Sete breves lições de física

Sete breves lições de física Carlo Rovelli

Resenhas - Sete Breves Lições de Física

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Débora 19/03/2023

No livro, com uma linguagem simples e clara, Rovelli nos introduz as várias teorias e ideias que permeiam a ciência. Ele fala desde a teoria da relatividade, escrita por Einstein, até a ideia de quem somos nós, em essência e como seres no mundo.

Istê 14/01/2023

Ele tem um público alvo especifico (eu não faço parte) e se você se interessa por esse assunto ele é um ótimo livro pra você.

hdnlin 14/01/2023

Didático e Simples
O básico para quem tem interesse em física e não sabe por onde começa. O livro começa com a teoria da relatividade e termina falando sobre buracos negros.
Uma escrita de fácil compreensão, e bem didático.

Sah 03/01/2023

Um livro para entusiastas
Extremamente simples, muito indicando para quem nunca teve contato com a física, porém o deseja.
Li pelo puro tédio do momento, além de está doente no dia -de tal modo que não conseguiria fazer nada além de ler algo simples ou assistir, resolvi ler este-, não me arrependo, em especial por causa da finalização deste, simplesmente incrível, "À beira daquilo que sabemos, em contato com o oceano do desconhecido, reluzem o mistério e a beleza do mundo. E é de tirar o fôlego." de fato o é.

Eduzito 09/11/2022

Ótimo introdução para a fisica moderna
Eu fiquei pessoalmente surpreso com o livro, eu esperava algo mais técnico, como um livro de exercícios de fisica, mas me emganei, ele explica diversos conceitos de fisica de uma formar super acessível e divertida. É um livro rápido, divertido e com teorias bem explicadas e interessantes.

juliana.cunha 26/10/2022

amei muito muito muito, tava com medo de nao gostar por ser sobre fisica, mas eh tudo muito bem explicado de uma maneira bem simples e resumida, todas as liçoes sao muito interessantes e te levam à principal, que eh a ultima lição!! gostei bastante, todos deveriam ler

Sérgio 24/09/2022

O melhor livro sobre física que já li. A clareza com que o autor consegue falar sobre física quântica e relatividade geral é fascinante. Leitura rápida e cativante.

contramarie 11/07/2022

Raso.
É a única palavra que descreve esse livro.
Meu professor de física e sociedade pediu para escolher um livro de divulgação científica e fazer um trabalho sobre. Escolhi esse livro e estava esperando algo focado para o público que não tivesse o mínimo de conhecimento sobre física, já que esse era o objetivo desde o início. Realidade: o livro é super raso, não explica conceitos básicos, como o que são os quarks ou a complexidade da mecânica quântica. Como alguém que não possui conhecimentos sobre física consegue ler algo assim?

Mas, para quem tem conhecimento básico sobre física moderna, pode ler tranquilamente. É uma leitura rápida, o autor possui certo senso de humor e tem figuras ilustrativas!

Tiago Mujica 30/04/2022

Abrir esse breve livro é abrir uma janela para as grandes questões do universo tendo como instrumento para o ensino da física moderna um texto didático e cativante. Matéria-prima para discussões sobre: de onde veio o universo e para onde ele se encaminha e para onde nós, a espécie dominante do planeta, estamos nos encaminhando também. Uma ótima introdução a assuntos como relatividade, mecânica quântica, cosmologia, partículas elementares e entropia.

Martony.Demes 08/04/2022

Sete relevantes lições
Bem, o que me atraiu nessa célere e também interessante obra foi seu título! Fiquei curioso acerca de quais são essas sete lições. Bem, vou elencar cada uma. Explicá-las aqui seria um spoiler bem complicado até! rsrsrsr
Achei a obra bem legal. Poderia colocar mais exemplos práticos e mais próximos de nossa realidade para manter o leitor leigo bem próximo. As lições são:
1. A contribuição de Einstein por meio de suas ideias simples que revolucionaram a física;
2. A mecânica quântica e as maravilhas que ela proporcionou a humanidade;
3. A arquitetura do cosmo
4. O fantástico mundo das partículas
5. Os grãos do espaço
6. O famoso buraco negro e suas incríveis peculiaridades!
7. Nós (conclusão)
O livro coteja ideias de grandes cientistas, apresenta as evoluções de ideias e como cada uma contribuiu e contribui para todos nós!

site: instagram\mardemes

Bruna Beatriz 07/01/2022

Carlo Rovelli, o físico poeta
Indico a todos que, assim como eu, nunca foram muito fãs da tão apreciada física. Escrita doce e poética, com um leve toque de preciosidade. Rovelli encanta o leitor com toda a informação simples e direta ao ponto sobre os princípios da matéria.

O livro me despertou para novos olhares que desde sempre eu buscava, me senti fascinada e imersa nas informações, li em um dia só, quase impossível querer parar de ler. Super indico aos iniciantes ao estudo!

Davi 03/01/2022

O livro é muito bom e acessível a todos que querem compreender um pouco mais desse universo em que nós vivemos. São discutidos os principais pilares da física, como a teoria da relatividade e a mecânica quântica e como há uma incoerência entre as duas teorias. O único ponto negativo é que as lições são apenas introduções ao assunto em questão, mas mesmo assim continua sendo um livro maravilhoso.

Cristian Gusmão 01/01/2022

Um bom resumo
Rovelli trás algumas das principais teorias da física moderna. Rememorando a formulação da teoria quântica, juntamente com a evolução da relatividade. Apontando alguns possíveis panoramas da física nos tempos vindouros.

Milena300 12/11/2021

Incrível... 10 ?
Muito bom todas as lições. Queria muito que o autor se aprofundasse só mais um pouquinho porque a escrita dele e muito boa. É muito linda e poética. Mas ai, nao seria "breve" não é? kkk

Eu já gostava de física e a maneira como Carlo Rovelli me fez gostar ainda mais introduzindo assuntos complexos tão breves e bem entendidos (claro que, para ler, é esperado pelo menos um pouco de conhecimentos da existência dos conceitos e/ou de seus teóricos).

Enfim, a experiência é muito boa se tiver um pouco de conhecimento, mas se não conhecer nada sobre também não será ruim. Inclusive é uma boa deixa para ir atrás dessas questões que são, no mínimo, instigantes.

Julia Moraes 28/10/2021

O livro tenta explicar de forma simples algumas as grandes descoberta da física sobre o universo, mas sinceramente não sei se eu entenderia tão facilmente se já não tivesse algum conhecido prévio sobre o assunto. No último capítulo ele faz uma longa divagação sobre o papel do ser humano e o que nos faz humanos, o que foge um pouco da proposta do livro, na minha opinião.

1 | 2 | 3 | 4 | 5