Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Sakurazuka 13/08/2021

Sangue e mais sangue
O livro ganha um ponto por ter um personagem com meu nome e é um personagem que amei.
Guerras e pessoas que se perdem, e pessoas que se acham.
Esse volume foi muito bom de se ler. Teve alguns pontos me irritam nessa série e o Geralt andou muito criança nesse livro, ainda bem que teve ou outros personagens que foram muito interessantes. E a Yennifer que quase não tem participação me decepcionou um pouco isso.

Juliana.Silva 12/02/2023

Série maravilhosa!!
A cada volume e série do bruxo fica cada vez melhor e se torna pra mim gigante da fantasia.
Não assisti a série do bruxo tb não li resenhas sobre a série, esperei o tempo certo para ler essa fantasia e estou me deliciando com cada volume. Acho importante reconhecemos nossa disposição para aceitar e acreditar nas histórias que lemos. Algumas história infelizmente nem o tempo e disponibilidade favorece a leitura,não é o caso dessa saga maravilhosa.

Daniele 16/09/2021

Geralt de rívia
Meuuuuu que livro foi esse !!! Só tiro porrada e bomba. Valeu muito ler. Novos aliados e esses anões são os melhores. O finalzinho foi massa.

Sprintliteraria 31/03/2023

?Mitos e lendas;
? Fantasia;
? Guerra;

?Nessa continuação reencontramos nossos protagonistas completamente desorientados e separados. Yennefer, a princípio, desaparecida. Ciri se escondendo por trás de um nome falso, e Geral seguindo com uma companhia uma pista falsa.

? Causa certo nervoso saber da história por diversos pontos, pois querendo ou não torcemos para que Geralt tenha êxito em reencontrar sua pupila, e ver como tudo está contra ele sem que ele imagine é enlouquecedor.

? Também conhecemos e nos apegamos a novos personagens, alguns ganhando destaque mesmo que já tenhamos os visto antes - Cahir nesse livro foi uma surpresa para mim, mas ainda não tenho certeza se confio totalmente. Milva ganhou meu coração, completamente.

?Aqui tivemos mais viagens e informações, a pouca ação ficou para o fim, como um gancho do que devemos esperar na sequência. Em alguns momentos fiquei confusa, mas então as peças se encaixaram; profecias e histórias foram esclarecidas finalmente, e confesso estar nervosa com o que estar por vir nos próximos livros.

Aline Andrade 14/09/2020

OMG!
O foco do quinto livro da saga é a jornada do Geralt e seu "grupo" em busca da Ciri.
A estória conta com muita aventura, humor, companheirismo, heroísmo e adição de novos personagens - que me apaguei bastante - tudo isso enquanto nos mostra o resultado das guerras que estão acontecendo.
Consegui finalmente entender um pouco mais sobre as traições que me deixaram perdida no livro anterior, como também entender a importância da Ciri no que se refere a profecia.
Estou louca para saber o desfecho da saga, e com um pouco de medo também. Espero não me decepcionar, mas já vou me preparando! Ainda faltam dois livros e pretendo termina-los o quanto antes.

nando :) 07/03/2023

Destino
Esse com certeza foi o livro mais engraçado da série, os diálogos são incríveis, a dinâmica do inesperado grupo pra resgatar a Ciri é fantástica.

Sem sombra de dúvidas a Milva é a maior surpresa desse livro, que personagem bem construída.

Geralt segue o seu rumo, de um "pai" desesperado pela sua filha, e como esse bruxo mudou hein, virou amigo até de vampiro.

Literalmente, todos os personagens enfrentaram o "Batismo de Fogo", uma guerra solitária, uma batalha de você contra você, apenas.

Por fim, que a Falka sobreviva.

Carol 16/12/2020

Esse livro foi surto atrás de surto!
Esse Sapkowski não brinca em serviço! Que livro foi esse!? Impossível de parar de ler, cheio de surpresas e claro, mais lutas, mais sangue e mais espadas.

Nesse livro Geralt volta a aparecer mais. Encontramos tb muita amizade, companheirismo e confiança.

Até agora, acho que foi um dos que mais gostei!

Andy.Sena 26/04/2022

Se não fosse o Cavill certamente teria desistido de The Witcher. Até esse exato momento, prefiro os contos em relação aos livros da série. Esse aqui foi uma encheção de linguiça, um livro parado em relação ao anterior como se fosse aquele interlúdio para a explosão que, provavelmente, deve acontecer no próximo livro. Mas, temos novos personagens e bem interessantes como Malva e Régis, como não só fã de Jaskier, então, trocaria de bom grado. Em relação a Ciri, temos uma personagem totalmente perdida e bem inconsequente. Agora, partiu para o próximo e que algo aconteça e mude os rumos da história porque até o momento, estou achando tudo tão fraquinho.

Nick 15/01/2021

Transição
O livro é cheio de altos e baixos, coisas que me agradam e desagradam. Mas o fato mais importante é que é claramente uma obra de transição, o livro começa e termina em lugar nenhum, há pouca evolução... Só espero que o desfecho da saga compense esses momentos tortuosos pelo caminho.

Luis361 20/06/2023

stop being meta!
O batismo de fogo significa algo diferente pra cada personagem, uma provação, um preconceito, uma união. (Eles repetem o nome muitas vezes no livro).

