D. Pedro

D. Pedro Paulo Rezzutti

Resenhas - D. Pedro - A história não contada

Wendell 21/12/2015

Excelente!
Como profundo admirador da história do Brasil, esse livro, junto com outros que tive o prazer de ler durante este ano, só fez aumentar ainda mais minha admiração pela nossa história e seus personagens. O livro é fantástico. Trás um perfil de D. Pedro, o qual amado por uns e odiado por outros e defensor perpétuo do Brasil, é uma das figuras mais marcantes de nossa história. Livro que deve ser lido por todos, especialmente para entender melhor o perfil do primeiro imperador brasileiro. De leitura agradável e simples, o autor nos leva a uma viagem deliciosa, que começa com os quatro funerais do imperador e termina sintetizando a importância de D. Pedro para o surgimento e unificação do Brasil. Recomendadíssimo. Vale a pena!

regifreitas 26/09/2022

D. PEDRO - A HISTÓRIA NÃO CONTADA: O HOMEM REVELADO POR CARTAS E DOCUMENTOS INÉDITOS (2015), de Paulo Rezzutti.

Dom Pedro é um dos personagens mais importantes da nossa história. Mesmo assim, não conhecia praticamente nada sobre ele. Apenas o que lembrava vagamente de ter ouvido nas aulas de História do Brasil, no ensino fundamental, o que não era muita coisa.

Paulo Rezzutti é historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico de Petrópolis e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, logo, tem currículo de sobra para tratar do assunto. Reconstituindo os passos do primeiro imperador brasileiro, ele nos apresenta uma figura complexa e cheia de nuances. D. Pedro foi uma pessoa contraditória e muito humana em seus desejos e ambições. Se por um lado era mulherengo e intempestivo, por outro foi alguém que lutou muito para que seus filhos ocupassem os lugares que lhes eram de direito. Era também alguém que tinha uma admiração genuína por nosso país.

Realmente me surpreendi sobre o quanto desconhecia desse homem e, por consequência, sobre nossa própria história.

Leitura recomendadíssima neste ano no qual está se comemorando o bicentenário da nossa independência política de Portugal.
Janaina @revisora.janainastaciarini 29/09/2022minha estante
Esse está na minha lista de desejos.

Carlos_e_Bianca 09/03/2021

Uma Obra Prima do Autor
Esse é de longe a biografia mais completa do autor.
Paulo Rezzutti consegue de alguma forma nos prender na leitura que seus livros são muito bons e esse é um exemplo perfeito disso.
A biografia de D. Pedro é muito importante principalmente porque até hoje, Pedro é uma figura muito polêmica na mentalidade popular, seus erros apagam seus grandes feitos ao ponto dos brasileiros não saberem que foi seu primeiro imperador.
Esse obra é necessária!! Recomendo.

WeltonLuis 29/07/2020

O autor procura retratar, através de documentos, cartas e relatos da época, um Dom Pedro mais humano. Percebemos que nem é tanto como é pintado por quem o coloca no patamar de herói, mas também não tanto o pecador como é relatado em muitos livros de história e peças de ficção.

Paula.Mello 05/05/2020

D.Pedro I
Uma das melhores biografias já lida, e enfatizava com detalhes e momentos marcantes do nosso Brasil !

Quincas Borba 13/07/2023

Independência ou Morte!
Dom Pedro I: A História Não Contada é uma biografia do titular Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, mais conhecido como Dom Pedro I, lançada em 2016 pelo historiador Paulo Rezzutti.

A forma que o livro é escrito é incrível. Primeiro, no prólogo, o autor fala de sua própria experiência com a exumação de corpos da família imperial. Em seguida, começando oficialmente a biografia, contextualiza o nascimento de Pedro, desde a ascensão da casa de Bragança, o palácio de Queluz (onde Pedro nasceria e morreria) e toda a intriga entre seus pais, D. João e D. Carlota Joaquina. O personagem titular não vira protagonista do livro até sua adolescência.

