Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Carol Vidal 14/02/2016

Emocionante!
Esse foi o primeiro livro do autor que li e não me arrependo. A história, apesar de simples, é explorada com grande profundidade, o que deixa o leitor envolvido em cada pedacinho dela.

O mais interessante do livro é que nenhum detalhe ou passagem está ali em vão; tudo tem um porquê e cenas aparentemente desconexas fazem todo o sentido no final.

Surpreendente é um livro que fala de superação e de se acreditar no que que se sonha. Mas, sobretudo, é uma história sobre amizade e o quanto ela é importante na caminhada de cada um.

Mariana_ 10/02/2016

incrível!!!!!!!!!!!
mais um autor nacional ganha espaço na minha estante :)

Debyh 09/02/2016

Hoje em dia evito ler resenhas e sinopses dos livros que estão na minha pequena pilha de livros a ler, o motivo cabe muito bem neste livro em questão. Eu sabia muita coisa sobre Surpreendente antes de lê-lo, muita coisa mesmo, não ao nível de detalhes, mas de tantas resenhas que li, quando eu fui lendo fui me deparando com pequenas coisinhas que eu tinha captado antes. Às vezes isso pode ser bom, às vezes pode ser ruim.
Mesmo gostando realmente do estilo do autor, e amando toda a escrita dele, Surpreendente não me surpreendeu, porque, bem, eu já sabia o que ia acontecer. E esse livro, acima de tudo, tem uma boa lição sobre novas chances e enxergar a vida sobre outra perspectiva.

(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/surpreendente-mauricio-gomyde/

Hanna B 04/02/2016

Simplesmente apaixonante. Merece uma continuação, porque desejo muito saber o que aconteceu depois. Ainda tem muita história boa para acontecer. Favorito.

Simone 01/02/2016

Titulo que faz jus ao livro
O título deste livro faz jus ao que contém. A história trata basicamente de cinema. E isso é o que me deixou mais fascinada, porque a própria história parece um filme. Estão lá todos os clichês do cinema (e acho que o autor fez de forma intencional): o suicídio que é salvo na última hora, a cena de amor no local mais provável, a própria viagem, as citações, tudo remete a cinema. A saga dos 4 amigos é linda, cheia de ensinamentos e a trama é muito bem construída. O final é de derrubar baldes de lágrimas. Lindo.

Nath @biscoito.esperto 28/01/2016

Pingue-pongue-pinga-pôquer-pizza-party!
Sou uma das blogueiras com parceria com o autor Maurício Gomyde. e através de uma promoção entre os parceiros eu ganhei uma edição autografada de Surpreendente! Assim que o livro chegou para mim eu já decidi que aquele era o melhor trabalho gráfico em um livro do Maurício Gomyde, e fiquei feliz por ele finalmente ter alcançado uma editora grande como a Intrínseca. Lembro do começo de tudo, quando o Maurício era um escritor independente, e é lindo ver o quão longe ele chegou.

Surpreendente! conta a história de Pedro Diniz, um rapaz de 25 anos formado em cinema, amante de sétima arte e cujo maior sonho é conquistar o Cacau de Ouro com um de seus filmes independentes. Quando Pedro era criança ele descobriu que tinha uma doença visual degenerativa e que eventualmente ficaria completamente cego, mas conforme ele cresceu ele se tornou um milagre da medicina e a sua perda de visão estacionou.

Hoje em dia, Pedro trabalha numa das poucas videolocadoras ainda existentes, comanda um cineclube e ajuda o pai, que tem um restaurante, nas horas vagas. Fora isso, ele tenta trabalhar em roteiros para seus futuros filmes.

O problema é que, depois de um acidente, Pedro corre o risco de ficar cego novamente e ele e seus amigos (que não sabem de nada sobre a possível cegueira de Pedro) partem numa viajem louca de São Paulo até Goiás, tentando gravar um filme que é uma mistura de roadtrip com POV-footage, sem nenhum roteiro, sem direção, apenas na raça.

O único livro do Maurício que eu li - fora Surpreendente! - foi Ainda Não te Disse Nada, e foi inevitável que eu comparasse um livro ao outro conforme eu lia. Surpreendente! tem uma história muito diferente de ANTDN, e acredito que Surpreendente! mostra muito como o Maurício e evoluiu como escritor. ANTDN é um livro emocionante, uma história de amor, mas tem alguns trechos problemáticos dos quais ainda me lembro. Em ANTDN, Maurício tende muito para diálogos muito dramáticos e um pouco sem noção (por exemplo, quando a personagem principal está com os seus irmãos gêmeos num lugar público e eles fazem uma cena totalmente desnecessária - engraçada, mas desnecessária). Em Surpreendente! eu encontrei diálogos mais profundos, dramáticos apenas na medida certa e nenhuma cena que fosse desnecessária.

