Batismo de fogo

Resenhas - Batismo de Fogo

Gisele 27/10/2023

??????????????????????????????????????????????????????

Dubac12 24/10/2023

A formação de um quinteto muito improvável
Confesso que mais uma vez, me encontrei um pouco perdido no inicio da leitura e demorei a me situar por conta das inúmeras tramas políticas que estão se desenrolando. Mas uma vez situado, é sempre muito bom acompanhar a jornada de Geralt. Fico muito interessado nos monstros que vão surgindo e a forma como Geralt lida com eles, seja lutando ou os deixando em paz. Gostei que tiveram personagens LGBTI+ e que questões sociais interessantes foram surgiram nesse livro e eu gostei bastante da forma como elas foram tratadas nesse contexto. Eu amei o quinteto que foi se formando, adorei a dinâmica entre eles. Só estou cansado desse encontra e separa do Geralt e da Yennefer, todo livro isso. Mas no geral, foi uma leitura prazerosa e que instigou ainda mais meu interesse pelo universo da saga.
Amigo Imaginário 21/02/2024minha estante
Você fala da Mistle e Ciri? Acho péssimo exemplo, ela estupra a Ciri depois de ter "salvo" ela do Kaylegh e então adestra ela praticamente.

Camis 21/10/2023

O melhor livro até agora! Amei os novos personagens, a forma como o enredo foi sendo desenvolvido! Pensei que iria sentir falta de ver a dinâmica de Ciri e Geralt, mas não! Foi um livro surpreendente em vários aspectos. Já virou o meu favorito da saga!

JP_Felix 18/10/2023

Ótimo
Sem muito o que comentar, só que todos os feiticeiros merecem queimar no inferno e que tudo é muito bem construído. Narrativa ótima, novos personagens fantásticos, relações e subtramas interessantes e quero esses malditos ratos longe da minha bebê.

Amigo Imaginário 21/02/2024minha estante
Pera, mas você concorda que é tóxico e não acha ruim? Eu só achei treiste como o livro não trata a situação como deveria, a Mistle estupra e adestra a Ciri, isso é triste.

Diana 24/02/2024minha estante
Acho que me expressei mal. Claro que é horrível. Quis dizer que foi representação bem realista de um relacionamento tóxico. Não tem ngm ali pra impedir ou repreender a Mistle nem pra explicar pra Ciri pq é tóxico, então esse tipo de coisa realmente aconteceria. E pra mim ficou bem claro que a história condena isso, só infelizmente não tem nenhum personagem por perto pra ajudar a Ciri. O resto do bando dos Ratos não tá nem aí pro que aconteceu :/

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
Acho que não condena pq se não colocaria algum elemento pra nós julgarmos aquela ação.

Simone361 13/10/2023

Meu bruxao
Todas as estrelas possíveis para essa perfeição, a obra mais maravilhosa que linesse ano... não é um livro, é realmente uma obra de arte.

Geralt e um grupo improvável estão em uma corrida contra o tempo para encontrar Ciri. No entanto, o que mais me cativa não é apenas a trama, mas a habilidade do autor em criar personagens memoráveis a partir do nada.

Este livro também destaca algo que aprecio profundamente: o mundo retratado não se dobra às necessidades do protagonista. Não importa o quão bom, heróico ou correto Geralt seja, o mundo ao seu redor permanece caótico, repleto de dor, sofrimento e acasos, felizes ou não.

Estou profundamente emocionada com a dualidade entre o bem e o mal em cada personagem, e ousaria afirmar que a batalha mais emocionante e implacável da saga até agora ocorre neste livro. Se a série continuar nesse caminho, prevejo que esta será uma saga que nunca esquecerei.

Isa 10/10/2023

Eleva tua ansiedade no máximo
Depois de descobrir o que aconteceu com Geralt, Yennefer e Ciri quando saíram de Thanned eu só quero descobrir como essa história vai acabar

Sarah.Santos 08/10/2023

Mais lento?
Antes de mais nada, esse é um livro sobre a jornada entre companheiros de guerra, unidos pela necessidade, compartilhando momentos simples e infinitamente poderosos emocionalmente. É jornada sobre dilemas morais, traumas de guerra e dores de alma. Tudo isso através de uma terra assolada pela fome e pelo medo.
O ritmo é mais lento do que os anteriores tendo um tempo maior para a trama se desenvolver, compensando isso nas relações entre os personagens. É um livro que te leva de gargalhadas pelos diálogos incríveis à apertos no coração pela empatia que compartilhamos com eles.
Por tratar-se de um livro que aborda um grande jornada, com um cenário político muito dinâmico, faz muita falta um mapa para acompanhar os eventos. Mas soube que na versão de capa dura ele já foi inserido.

