Mary Poppins

Mary Poppins P. L. Travers

Resenhas - Mary Poppins

Vanessa 12/12/2021

Mary poppins
Amo amo amo amo este livro, li com intenção de fazer um trabalho de escola porem acabei me surpreendendo e tornando um dos meus livros fav
Dudi 12/12/2021minha estante
Aproveita e procura o filme com a Julie Andrews, você vai amar!!

Thiago 23/07/2023

Mediano
A história de Mary Poppins é atemporal como tantas outras, presente no imaginário popular e com incontáveis adaptações e homenagens em várias mídias. Como muitas dessas, isso se deve à versão de Walt Disney da história, responsável por sua grande popularização. Da mesma forma que com Peter Pan, Tarzan e Mogli, por exemplo, pouquíssimas pessoas leram a versão original. Contudo, Mary Poppins carrega uma diferença crítica para essas outras histórias: pouco emociona e muito menos ensina.
A história apresenta aspectos mágicos/surreais que - pelo menos no meu caso - não divertiram. Um destaque que pode ser dito positivo é que, apesar da personagem título ser uma babá, a história não força lições de moral e educação vindas de uma moça fofinha, afável e delicada. O fato de Mary Poppins ser irascível subverte um pouco a expectativa, mas, novamente, não o suficiente para que a leitura seja especial.
O ponto alto do livro é o extrato de uma palestra dada pela autora dizendo que não escrevia para crianças, simplesmente criava as histórias que tinha vontade e torcia para que todos as lessem. Esse pensamento encontrou ecos (mesmo que fortuitamente) em Tolkien e C. S. Lewis e é digno de reflexão.
Uma história de leitura simples e rápida e que serve para se conhecer a obra mãe, mas não mais do que isso.

Aline 07/08/2020

Mary Poppins é um lindo livro!
Este livro é composto se pequenas histórias que até poderiam ser lidas fora de ordem, sem contar a primeira e a última, que mostram respectivamente a chegada e despedida dessa encantadora e surpreendente babá que toda criança adoraria ter.
São histórias fantásticas e envolventes de aventuras que permeiam o imaginário infantil em que perguntas simples se transformam em uma volta ao mundo ou uma incrível festa de aniversário.
A escrita é leve e envolvente o bastante para encantar adultos e levar a lindos sonhos crianças e adolescentes.

Coruja 07/05/2015

Há livros que, independente da idade em que você os encontra, são capazes de encantá-lo e transportá-lo para outro mundo mais jovem e mais inocente, nostálgico. Outras histórias, ainda que você reconheça o poder por trás delas, elas parecem perder parte da magia à medida que vamos nos distanciando dos anos de infância. Mary Poppins ficou nessa segunda opção para mim.

Parte do problema se dá pela ligação emocional que tenho com o filme, que foi e ainda é um dos meus favoritos – amo Julie Andrews e Dick Van Dyke aqui, amo as canções, o colorido do mundo apresentado na versão de Walt Disney. Eu achava que o livro ia ser um resgate dessa experiência, mas o filme e o livro são completamente diferentes.

Travers faz de sua babá ‘praticamente perfeita’ uma figura bem mais ácida e impaciente que a (adorável) versão de Andrews. Mary Poppins é aqui uma bela e vaidosa ditadora, e ainda que saia de seu caminho para levar as crianças ao seu mundo de magia, ela não é particularmente simpática nem doce em seu empreendimento. Pelo contrário, por vezes ela trata Jane e Michael até com bastante brusquidão.

Outra estranheza para mim foi perceber que cada capítulo do livro era um episódio em separado e não havia um encadeamento de fatos que explicasse a presença de Mary e a necessidade das crianças de tê-la por perto – diferente do filme, que tem uma narrativa linear única que culmina com a reaproximação da família.

Uma vez, contudo, que eu tivesse abstraído da minha constante comparação com o filme, passei a aproveitar melhor o humor do livro. Somos constantemente lembrados que Mary não é um ser humano ordinário – ela está além das fronteiras do possível e a narrativa está constantemente nos lembrando disso.

O curioso é que o status de Outro de Mary Poppins, aliado ao seu sarcasmo, torna mais crível as aventuras que as crianças vivem e, por mais perigosas e sombrias que possam parecer algumas situações – como a da cena no zoológico – o leitor tem certeza que Mary é perfeitamente capaz de cuidar de tudo.

Ao chegar ao final, descobri que gostei do livro, do estilo de escrita da Travers, mas, ainda que alguns capítulos tenham me cativado (como o da estrela nas compras de natal), ele não conseguiu me encantar por completo – não como teria se eu o tivesse encontrado quando criança. Falta-me a inocência de John e Barbara (outro dos meus capítulos favoritos) para entender a linguagem dos pássaros...

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/05/desafio-corujesco-2015-livros-que.html
Irene Milcent 26/11/2018minha estante
Me senti da mesma forma. A imagem de Mary Poppins como uma mulher enfezada, egocêntrica e áspera não ornou em nada com a imagem que esteve presente em minha infância personificada por Julie Andrews.

Juliete 30/08/2020

"? Mas será que vocês não sabem ? ela disse, passivamente ? que cada um de nós tem a sua própria Terra das Fadas?"

