Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Fernanda 26/04/2021

Ótimo, igual aos anteriores...
Andrzej Sapkowski - Batismo de Fogo
Citações:

"Nada é certo ? bocejou e sentou-se no leito ?, salvo que dia após dia o sol percorre o céu do leste para o oeste."

"Se eu tentasse ser bondoso com todos, com o mundo todo e todos os seres que o habitam, seria uma gota de água potável num oceano salgado. Em outras palavras, seria um esforço em vão. Decidi então praticar uma bondade palpável, concreta, que não seja desperdiçada. Sou bom para mim mesmo e para os mais próximos."

"Mas vocês nem sabem devastar com juízo ? continuou Zoltan, comandando mais uma ação de remover a roda da carroça de um buraco. ? Por que vocês não tiram as pedras aos poucos, começando pelas pontas da estrada? Vocês são como crianças! Em vez de comerem um sonho como se deve, enfiam o dedo no meio do doce, comem o recheio e depois jogam fora o resto porque já perdeu o sabor."

"  ? Estou vendo um futuro negro para sua raça, humanos ? disse Zoltan Chivay com ar sombrio. ? Qualquer ser que tenha um pouco de juízo neste mundo, quando cai na miséria, pobreza ou infelicidade, normalmente procura unir-se aos semelhantes, porque é mais fácil sobreviver aos tempos difíceis entre eles, já que um ajuda o outro. Mas entre vocês, humanos, cada um visa como lucrar com a pobreza de outrem. Quando há fome, não se divide a comida; devora-se o mais fraco. Esse procedimento dá certo entre os lobos, pois permite que os mais fortes e os mais saudáveis sobrevivam. No entanto, entre as raças racionais, esse tipo de seleção permite que os maiores filhos da puta sobrevivam e dominem. Que vocês próprios tirem suas conclusões e seus prognósticos."

"O desconhecimento ? Regis sorriu ? não constitui uma desculpa para as ações impensadas. Quando não se sabe, ou quando se tem dúvidas, é bom pedir um conselho..."

"Você pode ter certeza de que vou me lembrar de vocês. Neste mundo mal, Zoltan Chivay, a bondade, a honestidade e a justiça permanecem guardadas na memória."

Lucas 24/03/2022

Um episódio filler focado no desenvolvimento de personagens
"E eu por acaso vou lhe conceder este predicado: Geralt de Rívia. Ha, ha."

Apesar desse livro parecer um episódio filler em que os personagens não conquistam nenhum dos seus objetivos e não chegam a lugar nenhum, ficando só perambulando por aí, considero esse o melhor livro da série... até agora: Andrzej apresenta a sua melhor escrita e sabe desenvolver os personagens como nunca.

Mesmo a história não indo a lugar nenhum, alguns dos personagens, ao contrário, crescem como nunca. A trupe de Geralt e o desenvolvimento de cada personagem novo é muito bem desenvolvida. O personagem principal se mostra como um ser humano como qualquer outro: cheio de falhas, cabeça dura, orgulhoso mas, ao mesmo tempo, honroso e que aprende com os próprios erros. Enquanto isso, quando Ciri aparece, é só para situar aonde está e servir como um mcguffin para todos os personagens principais. E Yennefer então que só aparece para desaparecer de novo? Entretanto, sua participação tem certa importância para observarmos o surgimento da Loja das Bruxas, um grupo que promete ser de extrema importância nos acontecimentos que devem levar a reta final da saga.

A política da saga, como sempre, é muito confusa. Por um lado, tem livro que o autor joga tanta história e apresenta tantos personagens políticos de uma vez só que fica mais confuso e pesado que As Crônicas de Gelo e Fogo, por outro lado, quando ele escreve um livro como esse - em que os políticos já estão estabelecidos e sua história é menos explorada - você entende que tem que aceitar e seguir em frente, já que a política desse mundo nesse ponto é só um plano de fundo para a história maior de Geralt e Ciri. É claro que as consequências das tramas políticas se mostram bem claras nesse livro: por todo lado que os personagens andam existem consequências da guerra.

