D. Pedro

D. Pedro Paulo Rezzutti

Resenhas - D. Pedro - A história não contada

Gustavo Vilas Boas 04/10/2021

Uma deliciosa surpresa
Esse livro surpreendeu-me por me possibilitar formar uma ideia de Dom Pedro I fora daquelas ideias pré concebidas na escola.

Dom Pedro I, pelo que percebi, era voluntarioso, corajoso, bondoso, generoso, cheio de amores e de ódios, mas, sobretudo, um homem que reconhecia muitos de seus defeitos, por vezes assumidos em cartas que enviava aos amigos e amores.

Reconhecia, sobretudo, que fora negligenciado em sua educação, e esmerava-se ao máximo para possibilitar isso aos filhos. Dizia-lhes que o simples fato de serem nobres não lhes garantiria respeito, mas que esse adviria certamente de uma boa educação e vasta cultura.

Penso que sofreu muito, fora diversas vezes injustiçado e padeceu por pecados que não eram seus, de maneira alguma.

Amou o Brasil como ninguém e sofreu quando teve de se afastar, por manobras conspiratórias da maldita imprensa, que já naquela época criava factóides inverídicos ao sabor do vento, para conspurcar a imagem e prestígio do imperador.

Contudo, os brasileiros sempre deram provas de seu amor pelo monarca, umas vezes mais efusivamente, outras menos, quando influenciados pela imprensa.

Enfim, adorei a leitura e recomendo muito àqueles que querem traçar uma opinião própria dessa personalidade de nossa história.

Sabrina.Lolli 10/11/2021

Um livro gostoso de ler, baseado em cartas e documentos, tenta ser o mais fiel possível sobre a história, demonstra um Pedro humano que com diversas falhas porém corajoso e fiel ao seus ideais. Gostei bastante desse Livro

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 26/06/2022

Tadinha da Imperatriz Leopoldina
Nossa como essa biografia me surpreendeu!
Dom Pedro era mulherengo, prepotente, enfim é bom conhecermos os personagens da nossa história para dismistificalos.

O que eu sabia era o amor que o povo tinha por ela até o momento da Independência e antes da Domitila de Castro, mas tem muito mais.

Recomendo a leitura.

Eu li esse livro como fonte para a biografia que fiz de Dom Pedro para o meu Canal no youtube e em podcast: LOUCOS POR BIOGRAFIAS ?

Aline 06/08/2023

D. Pedro, realmente a história não contada.
Antes de qualquer coisa, para mim, o livro serviu para que me deparasse com a escassez do meu conhecimento sobre uma figura tão cara ao Brasil. Uma pessoa que não era brasileira, mas que se sentia mais brasileira do que diversas outras figuras históricas, um brasileiro por opção.

Assim como qualquer biografia de relevante figura histórica, creio que alguns fatos citados na obra sejam contestados por historiadores. Mas, para mim, ficou muito claro um pouco da personalidade de D. Pedro e seu amor pelo Brasil, sua luta contra o absolutismo e a escravidão, a importância que ele dava à educação, a assunção de responsabilidade por seus atos. Isto, meus amigos, eu realmente não aprendi na escola.

"D. Pedro seria, nas palavras de Martin Luther King, o homem digno de viver, pois esteve disposto como ninguém a morrer por uma causa."

O livro é de fato interessantíssimo. Mas, mais do que isso, é escrito de uma firma fluida e tranquila. Simplesmente, da vontade de continuar lendo! Reviravoltas e surpresas?! Bem... é difícil ter algo assim em uma obra bibliográfica, né?! E ainda assim me peguei com os olhos cheios de lágrimas ao ler sobre a morte de D. Pedro (quase como se eu não soubesse que ele ia morrer ?). Este, me parece, é um dos maiores pontos positivos deste livro; com a facilidade de leitura nos aproximamos da história de nosso país. E, afinal, a história jamais deve ser ignorada (seja para evitarmos repetições, seja para repetirmos atos cujos resultados serão bem vindos).

O livro traz também um apelo: como damos pouca relevância à nossa própria história, não?! Como deixamos que sejam vilipendiados nossos grandes símbolos. Por aqui ficou a mensagem: além de conhecer nossa história (que é, de fato, muito interessante!), devemos protegê-la.

Recomendo a leitura desta obra a todos os brasileiros. Agora, vamos à D. Leopoldina e D. Pedro II, do mesmo autor.

