar a leitura e chegar antes mesmo da metade para perceber que esse livro não alcança nenhuma expectativa depositada antes de iniciá-la. Vamos lá...
A temática dessa história é algo incrível e até próximo a realidade (vai que um dia isso acontece), mas o Patterson conseguiu deixa-lá cansativa. A Teoria do CAH (Conflitos entre Animais e Humanos) é até interessante, mas quando a gente realmente descobre o que de fato faz com que os animais ataquem os humanos, não faz tanto sentido. Pelo menos para mim não fez. Oz, o protagonista biólogo/cientista, percorreu um longo caminho até se aproximar a essa tal explicação sobre os ataques.
As cenas legais foram as dos ataques, apesar de serem narradas ligeiramente. Não se trata de um spoiler propriamente dito, mas tem um momento no livro que são narrados vários ataques por todo o mundo e se essas cenas tivessem sido melhor aprofundadas faria toda a diferença.
Outra coisa a ser comentada: Alguém me explica por que o Patterson teve a ideia de dividir um livro de 288 páginas em 98 capítulos?! A tentativa de dinamizar a história com capítulos curtos simplesmente tornou-o cansativo. E olha que eu gosto de ler capítulos curtos, mas não o do Patterson que finalizava cada um em, no máximo, 5/6 páginas.
E o romance? Gente, o romance foi demasiadamente forçado. Essa história não cabe um romance, cabe aventura, ação e suspense. E foi pouco explorado.
Aí vem os conflitos de interesses entre as autoridades dos EUA e demais, algo interessante, porém pouco abordado.
Resumindo Zoo em uma frase: Uma temática muito intrigante, porém explorada de maneira muito superficial.

Miocna 09/02/2016

Temática incrível!
Cheguei ao livro por meio da série. Por coincidência assisti o trailer da série e descobri que havia um livro...fiz como qualquer outra pessoa normal: li o livro.
E realmente me impressionei com a narrativa. É um livro leve no sentido narrativo com um bom andamento, mas tem cenas fortes de morte.
A sinopse é exatamente a que tem na descrição do livro e a explicação para os eventos é muito boa e com sentido, apesar de eu não entender muito de reações químicas orgânicas.
Além de tudo, a narrativa nos faz pensar em o que estamos fazendo com a natureza, que grau de desequilíbrios estamos provocando com nossa evolução capitalista. E o Oz, personagem central, é o típico cientista não compreendido em suas ideias que tentou alertar a todos sobre o perigo iminente mas foi tratado como um louco (como tantos cientistas já foram).
O fim para mim foi ótimo. Típico fim de livro que gosto, mas não contarei. Deixarei que vejam por si próprios. Boa leitura.

Lina DC 10/02/2016

O prólogo se desenrola no Zoológico de Los Angeles, onde acompanhamos a percepção de Dominick e Mosa, um casal de leões que sofre uma mudança. Tal mudança vem com uma sensação de caça para os animais e o leitor observa isso através da narração, que nos apresenta o que os animais sentem e como agem.

"Larson parece uma boneca de pano indefesa quando Mosa sacode sua cabeça de um lado para outro. Então, o pescoço se quebra com um estalido semelhante ao de um lápis se partindo, o último som que seu cérebro registra antes da morte." (p. 10)

Na primeira parte do livro somos apresentados ao protagonista Oz, seu humor sarcástico e seu cotidiano. A história é desenvolvida com capítulos narrados em primeira pessoa por Oz e em terceira pessoa. Oz é um cientista desacreditado por conta de sua teoria.

"Mas eu não era um contestador nem um místico tentando estabelecer uma conexão profunda e intrínseca com a realidade. Eu estava mais para um Chicken Little biólogo e evolucionista, só que, em vez do céu, era a vida na Terra que estava desmoronando. Todo reino animal. Uma coisa muito, muito esquisita e muito, muito ruim estava acontecendo, e eu era a única voz chamando a atenção para esse fato." (p. 15)

"Soa como algo grandioso, eu sei, mas meu medo era que, se eu estive certo - e pela primeira vez na vida eu sinceramente esperava estar errado -, estaria ocorrendo uma alteração do paradigma planetário que ia fazer o aquecimento global parecer um passeio de domingo num jardim orgânico comunitário." (p. 15)

Oz divide o apartamento com Attila, um chimpanzé que ele resgatou. Por mais que inicialmente cause estranheza, o autor descreve em alguns capítulos os sentimentos e as motivações da ação de Attila, que acaba ganhando um papel importante na obra.