Waleria.Araujo 29/09/2023

Puxado até o meio
Esse foi o menos empolgante. Só do meio pra frente que a leitura fluiu e a história ficou mais clara.

je.ane 29/09/2023

O melhor de The Witcher (até agora)
Neste quinto livro da saga The Witcher, continuamos acompanhando a jornada do bruxo Geralt com o foco praticamente nele e em Ciri, revezando as narrativas. Vemos pouquíssimo da Yennefer, e o que mais me surpreendeu é que esse não chegou a ser um ponto negativo para mim, já que o livro, principalmente os capítulos do Geralt, não deixaram a desejar com a presença de Milva, Jaskier, Cahir e companhia.
Aliás, preciso fazer um destaque aqui para Milva e Cahir, que, para mim, foram as maiores surpresas de "O batismo de fogo". Milva, sem dúvidas, se tornou uma das minhas personagens favoritas da saga, espero ver mais dela nos outros livros. E Cahir... nunca pensei que eu fosse me apegar tanto a ele. Achei o desenvolvimento desses dois simplesmente perfeito.

Com relação a Ciri, confesso que chegou a ser angustiante ler sobre ela em algumas partes, porque neste livro ela está muito diferente (não no bom sentido) e completamente perdida (apesar de achar que encontrou seu lugar no mundo ao lado dos Ratos). E isso é compreensível visto todas as coisas pela qual passou. Em vários momentos eu só queria entrar no livro e dar um abraço forte nela, ou dar uma sacudida nela e gritar "ciri, pára, essa não é você!". É como se ela tivesse perdido sua identidade. Foi doloroso ler isso.

Sobre a Yennefer, quando ela apareceu já estava em mais da metade do livro. E o motivo pelo qual ela estava sumida é surpreendente. Mas ela segue sendo uma das melhores personagens dessa saga, na minha opinião.

Sobre Jaskier... o que seria dessa saga sem o melhor poeta do mundo? Jaskier tem todo o meu coração. Toda vez que ele aparecia eu abria um sorriso. Amei demais todas as interações dele com Milva e Geralt.

Enfim, "batismo de fogo" transcendeu minhas expectativas. Com uma escrita totalmente envolvente, conseguiu ser o melhor livro do universo de the witcher até o momento. Sorri, surtei, CHOREI (sim, foi o primeiro da saga a conseguir me fazer chorar). Estou mais que ansiosa para ler os outros volumes e espero que eles se mantenham no mesmo nível que este.
Amigo Imaginário 21/02/2024minha estante
Ainda estou lendo e além desses ratos serem chatos e desinteressantes, há o fato de a Ciri ter ficado e se apaixonado por sua estupradora, eu achei isso bem triste principalmente pelo fato da obra não questionar essa relação com o devido cuidado. Pra mim o maior erro dessa série até agora é o que acontece com a Ciri depois do deserto.

Tonco.books 28/09/2023

A história ainda segue lenta, entretanto esse livro foi melhor do que os últimos. Milva e Regis definitivamente fizeram toda a diferença, os dois me cativaram e tornaram a leitura mais prazerosa com altas conversas reflexivas e trazendo debates super interessantes, na verdade toda a nova trupe do Geralt é maravilhosa. Yennefer aparece bem pouco e a Ciri ta começando a mostrar que vai dar trabalho...

Caroline Z. 20/09/2023

Jornada através da guerra.
Gostei bem mais deste volume do que do último. Provavelmente porquê as cenas de batalha são quase inexistentes. Só há um conflito relevante bem no finalzinho.
O livro inteiro é uma jornada de Gerald e Jasquie, sempre acompanhados de alguma trupe, através da guerra, tentando encontrar Ciri.
A maioria dos leitores não gosta deste livro justamente por isso, mas eu achei bem agradável.
Sem contar uma coisa que a Yannefer ajudou a aprontar no passado que também foi revelada neste volume.
Gostei bastante. E continuo recomendando os audiobooks maravilhosos com narração do Mauro Ramos. São excelentes.