O Outro Cão Que Guarda as Estrelas

O Outro Cão Que Guarda as Estrelas Takashi Murakami

Resenhas - O Outro Cão Que Guarda as Estrelas

Dheyvison Jr. 02/04/2023

Takashi fazendo quem ama ? chorar ? (esteja avisado!)
No primeiro álbum, O cão que guarda as estrelas, Takashi Murakami mostra duas histórias que aparentemente não
eram interligadas até se conectarem de modo gradual com alguns elementos apresentados ao longo da narrativa.
Nesta nova obra, lançada no Japão em 2011, mais uma vez as histórias se complementam ? não apenas entre si ?
como também na edição anterior. Não obstante, o leitor poderá ler este volume sem necessariamente precisar do
outro, apesar de ser uma experiência mais ?completa? descobrir a saga canina na sua totalidade.
No primeiro momento, o quadrinhista mostra o que aconteceu com o outro cãozinho que estava no caixote
abandonado na rua junto com Happy, o protagonista do volume anterior. Ele mal é visto no começo de O cão que
guarda as estrelas, mas nesta edição é o centro das atenções.
Debilitado, o animal é adotado por uma senhora ranzinza e antissocial, que enxerga na criatura moribunda um
reflexo da sua própria vida. Mesmo tendo menos páginas que a história principal, o desenvolvimento da empatia
entre os personagens ocorre sem atropelos. Há sinalização de certo exagero no desfecho, mas nada que
comprometa as maneiras diferentes de se ter afeto por um bichinho de estimação.
No Japão, a expressão que batiza as HQs ? Hoshi mamoru inu ? é usada para apontar uma pessoa que deseja algo
impossível. Sua origem vem da imagem de um cachorro que fica olhando hipnotizado para a constelação.
Aqui, Murakami apresenta a expressão futagobochi (?estrela gêmea?, em tradução literal), referindo-se aos astros
ligados gravitacionalmente, a exemplo de Sírio, a estrela mais brilhante da constelação de Cão Maior.
Logicamente, a alusão se aplica ao estado de saúde da anciã e do cãozinho, além do vínculo de afetividade
fortalecido por ambos com o passar do tempo, cada qual à sua maneira.
Ittou-sei, ?estrela de primeira magnitude?, é o título da história com mais fôlego do álbum. O personagem principal é
um mero coadjuvante presente nas duas histórias de O cão que guarda as estrelas: Tetsuo, um garoto maltrapilho e
faminto que é encontrado por Happy e seu dono furtando num supermercado.
O leitor descobre o passado do menino e as respostas que convergem no encontro com o senhor e seu cão,
repetido em outros ângulos. Traumas, reflexos psicológicos (principalmente mostrados no sono de Tetsuo) e
flashbacks são contornados no traço novamente funcional e elegante do autor.
Em paralelo, é contada a vida de um filhote da raça pug escanteado numa pet shop. Assim como os outros, o animal
é ?humanizado? com sua posição de narrador, criando empatia com o leitor pelo descobrimento dos inocentes
bichinhos por meio do entendimento e lógica do mundo.
Assim como a primeira história do volume, Takashi Murakami coloca características que atraem o destino dos
personagens.
Vale ressaltar como são trabalhadas as mesmas sequências de um álbum para o outro. Na obra anterior, o garoto
aparece na última história, Girassóis, a bordo de um trem para ver seu avô que mora ao Norte do Japão. Ali,
isoladamente, é apenas o desfecho ou um vislumbre do paradeiro do coadjuvante.
Já aqui, tal ?recorte? é remontado de maneira inteligente e sem desmerecer a ideia inicial do quadrinhista. Um bom
desenvolvimento de narrativa tomando como partida as probabilidades daquele momento.
Deixando mais pistas e detalhes sobre os eventos anteriores, O outro cão que guarda as estrelas ainda cativa pela sua sensibilidade extraída das relações familiares, seja entre pessoas ou melhores amigos de quatro patas, além das
conexões encaixadas e seladas pelas coincidências da vida. Ou seriam realmente ajustadas pelo destino?

