A guerra dos consoles

A guerra dos consoles Blake J. Harris

Resenhas - A guerra dos consoles

Victor 27/12/2023

Uma aula de História
Esse livro é uma verdade aula de história sobra o início da indústria dos videogames de mesa.
Esse livro detalha, é muito, sobre o início do domínio da Nintendo no mercado de games, a chegada da Sega para "roubar" parte desse mercado da Nintendo, e por fim o surgimento da Sony vindo para dominar boa parte desse mercado.
Muita coisa que é falada no livro, que não se concretizou, como a junção da Sega com a Sony, nos faz pensar como a indústria estaria hoje caso isso tivesse acontecido.
Esse foi apenas um exemplo de várias outras coisas que nos fazem pensar "E se....".
Olha, para quem é fã de games, esse livro é muito recomendado, principalmente para os que pegaram toda essa época (inicio dos anos 90 +-) , e vieram acompanhando a indústria até hoje em dia.
Muito bom!

Ronan 23/10/2017

Um belo case de marketing
O livro aborda a famosa guerra pelo mercado de vídeo games nos EUA dos anos 90. A Nintendo, líder inquestionável no começo da década vê sua hegemonia ser abalada pela chegada da Sega e de seu novo console de 16bits, o Gênesis ou Mega Drive. Nessa guerra em que teconologia e jogos eram bastante semelhantes, as estratégias de marketing tiveram um papel muito grande. Contada sob o ponto de vista da Sega e de seu CEO na América, nos permite vislumbrar como essa companhia de ascendência meteórica também teve uma queda tão rápida quanto.

Alex 10/05/2019

Fantástico
Que livro ! Adorei ler a história por trás da minha infância. Entender tudo o que se passou, conhecer esses personagens e essas empresas fantásticas que já foram e são até hoje. Embora não tenha tido uma infância dedicada ao video-game, primeiro por causa de nossa condições financeiras, e segundo porque nessa época eu já estava entrando na faculdade e meu foco eram os computadores, sempre fui apaixonado por tudo isso e esse livro me aproximou mais ainda de tudo o que passei e nem fiquei sabendo dos motivos.
Obrigado ao autor por fazer essa obra !

mrdarthluke 14/07/2020

Quando era gamer
Me elucidou muito sobre a console war Sega vs Nintendo. É uma história muito maluca essa "guerra". Ah é Sega>>>>Nintendo

Roger Ruiz 07/07/2017

Viajei no livro
Para quem tem uma história com video games, esse livro traz uma nova perspectiva sobre o assunto. Bom saber sobre os atores responsáveis por um momento importante em nossas vidas e, sem deixar de lado, a questão do business e as relações políticas das empresas.

Eric Adams 10/02/2017

Leitura obrigatória
Muito do que se vê hoje nas redes sociais é uma discussão acelerada entre o que é melhor: Xbox, Playstation ou PC.

Este livro trata de uma época em que a disputa para ver que plataforma e console era melhor não só representou discussões simples entre usuários, e sim uma "guerra" entre as principais fabricantes de consoles. Guerra essa que simplesmente definiu a forma como os jogos são tratados hoje em dia.

Um ótimo livro que mostra não somente o contexto histórico de desenvolvimento de muitos jogos, como também a influência social e de mercado em torno de cada ação.

Leitura obrigatória pra qualquer fã de jogos, principalmente dos mais antigos. Leitura recomendada aos visionários, no que diz respeito a empreendedorismo e mercado.

Jorge.Luis 24/01/2017

Leitura obrigatória para todo gamer das antigas
O início dos anos 1990 ficou marcado na indústria dos video games pela fatídica Guerra dos Consoles. A toda poderosa Nintendo com o NES e seu mascote Super Mario era dona de 95% do mercado, parecia ser insuperável e ditava todas as regras do mercado na era dos 8 bits. As demais empresas não passavam de meras coadjuvantes, peixes pequenos, insignificantes, até que a Sega resolveu desafiar a "Big N" com um console de 16 bits e uma atitude ousada personificada pelo mascote rival do Mario, o rápido ouriço azul Sonic. Começava uma guerra que definiria os rumos da indústria dos vídeo games e que ainda ecoa nos dias atuais.

O livro "A Guerra dos Consoles" é baseado em entrevistas e relatos envolvendo as pessoas que administraram a Sega, a Nintendo e outras empresas que ressuscitaram a então desacreditada indústria do Vídeo Games no início dos anos 1990. Blake J. Harris nos traz uma escrita fluída, que nos dá a impressão de estarmos lendo um romance, assim, a leitura, além de não ser cansativa, é muito reveladora. Recomendo a todos que, assim como eu, viveram intensamente a "Guerra dos Consoles".

Guibauer 21/09/2021

Uma grande guerra dos anos 90
Livro muito bem escrito, com muitas histórias e informações sobre a grande disputa entre vermelho e azul, Mario e Sonic, Nintendo e Sega que movimentou o mundo dos videogames nos anos 90. O autor traz muitos detalhes de bastidores das duas empresas e da disputa em si. Um prato cheio, não só para quem gosta de videogames, mas também para quem gosta de saber do que acontece por trás e por dentro de grandes empresas.

Gabriel.Sansigolo 12/01/2024

Kalinske e Sega x Nintendo
O guerra dos consoles narra a briga de gigantes que aconteceu na geração 16 bits, Sega x Nintendo, apesar o livro nao se resume a campanha marketing do Mega Drive e do super nintendo, nele é narrada quase toda a jornada da Sega e Nintendos nos EUA. A disputa que começou com a Nintendo dominando 95% do mercado de videogames e em seu decorrer narra como ela teve sua dominância derrubada pela recém chegada nos EUA, a Sega. O livro tem como príncipal corrente as ações de Kalinske chefe da SOA (Sega of América) e Main chefe da NOA (Nintendo of América), principalmente para as ações de Kalinske que levou a Sega a disputar mercado em nível igualdade com Nintendo. Para quem acompanhou na época a disputa ou para quem, como eu, se interessa pela história, esse livro é um prato cheio.