Oz é um personagem obstinado, que vai fazer de tudo para chamar a atenção dos cientistas para a sua teoria. Tem um humor ácido e mesmo em momentos de grande tensão, tem um comentário inapropriado. Ele é teimoso, mas descuidado. Provavelmente muitas das situações em que ele se envolveu no livro poderiam ser evitadas se apenas parasse um segundo antes de agir.

Ele conhece Abraham Bindix, um guia de safári que mora em Botsuana. É Abraham que entra em contato com Oz e pede sua presença, pois estranhos eventos estão ocorrendo em seu país.

" - Oz, você não estava louco, afinal - falou Abe com seu sotaque africâner de erres enrolados e consoantes ríspidas. - Você tinha razão. O comportamento dos leões está errado, totalmente errado. Errado, errado, errado. Acabei de chegar de uma caçada particular lá no norte, perto do Zimbábue. Encontramos uma aldeia.. uma aldeia inteira... vazia. Com sangue e rastros de leão de uma ponta a outra. Nunca vi ou ouvi falar de uma coisa assim." (p.31/32)

É nessa viagem para a África que Oz e a civilização começam a perceber que seus dias estão contados. Os eventos que vão se seguindo, demonstram que os animais estão atacando seres humanos e que todos estão em perigo. É nesse momento também que Oz conhece Chloe, uma jovem ecologista que irá apoiá-lo e ajudá-lo a pensar em como salvar a todos.
Chloe é uma personagem coadjuvante. Sua personalidade não se destaca e seu comportamento é passivo na maior parte do livro.
A ideia central do livro é muito boa e também é um alerta sobre o comportamento das sociedades. Mesmo quando se descobre a causa da mudança comportamental e o que pode ser feito para evitá-la vemos indivíduos que pensam no conforto próprio ao invés de pensar no bem coletivo.
Os capítulos são curtos e as narrações vão se alterando entre Oz e os demais acontecimentos. A escrita é sucinta e fluida, dando grande dinamismo à trama.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. A capa está relacionada com o conteúdo e chama a atenção.

Miry 21/02/2019

Legal mas a série é melhor
Eu achei que ia me decepcionar com a história depois de já ter visto a série. Mas até que foi uma boa experiência. São duas histórias totalmente distintas. Não curti o final aberto, mas ainda assim é ?compreensível? com algum esforço.

Gramatura Alta 12/02/2019

O caos está instaurado, algo não está certo… leões machos estão se unindo em bandos para dizimar aldeias; leopardos, rinocerontes e ursos pardos estão invadindo cidades e atacando qualquer ser humano. Até mesmo os cachorros, melhores amigos do homem, estão fazendo parte dessa loucura… cães de família estão arremetendo violentamente contra seus donos, completamente enlouquecidos. Algo não está certo, os animais estão ficando malucos… Não é raiva, nem qualquer outro tipo de vírus… o que é capaz de transformar o mais doce dos bichos em uma máquina mortífera?

Em ZOO, Jackson Oz se tornou motivo de chacota da Comunidade Científica, após apresentar sua teoria CAH, Confrontos entre Humanos e Animais. Nesta, os animais estão se tornando cada vez mais violentos, comprometendo a segurança da sociedade, ou seja, mais uma famosa teoria da conspiração em que os bichos irão dominar o mundo.

Os anos se passaram, com a carreira completamente arruinada e desempregado, o biólogo recebe uma ligação de um amigo capaz de comprovar que seus estudos estavam certos desde o início e recuperar sua posição de prestígio. Leões africanos – uma das primeiras espécies a manifestar o CAH – estão formando bandos, trucidando vilas e acampamentos. Rumo à África, toda a loucura de ZOO começa. Com direito a várias descrições macabras e muitas vísceras para todos os lados, começamos a acompanhar de perto os efeitos da “doença” sobre os animais.

