D. Pedro

D. Pedro Paulo Rezzutti

Resenhas - D. Pedro - A história não contada

Zaqueu 30/06/2022

História não contada
A monarquia é esquecida propositalmente, a identidade do Brasil como um todo foi reconstruída, principalmente com o início da República, na busca de apagar a história da monarquia no Brasil, e a substituição dos símbolos da monarquia, por uma construção artificial de símbolos republicanos. E isso foi uma constante no Brasil, com as mudanças de governantes a identidade do Brasil foi sendo reconstruída.

Gaby.Ferraz 08/10/2020

Livro muito bom recomendo pois retrata a história do Brasil e Dom Pedro de uma forma que nunca vimos em ambiente escolar . Muito enriquecedor

Soraya 18/10/2020

Biografia bem feita
Biografia bem feita, com redação fluida, revelando a personalidade e trajetória do D. Pedro I. Sua relação com os filhos, esposas e sua luta para defender o seu trono no Brasil, bem como o trono de Portugal para sua filha Maria.

Mayara 25/10/2022

De Príncipe à Duque
Nesta obra com um toque de Romance, Rezzutti traz a história do Brasil através da vida de D. Pedro I, figura marcada pela humanidade, político desastrado.
D. Pedro, apesar de seus muitos defeitos no âmbito pessoal, e da falta de traquejo político, soube reconhecer su ignorância e valer-se de sua esposa e aliada D. Leopoldina para obter avanços em sua gestão. Humildemente foi de Príncipe, à Imperado e à Duque, e ainda assim garantiu a permanecia da família no poder em ambos os países.

Andrea 10/12/2017

Espetacular
Todos os brasileiros deveriam ler este livro para conhecer a verdadeira história de D.Pedro I, e assim saberiam o quanto este Imperador deve ter sua memória respeitada e amada por todos! Paulo Rezzutti nos apresenta uma biografia em estílo romanceada, mas que é totalmente alicerçada em documentos históricos. Um aprendizado imprescindível sobre um dos mais importantes "brasileiros" de nossa história... sim, porque D. Pedro se tornou brasileiro por amor, convicção e adoção! Este livro deveria ser lido em salas de aulas ou ao menos pelos professores! Mostra nosso Imperador como um homem de fibra, inteligente, íntegro, excelente pai, mas com falhas e defeitos morais como qualquer ser humano! E com esta biografia, pelo menos para mim, apaga-se aquela figurinha do homem devasso e sem caráter que ensinam nas escolas! Grande D. Pedro I! O Imperador que não acreditava em diferenças raciais, e que disse: ?Eu sei que o meu sangue é da mesma cor que o dos negros?. D. Pedro era abolicionista! Não conseguiu aqui no Brasil acabar com a vergonha que era a escravidão, mas o fez em Portugal! Este era D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal! Um grande lutador! E a Paulo Rezzutti deixo aqui.meus agradecimentos por obra tão maravilhosa!

Geraldo 31/01/2018

Um Português tão Brasileiro.
Pedrão é nosso!!! Frase que inicia esta biografia deliciosa. Quem foi Dom Pedro? Seus amores, seu país (Portugal & Brasil), sua família; que vamos e convenhamos não era nada facil!
Seu pai fugiu para o Brasil com medo de Napoleão! Sua mae Carlota nao queria de forma alguma ( ?daqui nem o pó?!!), seu irmao Dom Miguel se transforma em um inimigo com direito a guerra, sua primeira esposa se dedica ao imperador e ele coloca como dama de companhia sua amante mais famosa: Domitila - Marquesa de Santos. Teve muitos, muitos filhos. Deixa seu herdeiro no país e sai sem ao menos se despedir e isso faz com que ele se arrependa dia a dia ate sua morte.
Enfim, viveu intensamente. Devo confessar que é meu personagem da familia real predileto.
Nesta edição primorosa, somos brindados com fotos, figuras, pinturas e o esqueleto intacto desse personagem.
Sim!! Ele foi real.
Vale muito a pena passar horas ao lado de Vossa Majestade Imperial Dom Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Capa: 5,0
Diagramação: 5,0
Personagem: 5,0
Ilustrações: 4,0 (poderia ter mais)

Wolsey 06/02/2022

Excelente, mas um pouco pesado.
Excelente biografia, mas a leitura não flui tanto quanto nos livros do Laurentino Gomes.
Não há dúvidas que o autor conhece profundamente a história de D Pedro I, tendo, inclusive, participado da última exumação em 2012.
Percebe-se o minucioso trabalho não só pela citação das fontes, como pela preocupação de citar mais de uma versão sobre alguns dos fatos narrados. Além disso tem um capítulo à parte apenas com a cronologia dos fatos, o que ao longo da leitura ajudou a me situar na narrativa.