Dito isso, Paulo Rezzutti retrata um Pedro muito diferente do retrato caricato popular: alguém humano. Embora tenha cometido erros, Pedro tem características e efeitos de herói, e o autor lamenta no epílogo o quanto o Brasil maltrata sua história e seus heróis. Ainda falando na composição do livro, este é recheado de cartas e documentos, algo que me agrada muito; além de informações adicionais (principalmente sobre as amantes e filhos bastardos do imperador).

No fim, vemos um Pedro muito mais que o mulherengo estressado visto em novelas: vemos um Pedro, acima de tudo, humano, que é dividido entre o aspecto liberal e absolutista, mas que no final, sempre se sacrificava pensando no bem geral do povo, este que o tanto antagonizou. O livro também explica as amantes de Dom Pedro, porquê este morreu tão cedo e como influenciou a política brasileira mesmo depois de sua abdicação. Um retrato ótimo do Libertador.

Recomendo!

Alanis Alvez 25/01/2024

É uma obra que busca trazer uma nova perspectiva sobre a vida e o reinado de Dom Pedro I, figura emblemática na história do Brasil. Rezzutti, conhecido por seu trabalho como historiador e pesquisador, mergulha em documentos e fontes históricas para apresentar uma imagem mais complexa e detalhada de Dom Pedro I, diferenciando-se de relatos tradicionais.

Um dos aspectos mais discutidos na obra é a relação de D. Pedro com a Imperatriz Leopoldina. Rezzutti descreve de maneira detalhada como as infidelidades e o temperamento volátil de D. Pedro causaram sofrimento a Leopoldina. A narrativa destaca o impacto emocional desses eventos na Imperatriz, pintando um retrato de uma mulher frequentemente angustiada e em sofrimento devido às ações de seu marido.

Ao meu ver teve uma romantização nesse ponto em que se faz presente na maneira como o autor às vezes justifica ou suaviza as ações de D. Pedro. Por exemplo, suas aventuras amorosas e decisões impulsivas são frequentemente enquadradas dentro de um contexto romântico ou heróico, o que pode dar a impressão de que suas falhas são minimizadas ou explicadas por um contexto maior de paixão e liderança.

Além disso, a obra explora a complexidade das decisões políticas de D. Pedro, mostrando como suas escolhas não eram apenas impulsionadas por questões de estado, mas também por suas emoções pessoais e relacionamentos. Isso, por um lado, humaniza a figura histórica, mas por outro, pode levar a uma percepção mais simpatizante de suas falhas e erros.

Rezzutti também explora detalhadamente eventos importantes como a Independência do Brasil, o Dia do Fico, e as relações de Pedro I com figuras importantes da época, como José Bonifácio e Marquesa de Santos. O autor não se limita a glorificar o imperador; ele também aborda controvérsias e aspectos menos admiráveis de seu comportamento e decisões.
O livro é enriquecido com documentos históricos, como cartas e diários, que fornecem uma visão íntima das motivações e pensamentos de Dom Pedro I. Este material ajuda a construir uma narrativa mais rica e fundamentada.

Em suma, "D. Pedro: A História Não Contada" de Paulo Rezzutti é uma leitura essencial para quem deseja uma compreensão mais profunda e matizada de uma das figuras mais importantes da história do Brasil. Através de uma pesquisa rigorosa e uma escrita acessível, Rezzutti oferece uma visão renovada de Dom Pedro I, contribuindo significativamente para o estudo da história brasileira.

Igor13 21/09/2023

Superou e muito minha expectativa
O livro em si é bem resumido. Uma vida curta, mas intensa do D. Pedro I.

O autor fez um bom trabalho e concordo com suas avaliações.

Recomendo.

SIMBRAS 14/10/2020

Narrativa Profunda e Emocionante!
Essa biografia, resume bem a vida daquele que trouxe a independência de nossa nação.
De um homen que foi amado e odiado, e considerado justo e injusto. Com um resumo digo:

Como Marido: era infiel, foi um péssimo marido para a imperatriz Leopoldina. Sendo até, considerado algoz da morte da imperatriz.
Como Pai: Don Pedro era um pai atencioso, sempre presente. Mesmo quando estava longe, não se esquecia dos filhos. Fazia questão, de que os filhos tivessem a melhor educação possível. Tratava a todos como iguais.