Juliana222 27/02/2023

O jeito como essa história se conecta com a primeira é incrível, mas os acontecimentos em si não são tão emocionantes que nem os da outra. É legal ver o que aconteceu com alguns personagens e conhecer novos, mas não me apeguei tanto que nem aconteceu no primeiro livro. Acho que esse foi escrito mais para ser um desfecho de tudo e não para se firmar como uma história única e memorável. Mesmo assim, é fofa e muito boa de ler.

Habib's_131 20/02/2023

Mangá emocionante ?
Abalou minhas estruturas. Não é a primeira vez que leio, mas na primeira lembro que chorei.

Ps.: ainda prefiro o primeiro...

Lorena 17/02/2023

Chorei
Mano sério nunca na minha vida chorei por mangá mas esse me pegou, a profundidade de cada história me impactou muito

UauJP 15/02/2023

Aqui as coisas acabam mais felizes
Outra linda e delicada história entre pessoas e animais.
Neste volume nos deparamos com o irmão de matilha de Happy e também "guardião de estrelas" e aqui temos o cruzamento suave da história anterior, mas com um encerramento mais "feliz" para as personagens e para a obra como um todo. Bem encerrado.

Duda 29/01/2023

O segundo manga partiu meu coração assim como o primeiro, tinha que ser história de cachorro pra me deixar assim. Amei a conclusão, tinha ficado muito curiosa com o menino do primeiro mangá e queria saber o que tinha acontecido. E o irmão do Happy, outro que me fez querer me jogar da ponte. Enfim, leiam. Muito lindo o mangá.

Rose 04/01/2023

Uma leitura gostosa e fácil de ler...convivi com esse cachorro por várias horas como se ele fosse meu!?

Thays.Adami 03/01/2023

Reflexões sobre a vida
Esse mangá é um livro extremamente gostoso de ler e ao mesmo tempo reflexivo. Vai te emocionar, te fazer dormir abraçando seu cachorrinho, vai unir a história do primeiro livro e te fazer entender algumas coisas que foram deixadas em aberto.
Super recomendo.

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 07/12/2022

Lindo e encantador.
Neste segundo volume, acompanhamos uma história um pouco mais tranquila, ou menos sofrida, mas, com emoção do começo ao fim. É aqui também que percebemos uma conexão com o primeiro volume, trazendo a tona alguns pontos que ficam sem resposta no primeiro volume.

Me arrisco a dizer que esse quadrinho me fez entender ou sentir um pouco mais sobre a vida, sim, a nossa vida, de como ela é difícil de descrever, pois ela mesmo não segue nenhuma ordem exata, só apenas acontece sem pedir licença ou qualquer tipo de consentimento, talvez por isso ela seja tão bela, enfim. Recomendo esse par de quadrinhos.

Kimberly.Coatio 19/11/2022

Uma história rápida sobre dois cachorrinhos, tocante demais e mesmo com a parte tristes pois o primeiro cachorro a senhora pegou pra morrer junto dela e o outro cachorrinho foi "roubado" do pet shop por um menino passando fome e indo atras do avô.
São histórias bem tocantes e que no final se entrelaçam entre si.
Bom ver que ambos os cachorrinhos tiveram finais felizes

Ysabela.Rolim 21/10/2022

O outro cão que guarda as estrelas
Uma excelente leitura pra encher o coração de alegria.
Gostaria que tivesse mais, pois é tão acolhedor ler essa história, deve ser pq o personagem é uma cachorro! Simplesmente maravilhoso!

duzita 17/10/2022

cachorros meus protegidos
o mangá é dividido em duas histórias e, em um momento, elas se interligam e a leitura começa a ter mais sentido. ambas com vários métodos de te fazer refletir sobre o relacionamento de humanos x cachorrinhos, com seu lado positivo, o negativo e até mesmo questões sociais, apesar de ser uma leitura leve.
consegui ler o volume I e o volume II no mesmo dia, são mangás bem curtinhos e que valem a pena.

luckysworld 10/10/2022

?Cada época de cerejeira que passa é preciosa?
É um pouco menos dolorido que o primeiro, mas ainda sim é marcante e melancólico, consegue trazer bastante dos sentimentos que você nem lembrava que poderia ter a tona