D. Pedro

D. Pedro Paulo Rezzutti

Resenhas - D. Pedro - A história não contada

Vinicius.Pedrosa 21/02/2021

Ótimo
Para aqueles que se interessam por história e principalmente a do Brasil como o caso deste livro recomendo fortemente a leitura, muito bem contado com cartas escritas pelos personagens clarificando bem os acontecimentos e mostrando todo ocorrido naqueles tempos...

Carlos_e_Bianca 09/03/2021

Uma Obra Prima do Autor
Esse é de longe a biografia mais completa do autor.
Paulo Rezzutti consegue de alguma forma nos prender na leitura que seus livros são muito bons e esse é um exemplo perfeito disso.
A biografia de D. Pedro é muito importante principalmente porque até hoje, Pedro é uma figura muito polêmica na mentalidade popular, seus erros apagam seus grandes feitos ao ponto dos brasileiros não saberem que foi seu primeiro imperador.
Esse obra é necessária!! Recomendo.

Augusto Bogo 05/07/2020

Ótimo!
Um belo relato sobre a vida e lutas de D. Pedro.
Adorei ler tantas correspondências trocadas entre ele e seus amigos/familiares, coisas que nunca antes havia tido contato.

Marcelli.Leardini 21/04/2020

O primeiro Imperador
D. Pedro, sem dúvidas, foi uma figura ímpar para nossa história.

Mas não era santo, nem o herói que tentam nos enfiar goela abaixo.

Foi um ser humano, com defeitos, com compaixão, com inúmeras tentativas de acertar, algumas bem sucedidas, a fim de melhorar nosso país.

Paulo Rezzuti é um super autor.

Recomendo todos os livros dele!

maria 30/07/2019

Nosso Primeiro Imperador
Antes de pegar esse livro e me colocar no século dezenove eu me sentia profundamente distante de Dom Pedro Primeiro. Porém, com o passar das páginas, me apaixonei por esse português que se sentia brasileiro, como se ele tivesse pegado nas minhas mãos e me levasse para passear por suas mansões. Era um homem de fato, imperfeito. Adúltero, impulsivo, humano. Apesar de tudo, sua alma não era corrompida. Era um homem cinza, como muitos de nós. Da mesma forma que de noite, ele tinha um caráter corruptível, procurando sexo extraconjugal. No outro dia, ele se mostrava apto a corrigir as consequências da noite anterior, se preocupando com cada bastardo que gerava, e fazendo um possível para ser um pai presente para os mais de quarenta filhos que trouxe ao mundo. Sendo menos de dez, dentro dos casamentos. A forma como ele tratava sua prole, dando sermões a cada um deles, para tecerem uma vida diferente da da sua, um caminho de luz e conhecimento, era análoga a sua dedicação com seus filhos de consideração, nós, brasileiros, adotados por um pai português.

Cris 20/03/2022

20.03.2022
Muito bom conhecer um pouco mais da história de nosso país e principalmente do primeiro imperador do Brasil. Adorei a forma leve em que Paulo Rezzutti conta a trajetória de D. Pedro I desde Portugal, quando chegou ao Brasil junto com seus pais D. João VI e Carlota Joaquina, seus dois casamentos, primeiro com D. Leopoldina e depois com D. Amélia, até a sua morte em Portugal aos 36 anos de idade. D. Pedro não era só mulherengo, era contra a escravidão e apoiava a educação, fazendo com que seus filhos estudassem para conseguirem conquistar algo na vida e nao depender das origens (títulos). Trouxe muitas curiosidades, dentre elas que o verde da nossa bandeira representa os Bragança e o amarelo os Habsburgo, diferente do que sempre aprendi na escola. Me deixou com gostinho de querer ler mais sobre o assunto.

eu_lucasx 22/02/2023

Resenha: D. Pedro: A história não contada
Esse livro escrito pelo autor Paulo Rezzutti, é sem dúvidas uma ótima recomendação para quem quer aprender sobre Brasil Império ou estudar sobre isso para algum projeto, seja de estudo ou trabalho.
É a melhor biografia de D. Pedro que eu já li, e a mais completa, sem contar que é escrita de uma forma leve e interessante.
Além de mostrar a vida do nosso primeiro imperador, também retrata de forma única como era a sociedade da época, como as pessoas agiam uma com as outras socialmente e a forma como pensavam.
A figura contraditória que foi D. Pedro, faz muitas pessoas, inclusive eu, a se interessar por ele.
É ótima obra, recomendo para todos que gostam de história, ou querem conhecer mais sobre.

Amanda.hpires 15/05/2024

De início foi uma leitura lenta. Mas depois engatei legal. Acho bacana a escrita do paulo rezzuti, ele mistura a biografia com uma escrita de livros de romance, com frases de efeitos

Volnei 19/05/2020

Dom Pedro

"Esta é mais uma obra que conta a história de Dom Pedro I, iniciando com a descrição de como foi o retorno de seus despojos para o Brasil. A seguir o autor nos dá um descrição de como foi a ascensão dos Bragança até a coroa portuguesa. A segunda parte com a vinda da família real para o Brasil em 1808