Uma coisa que me incomodou um pouco em ANTDN foi um trecho em que a personagem principal, Marina, estava num elevador (de vidro), e então recebia várias cantadas de homens que trabalhavam por perto. E Marina se sentia lisonjeada com as cantadas - que eram péssimas, aliás, e muito machistas. Em Surpreendente! nós temos momentos em que uma determinada personagem fala MUITAS coisas elitistas e racistas, mas ao invés do autor deixar por isso mesmo (é claro que a opinião de um personagem não representa a opinião do autor, mas mesmo assim...) outro personagem rebate as coisas faladas e dá uma lição de moral. Vejo isso como um grande avanço na escrita.

Uma coisa que acredito ser muito importante na escrita do Maurício é que seus personagens principais tem amigos muito interessantes. Pedro por si só é uma personagem ótima, mas seus amigos - Fit, Mayla e Cristal - são tão peculiares quanto ele, cada um com uma personalidade, gostos, sonhos e forma de ver o mundo diferentes. Esse é um dos maiores pontos positivos nas histórias do Maurício Gomyde.

Surpreendente!, além de ser um livro emocionante (eu li as últimas 50 páginas chorando, onde já se viu), é uma história divertida. Pedro e seus amigos são engraçados, fazem coisas malucas o tempo todo e isso dá um brilho de humor à história.

Em resumo, gostei bastante do livro! Achei melhor que ANTDN, mas ainda assim acredito que o Maurício tem alguns aspectos nos quais evoluir na sua escrita. Mas eu coloco total fé que o Maurício é um escritor excelente, ainda escreverá muitos livros incríveis e se tornará um grande nome da literatura nacional ;)

site: www.nathlambert.blogspot.com

Jonas 23/01/2016

Resenha - Surpreendente
Sonhos, um pouquinho mais de sonhos, um coração enorme e muita paciência. Estas são as qualidades de Pedro, um caro louco pelo cinema, que sonha em ganhar seu Cacau de Ouro e ser consagrado nos meios cinematográficos. Com muito esforço e perseverança, possivelmente, seria um sonho possível de ser alcançado. O problema é que Pedro nasceu com uma doença degenerativa na visão. Sim. Pedro enxergava muito pouco. Prestes a ficar cego.

A narrativa é muito bem feita e conta como o personagem conseguiu forças para buscar seu objetivo. E o mais legal, a maioria dela é narrada através de uma road trip ???.
Junto com seus amigos: Fit, Mayla e Cristal (essa é um pouco mais que amiga ?), faz uma viagem para Goiás, onde encontra a pessoa mais especial de todas (que ao meu ver deveria ter tudo mais destaque) a vovó Edith ???, ela é muito engraçada e eu já amo ela de paixão ??. É nesta viagem que as coisas mudam de figuras, o aventureiro tenta deixar pequenas sementes por onde passa e surpreende não só a mim como leitor, mas como seus parceiros de viagem.

Não posso falar mais, porque seria acusado de spoiler. Mas a história foi muito bem construída, cada parte dividida sinuosamente e tem uma hora que dá vontade de se jogar do penhasco. Foi duro aceitar o que aconteceu. Foi triste e ao mesmo tempo único. Foram segundos eternos até finalizar a leitura e perceber todo a magia. Muito sucesso pro parceiro Maurício Gomyde e que sua vida seja tão maravilhosamente surpreendente quando a de Pedro!

Nathy520 21/01/2016

Surpreendente realmente define
- Preciso que ela continue acreditando na minha teoria de que o cinema, a musica boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade.

Ai-Meu-Deus.
Este é aquele livro que você só tem vontade de desgrudar ao terminar no ultimo ponto final. E vou dizer? Fiquei DESIDRATADA! Quando achava que não podia chorar mais o livro me surpreendia de forma magistral!

Surpreendente é o nome mais exato para este personagem que o Maurício Gomyde trouxe para nós. Pedro é um amante do cinema que sempre sonhou em criar um grande filme. Participa de concursos de curtas e chegou perto de ganhar sua sina que é (o Cacau) de Ouro. Mas estava fadado a ficar em quinto lugar.
Outro assunto que é tratado neste livro é a dificuldade de Pedro. Uma doença degenerativa nos olhos. Desde de sua infância, seus olhos tem perdido a capacidade de enxergar. Aos 19 anos por milagre, sua degeneração estacionou e os 70% de visão central que lhe restava, já que a periférica já era, ajudaram Pedro a seguir sua vida da forma mais normal possível.

