Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Lipe 26/01/2023

Não foi o livro que eu esperava...
Após os acontecimentos na ilha de Thanedd, Geralt, Ciri e Yennefer foram separados.

Passamos a acompanhar a longa jornada do Bruxo para reencontrar Ciri, que agora vive sob o nome de Falka e vive entre os Ratos, que é um grupo de bandidos.

Durante essa jornada, Geralt encontra novos companheiros e gostei muito desses personagens. Jaskier continua maravilho e engraçado como sempre.

Gostaria que o livro tivesse entregado mais da história e avançado, senti que ele foi como um interlúdio. Mesmo assim foi uma grande e divertida aventura. Recomendo dms dms dms.

Jane 01/04/2021

Sensacional
Terminei, esse foi o livro mais diferente da saga que eu li até agora fiquei surpresa, perdida, chocada e MUITO TENSA ficava a cada segundo esperando o geralt tomar uma esfaqueada, ser sequestrado ou torturado e uma angústia tão grande que eu até prendia o ar, principalmente após a "cometiva" ter se formado (eu amo todos eles aff) o medo de acontecer algo com algum deles foi de sufocar.

Vou passar pro proximo agora mesmo, apesar que estou com medo pois vai ficar faltando apenas o último, e depois daquela profecia eu estou com medo do que pode vir acontecer.

Leonardy.Negrini 25/01/2022

Adaptações e Evoluções (?)
Este quinto livro da série The Witcher explora a sexualidade e o desenvolvimento de Ciri enquanto figura "abandonada" por Gerald e Yennefer.
Outros personagens muito interessantes aparecem nesta obra como Zoltan, Milva, Regis e os Ratos. São exatamente estes novos personagens que dão um ótimo alento à saga, afinal de contas, esta coisa de "todos querem e precisam da Ciri" fica um pouco cansativa em alguns momentos.
Os pontos relacionados aos embates bélicos e as demandas de cada um dos reinos deixam claro que o poder real e as suas necessidades, assim como as suas articulações, são bem mais complexas do que nos parece.
E no meio de tudo isto, temos um bruxo que precisa aprender a não agir sempre como um bruxo e a achar novos comportamentos e códigos de conduta.
#TheWitcher #sapkowski #lerévida #leitura #batismodefogo

Everton Vidal 16/05/2020

O título realmente o resume. É o livro das jornadas e provações. Um grande romance, talvez o melhor da saga no aspecto de estilo e estrutura, embora o ritmo seja mais lento que o anterior.

Camila.Cipriano 10/10/2021

Estou adorando a saga!!!
Esse é muito bom!
Melhor que o anterior, tráz uma história muito boa, cheia de ramificações, porém mais fluido que o livro antecedente.
É incrível como o autor consegue prender o leitor num enredo complexo, entretanto fluído.
Quando pensamos que desvendamos todos os mistérios da história, surgem novos enigmas que nos deixam curiosos e nos impelem a ler cada vez mais!!!
E seus livros sempre acabam de forma enigmática que nos faz quase que imediatamente a pegar o próximo para ver como a história se desenrola.
Eu mesma estou presa na saga, e só vou ter minha liberdade de volta quando finalmente ler a última palavra do último livro!

Ingrid 21/03/2021

Muito bom! A história fica melhor a cada livro. Foram introduzidos mais personagens, mais conflito e a trama fica cada vez mais complicada. Apesar de, aparentemente, ter sido o livro com o menor espaço de tempo, foi esclarecedor em alguns pontos e complicou mais em outro, mas realmente estou gostando muito mesmo!
Fortemente recomendo que você que ainda vai ler, comece a fazer marcações desde o segundo livro sobre a história de alguns personagens e quem eles são, pq fica complicado lembrar de tudo.
Fernanda.Lopes 26/03/2021minha estante
Sim, essa dica de fazer marcações é ótima! Eu dei uma leve perdida em alguns trechos desse porque já tinha esquecido de alguns personagens que aparecem antes.

Ingrid 26/03/2021minha estante
Eu comecei só no terceiro livro, mas agora tudo se ajeitou kkkkk

Garcia 24/06/2022

Bom, muito bom!
GERALT finalmente de RIVIA!! dos melhores da saga apesar de estarem separados de Ciri. Adorei a junção das personagens e a forma como elas estiveram em todo o livro!

Davi 19/05/2022

Batismo de fogo, todos passam por provas.
Ciri se juntou aos Ratos, apesar de eles a ajudarem, creio que ela está se esquecendo quem é, pois agora se denomina Falka e mata sem nenhum remorso. Geralt parte de Brokilon para poder encontrar Ciri, no caminho se junta a muitas pessoas, inclusive um vampiro superior.

Tonco.books 28/09/2023

A história ainda segue lenta, entretanto esse livro foi melhor do que os últimos. Milva e Regis definitivamente fizeram toda a diferença, os dois me cativaram e tornaram a leitura mais prazerosa com altas conversas reflexivas e trazendo debates super interessantes, na verdade toda a nova trupe do Geralt é maravilhosa. Yennefer aparece bem pouco e a Ciri ta começando a mostrar que vai dar trabalho...

