A Menina da neve

A Menina da neve Eowyn Ivey

Resenhas - A menina da neve

null 09/08/2020

Foi muito bom ler esse livro, eu adorei a forma como a autora misturava fantasia com a realidade

Victor Dantas 30/07/2020

Já leu algo que se passa no Alasca? Não?
Qual seria a maior aventura que você gostaria de realizar, para sair da zona de conforto?

Mabel e Jack, foram morar no Alasca.

Mabel e Jack, é um casal norte-americano que vive no Alasca, em meados dos anos 1920.
O casal leva uma vida bem tranquila e confortável em um interior do frio e misterioso Alasca, conquistaram tudo o que sempre quiseram com muito esforço, no entanto, existe algo que eles infelizmente não puderam ter.

Esse fato, causou uma instabilidade na relação do casal, que até então nunca se estranharam, sempre foram parceiros um do outro. E, é nesse ponto da história, que o leitor entra em contato com os personagens.

A convivência do casal está para piorar quando uma seca atinge o Alasca, e Jack, que cultivava hortaliças em sua roça para vender, acaba sendo prejudicado, e isso, afeta toda a condição econômica do casal.

Mas, estamos falando do Alasca, um lugar onde os habitantes caçam para sobreviver a certos períodos difíceis, e, um desses habitantes, é o casal Ester e George, qual Mabel e Jack acabam se tornando amigos.

Ao chegar o inverno, Mabel e Jack, acabam tendo uma surpresa no primeiro de neve em seu quintal. Eis que aparece uma menina acompanhada de uma raposa, na frente de sua casa, mas, não demora muito e ela vai embora.
No entanto, no dia seguinte, ela retorna para o mesmo lugar, e assim, por vários dias, mas, quando o inverno cessa, ela desaparece, e, volta no inverno seguinte.

Assustados com a situação, o casal, começam a se perguntar se aquela menina está perdida, precisando de ajuda, e, onde estão seus pais. Decididos a descobrir o motivo, eles a convidam a entrar em sua casa, e, ao passar dos dias começam estabelecer uma amizade com a garota para descobrir de onde ela veio.

Um dia, em visita a cidade, Jack relata o ocorrido para alguns colegas, só que ninguém na cidade conhece ou já viu a menina além dele e Mabel, e, Jack acaba descobrindo que na floresta de onde a menina sempre surge, não vive nenhuma família.

A partir daí, o leitor vai acompanhar a relação entre Mabel, Jack e a menina, sendo construída aos poucos, e, essa relação, vai interferir de algum jeito na vida do casal, a ponto de eles pensarem que talvez ter conhecido a menina não tenha sido um acaso, e, que ela não esteja perdida...

Talvez tenham sido eles que provocaram de alguma forma essa situação, afinal, por que só eles conseguem vê e falar com a menina?

A narrativa da autora é bem fluída, os capítulos são curtos, cheios de diálogos, e, além disso, os protagonistas, Mabel e Jack são uns fofos, que faz o leitor se apegar a eles já nas primeiras páginas. A autora, desenvolveu muito bem eles, são personagens que possuem passado, traumas, conflitos, e, isso o tornam palpáveis e bem reais.

Tanto a Mabel quanto o Jack, são fortes, pacientes, admiráveis em todos aspectos, e, o relacionamento deles é um dos mais lindos que eu já vi em livros.
Os personagens secundários, a Ester, o George e Garret, também foram bem apresentados na trama, e, acrescentaram muito ao enredo.

A ambientação do livro é encantadora, as descrições e a geografia do local foram bem executadas, o leitor consegue visualizar o Alasca, a neve, o interior que os personagens vivem, as casas, as comidas, com muita facilidade.

Foram esses os pontos positivos que me fizeram gostar tanto da história, no entanto, o desfecho não me agradou. A forma como a autora conduziu os últimos capítulos, fez com que um personagem muito importante tivesse sua identidade totalmente mudada por uma situação bem conveniente. Pareceu que autora quis forçar a situação para escrever o final escolhido, mas, talvez o final possa agradar você. Por isso, recomendo que leia.

A história de Mabel e Jack, vale a pena!

Jaguatirica 30/07/2020minha estante
Suas resenhas são incríveis, sério

Victor Dantas 30/07/2020minha estante
Obrigado bia :)

Leandro M. 30/07/2020minha estante
Concordo com tudo! Se o final da história tivesse tomado outro rumo, esse livro mereceria as 5 estrelas sem sombra de dúvida. Achei bem forçado mudar a linha que remetia mais à fantasia por algo mais real. Mas cada autor sabe o que faz, né?