Esse é até agora o melhor livro da série (romances), TODOS os novos personagens apresentados do núcleo do geralt são interessantes, meu mano montou um squad goals perfeito.

Cahir, Regis, Maria (Milva) e os anões, cada um lindo do seu jeito.

O bruxo percebendo que não é capaz de ir atrás da Ciri sozinho, cedendo a diversos princípios do passado para tentar seus objetivos.

A parte das feiticeiras tramando e a relação da Ciri com os ratos também é bem legal de acompanhar, servindo como boas pausas de uma história para a outra.

Ansioso pro próximo, mas triste que estou perto do fim.

(O terceiro jogo é uma das melhores coisas que já vi na vida, deus do céu).

Beijos Milva!!!!

Wania Cris 29/01/2022

Que livro phoda!
Quinto livro da série The Witcher, Batismo de Fogo mostra o período de guerra depois da batalha de Thanedd com Geralt gravemente ferido, Yennefer e Ciri desaparecidas.

O livro intercala, principalmente, o presente de Geralt e de Ciri, a busca de um e a mudança de vida de outro. Permeados por diálogos magníficos, situações perigosas e muitas dúvidas e incertezas. Inimigos por toda parte, amigos em situações inusitadas, Jaskier pra matar a gente de raiva e de riso...

O que mais gostei nesse volume e influenciou na nota foram os debates políticos e a similaridade com os tempos atuais. A impressão que eu tive em várias passagens era que o livro tinha sido escrito no máximo no ano passado. Adorei a experiência e já tô ansiosa pro próximo que promete ser ainda mais agitado.

Lisley Felix 14/03/2021

Batismo de fogo
?Neste 5 livro temos uma dimensão da guerra acontecendo por todos os lados, a carnificina, a crueldade e a sexualização é muito mais explorada neste volume inclusive em relação a protagonista que está descobrindo sobre sexualidade, geralt está muito ferido e enquanto se cura busca um jeito de ter notícias de ciri que havia atravessado um portal para um lugar totalmente desconhecido, yennefer aparece pouco neste volume está desaparecida até mais da metade do livro.
?Quando geralt se cura suficiente para se mover parte em busca de Ciri, durante o caminho se une a aliados que jamais imaginou que teria incluindo um terrível inimigo de ciri.
?Ciri por outro lado se adaptou a um grupo de bandidos denominados ratos e utilizando do que aprendeu com os bruxos tenta sobreviver, ela só não contava com quanto mudaria após tirar uma vida.
?Yennefer aparece com uma ex-colega de capítulo e em estado frágil de saúde, devido ao cárcere, após uma proposta em nova organização procura maneiras de fugir e reencontrar sua ciri.
Geralt se vê em meio a uma batalha surpresa lutando lado a lado com seu inimigo por uma rainha que até então não conhecia, após a luta é condecorado cavalheiro e o trocadilho foi muito legal, agora bruxo cavalheiro geralt de Rivia.

Fernanda 26/04/2021

Ótimo, igual aos anteriores...
Andrzej Sapkowski - Batismo de Fogo
Citações:

"Nada é certo ? bocejou e sentou-se no leito ?, salvo que dia após dia o sol percorre o céu do leste para o oeste."

"Se eu tentasse ser bondoso com todos, com o mundo todo e todos os seres que o habitam, seria uma gota de água potável num oceano salgado. Em outras palavras, seria um esforço em vão. Decidi então praticar uma bondade palpável, concreta, que não seja desperdiçada. Sou bom para mim mesmo e para os mais próximos."

"Mas vocês nem sabem devastar com juízo ? continuou Zoltan, comandando mais uma ação de remover a roda da carroça de um buraco. ? Por que vocês não tiram as pedras aos poucos, começando pelas pontas da estrada? Vocês são como crianças! Em vez de comerem um sonho como se deve, enfiam o dedo no meio do doce, comem o recheio e depois jogam fora o resto porque já perdeu o sabor."

"  ? Estou vendo um futuro negro para sua raça, humanos ? disse Zoltan Chivay com ar sombrio. ? Qualquer ser que tenha um pouco de juízo neste mundo, quando cai na miséria, pobreza ou infelicidade, normalmente procura unir-se aos semelhantes, porque é mais fácil sobreviver aos tempos difíceis entre eles, já que um ajuda o outro. Mas entre vocês, humanos, cada um visa como lucrar com a pobreza de outrem. Quando há fome, não se divide a comida; devora-se o mais fraco. Esse procedimento dá certo entre os lobos, pois permite que os mais fortes e os mais saudáveis sobrevivam. No entanto, entre as raças racionais, esse tipo de seleção permite que os maiores filhos da puta sobrevivam e dominem. Que vocês próprios tirem suas conclusões e seus prognósticos."

"O desconhecimento ? Regis sorriu ? não constitui uma desculpa para as ações impensadas. Quando não se sabe, ou quando se tem dúvidas, é bom pedir um conselho..."

"Você pode ter certeza de que vou me lembrar de vocês. Neste mundo mal, Zoltan Chivay, a bondade, a honestidade e a justiça permanecem guardadas na memória."