Joao.Almeida 18/09/2020

Mary Poppins é uma leitura leve e descomplicada que me cativou nas primeiras páginas. A narração retrata uma babá misteriosa que aparece para cuidar das crianças da família Banks que tem um histórico de serem travessas. O enredo foi organizado em pequenas histórias que reúnem diferentes aventuras vivenciadas por eles, sendo a maioria protagonizada por Jane e Michael. É possível perceber algumas críticas bem sutis como a Sra. Banks que se preocupa mais com a sua relevância social do que com os filhos e, também, o Sr. Banks retratado como o típico pai ausente que só atua ativamente na parte financeira. A forma como Mary foi construída é incrível, pois mesmo ela não sendo sempre meiga e gentil, todos a adoram e prezam pela companhia dela. Mary Poppins é um ótimo livro para curar ressaca literária ou somente para espairecer a mente.

sah 31/08/2022

Não tenho certeza sobre o que exatamente eu estava esperando desse livro, mas devo confessar que eu não gostei muito.
A Mary é uma chata, super grosseira sem necessidade, e vive fazendo as crianças se acharem loucas dizendo que elas inventaram aquilo sozinhas, que mulherzinha irritante.
As crianças aliás, são a graça e a leveza desse livro, ver toda a pureza de ações e anseios de infância é lindo, ver aqui um exemplo do que perdemos ao crescer, me deixou emocionada de verdade.
A escrita infantilizada facilita o fluxo da narrativa, torna um livro rápido de ler, alem de ser absurdamente imersiva, você quase consegue ver o que está sendo descrito.
Os contos são cativantes cada um do seu jeitinho, alguns são mais memoráveis que outros, porém todos são muito bem escritos e te levam pra dentro da imaginação da Mary.
Acho que se fosse em outro momento da vida eu teria gostado um pouco mais, porém está muito abaixo de outros clássicos infanto juvenis que já li, acho que algumas coisas são mal explicadas, alguns dos contos deveriam ser um pouquinho maiores pra dar um pouco mais de sentido a narrativa.
Vou ler a continuação só por curiosidade porém não estou com as expectativas altas, espero que me surpreenda.

Pam 20/09/2022

Mary Poppins é muito mais rancisa do que eu imaginava!!

A Disney mais uma vez nos enganando hahaha

Todo mundo tinha a ilusão que a babá Mary Poppins é muito fofa e alegre, mas neste livro encontramos uma mulher bem mal humorada e rígida.

Não amei o livro mas não posso negar que foi uma leitura bem fluída.
Debsd. 20/09/2022minha estante
Eu já achei que no filme dos anos 60 com a Julie Andrews ela já era meio séria e s gracinhas, só com os truques mágicos que ela se divertia mais, o livro consegue ser mais sério que aquilo?

Bru Angelis 19/09/2020

um livrinho rápido e com capítulos que podem ser lidos um a cada dia! Adorei a história, porém pensava que seria diferente a postura da Mary Poppins

Mareufq 03/07/2021

Gostinho de infância
A estória é diferente do que lembrava nos filmes, mas, nem por isso deixa de ser menos nostálgica.
Achei a personagem Mary Poppins um tanto desagradável, por vezes, mas sua magia me prendera nos diversos contos magníficos, como no caso da vaca vermelha que dança e o zoológico invertido.

É um livro infantil muito gostoso de ler.

sussu 18/10/2021

Simplesmente encantador
Leitura simplesmente maravilhosa, que nos faz voltarmos ao mundo imaginativo onde tudo era simples de ser entendido. Amei a maneira como Mary Poppins não explicava nada, fazendo com que a descida do céu de uma das sete Plêiades para fazer compras de natal se tornasse uma coisa completamente natural. Ou também, que a Vaca Vermelha vagando pelas ruas à procura de uma estrela cadente fosse uma atitude completamente respeitável e de piadas dispensáveis.
Qual foi o momento em que nossas imaginações deixaram de ser naturais e se tornaram completas loucuras?

João Paulo 10/05/2022

Estou completamente apaixonado pelas aventuras da Mary Poppins ? Apesar de ter assistido o filme mais recente dela, eu não fiquei envolvido com a história e a personagem, mas lendo o livro fiquei encantado por todo universo que a história se passa e Deus personagens. Todos os persongens são extremamente carismáticos, a escrita é fluida e divertida, e é uma história para todas as idades. Não vejo a hora de ler A volta de Mary Poppins.

LSP 03/08/2023

LVA divertida
Li em voz alta para meu filho de sete anos e nos divertimos muito com as aventuras sempre inesperadas de Jane e Michael ao lado de Mary Poppins. Ficamos saudosos com eles na expectativa do "até breve".
Leitura enriquecedora e divertida.
Adriana761 03/08/2023minha estante
Que legal! Isso vai ajuda- lo a ser um apreciador da leitura .

luciana 17/07/2021

Fiz a leitura para meu filho, e mergulhamos no mundo (que é uma gostosa mistura de fantasia com realidade) de Mary Poppins e da família Banks.
Ela, mesmo sendo uma babá um tanto "fria", conquista o coração das crianças, e juntos, vivem diversas aventuras que nos fazem viajar na imaginação.