Victor Dantas 30/07/2020minha estante
Sim Leandro, exatamente, era o diferencial da história, e foi desperdiçado..

Wallace.Santos 30/07/2020minha estante
Já li. Minha ultima leitura se passou por lá, depois continuo pelas ilhas após ela, como Attu, Aleuta, Adduk.

Kath 31/07/2020minha estante
Comecei a ler esse livro e abandonei. Tava achando tão arrastado. Mas a sua resenha ficou tão incrível que acho que vou dar outra chance, se não esse ano, mas ano que vem.

Bela 30/07/2020

Devorei
Li esse livro tão depressa, toda essa coisa de inverno, neve e casas simples sempre me facinou.
E esse não deixou a desejar, mas alerto a vocês que é triste, segurem o coração.

Fernanda.Sucigan 30/07/2020

Uma história envolvente e delicada. Me prendeu do começo ao fim, me apeguei aos personagens.

História no Alaska, frio, neve, apaixonante!

Hayra.Oliveira 30/07/2020

Tive uma grata surpresa ao ler esse livro, pois estava com expectativas bem baixas quando o peguei.

Achei a história delicada, pura e intensa, de certa forma aproximando a minha mente de um inverno que chega imponente.

Em vários momentos da obra eu me emocionei com a delicadeza que a autora nos apresenta essa história e nos enche de expectativas com o seu desenrolar.

Gostei dos ensinamentos que esse livro nos traz, pois ao mesmo tempo que representam uma fábula, nos remete a realidade da nossa vida.

Entretanto a vida é isso mesmo, né? Há dias tristes, dias que a esperança perece e dias que somos agraciados com presentes inexplicáveis, mas que trazem todo o sentido que buscávamos... talvez essa seja a verdadeira magia.

Marina 15/07/2020

É uma história que te envolve do início ao fim, com uma evolução incrível dos personagens. O melhor desse livro é q tinha capítulo que eu ficava "mas esse seria o final perfeito e ainda tem muita coisa pela frente", e ai isso te prende mais ainda. A única coisa que faltou pra mim foram algumas respostas e a magia que existia no livro foi sumindo aos poucos. Poderia ser melhor, mas mesmo assim eu gostei

Conta a história de um casal que não conseguiram ter filhos e decidiram se isolar no Alasca para não enfrentarem toda a pressão da família e a sensação de fracasso que carregavam, até que diversos fatos acontecem e eles começam a criar laços com uma família, durante esse processo a relação deles muda um pouco e do dia pra noite uma coisa inesperada acontece e que muda para sempre a vida desse casal!

Yuri 12/07/2020

" Por que essas histórias infantis têm sempre de ser tão assustadoras, eu não entendo. Acho que, se um dia eu a contar para meus netos, vou mudar o fim e fazer com que todos vivam felizes para sempre. Podemos fazer isso, não, Mabel? Inventar nossos finais e optar pela felicidade em vez da dor?"

Steffany.Lima 23/06/2020

A redenção ao amor
"Ainda assim, o que Ada escrevera sobre felicidade era verdade. Quando ela fica à sua frente com seus membros compridos e nus e seu sorriso misterioso, você deve aceita-la enquanto pode."

A menina da neve é um livro misterioso e profundo. Conta a historia de uma menina e um casal. Casal este que calejado por tantas frustrações e experiências dolorosas, decide recomeçar a vida em outro lugar, o Alaska, na tentativa de viver uma vida mais tranquila e finalmente feliz. No caminho, encontraram seus percalços, um desencontro entre "expectativa e realidade". Quando numa tarde misteriosa de inverno, fazem um boneco de neve que na manhã seguinte desaparece, ao mesmo tempo que surge uma menina na região transformando a vida deles. Ela é todo o amor e felicidade que tanto buscaram. O livro não trás respostas, é um final aberto e interpretativo. O mistério o domina do início ao fim. E trás no personagem da menina a personificação da felicidade para aquele casal. Bastante poético, filosófico e reflexivo. Recomendo.