Em 271 páginas de uma narrativa extremamente movimentada, fluida e envolvente, vemos de perto o banho de sangue que a humanidade toma em virtude de suas posturas egoístas e infundadas. O interessante da obra é que, mesmo se tratando de uma narrativa de ficção, é capaz de nos fazer refletir sobre os impactos a longo prazo da corrupção e do egoísmo dos homens sobre os próprios homens. Em alguns momentos, eu me senti até em meio à REVOLUÇÃO DOS BICHOS, na qual alguns são mais iguais do que outros.

Com capítulos curtos, poucas descrições e uma estrutura narrativa simples, ZOO mantém o ritmo do início ao fim e também a coerência. Diferentemente de grande parte das obras pós-apocalípticas, a resolução realmente faz sentido, é inteligente, bem explicada e não deixa espaço para dúvidas. Embora permaneçam alguns furos, nada suficiente para comprometer a qualidade do livro.

Com relação ao final em si, meu amigo, tocante e lógico, bem diferente do que eu imaginava. Adoro finais reflexivos, que mesmo não entregando verdades na bandeja e sejam de certa forma simplórios, são capazes de fechar magistralmente arcos narrativas que cabiam mudanças.

Em suma, ZOO é composto por uma história relativamente diferente, fora do comum na maior parte, mas ainda clichê em alguns aspectos. Enquadrado dentro do suspense, o livro faz parte daquele grupinho restrito, no qual encaixo obras do King e A CAIXA DE PÁSSAROS, em que você começa a ler e é impossível parar. Recomendo para todos os fãs do estilo.

site: http://gettub.com.br/2019/02/12/zoo/

Ceecii 19/01/2019

Um livro para a sessão da tarde: Zoo...
Outro livro "spin-off" de James Patterson que leio. O primeiro e único havia sido Bruxos e Bruxas e não tive uma experiência muito animadora. Zoo é um livro que tenho há vários anos, mas nunca tinha dado uma oportunidade mesmo contendo uma sinopse tão atraente para mim! Enfim, consegui lê-lo finalmente. A primeira leitura do ano! Deixa eu contar um pouquinho sobre o que achei.
As primeiras cinquenta páginas do livro passaram como se fosse um filme da tarde, um passatempo excelente para descansar e entreter ao mesmo tempo o leitor/telespectador. Porém, ainda assim, seguindo um ritmo lento. Era a introdução para onde o autor levaria a trama, a apresentação dos personagens e etc.
A magia do livro está onde o próprio autor fala na contracapa do livro, em "a humanidade é presa fácil". E realmente foi. Um dos pontos mais positivos do livro foi a forma como a humanidade se tornava uma presa fácil até chegar a sua fatalidade. Mas foi só isso mesmo.
O desenrolar do livro provocava avaliações intercalares do tipo: bom, muito bom, ruim, péssimo, péssimo, bom.
O final, bem, o final me deixou sem reação até agora. E não é pra muito bom, não. Nada de muitas emoções, arrepios na nuca ou vontade voraz de virar as páginas.
De uma forma geral, o livro não conseguiu passar mesmo de um passatempo nas horas vagas. Infelizmente, não havia uma atenção especial para as emoções dos personagens; algumas partes, ou mais especificadamente, capítulos, poderiam ter sido deletados. Entretanto, a forma como o autor conduzia uma ação era sensacional, além também de possuir uma leitura de fácil entendimento.