(...) Nenhum maldito professor levava em conta seu descomunal esforço em superar um problema sem volta. Ninguém reconhecera que ele já saia em desvantagem. Nem sequer um desgraçado colocava na balança o fato inescapável de que, para ele, tudo era dez vezes mais difícil.

Uma das coisas que este livro mostra é a compaixão, a humildade e a generosidade do personagem principal apesar de todos os seus problemas. De uma energia cativante e uma bondade e maturidade inspiradoras, Pedro aluga o subsolo de um bar, Cultural, para um CineClube onde passa suas terças tentando incentivar pessoas a assistir bons filmes. Infelizmente seu maior público ultimamente, não passava de 5 pessoas aleatórias . E trabalhava na VIP, uma Videolocadora na periferia.

No meio de tudo isso, Pedro conhece Cristal, a garçonete do Cultural que lhe arranca o coração rapidamente. A ruiva de olhos verdes o deixou encantado com facilidade e com um jeito também encantador Pedro a convence de que poderia dar a ela um dia que não se esqueceria. Já preciso adiantar que ele foi surpreendente! Kkkkk

Infelizmente nem tudo na vida de Pedro são flores e uma noticia desastrosa desestrutura toda a sua forma de pensar e se não fosse seus três grandes amigos (Cristal, que facilmente se aproxima da vida de Pedro, Mayla e Fit.) ele teria realmente se perdido.

Com uma ideia fixa na cabeça, Pedro decide viajar para descobrir segredos que lhe foram ocultados há anos e filmar o filme que ele tanto sonhou em filmar. Sem roteiro. Sem ideia do que filmaria. Mas sabia que ao final. Fit, que além de um grande amigo de longa data, faria um bom trabalho na montagem das imagens. Dai uma viagem cheia de surpresas começa a se desenrolar com esses quatro amigos.

Gente, eu poderia falar horas desse livro aqui com vocês e estou me esforçando muuuito para não contar demais kkkk É um sick-list já que o meu querido (sim, já mora em mim esse personagem perfeito) Pedro pode sucumbir a cegueira a qualquer momento e o livro nos faz realmente se colocar no ligar de pessoas que realmente passam por essas situações. Dá para ter uma ideia, mas impossível saber como é a não ser que você passe por isso. E você se apega ao personagem.. E não por pena, isso que mais me impressionou. Eu não senti tanta pena da sua condição porque ele estava rodeado de pessoas tão perfeitas , além dele mesmo ser um vencedor, que mesmo não sendo imune às suas fraquezas, seus amigos e familiares também o fazem forte.

- A vida real é como um jogo da velha. Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado sempre dá velha.

Uma mistura de Nicholas Sparks com John Green (ainda melhor, na verdade) com uma lição linda que deveria ser lida por todos! Já terminei querendo reler kkkkk
E a diagramação? De queixo caído! Só isso.

site: http://www.livrosdanatyrangel.com.br/2016/01/resenha-surpreendente-mauricio-gomyde.html

Ingrid Medeiros 20/01/2016

Surpreendente!
Pedro Diniz tem somente uma ambição em sua vida: criar um filme
e que o faça conquistar o prêmio Cacau de Ouro e de alguma forma influenciar positivamente a vida das pessoas.

Devido a um "milagre maior", Pedro teve sua perda de visão "pausada" e mesmo enxergando somente setenta por cento da visão central e nada da visão periférica, seu sonho de ser cineasta está longe de ser frustrado.

Em busca de seu sonho e disposto a realizar o que pode ser a última aventura se sua vida, Pedro parte em uma viagem com seus quatro amigos insubstituíveis: Cristal, Fit e Mayla. A gravação de um filme pode ser de fato surpreendente, quando envolva por circunstâncias da vida que a torna especial.
_

Desde o começo desta leitura me senti confortável com todo clímax criado pelo autor. Um livro com uma sutileza que se transformou em uma história fascinante!

Maurício Gomyde criou uma história que me preendeu e surpreendeu de uma forma bem singular.
Há livros que ficam guardados em nossas memórias pelo simples fato de terem sido especiais e nos acarrecatar de algum modo uma mudança inteior ou intelectual.