@sentiroslivros 16/06/2020

A Menina da Neve, escrito por Eowyn Ivey, foi lançado em 2012 pela editora Novo Conceito.
O livro, cuja capa é definitivamente um chamariz para a leitura, tem a impressão em folhas amareladas e grossas, o que nos remete a livros antigos, dando ainda mais charme à história: uma releitura de um conto russo.
A Menina da Neve se passa em 1920 e conta a história de um velho casal, Mabel e Jack, após a perda de um bebê natimorto, o que foi doloroso de modo distinto para cada um.
Ela, ao participar das reuniões da família se sente cada vez mais excluída, uma vez que o assunto principal das mulheres é sobre como criar filhos. Com o tempo, se afunda cada vez mais em uma depressão silenciosa, que tantos consideram incompreensível. Não sabendo lidar com a dor, sugere ao marido que se mudem para o Alasca a fim de terminarem a vida a dois, sem intrusos que façam perguntas ou remexam no passado que ela tenta com tanta força esquecer.
Jack, ao aceitar, não imaginava que o trabalho duro na fazenda seria tão pesado e que a idade o impediria de lidar com o plantio que cultivam para que ao menos não morram de fome. Ele, que não a deixa ajudar com o trabalho no campo, fica sobrecarregado e cada vez mais introspectivo. Vemos um casal que se ama se perder dentro de si. O frio do Alasca congela os dois por dentro, sem que se deem conta.
Mas, em um clima de descontração durante uma nevasca, brincando em meio a flocos de neves caindo entre os dois, fazem uma boneca de neve. Mabel coloca até um cachecol e luvas vermelhas nela. O zelo deles aos fazer os detalhes da boneca é algo que deixa claro o desejo dos dois por um filho, e, mais que isso, fica evidente que não superaram aquela perda.
No dia seguinte, eles veem uma menina com uma raposa vermelha na margem da floresta, perto da cabana deles, usando as peças que colocaram na boneca de neve.  Uma criança na floresta em meio ao inverno rigoroso do Alasca deixa a dúvida de se aquilo é real ou não. A história fica ainda mais fantasiosa uma vez que, com o passar dos anos, ela só aparece no inverno, não fala muito, e ninguém no vilarejo ouviu falar dela.
Paralelo a isso, Jack acaba por aceitar ajuda de vizinhos para o plantio, mesmo sem consultar a esposa - que ele sabe não querer contato com ninguém, por achar que estariam melhores sozinhos. Essa família de vizinhos vem para acalentar não só os nossos corações, como o de Mabel, ao perceber que pode acreditar de novo na bondade das pessoas, na força da amizade, e principalmente por ver o que as pessoas que realmente te amam podem fazer por você, sem que precise pedir e sem esperar nada em troca.
Um livro delicado, que mesmo com um ?quê? de conto de fadas traz os sentimentos agridoces da vida.

TroqueLeitura 16/06/2020

Confesso que no início achei um pouco cansativo, e as vezes só queria terminar logo. Mas o final achei bem interessante

Izabelle 11/06/2020

Bom porém esperava mais
Do começo até metade o livro e incrível, super envolvendo e gostoso de ser lido. Porém, repentinamente vira um romance totalmente sem vida e a história perde muito do e poderia ter sido. O final carece de de explicações e deixa o leitor insatisfeito. Eu recomendaria por ser uma leitura agradável, mas o final me deixou um pouco frustrada, acho que o romance poderia não ter acontecido, e a menina e seu passado poderiam ter sido mais explorados.

Fran 12/05/2020

O livro conta a história de Jack e Mabel, e da misteriosa Faina.

É um livro legal, porém é muito parado... Tem momentos que a história não anda, não dá vontade de continuar. Mas o final é mais empolgante, tem alguns acontecimentos que nos deixam curiosos pra saber o irá acontecer.

Viviana Mendonça 05/05/2020

Uma história interessante
Tive altos e baixos com esse livro,.por que ao mesmo tempo que me prendia, tinha receio de não gostar do final, foi um final bom, não sei dizer se existiria outro melhor, mas por fim, gostei muito da história. Eu recomendo!!

Jis Rocha 30/04/2020

Comecei esse livro sem esperar muita coisa e me surpreendi. Um casal quebrado cada um a seu modo indo para um lugar distante e frio para recomeçar....ou fugir da dor nunca iriam imaginar que fazendo isso iriam começar a viver.
Gostei muito da história e sobre a menina da neve, é um mistério que gostei de acompanhar.

Adriana.SzT 21/04/2020

A Menina da Neve
Que livro lindo! Escrito de forma muito sensível, a história de um casal que cria uma boneca de neve e com essa boneca aparece uma menina. O cerne do livro acaba sendo o quão essa menina é real e no quanto a crença em que a menina realmente existe transforma a vida do casal e do filho da vizinha, Garrett. Recomendo!