Importante ressaltar que o livro de Andrzej Sapkowski, um polonês, envelheceu muito bem em pleno 2022: como os personagens criticam a guerra e as ações de conquista do ser humano, além das ações "diplomáticas" que Nilfgaard apresenta perante outros líderes de estado. As ações, atitudes e objetivos de Nilfgaard e o que eles estão causando com as pessoas por todo o continente podem ser muito bem comparadas com as atitudes da Rússia contra a Ucrânia em pleno 2022: quando diplomatas de Nilfgaard vão prestar contas diante de líderes de outros estados - os quais eles nunca conseguiriam e nem tem interesse de conquistar - negam qualquer envolvimento em invasões de pontos estratégicos que poderiam colocá-los em conflito com poderes maiores; e ainda tentam usar da diplomacia e burocracia para justificar seus atos como legais, ao mesmo tempo em que eles invadem, destroem e conquistam reinos menores que acabam sendo anexados ao seu grande Império.

Destaque para Milva e Regis, os melhores personagens criados por Andrzej até o momento. Regis é o exemplo do tipo de personagem que o autor gosta de explorar nesse universo: aquele tido como monstro por todos mas que, no final das contas, conta uma história que o torna mais humano do que todos aqueles que o julgavam.
Joyce 24/03/2022minha estante
Excelente reflexao sobre a obra ??????????

Paulo513 15/03/2023

Que livro incrível, a única coisa que eu senti falta foram as pitadas de filosofia que sempre apareciam de vez em quando, mas a obra ainda traz sua bagagem emocional que uma hora ou outra pode te fazer parar pra respirar enquanto lê.

Lust 01/04/2022

Fogo
O quinto livro da Saga do Bruxo Geralt, O batismo de Fogo, continua a saga com vigor, Geralt ainda continua atrás da sua Ciri.

Sprintliteraria 31/03/2023

?Mitos e lendas;
? Fantasia;
? Guerra;

?Nessa continuação reencontramos nossos protagonistas completamente desorientados e separados. Yennefer, a princípio, desaparecida. Ciri se escondendo por trás de um nome falso, e Geral seguindo com uma companhia uma pista falsa.

? Causa certo nervoso saber da história por diversos pontos, pois querendo ou não torcemos para que Geralt tenha êxito em reencontrar sua pupila, e ver como tudo está contra ele sem que ele imagine é enlouquecedor.

? Também conhecemos e nos apegamos a novos personagens, alguns ganhando destaque mesmo que já tenhamos os visto antes - Cahir nesse livro foi uma surpresa para mim, mas ainda não tenho certeza se confio totalmente. Milva ganhou meu coração, completamente.

?Aqui tivemos mais viagens e informações, a pouca ação ficou para o fim, como um gancho do que devemos esperar na sequência. Em alguns momentos fiquei confusa, mas então as peças se encaixaram; profecias e histórias foram esclarecidas finalmente, e confesso estar nervosa com o que estar por vir nos próximos livros.

Geraldo.Junior 14/05/2021

Um respiro necessário
Batismo de Fogo nos entrega um longo e necessário respiro para os acontecimentos frenéticos de Tempo do Desprezo.

Seguindo a mesma estrutura de capítulos corridos e numerados, Batismo de Fogo é mais calmo e cuidadoso em relação aos livros anteriores. A historia busca conhecer e aprofundar em cada foco individual, sem precisar isolar os personagens. O autor faz das reuniões e conselhos algo a mais. Tais reuniões não servem somente para entender os personagens, mas é uma conversa que cria um plano de fundo denso e único para os elementos já conhecidos e até para os recém introduzidos.

Durante o decorrer da história, temos pequenos arcos inseridos com uma notável precisão. Enquanto participamos de uma jornada principal, esses alívios são arremessados aqui e ali. Sem dúvida esse foi um dos maiores acertos do livro, pois quando eu estava prestes a ficar impaciente com o ritmo do arco principal, de repente eu era transportado para outro lugar, com outros personagens e em outras situações, o que me fez retomar o ritmo e atenção.

Batismo de Fogo é com certeza o livro que faz mais jus ao seu próprio nome. Pois durante toda a história, nossos personagens mostram como o batismo de fogo se fez necessário para alcançar as metas. A escolha entre mudar ou morrer é recorrente e não é só atribuída a um personagem ou outro, quase todos os elementos da história passam pelo processo de purificação e batismo.

Temos diversas introspecções. O que me faz acreditar que o livro foi um grande e importante respiro na história. Através do mesmo eu consigo entender todas as motivações, objetivos, pensamentos e sentimentos de cada personagem.

Naaý 14/05/2021

Minha cabeça vai explodir...
Diferente dos outros livros, esse eu engoli!