Imperador: como governante imperial, Don Pedro atuava com vigor e determinação, para trazer mudanças liberais a todos, por meio de sua carta constitucional em 1824. Amava o Brasil como se fosse um próprio. Abedicou ao trono para evitar uma guerra civil. Mesmo longe, em Portugal, se preocupava com o país e com o povo.

Podemos dizer que, apesar de seus erros, Don Pedro era um patriota de coração, que amava o Brasil, como poucos hoje amam e respeitam.

MarciaCannecchia 16/02/2022

Estou maravilhada
Eu amei cada página deste livro. Que maravilha. Que momento.
Já sinto saudades de dom Pedro, que homem incrível.
Claro que ele tinha seus defeitos, teve seus erros mas no resumo de sua vida, foi um homem incrível, rompeu barreiras, lutou por suas ideias e considerado o Defensor perpétuo do Brasil.
Fico feliz por ter lido justamente no ano do bicentenário de Independência do Brasil (não foi proposital.
Indico a todos que gostariam de conhecer mais do nosso primeiro imperador e tirar algumas más impressões dessa figura tão importante pro nosso país.
Viva Dom Pedro.
Rafael Kerr 16/02/2022minha estante

Karinny 12/05/2021

O que mais gostei neste livro foi o relato da incursão portuguesa, levando D. Maria II a ascender ao trono de Portugal, fase bélica de D. Pedro muitas vezes deixada de lado nos livros de história do Brasil, visto que o mesmo já havia encerrado seu ciclo de domínio sul-americano.

Cintia295 21/08/2022

"Não perdoava facilmente aos seus inimigos, mas não era cruel para com eles, nem era muito benigno para com os seus amigos.Para fazer o resumo do seu caráter, as suas boas qualidades eram propriamente suas; as más, devidas à falta de educação; e homem nenhum conhecia mais esse defeito do que ele próprio".

Tamylla.Elias 12/09/2022

As escolas precisam ensinar a verdadeira história do Brasil
?Independentemente da tentativa de explicar, os atos e intenções de D. Pedro continuam sendo julgados, até hoje, de maneiras tão contraditórias quanto ele. O país que, desde o centenário da Independência, em 1922, buscava trazer seu corpo é o mesmo que tenta apagar hoje um passado imperial, no qual mulheres ocuparam o posto máximo de liderança brasileira.?

(?)

?Os Brasileiros tem o hábito de jogar quem se destaca na lata de lixo da história nacional; ao mesmo tempo, de lá retiram homens e mulheres limpos e brilhantes quando de alguma necessidade política ou quando é preciso reafirmar alto tão vazio quanto efêmero.?

É bem verdade que D. Pedro demonstrava em muitos momentos a sua personalidade contraditória, mas o que me marcou é o quanto ele amava o Brasil e fez muito pelo nosso país.

É triste que só o lado demasiadamente sexual dele, ou fanfarrão como é bastante retratado, é o que tem sido repassado nesses longos 200 anos.

É uma leitura instigante e me ajudou (ainda mais) a resgatar o amor que sinto pelo meu país.

Apenas leiam!!

Zaqueu 30/06/2022

História não contada
A monarquia é esquecida propositalmente, a identidade do Brasil como um todo foi reconstruída, principalmente com o início da República, na busca de apagar a história da monarquia no Brasil, e a substituição dos símbolos da monarquia, por uma construção artificial de símbolos republicanos. E isso foi uma constante no Brasil, com as mudanças de governantes a identidade do Brasil foi sendo reconstruída.

Josue.Costa 08/11/2020

Excelente livro de história rico em detalhes
A obra conta em detalhes a vida de D. Pedro I desde de seu nascimento em Portugal onde passou sua infância até seus últimos dias de vida. O livro é rico em detalhes históricos que infelizmente não são divulgados com tal importância nós livros didáticos.