Ysabella.Pinheiro 09/11/2022

"Bertold Brecht escreveu: 'Miserável país aquele que não tem heróis. Miserável país aquele que precisa de heróis.' Aparentemente, o Brasil encontra-se no limite entre os dois tipos de países miseráveis a que o dramaturgo alemão se refere. Os brasileiros têm o hábito de jogar quem se destaca na lata de lixo da história nacional; ao mesmo tempo, de lá retiram homens e mulheres limpos e brilhantes quando de alguma necessidade política ou quando é preciso reafirmar algo tão vazio quanto efêmero."

Erick.Jonathan 22/07/2023

Então eu li a biografia do Pedrão. Ótimo livro. Instigante. Fruto de um amplo trabalho de pesquisa do autor e de sua habilidade em contar histórias com leveza e informação que nos leva a querer ler mais e mais, simplesmente dá vontade de não mais largar o livro.

Conhecer as diversas facetas de D. Pedro ver o quanto era humano e a despeito de ter morrido jovem (36 anos) viveu intensamente e teve forte relevância para a história do Brasia e a de Portugal. As cerejas desse bolo são, a meu ver, as cartas, livro recheado de cartas, se fincam em nós como a leitura de uma história envolvente e as cartas e outros relatos escritos da época nos trazem as falas dos personsagens, suas angústicas, medos, alegrias, questionamentos. Tudo isso vivifica muito a narrativa, saber que foram personagens reais e atreladas ao passado de nosso país, deixa tudo muito mais interessante.

Como toda boa literatura, essa biografia nos faz refletir sobre nós mesmos, nossa própria trajetória de vida. Nos faz comparar nosso presente histórico, nossos avanços científicos com aquele vivido por nosso herói. Acompanhamos todas suas facetas, demasiado humanas, com falhas e glórias, desde o amante desmedido, mulherengo incurável, filho rebelde, político ambicioso, pai extremoso, marido redimido, a doença, a morte, os complôs, os inímigos entre os amigos, a ambição dos famíliares, o mundo num contexto de mudança, a busca pelo liberalismo e por consituições que contaminava a Europa e luta contra o absolutismo. Acompanhamos também um pouco da vida de vários de seus filhos, ficamos querendo saber o que aconteceu com cada um deles e no fim das contas o autor nos revela seus desfechos fatais. Enfim, leitura enriquecedora, vale muito a pena, Paulo Rezzutti está de parabéns! Que venha ?Dom Pedro II: a história não contada? pelo mesmo autor.

Lydiane3 07/09/2022

"O país que, desde o centenário da Independência, em 1922, buscava trazer seu corpo é o mesmo que tenta apagar hoje um passado imperial"

"D. Pedro era, como toda a sua vida demonstrara, um homem de começos; era o braço forte que, do gesto grandiloquente da Independência àquele de abrir com a própria pá uma trincheira, nada temia, nada poupava ? nem a saúde, nem a saudade dos filhos. Enfim, ele soube sacrificar-se para transformar as palavras gastas nas Assembleias em verbos de ação. D. Pedro seria, nas palavras de Martin Luther King, o homem digno de viver, pois esteve disposto como ninguém a morrer por uma causa.
(...)
Como homem íntegro e inteiro, alguém que não mandava recados, fez-se e reinventou-se diversas vezes, conforme as necessidades. Isso traz à tona uma verdade imutável e de difícil aceitação: como esse homem, repleto de sérios defeitos morais e contradições políticas, pode ter seu nome ligado a grandes passagens da história do liberalismo mundial?
O que incomoda na imagem de d. Pedro é sua aflorada humanidade. Raramente a vida, na concepção consciente que temos dela, corresponde ao que de fato é:
um emaranhado resultado das ambivalências próprias dos seres humanos."

arqueofarias 19/07/2023

Despretensiosamente peguei esse livro e fiquei feliz em lê-lo. Escrita fácil e o mundo das fofocas da família imperial é o melhor. Ameiii !!!

Ansioso pra ler os demais de Paulo Rezzuti

Vitoria 30/07/2021

Livro maravilhoso, muito detalhado e sem deixar de nos prender na história íntima do primeiro imperador do Brasil. Impecável como todos os livros do Paulo Rezutti.

Juliana 25/11/2022

Livro bom, mas me deu ressaca literária.

Li em 5 meses, achei a linguagem bem cansativa.

Enfim, para quem gosta de história o livro vale a pena

Yngleb 01/09/2022

Um sacana que merece respeito
D. Pedro, agora contado de forma correta. Tive muita raiva das suas safadezas, mas também cobrei muito a cada conquista e sua petulância.

Foi melhor do que ler por obrigação na escola ?