A seguir o autor descreve todo o reinado de Dom João VI enquanto esteve no Brasil e suas atitudes enquanto regente. Dona Maria que veio para o Brasil já doente acaba por falecer e Dom João é coroado como rei mesmo ainda estando no Brasil. . Enquanto isso Dom Pedro seguia com suas aventuras como príncipe e se aproveitando de sua posição fazia o que bem entendia , tendo uma educação que não condizia com sua posição social. . É decidido que D. Pedro deveria se casar e assim providenciam-lhe uma noiva e o casamento se faz por procuração. Mesmo depois de casado suas aventuras continuam não respeitando nem mesmo a esposa Dona Leopoldina. Com a morte da imperatriz sua situação vai piorar cada vez mais até que é obrigado a sair do Brasil para combater o irmão Dom Miguel que faz muitas mortes em Portugal. Depois de derrotar o irmão e colocar sua filha no trono, Dom Pedro vem a falecer no mesmo quarto onde nasceu no palácio de Queluz"

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

EduardoCDias 19/11/2021

Um grande homem
Na sua curta vida, D. Pedro foi de uma integridade, de uma honestidade, de uma transparência poucas vezes vista em outras personalidades. Nem a sua imoralidade sexual e afetiva ofuscam suas virtudes. Ocupava-se de todos igualmente: filhos (naturais ou não), esposas, amigos e inclusive do povo brasileiro à quem se dedicou de corpo e alma. Foi de grande importância tanto para a nação brasileira quanto para a portuguesa, lutando contra o absolutismo, contra a escravidão e a favor da Constituição e do liberalismo, prevendo a importância futura da educação em detrimento da posição social e do nascimento.

Giulendo 04/12/2022

D. Pedro
Nunca pensei que um livro de História poderia me deixar tão presa e fascinada como esse o fez. Sempre gostei da História do Brasil, mas nunca tive nenhum interesse particular pela história de D. Pedro I, uma época tão distante e diferente da minha.
Não demorou para que a leitura e a humanização dessas figuras históricas tão importantes me prendessem e surpreendessem. Apaixonei-me mais em cada página, amor tanto esse que resultou em uma finalização com olhos marejados, triste por ter que dar adeus a um imperador tão querido quanto foi D. Pedro.
Aprendi muito com seus defeitos e qualidades e sempre levarei essas informações no coração, seja para contar em uma rodinha de amigos e dar risada ou para pensar no que o imperador impulsivo faria em minha situação.

Teia 23/06/2020

Para quem é apaixonado pela história do Brasil na época do Império, a leitura desse livro é obrigatória.
O autor Paulo Rezzutti nos apresenta um enredo histórico de fácil compreensão ao mesmo tempo em que nos faz entrar porta a dentro à Quinta da Boa Vista, à Chácaras no Andaraí, no Mataporcos ou até no Palacio de São Cristóvão, desnudando a familia Imperial em sua vida intima e oficial.
Recomendo essa leitura para um melhor entendimento da dinâmica da nossa história e da Independência do Brasil.
Leitura nota 10!!

@mauricio_damascen 04/03/2020

Seja mente aberta
É bom livro pra entender o contexto histórico do Brasil e também repetições de padrões da sociedade, como um todo e muito bom o livro apesar que têm certas partes cansativa, mas isso não desvaloriza o conteúdo que ele possuí.

Gabriela 26/10/2017

Conforme a sinopse diz, esta biografia feita por Paulo Rezzutti é mais focada na vida pessoal de D. Pedro do que na sua vida política. O texto é informativo, cheio de citações de documentos, cartas e depoimentos. Dá para perceber a admiração do autor por D. Pedro e também os anos de dedicação e estudo sobre o imperador e as pessoas ligadas a ele. O que não quer dizer que ele passe o livro todo só tecendo elogios, ele não se exime de criticar o temperamento difícil de D. Pedro, o sofrimento que causou à D. Leopoldina ou sua falta de visão política que não lhe permitiu perceber a verdade no que a irmã D. Isabel Maria dizia.

Apesar de trazer muita informação, o livro não é nem um pouco enfadonho. É escrito de uma forma cativante, que aproxima o leitor dessas personalidades históricas, tornando-as reais. Aqui, D. Pedro é mais do que o príncipe que declarou a independência de nosso país e se tornou seu primeiro imperador, ele é um homem que reconhece as falhas na sua própria educação, é um pai que ama seus filhos e chora de saudades dos que deixou no Brasil, é o marido que trai, mas ama, à sua maneira, a esposa. Enfim, um homem real, com inúmeros defeitos e qualidades também. Em algumas partes, parece que o leitor está lendo um romance.

Para mim, o momento mais emocionante foi quando D. Pedro teve que abdicar do trono brasileiro e deixar seus filhos mais novos aqui. Rezzutti descreve tudo tentando imaginar o quão difícil deve ter sido para D. Pedro: o conflito entre o pai que ama os filhos e não quer se separar deles e o estadista que quer garantir a continuação de sua linhagem no trono. A transcrição da cartinha enviada pelo pequeno D. Pedro II para o pai, ao descobrir que ele ia deixá-lo, arrasou meu coração.

Recomendo demais este livro para quem quer saber mais sobre a vida pessoal de D. Pedro, para conhecer detalhes que não são contados nos livros de história. Não é um livro para quem quer saber detalhes sobre a independência, sobre a primeira Constituição brasileira ou sobre as revoltas enfrentadas por D. Pedro, por exemplo. Já estou com vontade de ler o livro sobre D. Leopoldina e mais outros do autor.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/