Todos os detalhes que faltaram nos anteriores encontrei nesse. Explicações foi o que não faltou.
A torrente de informações que o autor jogou na minha cara me deixou tonta e empolgada demais.

Aqui vi um bruxo com mais sentimentos, apesar de continuar turrão; uma Ciri mais confiante de si (apesar de ver que esse lado dela, a deixa mais propícia ao lado mal); consegui odiar e amar o Jasker; e presenciei uma aliança improvável de se formar, formando-se.

E o mais importante: a descrição e o detalhamento de cada batalha encontrada pelo caminho fecharam o livro com chave de ouro. Na minha humilde opinião, esse até o momento, é o melhor livro da saga do bruxão.

Danny 15/05/2022

Após a noite fatídica e com a guerra a todo vapor, ciri, yennefer e gerald estão separados. Gerald quer a todo custo encontrar e salvar a ciri, então ele vaga por terras devastadas pra chegar ate ela. E no meio tempo ele mata monstros no caminho.

Juliano.Ramos 06/02/2022

Diferente do livro 3 e 4, esse 5 tem muita enrolação e histórias que não acrescenta muita coisa ao que ocorre no mundo Geralt e sua história com a Ciri. Espero mais do próximo livro.

Filipe378 13/03/2020

A perdição de Ciri
Nesse livro não acompanhamos tanto a Ciri e nem a yennefer. O livro da um distaque maior para o bruxo Geralt e seu bando. É uma leitura que mantem o interesse na história, pois sempre introduz novos e bons personagens e isso faz com que a história fique mais prazerosa. Não vejo a hora de ler o próximo volume para continuar acompanhando a busca de Geralt e Yennefer por Ciri, que está perdida, tanto geograficamente quanto psicologicamente falando.

Giuseppe.Generoso 05/02/2022

Andrzej é um DM incrível
Me senti lendo um RPG ao longo desse livro. Novos personagens que entram e saem da party. Momentos hilários que precisamente alguém rolou um 20 ou um 1 natural. Geralt se desenvolve mais nesse livro junto a esse novo grupo. Saindo um pouco do foco de Ciri e Yennefer, mas isso não faz com que suas personagens sejam esquecidas nem mesmo que suas importâncias diminuam. A qualidade da história de desenvolve mais e mais. Espero que apenas aumente.

Gabis 15/03/2020

Impressionante!
A riqueza dos personagens do livro nunca deixa de me surpreender. Geralt, de uma forma que ninguém entende (ou entende), traz para perto de si grupos mais variados de aliados que se espera. Laços de destino forjados na guerra e na necessidade. Milva, excelente adição à história, além de Cahir que surpreendentemente está se tornando um personagem querido para mim. Por fim, Regis, o enigmático cirurgião e o grupo de anões (ressaltando que a chegada de anões nos livros sempre é divertida e bem-vinda, como na parte do dragão e do momento de viagem que Geralt, Triss e Ciri passaram num dos livros anteriores). Citando Ciri, sua história nos Ratos, por mais que menos gloriosa ou cativante, mostra outros lados de guerra e sangue que Ciri deveria passar. É como uma transição de criança para o que ela deve se tornar e, inevitavelmente, o rastro de morte que ela sempre foi destinada a trazer.

Portanto, mais uma obra prima da saga que trouxe tudo o que tem de melhor: fantasia, guerra, conspirações, intrigas, romance e mistérios. Estou ansiosíssima para ler o próximo!

Daniel263 20/06/2020

A saga chega ao clímax
31º livro de 2020, e 3º da saga do ?Bruxeiro? Geralt de Rivia.

Meu primeiro contato com a franquia The Witcher foi com o 3º jogo, no PS4. Com o anu?ncio da adaptac?a?o para Netflix, procurei os livros e fui lendo na ordem indicada pelos fa?s.

E, depois de duas se?ries de contos e dois romances bem arrastados, acho que autor e histo?ria alc?aram seu cli?max!

A narrativa e os dia?logos sa?o sensacionais, o clima de desespero e desolac?a?o e? muito imersivo e va?rios personagens importantes sa?o apresentados de forma fenomenal.

Geralt atravessa territo?rios em guerra, Yennifer ve? nascer o famoso conclave e Ciri vira uma bandoleira punk! Acho difi?cil a adaptac?a?o da Netflix chegar perto da magnitude desse universo litera?rio...