Peterson 22/07/2018

Começo empolgante. Da metade para o final perde a força.
Começa como uma porrada... O prólogo dá uma idéia que será uma daquelas histórias de prender o fôlego, acelerar os batimentos cardíacos. Porém, ao decorrer do livro, a história vai perdendo força. Mesmo assim é um livro que vale a pena, pois a idéia é interessante.
skuser02844 18/07/2019minha estante
Concordo que a ideia é interessante, mas a meu ver extremamente mal executada

Michel.Rodrigo 29/06/2018

Ainda faltou algo...
Você não tem problema em identificar os personagens assim que eles aparecem, a história se desenrola bastante bem e depois perde força, faltou muita coisa pra ser explorada, fiquei muito decepcionado com a falta de explicações sobre a CAH, e o final então... tem que haver uma continuação pelo amor ...
Ricardo Tavares 30/06/2018minha estante
Existe uma continuação. Mas, a Arqueiro parece que não tem pressa em lançar outros livros do Patterson. E assim ficamos esperando a boa vontade dos editores.

Ricardo Tavares 30/06/2018minha estante
null

Michel.Rodrigo 02/09/2018minha estante
Afff que raiva

skuser02844 18/07/2019minha estante
Não sei se leria a continuação, acho que os autores não souberam aproveitar e desenvolver a ideia que tiveram

@Rhenriquec 04/09/2015

zoo
oz é um biólogo que descobre algo que todos achavam impossível. CHA que é o conflito entre humanos e animais. todos achava um absurdo essa teoria. Até que a crise chega no seu nível incontrolável. onde cada minuto conta para a existência da raça humana.

Danielle 30/01/2016

Maravilhoso
Jackson Oz é um jovem biólogo que percebeu que ultimamente está sendo constante os animais atacarem humanos e tenta a todo custo alertar as autoridades que não estão nenhum pouco interessadas em sua teoria. O mais irônico é que Oz tem um pequeno gorila de estimação, o que me deixou angustiada por muito tempo ver ele tentando alertar as pessoas e achando que seu pequeno gorila não estava incluído na sua teoria.

Após um acontecimento onde um casal de leões mata o tratador e fogem do zoológico Oz pressente que precisa fazer alguma coisa e aceita o convite de um amigo para ir a África verificar como estão se comportando os leões por lá e o que ele vai descobrir não vai ser nada animador para o futuro da humanidade. Resta a Oz conseguiu convencer o mundo que algo de muito errado está acontecendo e conseguirem amansar as feras.

Zoo tem uma narrativa muito fluída, logo no primeiro capítulo me peguei presa a estória e não conseguia mais parar de ler. Um outro fato que gostei no livro foi que o autor não se prendeu em apenas um local, ele monstra o que acontece em vários lugares do mundo, dando ao leitor uma maior compreensão de como o mundo inteiro está se comportando diante de tal fenômeno.
Outro ponto positivo no livro foi que o autor explicou o motivo que levou os animais a mudarem de comportamento e eu achei bastante convincente, ou seja, Zoo não é apenas uma estória que analisa o comportamento humano diante de um fenômeno, que na maioria das estórias não tem explicação, é um livro muito completo e manda uma mensagem muito verdadeira.Não sei dizer o livro terá uma continuação, mas faço votos para que tenha porque pela minha imaginação muita coisa ainda pode ser continuada do trecho que finalizou.

James Patterson é um autor que eu admiro muito porque ele consegue escrever sobre vários estilos literários, já tive a oportunidade de ler um drama escrito por ele e também foi um livro sensacional, com certeza quero ler mais livros do autor. O livro virou série de TV, ainda não tive a oportunidade de ver, mas com certeza irei prestigiar futuramente.

Recomendo Zoo para todos que gostem de livros no estilo Fim do mundo, mas precisa ter estômago forte pois tem muitas cenas em que os animais assassinam humanos.

site: www.ciadoleitor.blogspot.com.br

Heliene.Maia 15/11/2017

Decepcionante...
Esperava bem mais.... Não abandonei pq me apeguei a idéia de q o Patterson é um escritor q gosto.
Mas a msg final é verdadeira e impactante!

rajadrawja 14/09/2017

James é melhor que isso
Eu sou um grande fã do James Patterson, e esse livro foi uma decepção. Tanto pelo jeito que ele é escrito quanto pelo modo que os personagens foram apresentados quanto pelo final. A série é, sem dúvida alguma, bem melhor.