Perrelli 01/11/2020

Batismo de fogo!! Que história... sem palavras.
Livro 5 da série do Bruxo Gerald e a palavra que posso descrever para ele foi uma só, sensacional.

Aqui temos a continuação dos eventos construídos ao longo dos livros anteriores e não me arrisco muito a comentar sobre o enredo para não dar spoiler.

Contudo, não podemos deixar de comentar a profundidade que o autor consegue colocar no enredo, a forma com que discute temas importantes e estremamente atuais. Preconceito, machismo, feminismo e outros vários temas que vão sendo colocados de forma brilhante.

Um outro ponto a ser ressaltado, foram a introdução de novos personagens Cahir, Regis e o que falar de Milva...todos com profundidade e protagonismo na medida certa, fizeram com que cada a história fosse cada vez mais cativante.

Não excluindo aqui o desenvolvimento de Ciri que vai tendo contornos muito bons.

Uma das melhores leituras do ano, deixou completamente empolgado para ler o volume seguinte.

Juliana.Bragiato 06/07/2022

Gostei, mas...
Após os acontecimentos de Tempo de Desprezo, Geralt está a beira da morte, mas a feiticeira Tris Merigold o encontra e consegue leva-lo para Brokilon, e as dríades conseguem salva-lo.
Ciri, atravessou por um portal misterioso e passou maus bocados em uma terra desértica. Quando finalmente conseguiu sair, alguns acontecimentos fizeram com que ela se junta-se a um bando asqueroso que se autodenominam os Ratos. A única coisa inteligente que Ciri faz é esconder sua verdadeira identidade, porque de resto, parece que não aprendeu nada com Geralt e Yennifer, que por sinal está desaparecida.
Quando Jaskier vai até Brokilon contar a Geralt que há rumores de que Ciri está em Nilfgaard e que o imperador irá se casar com ela, Geralt decide partir para Nilfgaard e resgatar sua protegida. Para tal juntam-se a ele Jaskier e Milva, uma habilidosa arqueira e mais tarde Cahir, ex integrante do exercito nilfgaardiano e o misterioso Regis.

Eu gostei desse livro, parece que Gerald está tentando ser, de verdade, o protagonista da série. Mas ainda sinto que o autor fica dando voltas com a história e não sai do lugar.
A trama politica é bem emaranhada e interessante, mas em alguns momentos a narrativa fica cansativa, e até maçante, e o autor não tem medo de escrever os horrores de uma Guerra. Desde cenas de batalhas sangrentas, até a crueldade dos homens com as mulheres. Confesso que me sinto desconfortável em algumas cenas, mas sei que uma guerra não é um lugar bonito, então...

No quesito desenvolvimento, acho que a série de TV está fazendo um ótimo trabalho. Ela conta a saga de Geralt e Ciri, mantendo atenção a essa trama, sem desviar par assuntos paralelos, como o livro costuma fazer.
Agora é torcer para que A Torre da Andorinha ande com história principal, pois é o penúltimo livro da saga, já que Tempo de Tempestade é um prelúdio.

Nicolle 15/06/2020

O meu favorito até agora
E a história só fica mais interessante! Ah Geralt finalmente recebendo seu nome, incrível. Muitas partes que estou gostando, e não vejo a hora de ler até o final desses livros.

Jeferson.Maia 29/12/2021

Grande parte dos acontecimentos do quinto livro são desdobramentos dos eventos que aconteceram em Thanedd no livro anterior, alguns novos e participativos personagens se juntam a Geralt no decorrer de suas andanças, e a narrativa reserva algumas surpresas quanto ao rumo desses personagens e também nós trás mais alguns personagens muito presentes nos jogos.
Em alguns momentos a narrativa parece estar um pouco lenta, mas isso serve justamente a um melhor desenvolvimento dos personagens. É mostrado também os horrores da guerra, onde não há heróis, apenas pessoas que diante da necessidade podem se tornar o mais terrível dos indivíduos.
Mais um livro fantástico de um universo maravilhoso.

Flavinha 27/11/2021

Será que o Lobo finalmente formou uma alcatéia?
Gostei muito de ver um lado mais humano de Geralt nesse livro. De como ele começou a entender que estar rodeado de boas pessoas pode sim ajudar na sua jornada.

Os personagens novos Milva e Regis fizeram toda a diferença na história, achei eles muito interessantes, mesmo sem saber muito bem como eles vão se encaixar no futuro da história.

Foi bom ter as trapalhadas de Jaskier, senti falta dele no último livro. O único porém aqui é que é tudo muito arrastado, muitas explicações sobre coisas que não tem tanta importância na história, como foi com o mito do Vampiro. E ganhei o plot da Ciri logo no começo, ficou bem óbvio desde o final do último livro.

Mas ele cumpre o seu papel e entretém bem . E confesso que assim como Geralt, não consegui conter um sorriso no final :)