Thaís 31/05/2020

Quem é Pedro?
"Conhece-te a ti mesmo". Sempre fui fã de história, muito provavelmente por influência materna. Porém, o que mais me faz querer ir sempre mais a fundo são as descobertas que ela nos traz. Se você acha que aprendeu tudo na escola, coitado. Se acha que basta ler um livro e já sabe de tudo, bem, os fatos falam por si. É impressionante a quantidade de descobertas feitas nas últimas décadas, seja pela tecnologia, seja pelo consenso de que o conhecimento é de domínio público. Dizem que renegar o passado é renegar quem somos. Em terras tupiniquins é fato consumado. A mudança de um governo não inviabiliza os feitos de outro. Da mesma forma que símbolos não mudam de significado por vontade dos atuais governantes. Mas olhe para a nossa bandeira. O verde das matas nada mais é que a cor dos Bragança, casa de d. Pedro I; e o amarelo do nosso rico ouro tem origem austríaca: a cor da casa Habsburgo, família da nossa imperatriz Leopoldina. Sua vida é uma mentira? Pois é, a minha também. Mas é por essas e muitas outras que biografias são feitas. Mitos são desconstruídos, farsas reveladas. Cabe ao leitor a leitura crítica. Minha edição é em PDF disponibilizado pela Editora Leya durante a quarentena. Percebe-se pelo final que é diagramada para a loja da Amazon. Porém, existem muito erros por falta de uma revisão mais criteriosa. A introdução de pequenos comentários pessoais em alguns trechos mostra-se desnecessária, mas não impede o discorrer da narrativa. É um bom livro.

Fran 02/05/2022

02.05.2022 | as vezes, me custa acreditar que o brasil tem, em sua história, uma peça como essa. caraca, 51 filhos e dois países pra governar! haja fôlego!

maria 30/07/2019

Nosso Primeiro Imperador
Antes de pegar esse livro e me colocar no século dezenove eu me sentia profundamente distante de Dom Pedro Primeiro. Porém, com o passar das páginas, me apaixonei por esse português que se sentia brasileiro, como se ele tivesse pegado nas minhas mãos e me levasse para passear por suas mansões. Era um homem de fato, imperfeito. Adúltero, impulsivo, humano. Apesar de tudo, sua alma não era corrompida. Era um homem cinza, como muitos de nós. Da mesma forma que de noite, ele tinha um caráter corruptível, procurando sexo extraconjugal. No outro dia, ele se mostrava apto a corrigir as consequências da noite anterior, se preocupando com cada bastardo que gerava, e fazendo um possível para ser um pai presente para os mais de quarenta filhos que trouxe ao mundo. Sendo menos de dez, dentro dos casamentos. A forma como ele tratava sua prole, dando sermões a cada um deles, para tecerem uma vida diferente da da sua, um caminho de luz e conhecimento, era análoga a sua dedicação com seus filhos de consideração, nós, brasileiros, adotados por um pai português.

Felipe Mello 18/08/2019

Uma Fascinante Figura Histórica
É fascinante o trabalho, de Rezzutti, em expor os ideais liberais que formaram os princípios políticos do primeiro imperador brasileiro(quarto rei de Portugal) e como as suas convicções foram desfrutadas para o nascimento de nossa pátria. As cartas registradas nutriram, a minha curiosidade, enquanto apreendia sobre esta fascinante figura histórica que detém uma enxurrada de acontecimentos históricos, que envolveram a sua persona, na conturbada transição do absolutismo para o liberalismo. Destaque para o surpreendente “Cerco do Porto” que fez-me desejar ler uma obra sobre “A Guerra Civil Portuguesa”, mas apesar da escrita(de Rezzutti) ser bastante acessível, confesso que o sentimento de enrolação transpareceu no prólogo e no prefácio, como julguei questionável alguns capítulos focarem em outras figuras históricas do período.

Gabriela 26/10/2017

Conforme a sinopse diz, esta biografia feita por Paulo Rezzutti é mais focada na vida pessoal de D. Pedro do que na sua vida política. O texto é informativo, cheio de citações de documentos, cartas e depoimentos. Dá para perceber a admiração do autor por D. Pedro e também os anos de dedicação e estudo sobre o imperador e as pessoas ligadas a ele. O que não quer dizer que ele passe o livro todo só tecendo elogios, ele não se exime de criticar o temperamento difícil de D. Pedro, o sofrimento que causou à D. Leopoldina ou sua falta de visão política que não lhe permitiu perceber a verdade no que a irmã D. Isabel Maria dizia.