"Surpreendente!" definitivamente me fez enxergar de outra maneira os empecilhos que a vida às vezes nos proporciona.

Tocante, divertido e especial. Esse livro de fato foi uma leitura mais do que supreendente, foi incrível!

Bru | @umoceanodehistorias 17/01/2016

Muito clichê começar a resenha desse livro assim, mas ele é, de fato, Surpreendente.

“Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena.”

Surpreendente! conta a história de Pedro, um rapaz de 25 anos, extremamente apaixonado pelo cinema. Ele tem um problema de visão e possuía grandes chances de ficar cego, mas, por ser uma “aberração da natureza”, a degeneração foi estagnada e ele ainda possui 70% da visão. Além do problema de visão – que o acompanha há 13 anos – ele acabou de terminar um relacionamento de 5 anos após ter perdido o prêmio do Cacau de Ouro.

Pedro trabalha em uma locadora e sua maior paixão é indicar filmes clássicos para as pessoas. Também trabalha no Cinema que fica no subsolo do Cultural – um bar que Pedro e os amigos frequentam -, mas como não tem muitos telespectadores está na iminência de fechar. A vida de Pedro anda um caos e melhora um pouco quando ele conhece Cristal, a ruiva de olhos verdes, que também trabalha no Cultural.

“- Preciso que ela continue acreditando na minha teoria de que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.”

Após alguns acontecimentos, junto dos amigos – Fit, Cristal e Mayla – saem sedentos por uma aventura, em busca de um filme perfeito, e viajam para a cidade de Pirenópolis, onde mora a avó de Pedro. Além de uma aventura e a busca pelo filme perfeito, essa viagem, para Pedro, é uma busca de uma CHANCE de recomeçar, mas, mal sabe ele que já teve diversas chances na vida e não soube aproveitar.

"CHANCE: uma palavra... Seis letras... Um milhão de significados em suas entranhas. Crueldade, Humilhação, Angústia, Negação, Covardia, Egoísmo? Algumas vezes sim, consequências duras e injustas que fazem parte da condição humana. Mas para quem acredita no amor, tem fé no ser humano e sabe que para existir um sentimento negativo, deve, necessariamente, haver um sentimento positivo em contraposição, a transformação sempre ocorrerá. [...] Por que não outros seis significados? Por que a chance não pode ser feita de... Caridade... Humildade... Aventura... Novidade... Confiança... e Exaltação?"

O início dessa leitura foi bem complicado, não conseguia me apegar aos personagens – e posso dizer que conclui a leitura da mesma forma – mas, apesar disso, não posso dizer que o livro não deveria ser lido, porque ele tem uma mensagem tão linda, tão sublime que supera o fato de os personagens não encantarem o leitor. Por fim, posso afirmar, com todas as letras, que o Maurício é um dos melhores autores nacionais que possuímos, mas seu potencial não foi totalmente explorado nesse livro.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/01/resenha-surpreendente-mauricio-gomyde.html

Kelly 14/01/2016

Um livro simplesmente surpreendente ♥
O livro conta a história de Pedro, um jovem com problemas de visão e uma empolgação absurda em transformar o mundo em um lugar melhor através dos filmes clássicos do cinema, que ele costuma chamar de Cinema Felicidade. Ele acredita que as pessoas podem ser melhores quando passam a enxergar as coisas através de novos ângulos, e é exatamente isso que o garoto se empenha em fazer. Apesar de as coisas ao seu redor nem sempre estarem nos eixos, ele tenta, incansavelmente, tentar enxergar o lado bom de tudo, até que recebe um diagnóstico nada animador e perde totalmente o controle, deixando até mesmo de acreditar nas chances que a vida lhe propõe, descobrindo assim, que a vida não é tão colorida quanto pensa.

Um dos momentos mais interessantes ao decorrer da história é quando Pedro conhece Cristal, uma menina de olhos verdes e grandes, com cabelos cor de fogo e um ar de mistério. Entre coincidências nem tão inesperadas assim, o cineasta se descobre apaixonado, pensando até na possibilidade de transformá-la no assunto principal de um curta que está tentando produzir, porém, depois de uma madrugada junto ao seu melhor amigo Fit, duas poltronas coloridas, muitas folhas, música e uma imaginação incansável, o roteiro se esvai na conclusão de que seria loucura realmente criá-lo, mas a ideia do filme permanece. Pedro acaba encontrando seu foco nas chances que a vida lhe proporcionou, abrindo um leque de possibilidades e simplicidade.

No momento em que tem a certeza de que é hora de descobrir um segredo do qual sua avó guardou por tantos anos, ele e os três amigos saem em busca de respostas, e de um grande espetáculo cinematográfico, rumo a Goiás. Sem perguntas, sem questionamentos. Apenas a câmera, uma vontade imensa de aproveitar o momento e boas companhias. Na viagem, Pedro descobre muito mais do que gostaria, e entende, por fim, que a vida é simplesmente repleta de preto e branco, mesmo que ele tenha a maior coleção de cores sãs e salvas dentro da sua memória.

Os personagens são muito marcantes e, inclusive, já acrescentei mais um Pedro para a minha lista de amores platônicos. A escrita é muito leve e muito fácil, o que faz com que a leitura flua com uma rapidez inesperada. Os capítulos são pequenos, o que também ajuda muito para não deixar aquela sensação de cansaço. A narração intercala entre o personagem principal e a visão de alguém que está simplesmente contando as situações. As gírias, a forma de falar, os diálogos despretensiosos, tudo foi pensado com muito cuidado para transformar uma história simples em um livro memorável.

O livro virou uma espécie de amuleto da sorte para mim, daqueles que pretendo levar para qualquer lugar na esperança de me sentir sempre bem, e me lembrar do que realmente é importante. É um livro imensuravelmente surpreendente.

site: http://www.caligrafando-te.com/

Giselia 14/01/2016

Essa é a primeira resenha que escrevo e fiz questão que fosse sobre um livro nacional. Já tinha ouvido falar do Surpreendente, duas amigas minhas tinham lido e falaram que era lindo. Mas eu não esperava que fosse me emocionar tanto. É muito lindo um autor colocar tanta emoção nas páginas e o Maurício foi mestre.
A história é sobre um cineasta jovem, Pedro, que está fazendo um filme e conhece uma menina maravilhosa chamada Cristal (a conexão entre os dois é perfeita!). Está tudo bem até acontecer algo inesperado e ele se ver diante de um problema sério. A solução que o Maurício deu, que é a viagem dos 4 amigos e a redenção na estrada, ficou brilhante.
Amei o Pedro e o Fit. E a Mayla e a Cristal são duas amigas para sempre.
Já estou ansiosa pelos próximos livros do autor.

Thalita Branco 13/01/2016

Resenha ~ Surpreendente - Maurício Gomyde
Desde a criação do blog, em maio do ano passado, venho prestando mais atenção aos lançamentos, principalmente os nacionais. Até então era desconhecido para mim a grande quantidade de autores brasileiros que vem fazendo sucesso. Depois de ler inúmeras resenhas elogiando a obra, me arrisquei com Surpreendente.

Acompanhamos Pedro, um rapaz com um sério problema degenerativo de visão que sonha em ganhar o maior premio do cinema brasileiro. Nesse meio tempo, comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma video locadora na periferia onde as vezes aluga clássicos com dinheiro do seu próprio bolso para pessoas humildes e de baixa renda.

Até que o problema de visão começa a se agravar. Pedro entra em crise e resolve, junto de seus amigos, partir em uma viagem rumo a Goias em busca de respostas por parte da sua avó. E claro, aproveita para filmar, sem compromisso, certos ocorridos que aparecem pelo caminho.

Não consegui gostar do Pedro. Suas atitudes são algumas vezes arrogantes e egoístas por mais que sua motivação seja boa. Esperava mais da road trip que no fim me soou forçada e fora da realidade. Tampouco fui cativada pelos seus amigos.

Pelo menos a leitura é extremamente fluida. Maurio Gomyde escreve bem. O livro trás inúmeras referencias a cores, músicas e filmes, o que o torna uma obra bastante sensorial. Durante a leitura é fácil se pegar lembrando de cenas dos vários filmes citados. Destaque para a diagramação do livro. Ao lado de toda numeração de página há o desenho de um pequeno olho turco e vários detalhes em azul.

O blog me ensinou até agora várias coisas, e a melhor e mais importante delas foi o conhecimento do meu gosto literário. Percebo cada vez mais que livros que são bons para alguns não são bons para mim, e vice versa, e que não adianta eu insistir. Um livro surpreendente para muitos, mas não para mim.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Margô 11/01/2016

Gente, eu amei essa história com todas as minhas forças. Acho que eu nunca tinha terminado um livro do jeito que terminei, diminuindo o ritmo da leitura porque não queria que ele acabasse. As últimas páginas foram regadas a muitas lágrimas. Favoritíssimo.