Apesar de trazer muita informação, o livro não é nem um pouco enfadonho. É escrito de uma forma cativante, que aproxima o leitor dessas personalidades históricas, tornando-as reais. Aqui, D. Pedro é mais do que o príncipe que declarou a independência de nosso país e se tornou seu primeiro imperador, ele é um homem que reconhece as falhas na sua própria educação, é um pai que ama seus filhos e chora de saudades dos que deixou no Brasil, é o marido que trai, mas ama, à sua maneira, a esposa. Enfim, um homem real, com inúmeros defeitos e qualidades também. Em algumas partes, parece que o leitor está lendo um romance.

Para mim, o momento mais emocionante foi quando D. Pedro teve que abdicar do trono brasileiro e deixar seus filhos mais novos aqui. Rezzutti descreve tudo tentando imaginar o quão difícil deve ter sido para D. Pedro: o conflito entre o pai que ama os filhos e não quer se separar deles e o estadista que quer garantir a continuação de sua linhagem no trono. A transcrição da cartinha enviada pelo pequeno D. Pedro II para o pai, ao descobrir que ele ia deixá-lo, arrasou meu coração.

Recomendo demais este livro para quem quer saber mais sobre a vida pessoal de D. Pedro, para conhecer detalhes que não são contados nos livros de história. Não é um livro para quem quer saber detalhes sobre a independência, sobre a primeira Constituição brasileira ou sobre as revoltas enfrentadas por D. Pedro, por exemplo. Já estou com vontade de ler o livro sobre D. Leopoldina e mais outros do autor.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com.br/

Amanda.hpires 15/05/2024

De início foi uma leitura lenta. Mas depois engatei legal. Acho bacana a escrita do paulo rezzuti, ele mistura a biografia com uma escrita de livros de romance, com frases de efeitos

Carol 15/04/2017

Nova interpretação sobre D. Pedro I
O presente livro apresenta uma nova interpretação sobre D. Pedro I, trazendo elementos até então desconhecidos para o grande público. Poderá modificar algumas representações ainda vigentes no Brasil e no mundo sobre essa importante figura da História do Brasil e de Portugal.

Janaina 03/12/2016

d. Pedro - a história não contada.
Conheci o trabalho do escritor/historiador Paulo Rezzutti, através do livro Titilia e o Demonão - cartas.A partir deste livro, fiquei muito interessada em saber mais sobre D. Pedro e Domitila.Li primeiro a biografia da marquesa de santos, muito boa.
Mas essa sobre D. Pedro, arrematou o meu coração!
Gostei da narrativa da história do imperador.Desda infância, a chegada ao Brasil, o casamento com D. Leopoldina,que também aguardo uma biografia rs. A abdicação etc, etc...
Mostra um imperador bem humano, que amava o Brasil.Pai amoroso,genioso e namorador rsrs.
Bom, eu adorei e quem puder leia e tire suas pròprias conclusões :D

Teia 23/06/2020

Para quem é apaixonado pela história do Brasil na época do Império, a leitura desse livro é obrigatória.
O autor Paulo Rezzutti nos apresenta um enredo histórico de fácil compreensão ao mesmo tempo em que nos faz entrar porta a dentro à Quinta da Boa Vista, à Chácaras no Andaraí, no Mataporcos ou até no Palacio de São Cristóvão, desnudando a familia Imperial em sua vida intima e oficial.
Recomendo essa leitura para um melhor entendimento da dinâmica da nossa história e da Independência do Brasil.
Leitura nota 10!!

Maiara.Alves 13/01/2020

Livro Fascinante!!!
Interessante, bem escrito e agradável de se ler. O enfoque humano que o autor lança sobre a personalidade conflituosa de nosso primeiro imperador foi o que mais me agradou.
Tudo é muito bem fundamentado através de cartas, com indicação do local em que se encontram arquivadas. Uma pesquisa bem estruturada, capaz de prender leitores que, como eu, não são propriamente versados no assunto. Aprender História dessa maneira fica muito mais fácil e prazeroso.
Super recomendado.